Steel Warriors Rebellion - Barroselas - Crítica

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Steel Warriors Rebellion - Barroselas - Crítica

Mensagempor Amphion » segunda abr 19, 2004 6:24 pm

Como prometido, aqui fica a minha visão do SWR em Barroselas, começando pelas bandas (atenção que apenas fui no dia 17, Sábado).

O alinhamento foi Negative Gain, Theriomorphic, Eczema, Necrose, Storm Legion, Teasanna Satanna, Zubrowska, Goldenpyre, Demonizer, Machetazo e Akercocke. Como podem reparar, Vorkreist e Morte Incandescente cancelaram, sendo "substituidos" por Storm Legion e Negative Gain.

Negative Gain - Death Metal Brutal que me surpreendeu muito, pela qualidade das composições da banda. Extremamente técnico e poderoso, contando com um dos guitarristas de Holocausto Canival e outro de Buried Alive. Pena terem tocado logo no inicio e ainda o ambiente estava muito frio.

Theriomorphic - Finalmente vi Theriomorphic! Com um novo baterista (que sabe bem o que faz!) e guitarrista (idem!), a banda parece pronta a mostrar todo o seu potencial e finalmente começar a devastar Portugal, como já há muito espera! Death Metal melódico e agressivo q.b., na linha da "velha" escola sueca, que agradou muito à maioria dos presentes.

Eczema - Black Death metal, com algumas vocalizações graves, limpas e "épicas" que, juntamente com a grande variedade de riffs e ambientes musicais, davam originalidade à banda. Ponto negativo para um dos guitarristas, que não percebi muito bem se estava ali a gozar com o público ou realmente a pensar que estava a ser "cool". Passou todo o concerto da sua banda a fazer os mais estranhos trejeitos faciais e corporais, que mais pareciam de escárnio que qualquer outra coisa. Quem esteve lá percebe o que estou a dizer, e fiquei com a sensação que algo não funcionava lá muito bem dentro daquela cabecinha! Foi pena...

Necrose - não tive oportunidade de os ver...

Storm Legion - Não estava à espera que Storm Legion fossem tocar pois foram, juntamente com Negative Gain, outra das bandas substitutas. Curiosamente, conheci Storm Legion na passada semana, com o tema "Imperium" que figura numa compilação de bandas portuguesas de Blackmetal (Lusitanian Dark Horde), e fiquei surpreendido pelo "feeling" do seu Blackmetal extremamente cru e retro, como ditam as regras do "puro" BM. E foi isso mesmo que ocorrou no SWR, puro blackmetal, mid-paced, cru, acordes cortantes (nada de palm mutes, nada de death metal), bateria linear e uma voz característica. Perderam em ambiência por tocar de dia e por apenas apresentar 2 elementos em palco (bateria/voz e guitarra/voz). De qualquer modo gostei muito de os ver, e terminaram com chave de ouro, com a referida música Imperium.

Teasanna Satanna - Já não era a primeira vez que via Teasanna e mais uma vez apresentaram o seu competente Blackmetal, de vertente mais melódica, adornado por teclados. O concerto correu muito bem, e foram muitos os presentes que ficaram de olhos pregados no palco, enquanto a banda debitava todo o seu poder. Perante tanta pura demolição e crueldade sonora, foi bom ouvir esta banda a debitar excelentes riffs épicos e "majestosos", muito convidativos a um headbang menos caótico.

Zubrowska - Provavelmente a grande surpresa da noite. Não fazia ideia do que esperar da banda e fiquei muito surpreendido. Quando entrei no recinto já tinham começado, e qual não é o meu espanto quando vejo grande parte do público em puro mosh e loucura, e uma banda em palco, constituida por membros muito jovens, a debitar um metal muito técnico e complexo, caótico e brutal. Fizeram-me lembrar Mastodon a abrir para The Haunted no Garage, que deixaram muita gente surpreendida com a qualidade da sua música.

Goldenpyre - a banda dos 2 organizadores do festival, que não estava decerto no cartaz por "cunha", mas sim por apresentarem um death metal old school com muita muita qualidade. O desempenho em palco foi irrepreensível, e o poder das suas músicas não deixou ninguém indiferente.

Demonizer - fusão de black metal com thrash metal que resultou muito bem em concerto. Grande poder e competência em palco, e fico à espera de ver se a banda concretiza no novo álbum todo o feeling que transmitiram ao público!

Machetazo - Apesar de o grind core/death metal ultra brutal não figurar nas minhas preferências, os machetazo foram provavelmente a banda da noite, seguidos pelos Akercocke. Apenas com um guitarrista, baterista/vocalista e um "DJ" que disparava os samples iniciais de cada música, conseguiram meter grande parte do público à porrada, ao mosh, em stage diving, em loucura! Cada música que tocavam era novo round de violência controlada no público, o que demonstra que cumpriram em pleno aquilo a que se prestaram. Uma grande actuação

Akercocke - A banda mais esperada, pela minha parte. Infelizmente já estava tão cansado que não pude disfrutar em pleno da banda, mas só posso dizer que adorei a sua prestação. Tocaram na perfeição o seu característico death metal brutal/blackmetal, tudo misturado num caos ordenado e complexo, e condimentado por uma ideologia satanista. A sua imagem típica, de fato e gravata, não faltou, bem como uma grande entrega na sua prestação. Fecharam este dia no mesmo tom em que este decorreu: com grande brutalidade, mostrando do melhor que se faz dentro do metal extremo.

Quanto aos aspectos positivos do festival, tenho que salientar o esforço da organização em nos trazer um festival tão bom como este, que merece muito mais audiência do que a que teve. Para além disso, houve grande pontualidade na prestação das bandas, exceptunado Akercocke, pois tivémos que esperar que montassem toda a sua enorme bateria em palco!

Quanto aos aspectos negativos, acho que o frio que se fez sentir à noite no recinto era MUITO EVITÁVEL, e prejudicou muito o público que não estava extremamente bêbado, e que sentiu os ossinhos a gelar em pleno! Bastava ter garantido um melhor isolamento do local, colocando mais algumas lonas laterais, e penso que se teria estado muito melhor! Dado o preço do bilhete (que não é nada caro, mas também não é de borla) e as excelentes bandas que compõem o cartaz, espero que para o ano as condições melhorem neste aspecto, não sendo necessário um investimento muito avultado para tal acontecer.

E pronto, foi assim! O fim da minha noite passou por andar 15 minutos à chuva até à estação de comboios e esperar 2 horas e meia, completamente ensopado, ao frio, pelo primeiro comboio de domingo! Nunca tinha passado tanto frio em toda a minha vida mas valeu bem a pena e para o ano farei os possíveis por voltar! :wink:

Bem hajam!

AnneGwish [RIP]

Mensagempor AnneGwish [RIP] » terça abr 20, 2004 9:39 am

:) Aí está uma boa review! Eu não podia concordar mais (falando apenas das bandas que vi, uma vez que perdi algumas,entre as quais Akercoke [a banda que mais vontade me deu de ir a Barroselas!] e Machetazo, que já sei que tocaram duas boas versões da Ace of Spades de Mötorhead e da Black Metal de Venom), de facto Negative Gain foi impressionante, com malhas bem surpreendentes que foram executadas por pessoas experientes e nada deslumbradas!

Um dos concertos de que mais gostei foi Bleeding Display.A banda é extremamente enérgica, é absolutamente contagioso!

Grog foi igualmente estrondoso, aliás, não podia ser de outra forma, todos os músicos são realmente bons e as músicas são autêntica destruição.Bem se viu como o público estava possesso :D

Infelizmente não vi Dead Infection porque tocavam já relativamente tarde. A última banda que vi foi Fermento. Confesso que me dava vontade de rir quando via o vocalista a passar e que,se calhar esperei menos da banda dele. Era um deathmetal brutal,compassado e agressivo , e os mais rijos ainda lá estavam a abanar a cabeça com força. Não achei mau, se calhar já estava estourada demais para curtir como devia ser,mas surpreendeu-me também. Não pude deixar de rir quando ele bateu com o microfone na cabeça.
que troglodita.

Vim de lá com uma excelente impressão do festival, muito satisfeita com a escolha das bandas e com uma gripe terrível e um dói-dói no olho que eu não sei como fiz :D

Para o ano há mais.

YX [RIP]

Mensagempor YX [RIP] » terça abr 20, 2004 11:22 am

Infelizmente, só pude ir no sábado. Gostava de saber como foi Negura Bunget. Anyone? Ouvi dizer que tocaram uma cover da "I am the Black Wizards".

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » terça abr 20, 2004 11:25 am

YX Escreveu:Infelizmente, só pude ir no sábado. Gostava de saber como foi Negura Bunget. Anyone? Ouvi dizer que tocaram uma cover da "I am the Black Wizards".

sacanas :\

REVAGE
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 21, 2003 11:07 am
Contacto:

Mensagempor REVAGE » terça abr 20, 2004 11:37 am

ehehehehe, you know this next song...

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » terça abr 20, 2004 11:41 am

tou a ver q temos q arranjar outra cover :\

REVAGE
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor REVAGE » terça abr 20, 2004 11:43 am

Faz uma de SkyeyeS, ehehehehehe

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » terça abr 20, 2004 11:46 am

"ignore the paiiiiin" :D ahahahha

ok chega de offtopics senao n tarda nada começam a refilar cmg :P

REVAGE
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor REVAGE » terça abr 20, 2004 11:53 am

mas uma cena é certa, tenho pena de não ter tido $$$$ para ter ido ao SWR, mas pró ano a ver se vou lá dar o meu contributo e apoiar a cena, nunca lá fui e tou bastante curioso acerca do festival, do ambiente e das paisagens do minho. Tenho que juntar dinheiro pra ir pró ano.

Beastlike
Administrador
Registado: quinta mai 08, 2003 4:42 am
Contacto:

Mensagempor Beastlike » terça abr 20, 2004 1:33 pm

Cheguei a Barroselas no sábado, às 7:30 da madrugada, com uma directa em cima. A caminho entre a estação de comboios e o recinto, já havia umas almas penadas na rua, acabadas de acordar e à procura de um café aberto. Quando eu e os meus 3 companheiros musicais chegámos ao local, a quantidade de copos de plástico e garrafas vazias, dava uma boa indicação do bom ambiente que deve ter tido a primeira noite. Fomos montar as tendas, aproveitando o facto de estar um céu completamente limpo, fazendo suspeitar que, pela primeira vez, iria haver um SWR sem chuva. No acampamento, havia algumas pessoas, embora não fosse fácil distinguir se já tinham acordado ou se ainda não se tinham deitado. Num ou outro caso, era evidente que ainda estavam a cozer a mesma da noite. Vi um amigo galego, todo sujo de folhas e terra, que tinha acabado de acordar algures no meio do arvoredo, sem saber bem como. Falámos muito rapidamente e ele foi para a tenda, repetindo várias vezes: "que loucura!!!"... tudo isto dava uma boa imagem do que iria ser o ambiente do festival! E acho que ainda foi melhor do que eu esperava!

Quanto a bandas, gostei muito de Negative Gain. Ainda não os tinha ouvido e fiquei impressionado, apesar de não lhes poder prestar a devida atenção, porque nos estávamos a preparar para tocar a seguir. A presença do "Nunão", ex-guitarrista de Holocausto Canibal, também dá um certo carisma à banda. Espero poder voltar a vê-los em breve!

Os Eczema fazem uma mistura interessante e são, no mínimo, algo de diferente do habitual. Já os tinha visto na Guarda em 2002 e também tinha gostado bastante.
Zé: estás a fazer um julgamento um pouco precipitado. Além dessas duas hipóteses que apresentas, há outra, que é o que se passa de facto. O homem é mesmo assim a tocar. Não está a gozar com ninguém, nem a querer ser cool. Há músicos que quando tocam, parece que estão em delírio e fazem caretas e gestos um pouco estranhos, mas é o feeeling deles. O baterista que tocou connosco lá, também é um pouco assim e ele próprio ao ver fotos do concerto, disse meio admirado que fazia muitas caretas quando tocava. É claro que uma pose mais maléfica e séria pareceria dar outro aspecto à coisa, mas, por muito estranho que possa ser, prefiro ver as pessoas a serem espontâneas do que a mostrarem poses premeditadas. :D

Necrose, mais uma vez, deram um concerto demolidor. Esta banda da Guarda está cada vez melhor e, para mim, já são das melhores bandas nacionais, não só pela música, como em grande parte pela atitude dos seus membros, que são das pessoas que mais admiro no Underground português.

Storm Legion, apesar de serem só dois, até estava a ser interessante. Depois, acho que ficou tudo estragado, quando o baterista/vocalista (o Nocturnus Horrendus de Corpus Christii) interrompeu o concerto para correr com um espectador que subiu para o palco e queria oferecer um golo de cerveja ao vocalista/guitarrista Ainvar (ex-Angrenost e Sirius, agora também nos CC). Tratava-se de um amigo de ambos e, embora compreeenda que durante um concerto certas coisas possam incomodar, acho que não se pode esquecer que um evento como o SWR pretende ser uma festa com várias pessoas, com diferentes formas de se divertirem. Parar um concerto porque subir para o palco não é uma atitude "true black metal", é um pouco estar a querer fazer uma "festa privada" dentro de uma festa que deveria ser de todos. Perdi o interesse a partir dessa altura, tal como outras pessoas, que abandonaram o recinto depois disso. Eu não sou um simpatizante do "mosh pit", pelo risco de alguém se magoar e porque, muitas vezes, incomodam os outros espectadores que estão a curtir o concerto à sua maneira. No entanto, não me passa pela cabeça interromper um concerto nosso, para dizer às pessoas como devem estar a curtir o concerto...

Teasanna Satanna também estiveram muito bem e com uma óptima coesão. A versão de "Os Vampiros" de Zeca Afonso, está simplesmente divinal e sabe sempre bem voltar a ouvi-la. Ao contrário dos Storm legion, o vocalista apelava ao publico para se mexer e participar na festa. É nestas pequenas coisas que as bandas marcam a diferença e me fazem ter alguma admiração por elas...

Zubrowska, não vi, com muita pena. Fui comer qualquer coisa e já não consegui chegar a tempo de os ouvir.

Goldenpyre deram um concerto simplesmente devastador. Uma das melhores bandas nacionais, e cada vez melhores! Foi uma das actuações mais potentes de todo o festival!

Demonizer foram muito bons, também. Já é habitual haver bandas belgas em Barroselas, e este ano tivémos mais uns dignos representantes! E eram excelentes pessoas e alinharam no convívio com o pessoal.

Machetazo foram, de facto, uma das melhores bandas de todo o festival. Não tenho muito mais a acrescentar ao que o Amphion já disse. Dois clássicos demolidores a fechar a actuação, foram a cereja no topo do bolo.

Por fim, quando já as forças de muitos se estavam a esgotar e seria de esperar um ambiente ligeiramente mais calmo, devido à brutalidade dos concertos anteriores, os Akercocke conseguiram ser ainda mais demolidores e ressuscitaram até alguns dos que já estavam mortos de cansaço. Os dois temas que tocaram em "encore", foram a prova disso! Depois do concerto, e no dia seguinte, tive a oportunidade de conviver com alguns deles e posso dizer que são excelentes pessoas, o que só me deixou uma impressão ainda melhor da que já tinha tinha tido quando tocaram no SWR, há 2 anos.

Entretanto, já a tradição se tinha cumprido: chuva intensa, uma molha, água na tenda a obrigar-me a mim e ao nosso guitarrista, o Zé, a apertar-nos mais no meio da tenda, para não ficarmos encharcados com a água que se acumulava nos lados... Depois de várias horas sem pregar olho, não tinha força para mais, mas gostaria de ainda ter prolongado a festa! :D

(Comentários do segundo dia em breve...)

Amphion
Administrador
Contacto:

Mensagempor Amphion » terça abr 20, 2004 4:39 pm

Quanto à postura do guitarrista de Eczema, é mesmo como dizes, é mais uma hipótese. Não me parece a mais verosímil mas também não será de descartar. O mais estranho foi vê-lo a ir-se embora de carro, logo a seguir ao concerto, no banco de trás de um carro, com um sapo cocas verde de peluche, a acenar com este a toda a gente... Fiquei ainda mais confuso! :lol:

Amphion
Administrador
Contacto:

Mensagempor Amphion » terça abr 20, 2004 4:39 pm

Ah, é verdade Jó! Esqueceste-te de falar de uns tais de Theriomorphic! Como achas que correu?

AnneGwish [RIP]

Mensagempor AnneGwish [RIP] » terça abr 20, 2004 5:00 pm

Eu adorei! Gostei mais do que no Headbangers Fest, que foi a única vez, antes de Barroselas, que os tinha visto. Mas para mim, desculpem lá, a estrela continua a ser aquele warlock preto... 8)

Beastlike
Administrador
Registado: quinta mai 08, 2003 4:42 am
Contacto:

Mensagempor Beastlike » terça abr 20, 2004 5:37 pm

Não me esqueci, mas não vi essa banda... na altura, estava no palco a tocar! :D

Não estou em posição de estar a criticar um concerto nosso, mas posso dizer que em palco, pela confusão de som na monição, pelo facto de estarmos todos com uma directa nos cornos e de ser o primeiro concerto que o baterista dava connosco, com um mês de preparação, achei o concerto uma autêntica desgraça... no entanto, depois da quantidade de pessoas que dizem ter gostado e dos elogios que fizeram, acabei por achar que talvez não tenha sido assim tão mau. Ontem estive a ver uma filmagem do concerto, e realmente pareceu-me muito diferente da ideia com que tinha ficado. No entanto, acho que poderíamos ter feito muito melhor...

Amphion
Administrador
Contacto:

Mensagempor Amphion » terça abr 20, 2004 5:53 pm

Embora tenha dado poucos concertos até hoje, aquilo lá em cima é bem diferente e é comum achar-se que não correu tão bem. Infelizmente o som da monição nunca é tão bom como o que se ouve cá fora.

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes