Instrumentos de arco

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Elaryad
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 283
Registado: quinta dez 22, 2005 1:15 am
Contacto:

Instrumentos de arco

Mensagempor Elaryad » quinta mai 29, 2008 4:25 pm

Viva! Sei que existem neste fórum muitos users que sabem de música, de instrumentos musicais no geral e não só de instrumentos ligados ao metal. Não tenho dúvidas que haverá pessoal a conhecer e a gostar de ouvir instrumentos de arco como o violino, o violoncelo, a viola, etc. Nas pesquisas que tenho feito pode haver uma remota possibilidade de iniciar a minha aprendizagem no violoncelo que, no conjunto destes instrumentos, é o meu favorito. Sei que muitos podem dizer que iniciar a aprendizagem neste género de instrumentos depois dos 20 anos é o mesmo que começar a dançar ballet, não contradigo, mas também mais vale passarmos o tempo a fazermos coisas que nos interessam e motivam. Por isso o meu objectivo na abertura deste tópico é muito abrangente:

1º Qual o vosso contacto com este tipo de instrumentos? Já tocaram num? Como foi/é a vossa experiência?
2º Até quanto um iniciante deve gastar num violoncelo e qual comprar? (esta pergunta é mais para o shore ou para outros que percebam)
3º Acham que uma pessoa que não seja muito endinheirada pode ter a possibilidade de aprender um instrumento deste conjunto? A pessoa que quer iniciar-se na guitarra eléctrica pode gastar 150 euros (e não ficamos mesmo nada mal servidos, sei-o por experiência própria), mas será que isso funciona para estes instrumentos?
4º Quais são as composições que mais gostam de ouvir? Têm alguma época ou compositores que prefiram? Eu gosto muito da época romântica e contemporânea, de onde destaco Brahms e Shostakovich respectivamente.

Obrigado pelo vosso tempo e cá espero pelas respostas :)

IgnotoDeo [RIP 2009/06/27]

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor IgnotoDeo [RIP 2009/06/27] » quinta mai 29, 2008 6:13 pm

1º Tenho um violino, comecei tarde de mais, porque já tinha 19anos. Mas tudo se consegue com muita vontade, por isso não há nada como experimentar.
2º Podes sempre comprar algo mais "fraquinho" para experimentar, mas convém que já tenhas o mínimo de certezas, porque mesmo os instrumentos mais baratos já são um valente tombo (convém que tenham um mínimo de qualidade, porque, caso contrário, não adianta muito gastar dinheiro nele).
3º Se vais para o auto-didactismo, esquece. Violoncelo, violino e viola d'arco só mesmo com aulas. E aí convém teres aulas particulares para as bases e depois podes sempre tentar uma instituição pública, como um Conservatório (poupas muito mas muito dinheiro).
4º Romantismo, obviamente. Mas para qualquer aprendizagem há que seguir um repertório lógico e sensato. O Romantismo já não é para quem quer, mas para quem pode, pois envolve muita técnica e um bom domínio do instrumento.

Espero ter sido minimamente útil :wink:

Avatar do Utilizador
Eddie The Head
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 441
Registado: domingo mai 25, 2008 8:24 pm
Localização: Brevemente na RP da China

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Eddie The Head » quinta mai 29, 2008 6:31 pm

:arrow: O metal tambem tem instrumentos de arco,um ex. conhecido: Apocalyptica
:arrow: Gosto da ideia de se tocar instrumentos de arcos
:arrow: Eu sei que o meu post,nao tem utilidade nenhuma,mas sempre é uma ajudinha para o meu post count!

Boa Sorte!

Cheers!

:metal:
"A time to keep, and a time to throw away!"

Imagem

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor otnemeM » quinta mai 29, 2008 6:35 pm

Elaryad Escreveu: Sei que muitos podem dizer que iniciar a aprendizagem neste género de instrumentos depois dos 20 anos é o mesmo que começar a dançar ballet, não contradigo, mas também mais vale passarmos o tempo a fazermos coisas que nos interessam e motivam.

Na música clássica. talvez; no mundo do jazz por exemplo, há vários exemplos de músicos e compositores que começaram tarde... há um pianista que agora me falha o nome que compôs pelo menos um Standard e começou depois dos 30.

Um uso pouco dado ao violino é protagonizado pela Karen Briggs:

Com Vertú (!!!):

Com Yanni:


Disclaimer: quem tiver testículos, que os agarre antes de clickar.

Elaryad
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 283
Registado: quinta dez 22, 2005 1:15 am
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Elaryad » quinta mai 29, 2008 6:37 pm

Claro que foste útil IgnotoDeo! Mas isso do "valente tombo" assustou-me um bocado :roll: Como calculava, a aprendizagem nestes instrumentos não está mesmo ao alcance de qualquer um. Quanto ao período artístico que falei, o Romantismo, é mesmo para quem pode e nem estava a falar desse aspecto mas apenas da fruição. Nem faço a mínima ideia sobre que peças se tocam no violoncelo ao início, além das escalas e todos os exercícios do costume. Como é a tua experiência no violino e que peças costumas tocar? Sentiste muita dificuldade ao início ou já tocavas algum instrumento de cordas?

IgnotoDeo [RIP 2009/06/27]

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor IgnotoDeo [RIP 2009/06/27] » quinta mai 29, 2008 7:05 pm

Elaryad Escreveu:Claro que foste útil IgnotoDeo! Mas isso do "valente tombo" assustou-me um bocado :roll: Como calculava, a aprendizagem nestes instrumentos não está mesmo ao alcance de qualquer um. Quanto ao período artístico que falei, o Romantismo, é mesmo para quem pode e nem estava a falar desse aspecto mas apenas da fruição. Nem faço a mínima ideia sobre que peças se tocam no violoncelo ao início, além das escalas e todos os exercícios do costume. Como é a tua experiência no violino e que peças costumas tocar? Sentiste muita dificuldade ao início ou já tocavas algum instrumento de cordas?



Eu comprei um violino à experiência. Desisti por perceber que não tinha o click que tive com outros instrumentos e porque não tinha tempo para levar aulas a sério. Tal como referenciou o memento ao contrário, pelo menos na música clássica (que é a minha área), convém começar desde pequenino. As cordas não são tão fáceis como as teclas, por exemplo. Falava com um amigo violinista lá do Conservatório uma vez, que me dizia que pelo menos 4 anos (levados a sério), são fulcrais só para aprenderes o básico das posições e movimentos (técnica, basicamente). Só a partir daí é que se começa a trabalhar repertório decente. Até lá é mais na base de exercícios, como qualquer outro instrumento. Podes sempre pedir a listagem de repertório em qualquer Conservatório. Penso que facilmente ta disponibilizarãoa
Eu, sinceramente, acredito que com força de vontade, trabalho e dedicação, nunca é demasiado tarde para aprender (excepto em caso de velhice e só por causa das artroses :P ). Convém é que tehas a certeza de que é isso que queres. A partir daí... :wink:

btw, tinha experiência em guitarra. Mas continuo a preferir o piano e o canto :wink:

Elaryad
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 283
Registado: quinta dez 22, 2005 1:15 am
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Elaryad » quinta mai 29, 2008 7:31 pm

Queria aproveitar para partilhar este vídeo convosco e também para deixar aqui uma homenagem a Mstislav Rostropovich, mestre violoncelista, que nos deixou no ano passado. Em sua homenagem, este ano, na Gulbenkian, veio cá tocar Natalia Gutman, discípula de Rostropovich, concerto esse que perdi e não me perdoo.

http://uk.youtube.com/watch?v=LeqP6rPnyeY

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Shore » sexta mai 30, 2008 12:03 am

Elaryad Escreveu:2º Até quanto um iniciante deve gastar num violoncelo e qual comprar? (esta pergunta é mais para o shore ou para outros que percebam)


Não estou por dentro de intrumentos de arco. Posso dar-te uma ideia de preços.

Mas não te posso recomendar nada, nem sugerir um budget. De qualquer das formas deves ter aqui no Fórum quem te possa indicar.

Se quiseres preços ai sim, manda uma PM e eu vejo o que se pode fazer.

Cheers
Imagem

Elaryad
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 283
Registado: quinta dez 22, 2005 1:15 am
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Elaryad » domingo jun 01, 2008 7:04 pm

Há um Strunal a 1000 e tal euros no site do Salão Mozart, é a isso que te referes? Tens alguma ideia sobre a qualidade desse instrumento? É que eu não percebo nada de horta...
Os americanos têm um serviço de aluguer de instrumentos musicais para quem está a aprender, não sabes da existência de nada disso por cá?
Thanks

Avatar do Utilizador
Maldesoada
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 277
Registado: quinta out 18, 2007 11:37 am
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Maldesoada » quarta jun 11, 2008 11:44 am

1º Tive a sorte de começar a estudar violino aos 5 anos, tirei apenas o 5º grau porque o meu instrumento principal é o piano.
2º Violoncelo não sei, mas sei que um violino assim médiozinho custa 60 contos, quando estudava violino eu aluguei um na escola... ofereceram-me um de 4/4 há dois anos. :)
3º A parte má é que requer algum dinheiro :S tive muita sorte porque como quis seguir música, inscrevi-me no ensino articulado e não paguei aulas nenhumas da academia, só o aluguer do violino na altura.
4º Venero Música Antiga e o Romantismo. A minha obra favorita para violino é o "Concerto para violino e orquestra em Ré menor" op.47 de Sibelius.. é de arrepiar.

Elaryad
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 283
Registado: quinta dez 22, 2005 1:15 am
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Elaryad » terça jun 17, 2008 11:40 pm

Aluguer de instrumentos musicais? Vives no mesmo país que eu? :) Mas é incrível como começaste a estudar música tão cedo. Leio muitos fóruns sobre o assunto (musica clássica, aprendizagem, etc.) e fico sem perceber se as pessoas em Portugal não põem as suas crianças a aprender música por falta de dinheiro ou preferem inscrevê-las na natação p.ex. (ou outras actividades), quer dizer... dá-me ideia que não existe uma "cultura musical" ou qualquer coisa assim :? . Há um certo país onde têm uma escola especializada em fabrico de instrumentos musicais, onde têm um festival de violoncelo, onde existem 876523762563 masterclasses por ano, etc. Mas, de facto, é tudo super caro...

Sibelius :shock: , o melancólico! Ainda tenho de ouvir obras desse compositor, só li uma biografia que me despertou o interesse. Uma das coisas que mais gosto de ouvir é o primeiro concerto para violoncelo de Shostakovich, postei aqui o vídeo, e as sonatas para violoncelo e piano de Brahms tocadas pelo Rostropovich e pelo Serkin que foram as responsáveis pela minha abertura à música clássica no geral e ao violoncelo em particular.

Ultimamente tenho andado a pesquisar cenas sobre viola de gamba. Aquela forma de pegar no arco parece ser completamente atrofiante. No contrabaixo ainda se percebe...

Obrigado pela tua resposta by the way!

Avatar do Utilizador
Maldesoada
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 277
Registado: quinta out 18, 2007 11:37 am
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Maldesoada » quinta jun 19, 2008 2:44 pm

Aluguei um violino porque comprar um ia-me sair muito caro, também não ia seguir violino, portanto.. (cheguei a comprar um por 20 contos de 3/4 já ha muitos anos, e foi um professor que mo arranjou).
Mas a cultura musical neste país tem um nivel muito baixo comparando com outros países europeus, mas verdade seja dita, já está a melhorar. Hoje em dia já existem inventos dedicados às crianças relacionados com música, já existe expressão musical até nas escolas primárias... (embora não seja suficiente para despertar um maior interesse pela música). Lembro que quando fui para o Ciclo, no 5º ano, tinha disciplina de educação musical na escola, e a professora não chegou a ensinar como tocar flauta nem chegamos a cantar.. foi só teoria. Isto é péssimo porque assim uma criança não fica com a noção o que é realmente a música, é essencial uma criança explorar os instrumentos...os sons, os timbres etc.
Por exemplo, na Holanda é obrigatório as crianças assistirem a concertos. As escolas levam as crianças aos concertos!! Só mesmo noutro país. Aqui levam-nas ao futebol :lol:

Avatar do Utilizador
Surtr
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1180
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm
Localização: Braga

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Surtr » quinta jun 19, 2008 3:51 pm

otnemeM Escreveu:
Elaryad Escreveu: Sei que muitos podem dizer que iniciar a aprendizagem neste género de instrumentos depois dos 20 anos é o mesmo que começar a dançar ballet, não contradigo, mas também mais vale passarmos o tempo a fazermos coisas que nos interessam e motivam.

Na música clássica. talvez; no mundo do jazz por exemplo, há vários exemplos de músicos e compositores que começaram tarde... há um pianista que agora me falha o nome que compôs pelo menos um Standard e começou depois dos 30.

Um uso pouco dado ao violino é protagonizado pela Karen Briggs:
Com Vertú (!!!): http://www.youtube.com/watch?v=DitGkUsu9O0
Com Yanni: http://www.youtube.com/watch?v=9ppgiK8R3OA

Disclaimer: quem tiver testículos, que os agarre antes de clickar.

Porra, fiquei de boca aberta... Esta gaja é qualquer coisa de fenomenal...

Elaryad
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 283
Registado: quinta dez 22, 2005 1:15 am
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Elaryad » quinta jun 19, 2008 9:38 pm

Surtr Escreveu:
otnemeM Escreveu:
Elaryad Escreveu: Sei que muitos podem dizer que iniciar a aprendizagem neste género de instrumentos depois dos 20 anos é o mesmo que começar a dançar ballet, não contradigo, mas também mais vale passarmos o tempo a fazermos coisas que nos interessam e motivam.

Na música clássica. talvez; no mundo do jazz por exemplo, há vários exemplos de músicos e compositores que começaram tarde... há um pianista que agora me falha o nome que compôs pelo menos um Standard e começou depois dos 30.

Um uso pouco dado ao violino é protagonizado pela Karen Briggs:
Com Vertú (!!!): http://www.youtube.com/watch?v=DitGkUsu9O0
Com Yanni: http://www.youtube.com/watch?v=9ppgiK8R3OA

Disclaimer: quem tiver testículos, que os agarre antes de clickar.

Porra, fiquei de boca aberta... Esta gaja é qualquer coisa de fenomenal...


Por acaso também gostei, mas já não gostei tanto do tipo de música. por falar nisso vi este vídeo no youtube que é priceless. Grande violinista a interpretar um tema que além de belo (na minha opinião) é de uma exigência técnica tipo... :shock:

http://uk.youtube.com/watch?v=YJymvZiEFeo

O mesmo tema na guitarra clássica:

http://uk.youtube.com/watch?v=98y0Q7nLGWk

E no violoncelo (que acho que é de uma dificuldade bruta):

http://uk.youtube.com/watch?v=vdwgz98d_6I&feature=related

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor otnemeM » quinta jun 19, 2008 10:28 pm

Na versão de guitarra não gostei que alguns arpejos tivessem notas deixadas a tocar (transformando-os assim em pseudo-acordes) mas a do violoncelo está impressionante e impecácel (se bem que ouvi uma nota com intonação um bocadinho ao lado :mrgreen:).


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes