Aprender a tocar baixo... qual é o melhor metodo?!

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
Jay
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 716
Registado: terça dez 21, 2004 8:49 pm
Localização: Barcelos
Contacto:

Mensagempor Jay » terça out 23, 2007 5:20 pm

spiegelman Escreveu:Aulas.

E fazer exercícios, muitos exercícios, todos os exercícios. Fazer exercícios até te começar a doer os dedos e os tendões... e depois fazes mais exercícios.

E para isso tens de ter alguém que te ensine exercícios e que tos obrigue a fazer, e que, quando dizes: Ai mas está a doer-me... te obrigue a tocar mais ainda :D


Errado... Sempre que houver dores de tendões e/ou articulações é aconcelhavel fazer uma pausa de 2 ou 3 minutos de modo a prevenir lesões!
Mas tens razão em relação ao "muito trabalho, muito trabalho..."
"Death Lives In Us"
Imagem

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça out 23, 2007 6:55 pm

Jay Escreveu:
spiegelman Escreveu:Aulas.

E fazer exercícios, muitos exercícios, todos os exercícios. Fazer exercícios até te começar a doer os dedos e os tendões... e depois fazes mais exercícios.

E para isso tens de ter alguém que te ensine exercícios e que tos obrigue a fazer, e que, quando dizes: Ai mas está a doer-me... te obrigue a tocar mais ainda :D


Errado... Sempre que houver dores de tendões e/ou articulações é aconcelhavel fazer uma pausa de 2 ou 3 minutos de modo a prevenir lesões!
Mas tens razão em relação ao "muito trabalho, muito trabalho..."


Não! Sem dor não há recompensa ah ah ah ah ah :twisted:

Tou a brincar

É óbvio que tens razão... E fazer exercícios de aquecimente pelo menos 20 minutos antes de tocar ou praticar: Relaxar os tendões, torcer as mãos, os dedos, as articulações é mesmo uma das coisas mais importantes. POdem crer que faz toda a diferença aquecer antes de um concerto ou não aquecer... Faz a diferença de conseguires aguentar 20 minutos ou uma hora a tocar.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

MorgueIcian
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 50
Registado: segunda dez 27, 2004 5:31 pm
Localização: Lx

Re: Aprender a tocar baixo... qual é o melhor metodo?!

Mensagempor MorgueIcian » terça fev 19, 2008 11:30 pm

Na minha opinião a única coisa importante inicialmente, quer esteja a tocar"mal" ou não, é a diversão de estar a tocar um instrumento, e desta forma ir conhecendo o mesmo. Mais tarde observando ou tendo aulas vão se corrigindo os maus vicios, mas ao menos fica ali uma personalidade instrumental que se ganhou ao investir muito tempo sozinho a tocar que se pode tornar unica e diferenciar dos outros. Se tivermos todos logo aulas mal comecemos a tocar, acabamos QUASE todos a tocar da mesma forma e a imitar os profs.

Se um gajo começa logo a stressar todo com as milhoes de tecnicas e metodos logo ao inicio... que diversão é que isso traz depois? É como soar bem e mais nada, seja de palheta, de dedos, com o baixo contra a parede, etc! :metal: :D
Isto é um bloco de texto que pode ser adicionado às mensagens que faça. Há um limite de 255 caracteres. Quem passar esse limite vai ficar com a conta bloqueada e nåo pode passar pela casa de partida.

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Aprender a tocar baixo... qual é o melhor metodo?!

Mensagempor spiegelman » sexta fev 22, 2008 11:12 am

MorgueIcian Escreveu: Se tivermos todos logo aulas mal comecemos a tocar, acabamos QUASE todos a tocar da mesma forma e a imitar os profs.

Se um gajo começa logo a stressar todo com as milhoes de tecnicas e metodos logo ao inicio... que diversão é que isso traz depois? É como soar bem e mais nada, seja de palheta, de dedos, com o baixo contra a parede, etc! :metal: :D


Concordo que essencialmente se comece a tocar um instrumento por diversão e não por pressão.

Mas essa do começar a tocar sozinho e ganhar o próprio som não é bem, assim. Quem começa a tocar sozinho sem orientação vai basicamente imitar o que ouve e vê pois ninguém pega num baixo sem nunca ter ouvido música ou visto um baixista. O que acontece é que vai ficar limitado a um ou dois estilos que tenta imitar e aí sim, soa a uma cópia do que vê pois não está orientado para alternativas. Um baixista de palheta punk ou Power Metal vai aprender sozinho com Green Day ou Dragfonforce (Deus livre essa pobre alma) e não vai aprender mais que aquilo, um Baixista metal que aprende sozinho a tocar a ouvir Iron Maiden só vai tocar como o Steve Harris. Um baixista que comece a tocar com um bom (ou bons) professores que lhe digam que o baixo é mais do que palhetada ou martelar com três dedos as cordas, aí sim, consegue ter um maior leque de opções que lhe permitam criar o seu próprio som personalizado, mesmo com influências.

A questão das técnicas tem a ver com o que se pretende com o instrumento... Quem diz que fazer milhentas técnicas também não é divertido? Aposto que o Stu Hamm se diverte bué com os tappings que faz e não estou a vê-lo a stressar para aprender a fazer aquilo.

Diversão? sempre... mas depois da diversão há a diferença entre um tipo que toca baixo e um baixista, que são coisas completamente diferentes :cheers:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
ulver
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 710
Registado: quinta jan 10, 2008 10:19 am
Localização: Cascais
Contacto:

Re: Aprender a tocar baixo... qual é o melhor metodo?!

Mensagempor ulver » sexta fev 22, 2008 11:19 am

concordo plenamente com o spiegel.. e sou o exemplo perfeito do que ele aqui expõe, ou seja, nunca me ensinaram um acorde, só saco tabs da net e toco sozinho em casa musicas de iron maiden, manowar e afins :lol:
toco baixo, não sou baixista :cheers:
Imagem

Avatar do Utilizador
Madman
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 436
Registado: terça dez 28, 2004 6:36 pm
Localização: Six feet under
Contacto:

Re: Aprender a tocar baixo... qual é o melhor metodo?!

Mensagempor Madman » sexta fev 22, 2008 2:15 pm

Eu toco desde os 17 anos ( tenho 25 anos lol ). Ao inicio, aprendi com um amigo que sabia e tinha varios anos de experiencia, depois comecei a sacar tabs da net! O que dava bastante estilo porque aprendi a tocar cenas bem dificeis lol! Mas o meu conselho é mesmo, arranjar um prof e tocar, fazer exercicios o mais possivel! Só n trago o baixo para o escritório porque...é má onda :roll: :mrgreen:

Ahhh e a cena do mt trabalho mt trabalho mt trabalho, esta certa hehe!
Imagem
Fender Jazz Bass Deluxe Series V / Fender Jazz Bass Geddy Lee / Fender BG-32
Ampeg BA210
Aguilar Tonehammer / Line6 BassPod / Boss ODB-3

Rafael Tovar [RIP 2009/03/23]

Re: Aprender a tocar baixo... qual é o melhor metodo?!

Mensagempor Rafael Tovar [RIP 2009/03/23] » sábado fev 23, 2008 5:59 pm

MANIX

Para começar muita força de vontade,porque irao surgir-te problemas diversos,a nivel de motivaçao mas isso irá depender de pessoa para pessoa,até financeiro,a altura em que quiseres comprar equipamento melhor e nao puderes e vires que ninguem financia "O teu sonho",portanto isto acima de tudo é vontade,depois claro como já os camaradas disseram exrecicios muito treino,eu na guitarra para a velocidade pratico cromatismo e escalas,no baixo nao sei mas podes informarte na internet (que foi como eu fiz :mrgreen: ),pá e coragem se realmente quiseres isso nao vais ter problemas nenhuns,começa por coisas simples, e gradualmete aumenta o nivel,convem sempre que toques algo novo que seja sempre um pouco fora da tua capacidade,pois só assim é que se ganha a famosa TÈCNICA!

Stay Cool!

:beer:

MorgueIcian
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 50
Registado: segunda dez 27, 2004 5:31 pm
Localização: Lx

Re: Aprender a tocar baixo... qual é o melhor metodo?!

Mensagempor MorgueIcian » terça fev 26, 2008 8:31 am

spiegelman Escreveu:
MorgueIcian Escreveu: Se tivermos todos logo aulas mal comecemos a tocar, acabamos QUASE todos a tocar da mesma forma e a imitar os profs.

Se um gajo começa logo a stressar todo com as milhoes de tecnicas e metodos logo ao inicio... que diversão é que isso traz depois? É como soar bem e mais nada, seja de palheta, de dedos, com o baixo contra a parede, etc! :metal: :D


Concordo que essencialmente se comece a tocar um instrumento por diversão e não por pressão.

Mas essa do começar a tocar sozinho e ganhar o próprio som não é bem, assim. Quem começa a tocar sozinho sem orientação vai basicamente imitar o que ouve e vê pois ninguém pega num baixo sem nunca ter ouvido música ou visto um baixista. O que acontece é que vai ficar limitado a um ou dois estilos que tenta imitar e aí sim, soa a uma cópia do que vê pois não está orientado para alternativas. Um baixista de palheta punk ou Power Metal vai aprender sozinho com Green Day ou Dragfonforce (Deus livre essa pobre alma) e não vai aprender mais que aquilo, um Baixista metal que aprende sozinho a tocar a ouvir Iron Maiden só vai tocar como o Steve Harris. Um baixista que comece a tocar com um bom (ou bons) professores que lhe digam que o baixo é mais do que palhetada ou martelar com três dedos as cordas, aí sim, consegue ter um maior leque de opções que lhe permitam criar o seu próprio som personalizado, mesmo com influências.

A questão das técnicas tem a ver com o que se pretende com o instrumento... Quem diz que fazer milhentas técnicas também não é divertido? Aposto que o Stu Hamm se diverte bué com os tappings que faz e não estou a vê-lo a stressar para aprender a fazer aquilo.

Diversão? sempre... mas depois da diversão há a diferença entre um tipo que toca baixo e um baixista, que são coisas completamente diferentes :cheers:



Claro que sim, mas o que o estou a dizer é que se for ganhando uma forma de tocar própria, tipo, ouve Greenday mas em vez de tocar de palheta, toca de dedos porque é muito mais desafiante! Já se está a personalizar, uma pessoa pode imitar os outros à sua maneira, enquanto um prof ensina a imitar os outros"correctamente" podendo ou não retirar logo a personalidade da pessoa. Atenção! Eu sou apologista de aulas! Não estou a discordar com isso, só acho que inicialmente isso não é o fundamental para a criação de um musico.
É a velha máxima do pessoal: O Flea não faz slaps "correctamente"(segundo os profissionais da cena)! Mas soa bem para caralho! E tenho a certeza que ele consegue fazer da maneira "correcta", simplesmente faz como ele gosta de fazer porque é assim que lhe sai fixe.

:cheers:
Isto é um bloco de texto que pode ser adicionado às mensagens que faça. Há um limite de 255 caracteres. Quem passar esse limite vai ficar com a conta bloqueada e nåo pode passar pela casa de partida.

MorgueIcian
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 50
Registado: segunda dez 27, 2004 5:31 pm
Localização: Lx

Re: Aprender a tocar baixo... qual é o melhor metodo?!

Mensagempor MorgueIcian » terça fev 26, 2008 9:10 am

spiegelman Escreveu:
A questão das técnicas tem a ver com o que se pretende com o instrumento... Quem diz que fazer milhentas técnicas também não é divertido? Aposto que o Stu Hamm se diverte bué com os tappings que faz e não estou a vê-lo a stressar para aprender a fazer aquilo.

Diversão? sempre... mas depois da diversão há a diferença entre um tipo que toca baixo e um baixista, que são coisas completamente diferentes :cheers:


A questão da técnica é só a cena por ser iniciante, não é uma cena divertida aprender slaps e tappings fodidissimos antes de ter alguma base. Um iniciante vê tanta cena que até pode se tornar stressante, porque essas técnicas adquirem-se com tempo, muito tempo. O divertido inicialmente, é o que pode ser mais imediato. Bom mais uma vez é só a minha opinião. A verdade é que nem discordo completamente com nada que dizes, só dou-lhe outra perspectiva.

:jam:
Isto é um bloco de texto que pode ser adicionado às mensagens que faça. Há um limite de 255 caracteres. Quem passar esse limite vai ficar com a conta bloqueada e nåo pode passar pela casa de partida.

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Aprender a tocar baixo... qual é o melhor metodo?!

Mensagempor spiegelman » terça fev 26, 2008 11:43 am

MorgueIcian Escreveu:
A questão da técnica é só a cena por ser iniciante, não é uma cena divertida aprender slaps e tappings fodidissimos antes de ter alguma base. Um iniciante vê tanta cena que até pode se tornar stressante, porque essas técnicas adquirem-se com tempo, muito tempo. O divertido inicialmente, é o que pode ser mais imediato. Bom mais uma vez é só a minha opinião. A verdade é que nem discordo completamente com nada que dizes, só dou-lhe outra perspectiva.

:jam:


Sim, é precisamente nessa fase inicialç que é mais importante ter um professor, que sabe orientar em exercícios base. De resto :cheers:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
\m/Gonçalo\m/
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1224
Registado: terça mai 16, 2006 5:59 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Aprender a tocar baixo... qual é o melhor metodo?!

Mensagempor \m/Gonçalo\m/ » terça fev 26, 2008 6:11 pm


Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Aprender a tocar baixo... qual é o melhor metodo?!

Mensagempor spiegelman » quarta mar 05, 2008 12:03 am

\m/Gonçalo\m/ Escreveu:http://www.cyberfret.com

http://www.cyberfretbass.com/

é tudo o que tenho a dizer :D


POr acaso, bons sites :D

Cá vai mais um onde vou sempre dar um olhinho.
http://www.bassplayer.tv
A parte das reviews de material é muito porreira. Vale a pena explorar os restantes videos também. Há ali tipos muuuito bons. A ver também se aprende, é um facto :jam:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
juzéam
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 22, 2006 3:23 pm
Localização: Porto
Contacto:

Re: Aprender a tocar baixo... qual é o melhor metodo?!

Mensagempor juzéam » segunda mar 24, 2008 11:14 pm

aulas, mas para além delas pratica mt. as aulas por si só n fazem nada 8)
mas s houver gosto e dedicação vais dar por ti a tocar horas por dia!
the outsider

Avatar do Utilizador
c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 241
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm
Localização: Around Europe

Re: Aprender a tocar baixo... qual é o melhor metodo?!

Mensagempor c[fal] » sexta mai 09, 2008 9:22 pm

Estou com ideias de integrar um projecto (entre amigos) como baxista e gostava de saber qual o melhor baixo (na vossa opinião) para começar... e, talvez, qual foi o vosso primeiro baixo...

take care :metal:

Avatar do Utilizador
Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5062
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Localização: somewhere,anywere...
Contacto:

Re: Aprender a tocar baixo... qual é o melhor metodo?!

Mensagempor Sanguessuga » quarta set 24, 2008 7:45 am

explora as escalas,bate nas cordas e faz slammmm!! 8)


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes