Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
SavageSlaughter
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sábado fev 07, 2009 3:33 pm

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor SavageSlaughter » domingo ago 02, 2009 2:56 pm

ja o experimentei mas ja foi ha uns meses...lembro me que gostei mas nao cheguei a experimentar muito bem por isso se puderem dar a vossa opiniao sobre o amp... :wink:
"Death Metal, Black Metal, Speed Metal, Thrash Metal.
Tire a primeira palavra de todas elas e deixe uma só: Metal!"
- Chuck Schuldiner

http://myspace.com/savageslaughtermetalband

Madman
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça dez 28, 2004 6:36 pm
Contacto:

Mensagempor Madman » sexta ago 07, 2009 2:13 pm

SavageSlaughter Escreveu:eu de braga ;)

ja agora gostas do amp? em termos de potencia e fixe? e bastante versatil tambem?

Eu gosto do amp, em termos de potencia eu tenho-o adicionado a uma coluna 4x10 da Ashdown ABM series e saco um som perfeito, se bem que pela coluna ser de 8 ohm e a cabeça de 4 ohm saco apenas 325w +/8- I guess :roll:
O amp é versatil sim, consegues tocar rock, metal e até mesmo sacar altos slaps :mrgreen:
Eu cá gosto do amp, mas gostei bem mais do SWR que ando a ver, é mais caro mas é o ideal para o que eu quero!
Imagem
Fender Jazz Bass Deluxe Series V / Fender Jazz Bass Geddy Lee / Fender BG-32
Ampeg BA210
Aguilar Tonehammer / Line6 BassPod / Boss ODB-3

morgband
Participante Compulsivo(a)
Registado: terça mai 13, 2008 5:33 pm

Mensagempor morgband » quinta ago 20, 2009 9:12 am

Boas preciso de uma opinião urgente!!

Tenho um negocio para um baixo fender pj 90 americano de 1990, ja toquei com ele, é bom não digo o contrario, mas a minha onda é mais HArd rock um som bem pesado, sou baixista dos M.O.R.G. gostava de saber se por 1000 euros compensa, ou se por esse valor encontro algo melhor! de 4 cordas!

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quinta ago 20, 2009 1:58 pm

Se é Hard Rock então o Fender Precision é o melhor mesmo. O que entendes por som bem pesado? Queres peso mesmo pesado compras um Warwick ou um Spector, mas dificilmente os compras por apenas 1000 euros.

Os Fenders têm um som único para hard rock mas pecam pela pouca versatilidade. Comprá-lo ia como baixo de colecção, principalmente uma peça com 18 anos... Eu escolheria um Warwick ou um Spector novo e o Fender usado como segundo baixo. (Se houvesse dinheiro para isso).
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

davidbassist
Participante
Registado: sábado ago 29, 2009 8:25 pm

Mensagempor davidbassist » sábado ago 29, 2009 9:19 pm

Boas.
Sou um baixista ainda iniciante e tenho neste momento um Squier Afinitty e um amp Fender Rumble 15. Eu já tenho dado uns concertos por aqui (somos uma banda de rapaziada nova) e queria algo mais potente (temos dado em cine-teatros, ar livre, palcos, bares e escola). Eu quero um amp que dê para esses sítios que referi, queria fazer-me ouvir.
Eu estou disposto a comprar um amplificador pelos 300w/400w para já ter algo minimamente bomzinho durante estes tempos. Neste momento estou com o budget de 400/450 euros (tudo que seja na casa dos 400), mais ou menos, para gastar em amp. Eu vi já um Marshall MB4210 com a potência de 300w sem cabinet, mas vi já neste tópico falarem que não é o melhor e optar por outras marcas. Vi também um Peavey Tour, que está como Coming soon, de 400w por 400 euros (eu sei que não importa só a potência, mas agrada-me a equalização (7band) do peavey e tal). Eu tenho visto preços acessíveis das seguintes marcas: Peavey; Behringer; Stagg (dizem que não é nada bom a stagg em amps, mas depende do gosto de cada um, mas também quero opinião de people experiente)
E cabeça+coluna para cima dos 500, né? :/
Quero conselhos!

Ah, também queria uma opinião sobre baixos. Queria algo bom, mas nada a subir dos 500euros, podem ser activos ou passivos pois depois vou ver se curto e tal. Ainda não sei ao certo que estilo estou virado para tocar, assim um estilo baixista dos Billy talent (punk/rock) mas também queria dar uma metaladas. Desculpem ser um pouco ignorante, mas também tenho pouco tempo disto e sou bem novo. x)

Ps: já vi este tópico todo, e aconselharam coisas e coisas, mas queria algo que dissessem-me algo com promenor.

cumps. :metal:
Última edição por davidbassist em domingo ago 30, 2009 4:34 pm, editado 1 vez no total.

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » segunda ago 31, 2009 8:51 am

Boas. Por 400 euros para comprares um AMP, só a cabeça mas depois fica-te a faltar o cabinet (mais 400 euros)

Podes esticar-te mais um pouco e comprar um combo da Line 6 de 300 w por 600 euros.

Se quiseres ser mais realista então vai para uma cabeça Hartke e uma cab 4x10 da Ampeg ou da Ashdown. Discutiu-se para aqui uma cabeça Peavey. SE quiseres mesmo investir... Gallien Krueger ou SWR. Mas esquece o orçamento de 400 euros...

Quanto a baixos, é pá... Por 500 euros o melhor negócio que podes ter é os baixos da Schecter. Para uma coisa diferente podes encomendar o G&L L2000.

Depois tens sempre os Ibanez que não enganam. É só ires experimentando nas diversas lojas que os t~em à venda qual o melhor modelo que se adequa à tua bolsa e ao teu ouvido.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

davidbassist
Participante

Mensagempor davidbassist » segunda ago 31, 2009 6:53 pm

Por experiência própria, o que te parece melhor: Combo Line6 300w ou uma cabeça Hartke e uma coluna 4x10 da Ampeg ou Ashdown?
Mas fico bem servido com qualquer uma das coisas, certo? Em uns fóruns dizem que não é assim tão bom o combo Line6 300w. :S Tenho que ver numa loja, também.

Quer dizer, posso esperar mais uns tempos para ter mais um dinheiro ou retirar um bocado do dinheiro do baixo para o amp, e assim comprar algo que eu fique bem servido.

Ah, e será que este amp é bom, pelas especificações? :S -> http://www.peavey-eu.com/pop_product.php?flag=PT&lan=UK&key=2819

E este cabeça+coluna+cabos? -> http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/_SET_-Ashdown-MAG-300-H-Head-MAG-410T-Cab-Cable/art-BAS005

Obrigado, desde já. (;

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » segunda ago 31, 2009 9:00 pm

Oh, não compares. Ficas muito melhor servido com a Cabeça da Hartke. O line 6 é bom ara ensaiar. É versátil mas tem aquela sonoridade algo artificial (eu sei, tenho um :P) O problema é que cabeça e coluna custam-te no mínimo 750 euros... e não os 400 que querias gastar. Isto por exemplo é uma boa escolha: http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/_SE ... art-BAS007

Relativamente ao Ashdown, depende. É um bom amp, mas eu prefiro Hartke. Tem o som mais definido, mais brilhante. O Ashdown é mais cheio e gravalhão, muito ao jeito de ampeg. É uma questão de gostos e de como queres ter o teu baixo a soar.

davidbassist
Participante

Mensagempor davidbassist » segunda ago 31, 2009 9:38 pm

Oh, yes. E eu já tinha visto esse fullstack.
Eu queria mesmo amp para concerto. E eu também já experimentei uma vez um hartke e curti o som, mas também nunca experimentei um Ashdown para dizer se curto. é uma questão de gosto, mesmo.

Eu agora tenho visto fullstacks na thomann, e vi assim uns que me agradam, e pensando bem, mais vale esperar um tempo e ter mais guito para investir em algo que quero e que fique bem servido. :D
Vi aqui um GK demais mesmo, mas talvez a head não se apeite tanto... mesmo assim, bom preço, acho eu. :mrgreen:
http://www.thomann.de/pt/gallien_krueger_backline_600_fullstack.htm

Mas por menos dinheiro, tirando a coluna de 200w que está no anterior, tem-se aqui este:

http://www.thomann.de/pt/gallien_krueger_backline_600410_halfstack.htm

GK backline. :s gama mais baixa, pelo que ouvi dizer.

Mas garantidíssimo que mais vale apostar nisto, mais um dinheiro mas compensa. 8)

dinopaterno22
Participante
Registado: segunda ago 31, 2009 11:24 pm

Mensagempor dinopaterno22 » segunda ago 31, 2009 11:29 pm

toco ha meio ano num baixo de 4 cordas, squier jazz bass. no entanto, como todos sabemos, metades das bandas de metal têm baixistas que gostam de usar baixos de 5 cordas.

penso gastar neste baixo cerca de 250€...
pensei no ESP LTD B-55 Black, mas nao sei.

agradecia qualquer ajuda ou opinião. obrigado

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça set 01, 2009 8:45 am

Dentro dessa gama e preço (esse LTD é um bocadinho mais caro que 250) tens também o Cort Action V A

Imagem

que me parece porreiro, ou se conseguires, um Schecter.

A questão é: Queres mesmo usar a 5ª corda? Tens alguma banda que toque em dropped tuning ou use guitarras de 7 cordas? E que te diz que a maior parte dos baixistas de metal toca com 5 cordas? Tanto tocam com 4, 5 ou 6 cordas.

Normalmente os baixistas de metal progressivo usam 5 ou 6 cordas para dar mais opções de de linhas de baixo para acompanhar os teclados ou os dropped tunings. Mas se tiveres numa banda que não use teclados ou dropped tuning pouco uso vais dar ao bordão de Si. Ou então não. É tudo uma questão de gosto e opções criativas e não porque "o pessoal do metal usa baixos de 5 cordas".

Tens de ver também se um baixo de 5 cordas barato vale a pena. Normalmente as madeiras e a electrónica não são o suficientes para terem uma boa resposta de frequência que façam o bordão de Si soar definido. Se usas o bordão é para se ouvir bem e não ser abafado pelas restantes frequências da banda.

Ellefson, Harris, Grosskopf Martin Mendez, o falecido Burton, são tudo baixistas de 4 cordas. Claro que o pessoal da pancadaria tecnicista usa tudo 5 ou 6. Alex Webster, Stephan Fimmers, etc.

Eu fui baixista de 4 cordas durante 14 anos. Só há ano e meio decidi por um de 5. Dá-te um leque de opções porreiro, mais groove, peso mas tem servir para alguma coisa. Neste momento a minha banda toca em dropped tuning (um tom abaixo) em todas as cordas com o bordão em Ré. Uso portanto muito o bordão de Si, não me serve apenas para apoiar o polegar (embora ajude ;))

SleepingGiAnT
Registado: sábado nov 11, 2006 11:48 am

Mensagempor SleepingGiAnT » domingo out 04, 2009 1:45 pm

Boas.

O baixista da pseudo-banda a que pertenço está com umas dúvidas.

Considerando que não há dinheiro para grandes aventuras e o objectivo é apenas (para já) ensaiar numa garagem, é possível ligar o baixo à mesa de mistura? Que potência acham ser necessário (considerando que a voz também passará pelo mesmo PA)? Com DI Box ou sem DI Box? Uma coluna activa também poderia funcionar?

Opiniões e sugestões precisam-se.

Desde já agradeço a ajuda.
A Morte de Narciso - Curta-metragem
http://www.youtube.com/watch?v=fjTywMnXeq0

Unidos Pelo Metal - Mini-documentário
http://www.youtube.com/watch?v=cGRyyS3-9j0

Despise The Sun
Participante Compulsivo(a)
Registado: domingo nov 05, 2006 6:21 pm

Mensagempor Despise The Sun » domingo out 04, 2009 2:24 pm

Sim, é possível ligar o baixo à mesa de mistura, supondo que estás a usar um DI.

Isso da potência depende de muita coisa, mas supondo que estão a ser usados combos de guitarra com 35 W, talvez o PA deve ter no mínimo 100 W. Mas lá está, há muitos factores que é preciso ter em conta.

Usa DI box sem dúvida alguma. Mas convém ser uma que seja adequada para baixo.

Quanto à coluna activa, penso que não há problemas mas não tenho a certeza.

SleepingGiAnT
Registado: sábado nov 11, 2006 11:48 am

Mensagempor SleepingGiAnT » domingo out 04, 2009 3:05 pm

Estive aqui a ver numas lojas... uma DI específica para baixo ligada a uma coluna activa decente não serviria?

Nomeadamente, estaria a falar de uma coisa destas:

http://www.behringer.ro/EN/Products/B212A.aspx

+

http://www.behringer.be/EN/Products/BDI21.aspx

Poderia resultar? A coluna em questão tem cerca de 450W.
A Morte de Narciso - Curta-metragem
http://www.youtube.com/watch?v=fjTywMnXeq0

Unidos Pelo Metal - Mini-documentário
http://www.youtube.com/watch?v=cGRyyS3-9j0

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça out 06, 2009 6:10 pm

Edit

SE a coluna tem 450 watts e poupares numa DI serve-te perfeitamente para ensaiar. Ou até podias investir numa DI decente e isso servir-te-á sempre para tocares ao vivo.

Mas não te ficaria ao mesmo preço comprares um amp? A não ser que a mesa seja usada para mais coisas para alem do baixo. Mas para comprares colunas e uma mesa e uma DI para uso exclusivo do baixo mais vale gastares esse dinheiro todo num amplificador.

SE já tiveres uma coluna e uma mesa isso para ensaios é uma boa solução mas se não e for para uso exclusivo do baixo mais vale comprares um amp que te fica ao mesmo preço
Última edição por spiegelman em terça out 06, 2009 6:18 pm, editado 1 vez no total.

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes