Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor spiegelman » sábado mai 17, 2008 8:25 pm

Judy Chicago Escreveu:Outra coisa que queria perguntar é a frequência com que mudam as cordas. Eu sei que isso varia muitíssimo, mas gostava de ter uma ideia. E também os sinais que vos sugerem que as cordas precisam de ser mudadas. Spanks!


Basicamente quando perdem o "brilho" Uma boa maneira é fazeres um pop com a última corda, se estalar, ainda estão boas, se o som saír abafado, começa a pensar em investir num jogo de cordas novo.

Tudo depende da utilização que deres. Se tiveres o baixo encostado a um canto o brilho mantém-se mais tempo, se usares o baixo regularmente, quanto mais passares os dedos pelas cordas mais gurdura vão acumulando, mas tensão vão perdendo, mais desgaste vão sofrendo. E depois depende das cordas. Eu uso Elixir, que duuuuram, duuuuram, duuuram... E são caaaaras, caaaaras, caaaaras... :P

Ao fim de 5/6 meses de utilização intensa convém mudar, senão umas cordas de baixo aguentam-se bem durante largos meses. Obviamente que, para gravações convém ter cordas fresquinhas pois mesmo com apenas dois meses as cordas tendem a perder aquele brilho e definição iniciais, apesar de estarem ainda em bom estado
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
tomas_almeida93
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 244
Registado: domingo abr 20, 2008 8:05 pm

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor tomas_almeida93 » domingo mai 18, 2008 2:58 pm

Quanto à questão dos pickups activos e passivos:

A diferença é que os activos têm um amplificador interno de corrente, que faz com que aumento o output dos mesmos, o ganho. Não tem nada a ver com frequências captadas. Isso varia com o tipo de pickup, como está ligado internamente e com o posicionamento do mesmo (sendo este último factor o mais importante).

Passando este tópico à frente.

Estou a pensar em comprar um novo rig, pois tenho andado até aqui a "cravar" os de outros quando precisava.
Tenho na cabeça que quero uma cabeça a válvulas. A coluna já tá a ser resolvido (vai ser uma 6x10 custom made in germany). Dos amps que até agora experimentei não gostei especialmente de nenhum, mas tenho de referir que nunca experimentei nenhum completamente a válvulas, apenas híbridos. O melhorzito que experimentei foi um híbrido da Mesa Boogie e mesmo assim achei que a válvula tava a lá para aumentar o preço e mai nada.

Alguém me recomenda algum amp a válvulas para baixo barato, e repito BARATO ? Não posso gastar mais de 900 € com ele. Agora tenho em mento o Traynor YBA200. Alguém sabe de algum usado que ande por aí?


Outra coisa, sobre técnica. Há aqui alguém que oque com os 5 dedos da mão direita? Estou a tentar fazer isso agora (há pessoal que toca assim, não é uma estupidez inventada por mim) e tou a encontrar dificuldades em controlar o mindinho. Alguma recomendação?
Bass for life (and death).

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor spiegelman » domingo mai 18, 2008 3:19 pm

tomas_almeida93 Escreveu:Quanto à questão dos pickups activos e passivos:

A diferença é que os activos têm um amplificador interno de corrente, que faz com que aumento o output dos mesmos, o ganho. Não tem nada a ver com frequências captadas. Isso varia com o tipo de pickup, como está ligado internamente e com o posicionamento do mesmo (sendo este último factor o mais importante).

Outra coisa, sobre técnica. Há aqui alguém que oque com os 5 dedos da mão direita? Estou a tentar fazer isso agora (há pessoal que toca assim, não é uma estupidez inventada por mim) e tou a encontrar dificuldades em controlar o mindinho. Alguma recomendação?


POis, mas se tiveres o equalizador activo isso vai-te fazer a diferença na captação de frequências. E se tiveres o output mais alto nos pick ups é natural que frequências menos audíveis (como alguns graves) se oiçam melhor com pick ups activos do que com passivos.

De resto essa dos cinco dedos parece-me mais uma técnica de guitarra clássica do que de baixo. Eu toco com 4, os três dedos de fingering e o polegar em dedilhados. O quinto dedo, mindinho, pode-te ajudar nos dedilhados, mas não em técnicas de fingering, a não ser que tenhas o mindinho mais comprido (freak :P)

Eu não o consigo usar e nem me parece que me fosse fazer grande diferença. Mas se tiveres para aí alguns vídeos com essa técnica, posta.

Quanto ao amp a válvulas... Aí nã te posso ajudar...
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
Slovak
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 83
Registado: domingo abr 13, 2008 7:05 pm
Localização: Vila do Conde
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Slovak » domingo mai 18, 2008 4:04 pm

Ja vi muitos baixistas a usar o mindinho e a dar-lhe forte mesmo.

Para mim esse dedo so serve para tirar cera dos ouvidos :headbanger: :headbanger: :headbanger:

Para tocar baixo so uso 3 dedos. A palheta tambem é bem vinda as vezes.


Quanto a amps a valvulas ... ó home tou-te farto de dizer para ires pos transitores que fazem o seu serviço á maneira :mrgreen: :mrgreen:

Avatar do Utilizador
FUZZ
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 379
Registado: quinta out 11, 2007 6:46 pm
Localização: Barcelos

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor FUZZ » segunda mai 19, 2008 7:13 pm

Que acham do BC Rich Warlock Bronze edition, para começar? Já tenho uns 2 ou 3 meses de experiencia mas tenho que largar o do meu pai e arranjar um para mim, na margem dos 200-300€. Vi este, gosto dos looks mas do som não sei nada... Não quero um baixo bonito que soe como um cavaquinho!

Imagem

http://www.musicstore.de/is-bin/INTERSHOP.enfinity/WFS/MusicStore-MusicStoreShop-Site/en_EN/-/EUR/ViewProductDetail-Start;pgid=?SKU=BAS0002564-000&ProductUUID=0&JumpTo=OfferList#

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor spiegelman » segunda mai 19, 2008 10:23 pm

Mmmm... Deixa-me torcer o nariz aos BC Rich... Se o limite é 300 aérios, fica-te por este:

YAMAHA RBX 374
Imagem
É igualmente metal e tem dois humbuckers, que lhe dá à patrtida muito mais bafo... E acredita. Tu num baixo queres é Bafo
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor otnemeM » terça mai 20, 2008 12:36 am

tomas_almeida93 Escreveu:Quanto à questão dos pickups activos e passivos:

A diferença é que os activos têm um amplificador interno de corrente, que faz com que aumento o output dos mesmos, o ganho. Não tem nada a ver com frequências captadas. Isso varia com o tipo de pickup, como está ligado internamente e com o posicionamento do mesmo (sendo este último factor o mais importante).

Lê bem o que escrevi e lê o texto da warmoth que por acaso até sabem uma ou duas coisas sobre o assunto (têm pickups feitos por eles e tal :)).


Quanto à técnica dos 5 dedos, antes de perderes tempo devias perguntar o que é que podes ganhar com isso que compense o tempo perdido. O mindinho é o nosso dedo menos forte e ágil.
Já agora, que bons baixistas usam 5 dedos na mão direita?


p.s.- Na guitarra clássica não se usa o mindinho.

Avatar do Utilizador
tomas_almeida93
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 244
Registado: domingo abr 20, 2008 8:05 pm

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor tomas_almeida93 » terça mai 20, 2008 9:32 am

spiegelman Escreveu:POis, mas se tiveres o equalizador activo isso vai-te fazer a diferença na captação de frequências. E se tiveres o output mais alto nos pick ups é natural que frequências menos audíveis (como alguns graves) se oiçam melhor com pick ups activos do que com passivos.

De resto essa dos cinco dedos parece-me mais uma técnica de guitarra clássica do que de baixo. Eu toco com 4, os três dedos de fingering e o polegar em dedilhados. O quinto dedo, mindinho, pode-te ajudar nos dedilhados, mas não em técnicas de fingering, a não ser que tenhas o mindinho mais comprido (freak :P)

Eu não o consigo usar e nem me parece que me fosse fazer grande diferença. Mas se tiveres para aí alguns vídeos com essa técnica, posta.

Quanto ao amp a válvulas... Aí nã te posso ajudar...



Aí já estás a falar de equalização, isso é um questão à parte.

Ok vou postar um vídeo. Conheces Blood Red Throne? O baixista deles usa essa técnica. O gajo é um senhor, e muito simpático. E sim, em técnicas de fingering, não é pa arpegios. O Billy Sheehan também usa, e esse conheces de certeza.

http://youtube.com/watch?v=DIcWeIP1qVM

Slovak Escreveu:Ja vi muitos baixistas a usar o mindinho e a dar-lhe forte mesmo.

Para mim esse dedo so serve para tirar cera dos ouvidos :headbanger: :headbanger: :headbanger:

Para tocar baixo so uso 3 dedos. A palheta tambem é bem vinda as vezes.


Quanto a amps a valvulas ... ó home tou-te farto de dizer para ires pos transitores que fazem o seu serviço á maneira :mrgreen: :mrgreen:


Mais uma testemunha. Eu cá não gosto de pedaços de plástico afiados, assutam-me. :mrgreen:

Tem de ser válvulas man, já tou farto de transistores. 8)

FUZZ Escreveu:Que acham do BC Rich Warlock Bronze edition, para começar? Já tenho uns 2 ou 3 meses de experiencia mas tenho que largar o do meu pai e arranjar um para mim, na margem dos 200-300€. Vi este, gosto dos looks mas do som não sei nada... Não quero um baixo bonito que soe como um cavaquinho!


Esse baixo é terrível, muito manhoso mesmo. A Yamaha (o RBX374/5 e o BB414/5 e a Ibanez(Srxs e Btbs) têm os melhores baixo que já experimentei nesses preços. E a Esp (os LTD também). O F-254/5 é um bom baixo para o preço. Tens também o B-254/5 se não gostares de escalas longas.


otnemeM, tens razão, na guitarra clássica não se usa o mindinho. Com esta técnica ganho velocidade suficiente para tocar semicolcheias a 250 bpm.
Bass for life (and death).

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Shore » terça mai 20, 2008 11:10 am

Curtia ver um video disso.
Imagem

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor otnemeM » terça mai 20, 2008 11:41 am

tomas_almeida93 Escreveu:otnemeM, tens razão, na guitarra clássica não se usa o mindinho. Com esta técnica ganho velocidade suficiente para tocar semicolcheias a 250 bpm.

Boa sorte com isso. Se quiseres apostar avisa, porque eu tenho onde pôr dinheiro extra.

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor spiegelman » terça mai 20, 2008 3:02 pm

Gostava de ouvir era a intensidade com que aquele mindinho dá a nota... Não sei se não estará a fazer ali só "ghost notes"

Também àquela velocidade estar a tocar com o mindinho ou não, tanto faz :roll:

Não me convence... Mas siga :jam:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor otnemeM » terça mai 20, 2008 4:19 pm

A maior dificuldade em tocar com 3 dedos (anelar (3) - médio (2) - indicador (1) - anelar - médio...) já é a acentuação constante das notas dadas pelo anelar - 321321321321 - que estraga tudo o que não for compasso ternário por razões óbvias. A fase inicial de passar a acentuar o tempo forte já sem ter de pensar nisso é um pouco morosa.

Agora imaginemos que temos: Polegar - Mindinho - Anelar - Médio - Indicador. Temos o problema da falta de força, alcance e agilidade do mindinho, temos a dificuldade anatómica de conjugar o polegar com os outros dedos em tudo o que não for dedilhado e temos o problema da coordenação e acentuação das notas.

Eu pessoalmente teria coisas melhores para fazer com o meu tempo... e dinheiro 8)

Avatar do Utilizador
Sassequece
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1620
Registado: domingo jan 28, 2007 12:17 pm
Localização: Imbicta City

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Sassequece » terça mai 20, 2008 4:21 pm

Toquem piano e assim o mindinho já não vos dá problemas 8)

Avatar do Utilizador
ORIS
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1066
Registado: terça jul 19, 2005 12:52 pm
Localização: Coimbra, capital do degredo!
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor ORIS » terça mai 20, 2008 5:22 pm

Sassequece Escreveu:Toquem piano e assim o mindinho já não vos dá problemas 8)


Sim tbm é uma verdade 8)

:arrow: Qnt à questão do quinto dedo verdade seja dita já vi "n" gajos a tocar com ele... Bill Dickens por exemplo tbm o Yves Carbonne, ou Jean Baudin....entre outros...
Hanged by Mental Fibers Crystallized Thru Gold...At the Gates of Oblivion - Vastness Project

http://www.youtube.com/user/ProjectVastness
http://neophytus.deviantart.com/

Avatar do Utilizador
ORIS
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1066
Registado: terça jul 19, 2005 12:52 pm
Localização: Coimbra, capital do degredo!
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor ORIS » terça mai 20, 2008 5:31 pm

Já agora mesmo assim aqui fica um vídeo do novo baixista de Reciprocal...a tocar uma faixa da mesma banda...e mesmo com 4 dedos ( isto qnd ñ é tapping ) já é um abuso mesmo assim. 8)

http://www.youtube.com/watch?v=QLjGH0fToIE
Hanged by Mental Fibers Crystallized Thru Gold...At the Gates of Oblivion - Vastness Project

http://www.youtube.com/user/ProjectVastness
http://neophytus.deviantart.com/


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes