Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
goncaloclocker [RIP 2009/09/11]

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor goncaloclocker [RIP 2009/09/11] » terça ago 18, 2009 7:54 pm

O que eu não percebo é aquele 'tremer' do som, mais na primeira corda como dá para ouvir. Já tentei mudar mas faz o mesmo, tenho um Vypyr 30.

Avatar do Utilizador
Surtr
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1180
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm
Localização: Braga

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Surtr » terça ago 18, 2009 8:22 pm

Hummm, cheira-me a problema nos pickups, e essa ligação terra também não parece estar muito boa... Tenta por um noise gate nisso a ver se melhora...

goncaloclocker [RIP 2009/09/11]

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor goncaloclocker [RIP 2009/09/11] » terça ago 18, 2009 8:46 pm

Surtr Escreveu:Hummm, cheira-me a problema nos pickups, e essa ligação terra também não parece estar muito boa... Tenta por um noise gate nisso a ver se melhora...



Pois, eu vou ter de ir a loja, e vou falar nisso. Sim, é assim cá em casa umas fichas tem terra e outras não, eu já tive o amp ligado a uma das fichas que têm terra e fica com o ruído quase nulo, um espectáculo mas se puser o som na guitarra no máximo faz muito menos ruído que se tiver por exemplo a metade.

Uma questão, o noise gate não corta as notas quando são mais altas?

Avatar do Utilizador
JoaoMendes
Metálico(a)
Mensagens: 176
Registado: sábado mai 23, 2009 1:48 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor JoaoMendes » terça ago 18, 2009 10:20 pm

Olha, eu tenho um Vypyr 30 tambem, exprimenta, tirar os efeitos, pode ser isso
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Surtr
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1180
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm
Localização: Braga

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Surtr » terça ago 18, 2009 10:40 pm

goncaloclocker Escreveu:
Surtr Escreveu:Hummm, cheira-me a problema nos pickups, e essa ligação terra também não parece estar muito boa... Tenta por um noise gate nisso a ver se melhora...



Pois, eu vou ter de ir a loja, e vou falar nisso. Sim, é assim cá em casa umas fichas tem terra e outras não, eu já tive o amp ligado a uma das fichas que têm terra e fica com o ruído quase nulo, um espectáculo mas se puser o som na guitarra no máximo faz muito menos ruído que se tiver por exemplo a metade.

Uma questão, o noise gate não corta as notas quando são mais altas?

Não só as mais altas, corta todas, tens que encontrar qual é o threshold mais baixo em que não faz ruído, e pronto. É um algoritmo linear, portanto, o "sweet spot" do noise gate para o teu nível de ruído não deve influenciar o som pretendido. Esse ruído quando pões mais alto já é capaz de ser mesmo da qualidade dos pickups e da forma como a cavidade está isolada. Se conseguires localizar a ligação terra dos pickups, põe uma folha de alumínio da tampa e cola lá a ligação terra. Na minha guitarra eles ligaram-na ao floyd e dá resultado, mas claro, tem que haver uma ligação terra na ficha.

goncaloclocker [RIP 2009/09/11]

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor goncaloclocker [RIP 2009/09/11] » terça ago 18, 2009 11:34 pm

JoaoMendes Escreveu:Olha, eu tenho um Vypyr 30 tambem, exprimenta, tirar os efeitos, pode ser isso


Está tudo no bypass. Deve ser mesmo da guitarra.

goncaloclocker [RIP 2009/09/11]

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor goncaloclocker [RIP 2009/09/11] » terça ago 18, 2009 11:35 pm

Surtr Escreveu:
goncaloclocker Escreveu:
Surtr Escreveu:Hummm, cheira-me a problema nos pickups, e essa ligação terra também não parece estar muito boa... Tenta por um noise gate nisso a ver se melhora...



Pois, eu vou ter de ir a loja, e vou falar nisso. Sim, é assim cá em casa umas fichas tem terra e outras não, eu já tive o amp ligado a uma das fichas que têm terra e fica com o ruído quase nulo, um espectáculo mas se puser o som na guitarra no máximo faz muito menos ruído que se tiver por exemplo a metade.

Uma questão, o noise gate não corta as notas quando são mais altas?

Não só as mais altas, corta todas, tens que encontrar qual é o threshold mais baixo em que não faz ruído, e pronto. É um algoritmo linear, portanto, o "sweet spot" do noise gate para o teu nível de ruído não deve influenciar o som pretendido. Esse ruído quando pões mais alto já é capaz de ser mesmo da qualidade dos pickups e da forma como a cavidade está isolada. Se conseguires localizar a ligação terra dos pickups, põe uma folha de alumínio da tampa e cola lá a ligação terra. Na minha guitarra eles ligaram-na ao floyd e dá resultado, mas claro, tem que haver uma ligação terra na ficha.



Ah ok, eu vou levar a guitarra à loja para falar disto do som tremido.

Avatar do Utilizador
JoaoMendes
Metálico(a)
Mensagens: 176
Registado: sábado mai 23, 2009 1:48 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor JoaoMendes » quarta ago 19, 2009 9:22 am

Se o problema e das pickups então tenho de dizer, que esse modelo de guitarra vem todos com defeito :shock:
Eu comprei a minha e chegou a fazer um ruido parecido, fui a ver, problema de pickups -.-
A tua... blabla... problema de pickups :shock:
A Ibanez parece tar a descer na qualidade
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Shore » quarta ago 19, 2009 9:35 am

JoaoMendes Escreveu:Se o problema e das pickups então tenho de dizer, que esse modelo de guitarra vem todos com defeito :shock:
Eu comprei a minha e chegou a fazer um ruido parecido, fui a ver, problema de pickups -.-
A tua... blabla... problema de pickups :shock:
A Ibanez parece tar a descer na qualidade


Explica lá isso! Até hoje nunca tive problemas como nenhuma guitarra Ibanez em termos de pickups. Pelo menos que me esteja a lembrar.

Mas explica-me lá isso.
Imagem

goncaloclocker [RIP 2009/09/11]

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor goncaloclocker [RIP 2009/09/11] » quarta ago 19, 2009 10:02 am

JoaoMendes Escreveu:Se o problema e das pickups então tenho de dizer, que esse modelo de guitarra vem todos com defeito :shock:
Eu comprei a minha e chegou a fazer um ruido parecido, fui a ver, problema de pickups -.-
A tua... blabla... problema de pickups :shock:
A Ibanez parece tar a descer na qualidade



Mas eu não comprei exactamente o mesmo modelo que tens, comprei a RG370DX, mas é Ibanez na mesma.

Já agora o que te fizeram para resolver esse problema dos pickups?

Avatar do Utilizador
JoaoMendes
Metálico(a)
Mensagens: 176
Registado: sábado mai 23, 2009 1:48 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor JoaoMendes » quarta ago 19, 2009 10:05 am

to Shore: É assim, eu comprei a minha ibanez e tive problemas de pickups o gonçalo comprou e teve problemas de pickups, so estou a dizer que a qualidade nao deve estar da melhor, mas a ibanez sempre foi boa, nao sei o que se anda a pssar agora :o
To Gonçalo: Leva a loja xD
parece ser a melhor solução
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

goncaloclocker [RIP 2009/09/11]

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor goncaloclocker [RIP 2009/09/11] » quarta ago 19, 2009 10:21 am

JoaoMendes Escreveu:to Shore: É assim, eu comprei a minha ibanez e tive problemas de pickups o gonçalo comprou e teve problemas de pickups, so estou a dizer que a qualidade nao deve estar da melhor, mas a ibanez sempre foi boa, nao sei o que se anda a pssar agora :o
To Gonçalo: Leva a loja xD
parece ser a melhor solução


tu levaste a loja e resolveram-te isso certo? xD

Avatar do Utilizador
JoaoMendes
Metálico(a)
Mensagens: 176
Registado: sábado mai 23, 2009 1:48 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor JoaoMendes » quarta ago 19, 2009 11:08 am

Nao, eu levei a loja e troquei pela Dean VMNT :D :jam:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Shore » quarta ago 19, 2009 11:44 am

JoaoMendes Escreveu:to Shore: É assim, eu comprei a minha ibanez e tive problemas de pickups o gonçalo comprou e teve problemas de pickups, so estou a dizer que a qualidade nao deve estar da melhor, mas a ibanez sempre foi boa, nao sei o que se anda a pssar agora :o
To Gonçalo: Leva a loja xD
parece ser a melhor solução



Vamos lá por partes.

Todas as guitarras têm ruído. Porque funcionam com o mesmo principio de uma antena...
Claro que isso é afectado pela qualidade dos matérias do amplificador, da ligação eléctrica
No caso do Gonçalo é óbvio que o problema não é da guitarra. Mas sim da ligação eléctrica deficiente que tem em casa.
Claro que pickups melhores poderão ter um índice de ruído menor. Mas a origem do problema não é dos pickups, estes podem é não estar a conseguir disfarçar o problema como fariam uns pickups mais caros. Não é por acaso que que muitos trocam os pickups às guitarras. E foi uma das principais razões para a EMG desenvolver pickups activos que seriam virtualmente livres de ruídos.

Já agora que problema é que tiveste nos teus pickups?
Imagem

goncaloclocker [RIP 2009/09/11]

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor goncaloclocker [RIP 2009/09/11] » quarta ago 19, 2009 11:49 am

O meu problema não é o ruído, porque quando eu ligo a uma ficha com terra ele desaparece quase todo. O meu problema é o som 'tremido' , mais quando faço soar a 1ª corda , mas só acontece as vezes.

Já agora Shore, aconselhas a alguém mais comprar uma guitarra nova ou trocar os pickups? Falando em relação aos EMG.


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes