Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Yazdan
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta nov 28, 2007 8:39 pm
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Yazdan » quarta jun 16, 2010 5:18 pm

spiegelman Escreveu:
Despise The Sun Escreveu:
Yazdan Escreveu:Tambem procuro um baixo de 5 cordas.. Mas são muito caros, e nao vejo nenhum que goste..
São todos muito grandes..

Vê o Squier Deluxe Jazz Bass V. Parece-me que vai ao encontro do que andas à procura.

Já agora Spiegelmann, já experimentaste algum Yamaha RBX 375? Estive a pesquisar e parece que a corda Sí não tem um som bem definido.

Por acaso não experimentei, só ouvi. Mas isso é natural num baixo de 5 cordas de gama baixa. As madeiras e os pick ups não são de topo e sofrem para apanhar as frequências mais graves. Como em tudo, quer-se um bom som, paga-se. O que digo é que dentro dessa gama baixa para 5 cordas (que dentro deste preço nunca terás um baixo de 5 cordas com o bordão de si a soar convenientemente) o Yamaha é mesmo o melhor.

Yazdan, e os BC Rich?

Dentro dessa gama de preço tens:
Imagem Este baixo para mim é outra paixão estética. Soa uma merda para mim, abafado, sem brilho nem ataque, mas é lindo.

Ou então o clássico:

Imagem

pois, mas esses são 4 cordas, por isso mais vale comprar um dean
Ainda so vi criticas positivas a eles..
ImagemImagem
ImagemImagem

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quarta jun 16, 2010 10:56 pm

Também tens versões de 5 cordas destes BC Rich, mas já ultrapassam, em cerca de 50 euros, os 350. É uma questão de escolha. Não conheço os Dean, confesso, a minha preferência vai sempre para o Yamaha RBX 375 ou se fosse para a estética, para o Mocking Bird 5 cordas da BC Rich, menos versátil em termos de som mas lindo, lindo, lindo.
Pediste uma opinião ao pessoal. A Opinião do pessoal é "Dean, não, Yamaha sim" A decisão final cabe sempre ao comprador.

Como tudo, é uma questão de experimentares o possível. Se estiveres mesmo aqpaixonado/familiarizado pelos Dean estetica e sonoramente e não ligas muito a como o baixo soa ou se estás satisfeito com o som Dean, então segue em frente.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Yazdan
Contacto:

Mensagempor Yazdan » quinta jun 17, 2010 3:03 pm

Pois, mas ninguém aqui tem um dean?
Parece que ca em portugal poucos usam, não sei.
O vocalista/baixista dos Morbid Angel diz que o baixo dele é perfeito (dean).
As notas que tenho visto de 0 a 10 tem sido tudo 9.5.

tenho de investigar mais, também não vou comprar já..
Som ja eu gosto do meu que custou 160€ xD
ImagemImagem
ImagemImagem

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quinta jun 17, 2010 3:17 pm

Ah, mas quando começares a pegar em baixos de gama mais alta e veres o que boas madeiras e bons pick ups podem fazer já começas a ter uma opinião diferente.

Por exemplo. Com esse Jack and Denny bem lhe podes puxar o volume e o gain no amp que vai sempre borrar-se todo para se fazer ouvir no meio do chavascal de baterias e guitarras.

Bastará saltares por exemplo para o Dean que queres comprar que tem dois humbuckers activos para sentires logo a diferença. Agora imagina o que dois humbuckers de um Stingray podem fazer a soarem a partir de uma cabeça SVT ou Gallien Kruger. Não há baterista que te abafe podes ter a certeza.

Esse Dean é um baixo típico de metal, não só pela estética mas também pela electrónica. Dá-te peso e graves equilibrados com agudos e um bom ganho se puxares pelo botão de volume.

O problema será mesmo encontrá-lo à venda cá. Se não tiveres cá importador vai saír muito mais caro que esses 300 dlrs que anunciam, e mesmo com importador esse baixo não te ficará por menos de 400 euros.

Começa a ir ás lojas e experimentar outras hipóteses.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Yazdan
Contacto:

Mensagempor Yazdan » quinta jun 17, 2010 9:00 pm

Isso de encontrar é na boa ;)
Eu compro as cenas na musicstore e na thomann..
Ha várias pessoas aqui da minha terra a mandar vir coisas de lá e pagamos portes a meias..

O j&d tb veio da musicstore.

Pois no Dean reparei que tem 2 pick-ups activos..

Ja agora, isto é boa compra? http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/Bas ... 001458-000

Obrigado ;)
ImagemImagem
ImagemImagem

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quinta jun 17, 2010 11:01 pm

Yazdan Escreveu:
Ja agora, isto é boa compra? http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/Bas ... 001458-000

Obrigado ;)

Tenho 1 igualzinho!! :-D

É muito porreiro. Tem uns presets muito fixes e uma boa gama de efeitos. Serve-te de pre-amp a tocar ao vivo, ligado a uma D/I (não serve lá muito bem como D/I pois não tem saídas balanceadas) e não precisas de amplificador, se tiveres boa monição de palco. Toquei assim várias vezes e sempre soou bem. É bastante versátil e é essencialmente barato. Deixei de usar desde que compreo o meu Line 6.

Contras: Sendo uma pedaleira de gama baixa nota-se muito o "sintético" dos efeitos e da emulação de amplificadores. Qualquer coisa da Line 6 bate isso aos pontos. Mas qualquer coisa da line 6 custa 3 vezes mais que isso.

Tem um outro defeito em que se nota muito a transição de efeito para efeito. Há um clique que corta o som por uma fracção de segundo de cada vez que carregas no pedal. Se estás com o som limpo e queres meter um flanger nota-se essa transição. É um verdadeiro downside.
Outro downside é não ter saída balanceada (XLR) e isso corta muito a fidelidade do sinal para o amp ou mesa.

Mas é de comprar. Não havendo dinheiro para uma verdadeira pedaleira é um equipamento com que podes brincar e explorar os efeitos que existe para depois mais tarde, se quiseres investir a sério, já sabes em que sons investir.

E, apesar das limitações e defeitos, porta-se bem ao vivo

Yazdan
Contacto:

Mensagempor Yazdan » sexta jun 18, 2010 4:55 pm

pois, eu utilizei um num concerto que era do baixista da outra banda e gostei.
Mas como tambem não percebo muito dessas coisas xD
ImagemImagem
ImagemImagem

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm

Mensagempor c[fal] » sábado jun 19, 2010 12:59 pm

E entre o ultra DI100 e o BDI21 também da behringer? Não preciso de efeitos, quero é ligar ao PA e siga pá frente que atrás vem gente.
A única coisa que me deixa de pé atras no BDI21 é ser mais virado para o baixo enquanto o DI100 deve servir para mais instrumentos, não?

NunoPlague
Participante
Registado: quarta out 08, 2008 2:46 am

Mensagempor NunoPlague » segunda jun 21, 2010 1:01 am

Boas men

http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/Bas ... 003000-000

alguém me pode dizer se isso é coisa boa?
podem sugerir algo melhor? (o meu budget vai até às 200 mocas)
Imagem

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » segunda jun 21, 2010 8:58 am

Resposta aos dois anteriores.

Behringer é uma solução apenas barata. Quando se compra Behringer tem de se ter consciência que não se está a comprar qualidade mas sim pechinchas que basicamente podem dar o berro de um momento para o outro.

A diferença entre a DI100 e a BDI 21 é que a primeira é uma DI normal de palco, serve para tudo e a segunda é uma DI com emulador de válvulas específica para baixo. Tem equalização e controlo de tonalidade, o que significa que é, mais do que uma DI, um pré amplificador. A pergunta é:

Queres uma DI ou um pré amplificador para modulares o som do baixo?

É para tocares ao vivo sem amplificador ou para ligares o teu amp ao PA? Se já tens amp e queres tocar com ele ao vivo então não faz sentido comprares a BD21, usa a DI100.

Se é para tocares sem amp ao vivo (isto num sítio onde haja PA e boa monição de palco) então serve-te mais a BD21 do que a simples DI porque podes controlar a tonalidade do Baixo mais facilmente do que só com os controlos do Baixo. Usa-la como se fosse um amp.

Quanto ao amplificador. Se o teu orçamento é só 200 euros pouco mais poderás comprar que essa cabeça. A minha pergunta é. E Coluna, vais comprar? Precisas? É para ensaiar que precisas disso ou para tocar ao vivo? SE for para ensaiar já tens coluna? Se não tens essa cabeça não te chega e vais ter de gastar mais de 200 euros. Se já tens e não tens mais dinheiro para gastar então siga.

Se é bom? Não, não é. Desenrasca...

Whispering
Participante Inspirado(a)
Registado: quarta set 20, 2006 11:32 pm

Mensagempor Whispering » segunda jun 21, 2010 3:08 pm

Por 200 mocas compensa mais na minha opinião comprar antes um combo, porque opah depois quando tiveres mais a vontade em termos financeiros não te vai servir de nada a indepencia de cabeço/coluna por esse preço, vais kerer um cabeço melhor, com, sem valvulas, ou misto, e depois opah as colunas aparte custam smp um bom pedaço.
Eu tenho a venda um combo peavey tnt 115 http://farm3.static.flickr.com/2052/2442103973_408acef8a9.jpg por esse preço se tiveres interessado manda pm.

Sage
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: segunda jun 21, 2010 8:25 pm

Mensagempor Sage » terça jun 22, 2010 12:37 pm

Tenho um Squier Jazz Bass... comprei-o em 'Kit' no ano passado.

Desenrasca... é um dos poucos baixos mesmo baratos que tem um som minimamente de qualidade...

R33play
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: quinta jun 18, 2009 1:03 am
Contacto:

Mensagempor R33play » terça jun 22, 2010 1:37 pm

Alguém me sabe dizer o que há de melhor por aí até aos 450€ no máximo?
Imagem
http://www.lastfm.com.br/user/r33play

Despise The Sun
Participante Compulsivo(a)
Registado: domingo nov 05, 2006 6:21 pm

Mensagempor Despise The Sun » terça jun 22, 2010 2:43 pm

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça jun 22, 2010 3:34 pm

Também gosto bastante destes baixos. Já experimentei um e tem um som fantástico para Rock/Metal:
http://www.thomann.de/pt/schecter_stile ... _4_bch.htm
Imagem

OU estes:

http://www.thomann.de/pt/spector_perfor ... lx_crs.htm
http://www.thomann.de/pt/spector_perfor ... sic_bc.htm

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes