Alguém me pode ensinar gutural e afins?

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
jotaguitar
Participante
Mensagens: 33
Registado: quarta jul 16, 2008 2:19 pm
Localização: Cidade Berço - Guimaraes

Re: Alguém me pode ensinar gutural e afins?

Mensagempor jotaguitar » quarta jun 03, 2009 10:56 am

comecei à relativament 1ano e meio a cantar em gutural, foi kuando entrei pa minha banda...
ants dos ensaios é kuas sempre 1a ganzinha e akecer a voz... beber 1 whisky facilita mt e é essecial a respiração tentar k as cenas + prolongadas venham msm do fundo, a fazer akela forca na barriga...

Avatar do Utilizador
Sun_Crusher
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 870
Registado: domingo nov 26, 2006 11:32 pm

Re: Alguém me pode ensinar gutural e afins?

Mensagempor Sun_Crusher » quarta jun 03, 2009 11:27 am

jotaguitar Escreveu:comecei à relativament 1ano e meio a cantar em gutural, foi kuando entrei pa minha banda...
ants dos ensaios é kuas sempre 1a ganzinha e akecer a voz... beber 1 whisky facilita mt e é essecial a respiração tentar k as cenas + prolongadas venham msm do fundo, a fazer akela forca na barriga...


2 coisas completamente erradas. Não existe uma "lei", cada um tem a sua técnica, mas quase 10 anos "berrar" foram-me ensinando alguma coisa... beber e fumar antes e durante é péssimo.
POUCO, MUITO POUCO MESMO, ORTODOXO

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Alguém me pode ensinar gutural e afins?

Mensagempor Shore » quarta jun 03, 2009 11:46 am

Agree
Imagem

Avatar do Utilizador
Wanderer
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1098
Registado: domingo out 01, 2006 11:54 am
Localização: Linda-a-Velha HC/Hanoi Vietnam
Contacto:

Re: Alguém me pode ensinar gutural e afins?

Mensagempor Wanderer » quarta jun 03, 2009 12:30 pm

Ui :roll:
Imagem

Avatar do Utilizador
Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1748
Registado: terça set 28, 2004 1:06 pm
Localização: Belas
Contacto:

Re: Alguém me pode ensinar gutural e afins?

Mensagempor Johnny B Goode » quarta jun 03, 2009 5:16 pm

ui ui....agora tou a ver pq cada x me sinto mais desconfortável a cantar

Avatar do Utilizador
jotaguitar
Participante
Mensagens: 33
Registado: quarta jul 16, 2008 2:19 pm
Localização: Cidade Berço - Guimaraes

Re: Alguém me pode ensinar gutural e afins?

Mensagempor jotaguitar » quinta jun 04, 2009 8:54 am

Sun_Crusher Escreveu:
jotaguitar Escreveu:comecei à relativament 1ano e meio a cantar em gutural, foi kuando entrei pa minha banda...
ants dos ensaios é kuas sempre 1a ganzinha e akecer a voz... beber 1 whisky facilita mt e é essecial a respiração tentar k as cenas + prolongadas venham msm do fundo, a fazer akela forca na barriga...


2 coisas completamente erradas. Não existe uma "lei", cada um tem a sua técnica, mas quase 10 anos "berrar" foram-me ensinando alguma coisa... beber e fumar antes e durante é péssimo.



ninguem ta a falar em extremos...
bebr 1 cadinho ants ajuda t a akecer as cordas vocais... nao tou a falar em beber ate nao haver amanha, mas sim dar 3 goladas e ficar kentinho da garganta... fumar é claro k faz mal, eu apenas tava a brincar... :P
é claro k vai s sempre aprendendo, nunca s sab td acerca d alguma coisa.. todos os ensaios eu aprendo cenas novas e falho ene e vou aprendendo tb com os erros... beber agua gelada ou xupar rebuçados d mentol, isso sim é k faz 1 mal do crl às cordas vocais...

Avatar do Utilizador
Last Light
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6080
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Localização: Vandelay Industries
Contacto:

Re: Alguém me pode ensinar gutural e afins?

Mensagempor Last Light » terça jun 09, 2009 11:20 am

Sun_Crusher Escreveu:
jotaguitar Escreveu:comecei à relativament 1ano e meio a cantar em gutural, foi kuando entrei pa minha banda...
ants dos ensaios é kuas sempre 1a ganzinha e akecer a voz... beber 1 whisky facilita mt e é essecial a respiração tentar k as cenas + prolongadas venham msm do fundo, a fazer akela forca na barriga...


2 coisas completamente erradas. Não existe uma "lei", cada um tem a sua técnica, mas quase 10 anos "berrar" foram-me ensinando alguma coisa... beber e fumar antes e durante é péssimo.


Ah agora! Como achas que o Lemmy tem aquela vez esganiçada turbo-junkie? :awesome:
whiskey before performing rocks :awesome:

Jokes. O Anselmo fodeu-se todo após o VDOP quando se tornou num alcoólico que nem sabia se quer que música está a cantar. Há um vídeo dele a cantar a "Cowboys from Hell" (penso ser essa) no ozzfest 2000 que mete pena.
Façam como o Professor Mkey diz: "Drugs are bad, M'kay?"

Avatar do Utilizador
Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1701
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Localização: Brevemente em Londres.
Contacto:

Re: Alguém me pode ensinar gutural e afins?

Mensagempor Count Raven » quinta jun 11, 2009 4:53 pm

Sun_Crusher Escreveu:
jotaguitar Escreveu:comecei à relativament 1ano e meio a cantar em gutural, foi kuando entrei pa minha banda...
ants dos ensaios é kuas sempre 1a ganzinha e akecer a voz... beber 1 whisky facilita mt e é essecial a respiração tentar k as cenas + prolongadas venham msm do fundo, a fazer akela forca na barriga...


2 coisas completamente erradas. Não existe uma "lei", cada um tem a sua técnica, mas quase 10 anos "berrar" foram-me ensinando alguma coisa... beber e fumar antes e durante é péssimo.



claro que é horrível. nunca por nunca bebi nada gelado ou fumei mesmo antes de um concerto começar. e mesmo no fim do concerto, água natural, já que o álcool contido nas bebidas deixa a garganta e a boca seca, e em conjunção com o gutural, o resultado não é muito agradável.
Última edição por Count Raven em quinta jun 11, 2009 5:01 pm, editado 1 vez no total.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Avatar do Utilizador
Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1701
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Localização: Brevemente em Londres.
Contacto:

Re: Alguém me pode ensinar gutural e afins?

Mensagempor Count Raven » quinta jun 11, 2009 5:00 pm

Já agora ficam aqui algumas dicas, e NÃO SÃO MITOS URBANOS (infelizmente em zuca, mas pronto):

Nunca fique exposto(a) ao vento, sol excessivo ou tome bebidas geladas e sorvetes no dia em que você for trabalhar;

Pegar sol com moderação é fundamental para quem trabalha com a voz: ele protege de algumas alergias respiratórias;

Faça um aquecimento vocal 15 minutos antes de trabalhar;

Depois do aquecimento, sua garganta estará aquecida. Cuidado, então, com correntes de ar, ar condicionado, ventiladores e friagem;

Quando acabar o seu aquecimento, faça exercícios de relaxamento e boceje bastante;

Se você trabalha em ambiente com ar condicionado, poeira ou fumaça de cigarro, beba muita água, em temperatura ambiente, durante a função;

Para uma voz firme a afinada, é necessário dormir pelo menos 8 horas por noite;

Comer maçã com casca é excelente para limpar a garganta;

O cigarro é um inimigo poderoso para quem trabalha com a voz. Ele, além de prejudicar a respiração, torna as pregas vocais mais "espessas", alterando o timbre e prejudicando a afinação;

Nunca tome própolis pura ou misturada com água. Se você quiser ingerir este alimento, dilua algumas gotas em uma colher generosa de mel. E cuidado com sprays "milagrosos" que são jogados diretamente na garganta;

Se você está gripado(a), com muito muco a até tosse, coloque uma panela com água no fogo e deixe ferver. Faça um cone de papelão, encaixando o seu rosto em uma das extremidades e a boca da panela na outra. Respire o vapor que sairá pelo cone durante alguns minutos. O vapor entrará por suas vias respiratórias e o(a) ajudará a expectorar. Mas, cuidado com golpes de ar e friagem, pois você ficará com rosto e garganta aquecidos;

Cuidado com bebidas alcoólicas, como conhaque, gim etc... O álcool resseca a garganta. Cerveja é pior pois, além de conter álcool, geralmente é consumida gelada (BEM VERDADE, ESTA!!!);

Evite ingerir achocolatados, beber leite e comer laticínios se for cantar. Esses alimentos podem produzir o aumento da secreção de muco em algumas pessoas;

A respiração é fundamental para quem usa a voz. Imagine que você é um violino e suas pregas vocais são as cordas desse violino. O ar que você respira será o arco usado pelo violino para tirar os sons das cordas. Em outras palavras: sem ar, não há som;

Exercite-se regularmente, fazendo exercícios aeróbicos (que trabalham a respiração) como, por exemplo: caminhada, ciclismo, dança e natação;

Quando estamos nervosos ou tensos, nossa respiração fica alterada e, conseqüentemente, a voz. Para que isso não aconteça, faça muito relaxamento e trabalhe o auto-controle emocional;

Um(a) profissional da voz não utiliza apenas os aparelhos fonador e respiratório para cantar ou falar. Uma boa interpretação necessita de técnica, sentimento e expressão corporal;

Visite um otorrinolaringologista regularmente a fim de prevenir futuros problemas em suas pregas vocais. O seu instrumento não pode ser trocado, vendido ou comprado como um teclado ou um violão. Ele é único.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Avatar do Utilizador
DechristianizeR
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 330
Registado: quarta jun 29, 2005 10:40 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Alguém me pode ensinar gutural e afins?

Mensagempor DechristianizeR » segunda jun 15, 2009 1:57 am

Ontem tive uma boa experiencia no concerto que dei no Mutilate the saint fest com Cronaxia,

Estava algo preocupado pois nao sabia se ia correr bem ou se ia sequer conseguir aquecer pois dois dias antes tinha me aparecido subitamente uma angina na garganta, ou para quem nao sabe uma infecção na garganta, nao derivado da prática vocal obviamente. Comer ou beber algo só com dor!
Resolvi nao fazer o ensaio dois dias antes, quinta-feira para salvaguardar um pouco a recuperação para o concerto, mas mesmo nesse dia experimentei um pouco e vi que dava para cantar sem me doer a garganta, o que acontece neste caso geralmente so a engolir algo.

O aquecimento antes do concerto correu bem, e o concerto em si tambem, meia hora habitual de debitação extrema e nao senti dor nem nada na garganta durante o processo, senti que nao tinha problema nenhum nem infecção. Como ja muito se falou e se explicou nao se deve usar a garganta neste processo, e foi bom para mim ate para tomar mais consciencia da performance interna em si, que se torna automática e insconciente, que tudo estava correcto e que esforço de garganta é reduzido a zero, e assim o deve ser. Contudo nao aconselho arriscarem a praticar se tiverem problemas destes ou a voz cansada, mais vale recuperar. No entanto caso tivesse notado antes do concerto que ia ter problemas isso nao me iria fazer parar, se tivesse de cuspir sangue assim seria e mais nada haha.

Em varios anos de prática nunca tive problemas de voz, e com a minha banda fazemos ensaios cerca de 4 vezes por semana em média. E na altura de gravações também me recordo de estar 4 dias seguidos a gravar, cerca de 3 horas por dia. Já muito se disse aqui, nao vou adiantar nada de novo, partilho apenas mais esta experiencia.

Siga!

Avatar do Utilizador
billie_dillinger
Turista
Mensagens: 3
Registado: sábado ago 29, 2009 1:55 am
Localização: Lisboa

Re: Alguém me pode ensinar gutural e afins?

Mensagempor billie_dillinger » sábado ago 29, 2009 2:14 am

Meu amigo muito facil.

Primeiro tens que ter a voz em boas condiçoes se nao so fazes pior. Segundo ha tipos de voz mais favoraveis aos guturais que outros. Mas basicamente se sabes cantar do diafragma (se é que isto te faz sentido) é a mesma tecnica, certifica-te que os teus "pontos de apoio" são o diafragma e a parte de traz da garganta. Sei que nao é muito esclarecedor por escrito mas uma vez que consigas vais perceber o que quiz dizer.
posso-te garantir que nada é impossivel. Tenho uma amiga que é a miuda mais querida e feminina que é cantora lírica, e consegue-os fazer na prefeiçao.

ao trabalho :metal:

Bombeiro
Metálico(a)
Mensagens: 183
Registado: quinta abr 24, 2008 5:50 pm
Localização: Gaia
Contacto:

Re: Alguém me pode ensinar gutural e afins?

Mensagempor Bombeiro » sábado nov 14, 2009 7:11 pm

K 31||| o k é isto!!! k cara.... :metal:

Avatar do Utilizador
PicklesTheEmperor
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 335
Registado: sábado nov 14, 2009 5:24 pm
Localização: Porto, Portugal

Re: Alguém me pode ensinar gutural e afins?

Mensagempor PicklesTheEmperor » sábado nov 14, 2009 9:54 pm

Comer bolacha maria também amacia a garganta.

Avatar do Utilizador
Void
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1559
Registado: domingo ago 10, 2008 8:18 pm
Localização: Almada - Margem Sul

Re: Alguém me pode ensinar gutural e afins?

Mensagempor Void » terça nov 17, 2009 10:14 am

Tem lições de canto antes
www.myspace.com/officialtrevas

Disharmony's Den - Gore - Sex - Extreme Music

Avatar do Utilizador
Diabolikal_Angel
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 318
Registado: segunda jul 20, 2009 8:24 pm
Localização: Loures

Re: Alguém me pode ensinar gutural e afins?

Mensagempor Diabolikal_Angel » terça dez 15, 2009 10:51 am

Canto gutural há algum tempo... tens que saber forçar o diafragma e saber usar a garganta para controlar o som... mas como disseram atrás, tem aulas ou vê os DVDs da Melissa Cross porque é sempre melhor do que aprender sozinho... :metal:


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes