Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor CarlosC » sexta jun 26, 2009 7:13 pm

Tens os TonePorts que são uma das soluções mais baratas que oferece uma qualidade bastante razoável face ao misero preço que se paga nos modelos mais baixos. E já ficas com emulação de amps e efeitos tudo para gravação/praticar... podes usar fones ou munição, desde colunas de PC a monitores de estudio a amps de guitarra.

É claro que monitores de estúdio seriam o ideal, mas isso é uma solução para quem usa placas de audio como algumas M-audio. Também são solução porém já são mais caras e mais qualitativas, pelo que a sua utilização já será outra...

Se o teu amp não for muito mau, podes usa-lo como monitor mas terás de procurar configura-lo de modo a tirares o som mais neutro possível dele. Bons fones também podem ter resultados interessantes embora não seja aquela coisa de se ouvir reproduzido o som de forma intensa. Não aconselho mesmo é colunas de PC ou fones muito rascas bem como amps solid state de 20/30watts ou menos...

Boa sorte nisso man

Avatar do Utilizador
Rascal
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 91
Registado: quarta jul 04, 2007 2:28 pm
Localização: Coimbra

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Rascal » sexta jun 26, 2009 7:42 pm

Peço desde já desculpa por mais um tópico seguramente repetitivo,mas em 40 e poucas páginas que li antes de desistir de procurar,nao consegui encontrar uma pequena informação.
Vou começar a investir a sério na minha formação musical,e para isso,adoptei como primeiro passo adquirir uma guitarra eléctrica.Com o total desconhecimento neste mundo,procurei em algumas lojas de música modelos que me interessassem e deparei-me com a Ibanez GRG170DX a um preço agradável ao meu bolso neste momento.
A pergunta é:para iniciante,esta guitarra serve bem,ou devo procurar outro modelo?

Obrigado por qualquer ajuda.
Cumps
Imagem

Neburis [RIP 2010/07/17]

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » sexta jun 26, 2009 8:44 pm

Rascal Escreveu:Peço desde já desculpa por mais um tópico seguramente repetitivo,mas em 40 e poucas páginas que li antes de desistir de procurar,nao consegui encontrar uma pequena informação.
Vou começar a investir a sério na minha formação musical,e para isso,adoptei como primeiro passo adquirir uma guitarra eléctrica.Com o total desconhecimento neste mundo,procurei em algumas lojas de música modelos que me interessassem e deparei-me com a Ibanez GRG170DX a um preço agradável ao meu bolso neste momento.
A pergunta é:para iniciante,esta guitarra serve bem,ou devo procurar outro modelo?

Obrigado por qualquer ajuda.
Cumps


Tou com essa faz agora 2 anos e meio...é uma guitarra toda Krieg, é bastante resistente e quando puxas por ela até consegues sacar uns sons porreiros, adaptei-me muito bem ao início e é muito boa para desenvolveres as bases. Por vezes apenas a acho "ligeiramente" pesada, mas nada exagerado. Ainda assim, prefiro-a a qualquer Strat duma gama equivalente, nunca me ajustei aos corpos delas, escorregam-me...O da Ibanez é um pouco grosso, mas é questão de hábito, desde que te sintas confortável com ela. :mrgreen: Quando começares a desenvolver mais técnica vais começar a sentir necessidade de algo mais puxado, logo verás quando chegar a altura. :wink: Sendo assim, recomendo.

Avatar do Utilizador
Rascal
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 91
Registado: quarta jul 04, 2007 2:28 pm
Localização: Coimbra

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Rascal » sexta jun 26, 2009 8:46 pm

Neburis Escreveu:Tou com essa faz agora 2 anos e meio...é uma guitarra toda Krieg, é bastante resistente e quando puxas por ela até consegues sacar uns sons porreiros, adaptei-me muito bem ao início e é muito boa para desenvolveres as bases. Por vezes apenas a acho "ligeiramente" pesada, mas nada exagerado. Ainda assim, prefiro-a a qualquer Strat duma gama equivalente, nunca me ajustei aos corpos delas, escorregam-me...O da Ibanez é um pouco grosso, mas é questão de hábito, desde que te sintas confortável com ela. :mrgreen: Quando começares a desenvolver mais técnica vais começar a sentir necessidade de algo mais puxado, logo verás quando chegar a altura. :wink: Sendo assim, recomendo.


Muito obrigado pela informação Neburis.Sendo assim vou-me informar melhor acerca dela e quem sabe avançar para a aquisição.
Imagem

Avatar do Utilizador
JoaoMendes
Metálico(a)
Mensagens: 176
Registado: sábado mai 23, 2009 1:48 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor JoaoMendes » sábado jun 27, 2009 1:15 am

Amigo, eu recoomendava-te juntar mais um bocado e comprares a Ibanez GRG 270, custa pouco mais, mas vale a pena :jam:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

deicide666
Participante
Mensagens: 26
Registado: quarta jul 04, 2007 3:28 pm

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor deicide666 » sábado jun 27, 2009 1:35 am

qual é a vossa opinião quanto:
- as pontes fat10 vs Edge III vs floyd rose licenciado
- medium vs jumbo frets

para um iniciado qual será a melhor escolha?

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor CarlosC » sábado jun 27, 2009 2:10 am

Os licenciados variam muito.
Há-os do tipo 'SpeedLoader' que não são locking na ponte, apenas no nut, e as cordas são colocadas por uns tubos compridos em vez de estes serem parafusos de sustenção do bloco.
Há outros licenciados que parecem tremolo, as cordas são colocadas pela parte de trás da guitarra, e também não são locking nesse ponto.

Depois tens cópias de floyd rose, os tais licenciados double locking, se encontrares um licenciado fabricado pela Schaller ou pela Gotoh, estarás perante material muito superior ao edge III. Para não falar das Fat10 que são uma liga a parte, são tremolos e não floyd-roses... há quem prefira uns a outros.

Os edgeIII não são fabricados pela Gotoh, e são equipados nas Ibanez Coreanas de gama baixa-média. Os edge realmente bons, estão geralmente em guitarras Japonesas de gama média-alta. Ainda assim os edgeIII são melhores que muitos licenciados ranhosos e todos os não double-locking, mas poderás encontrar excepções.

Os floyds precisam de ser bem ajustados, de um setup minucioso e muito bem feito. Também convem tratares bem da guitarra e teres alguns cuidados a afinar, que não tens com pontes mais simples como as Fat10. Não tive contacto com nenhuma dessas ainda e pouco afirmo acerca das mesmas. Digo apenas que 'supostamente' deverão dar muito menos trabalho que um floyd rose, mas terão menos estabilidade de afinação.

PS - esqueci-me dos frets.

Jumbo facilita-te o tocar ... medium obrigam-te a fazer mais força. Por acaso alterno muito entre guitarras com uns e outros, mas isso é porque a meu ver a facilidade de tocar não deve depender da guitarra...

Avatar do Utilizador
Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 754
Registado: quinta set 11, 2008 10:34 am

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Riddl3 » terça jun 30, 2009 3:41 pm

CarlosC Escreveu:Os licenciados variam muito.
Há-os do tipo 'SpeedLoader' que não são locking na ponte, apenas no nut, e as cordas são colocadas por uns tubos compridos em vez de estes serem parafusos de sustenção do bloco.
Há outros licenciados que parecem tremolo, as cordas são colocadas pela parte de trás da guitarra, e também não são locking nesse ponto.

Depois tens cópias de floyd rose, os tais licenciados double locking, se encontrares um licenciado fabricado pela Schaller ou pela Gotoh, estarás perante material muito superior ao edge III. Para não falar das Fat10 que são uma liga a parte, são tremolos e não floyd-roses... há quem prefira uns a outros.

Os edgeIII não são fabricados pela Gotoh, e são equipados nas Ibanez Coreanas de gama baixa-média. Os edge realmente bons, estão geralmente em guitarras Japonesas de gama média-alta. Ainda assim os edgeIII são melhores que muitos licenciados ranhosos e todos os não double-locking, mas poderás encontrar excepções.

Os floyds precisam de ser bem ajustados, de um setup minucioso e muito bem feito. Também convem tratares bem da guitarra e teres alguns cuidados a afinar, que não tens com pontes mais simples como as Fat10. Não tive contacto com nenhuma dessas ainda e pouco afirmo acerca das mesmas. Digo apenas que 'supostamente' deverão dar muito menos trabalho que um floyd rose, mas terão menos estabilidade de afinação.

PS - esqueci-me dos frets.

Jumbo facilita-te o tocar ... medium obrigam-te a fazer mais força. Por acaso alterno muito entre guitarras com uns e outros, mas isso é porque a meu ver a facilidade de tocar não deve depender da guitarra...


Nada como uma PRS Tremolo Bridge xD mas sou suspeito =X
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor CarlosC » terça jun 30, 2009 4:30 pm

Eh man não me faças inveja... mas aqui a conversa era floys...
tremolos já gazeio bues por wilkinsons e alguns schaller...

Mas Floyds para as minhas mãos é mesmo Edge verdadeiro, ou OFR MiG... vá-se lá saber porquê...

Avatar do Utilizador
Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 754
Registado: quinta set 11, 2008 10:34 am

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Riddl3 » terça jun 30, 2009 4:57 pm

CarlosC Escreveu:Eh man não me faças inveja... mas aqui a conversa era floys...
tremolos já gazeio bues por wilkinsons e alguns schaller...

Mas Floyds para as minhas mãos é mesmo Edge verdadeiro, ou OFR MiG... vá-se lá saber porquê...



como não acho muita piada a floys.. pronto. e sim, orgulho-me muito da minha Custom 24 xD, e para a semana chega o meu bébé novo:

Imagem

só que em preto
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

goncaloclocker [RIP 2009/09/11]

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor goncaloclocker [RIP 2009/09/11] » quarta jul 01, 2009 11:06 am

Eu em principio vou comprar a Ibanez GRG270B, que acham dela?

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor CarlosC » quarta jul 01, 2009 11:28 am

Riddl3 ficas-te viciado cas PRS xD não te censuro lol, qualidade nunca é demais...

quanto à Ibanez GRG270B, não gosto mas não é má compra de todo se a arranjares barata em 2ª mão...
Acho que já foi aqui discutido vezes sem conta o assunto de primeiras guitarras para orçamentos baixos.

goncaloclocker [RIP 2009/09/11]

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor goncaloclocker [RIP 2009/09/11] » quarta jul 01, 2009 12:54 pm

Pois, por acaso do que tenho visto, dizem muito bem desta Ibanez. Eu ja toco a 1 ano e pouco e queria comprar uma coisa mais ou menos. xD

Avatar do Utilizador
Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 754
Registado: quinta set 11, 2008 10:34 am

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Riddl3 » quarta jul 01, 2009 2:17 pm

CarlosC Escreveu:Riddl3 ficas-te viciado cas PRS xD não te censuro lol, qualidade nunca é demais...

quanto à Ibanez GRG270B, não gosto mas não é má compra de todo se a arranjares barata em 2ª mão...
Acho que já foi aqui discutido vezes sem conta o assunto de primeiras guitarras para orçamentos baixos.



SIm, só de pensar que tive para comprar um ESP KH3 em vez da da minha Custom na altura, até penso "fdx, onde é que tinha a cabeça?" xD

próxima e ultima compra vai ser uma RR24
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor CarlosC » quarta jul 01, 2009 2:25 pm

Dentro dos floys baixa gama o edgeIII dela não é assim tão mau, mas não é um bom floyd. Havia um BC rich de 300€ penso eu que tinha um Original Floyd Rose, e uns pickups melhorzitos, etc... na minha opinião o OFR faz uma grande diferença.


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 36 visitantes