Cabos ou Wireless...

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Cabos ou Wireless...

Mensagempor spiegelman » sábado mar 08, 2008 12:16 am

Shore Escreveu:
Sim o principal problema são as "contaminações" por via de interferências. A isso chamamos perder qualidade right? Se pensares bem estamos de acordo apenas dizemos de forma diferente.


Sim, a questão que ponho aqui é se a diferença entre o som de uma mesma guitarra a enviar sinal através de um cabo em perfeitas condições ou através de um wireless em perfeitas condições de transmissão, é realmente significativa ou não.

Ou seja, qual será a diferença entre os dois sistemas com ambos a funcionar em condições perfeitas e ideias. Penso que nenhuma.

Só mesmo a conta bancária
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Cabos ou Wireless...

Mensagempor Shore » sábado mar 08, 2008 1:20 am

Acho que não é bem assim. Porque o sinal tem de ser "convertido" para ondas radio. E nesse processo perde qualidade.

A questão se é perceptível ou não em condições "ideais" é que pode ser levantada.

No fundo um bocado à imagem do Mp3 em relação ao CD.

Dificilmente se nota a diferença de um bom MP3 para o original em CD ou mesmo da copia de um Cd para a o Cd original. Onde se diz que também há perca de qualidade.

Preciosismos...
Imagem

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Cabos ou Wireless...

Mensagempor spiegelman » sábado mar 08, 2008 11:39 am

Shore Escreveu:Acho que não é bem assim. Porque o sinal tem de ser "convertido" para ondas radio. E nesse processo perde qualidade.

A questão se é perceptível ou não em condições "ideais" é que pode ser levantada.

No fundo um bocado à imagem do Mp3 em relação ao CD.

Dificilmente se nota a diferença de um bom MP3 para o original em CD ou mesmo da copia de um Cd para a o Cd original. Onde se diz que também há perca de qualidade.

Preciosismos...


Iap :cheers: De qualquer maneira só investiria num wireless se não tivesse mais que fazer a 150€... e tenho sempre mais do que fazer a 150€ :roll:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1385
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Re: Cabos ou Wireless...

Mensagempor Gornoth » sábado mar 08, 2008 12:29 pm

Shore Escreveu:No fundo um bocado à imagem do Mp3 em relação ao CD.


Não tanto, porque se num sistema wireless digital a única operação que é feita ao som é a conversão de analógico para digital*, sendo que o transporte (cabo ou rádio) tem um impacto negligível na questão, num wireless analógico nem sequer há esse passo de conversão, ou seja, exactamente o mesmo sinal analógico que estaria a passar pelo cabo está em vez disso a ir para o receptor via rádio, mas não há mais alterações nenhumas.

A questão mp3 vs. CD é completamente diferente, já que tanto num caso como no outro o sinal já é digital, mas no caso do mp3 há informação que é literalmente deitada fora pelos algoritmos de compressão por ser considerada desnecessária, coisa que nenhum emissor/receptor wireless faz.

Só interferências no sinal, contra as quais tudo o que é equipamento de rádio decente está precavido, um mau funcionamento dos materiais, ou materiais de baixa qualidade é que poderiam causar degradação do sinal, mas de resto o wireless não tem razões para ser diferente do cabo em termos de qualidade do som.

*Se é que há wireless digital para guitarras, coisa que duvido porque não faz muito sentido; para isso teria de haver um DAC na guitarra e um amp que aceitasse sinal digital, ou um na guitarra e outro no amp para o processo inverso, que é coisa que já não faria mesmo sentido nenhum.

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Cabos ou Wireless...

Mensagempor Shore » domingo mar 09, 2008 4:00 am

Thanks Gorn.

Explica-me só uma coisa. Supondo que o sinal que vai num cabo não é em formato rádio. Não existe de alguma forma uma conversão para este quando se utiliza um Wireless? esta é a minha dúvida.

Mas "conversão" poderá não ser a palavra mais correcta...
Imagem

Avatar do Utilizador
SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 681
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Localização: Lisboa/Portugal
Contacto:

Re: Cabos ou Wireless...

Mensagempor SYNAPSYS666 » segunda mar 10, 2008 3:06 pm

Eu tenho um wireless Sennheiser que me mudou a vida. Até gosto mais do som (fica um pouquinho mais comprimido) e dá uma liberdade do caraças...para tropeçar nos cabos dos outros ;) como já por aqui se disse.
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

Avatar do Utilizador
marouco
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 520
Registado: domingo dez 09, 2007 4:40 pm

Re: Cabos ou Wireless...

Mensagempor marouco » quinta set 23, 2010 1:24 pm

Fui recambiado para aqui por falta de atenção...
Alguém conheçe ou teve problemas com T-bones para guitarra?

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Cabos ou Wireless...

Mensagempor Shore » quinta set 23, 2010 3:35 pm

marouco Escreveu:Fui recambiado para aqui por falta de atenção...
Alguém conheçe ou teve problemas com T-bones para guitarra?


Tanto quanto sei isso é a marca chinesa que a Thomann comercializa tal como a Musicstore com a Fame.
Imagem

Avatar do Utilizador
marouco
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 520
Registado: domingo dez 09, 2007 4:40 pm

Re: Cabos ou Wireless...

Mensagempor marouco » quinta set 23, 2010 3:43 pm

Pois...não sabes se dão problemas com interferencias e afins?

Pelo menos tem uns 4 canais, não sei se isso ajuda...

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Cabos ou Wireless...

Mensagempor Shore » segunda set 27, 2010 10:20 am

marouco Escreveu:Pois...não sabes se dão problemas com interferencias e afins?

Pelo menos tem uns 4 canais, não sei se isso ajuda...


Quase toda a gente que conheço os quer despachar. De resto não faço ideia nenhuma.
Imagem

Avatar do Utilizador
marouco
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 520
Registado: domingo dez 09, 2007 4:40 pm

Re: Cabos ou Wireless...

Mensagempor marouco » terça set 28, 2010 8:15 pm

Já é uma ajuda thnxs.

digitalgreen
Participante
Mensagens: 33
Registado: sábado jan 29, 2011 2:11 am

Re: Cabos ou Wireless...

Mensagempor digitalgreen » terça fev 22, 2011 8:56 pm

Por agora wireless é uma tecnologia instável e perde-se som com frequência
cabos novos é qualidade garantida :headbanger:

Avatar do Utilizador
Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 275
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Localização: Desolation
Contacto:

Re: Cabos ou Wireless...

Mensagempor Waltheer » quarta fev 23, 2011 12:00 am

Just my two cents...

Tenho um sistema wireless bastante antigo (Nady Encore II) que funciona em VHF. É um sistema que continua a ser comercializado a preços bastantes acessíveis (cerca de 100 dólares)

Devido à enorme discusão sobre a perda de sinal/ frequências na utilização de sistemas wireless, fiz um teste.

Gravei um simples acorde de guitarra com um cabo e o mesmo acorde com o wireless, sem qualquer processamento de sinal em ambas as circunstâncias. Curri um frequency analyser e um spectrum analyser.
Resultado: sinal idêntico, sem perda de frequencias e/ ou ganho.
Ainda não fiz o teste com um baixo, mas está para breve.

Tenho usado o wireless e até agora nunca tive problemas (excepto interferência com monitores CRT, quando o receptor está muito perto dos mesmos), nem de quebras de som nem de deterioração do sinal.

Convém é claro saber "mexer" no wireless. O Nady tem um controlo de "Squelch" para limitar possíveis interferências RF. O Transmiter tem um "level adjustment" que deve ser regulado conforme o Output da guitarra (pickups usados) para impedir distorção ou um sinal muito fraco.

Obviamente que (como qualquer outro sistema, inclusive cabos) podem sempre haver problemas mas que creio poderem ser minimizados por uma correcta utilização (configuração) do equipamento.
Nail Your God Down

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Cabos ou Wireless...

Mensagempor Shore » quarta fev 23, 2011 11:11 am

De todos os pros com quem tenho falado, é unânime que há uma perca de sinal.
Isto acontece porque o sinal tem que ser comprimido para caber na largura de banda em que vai ser transmitido.
No entanto, supostamente as frequências perdidas não serão audíveis.
É uma discussão parecida com a do MP3 VS WAV.

No entanto esse problema parece ter sido resolvido com os sistemas digitais como o da Line6, e prometem ser o futuro.
Fica aqui um gráfico daquilo que tentei explicar e do porque de os digitais o resolverem:

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Cabos ou Wireless...

Mensagempor CarlosC » quinta abr 07, 2011 2:26 am

por falar em cabos, recentemente gastei uma pipa de massa nisto e a diferença de som foi abismal, parece que troquei pickups em todas as guitarras... que os drives têm + gain... enfim... acho que valem bem o investimento.
Imagem


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes