Instrumentos de arco

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
Surtr
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1180
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm
Localização: Braga

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Surtr » quinta jun 19, 2008 11:56 pm

Típico irem buscar paganini para mostrar coisas difíceis... O 24º caprice não é o mais complicado. Já o 5º, upa upa, puxadote...


Elaryad
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 283
Registado: quinta dez 22, 2005 1:15 am
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Elaryad » sexta jun 20, 2008 7:43 pm

Surtr peço desculpa pelo meu cliché musical, mas foi em Paganini que comentaste qualquer coisa e não no post sobre Rostropovich, por exemplo. Típico :) Agora a sério, adorei o vídeo e o capricho em questão, mas não só pela parte técnica.


otnemeM, afinal não fui só eu que reparei ali em qualquer coisa, e também se notou uma falha no tempo mas enfim, foi uma óptima performance.

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor otnemeM » sexta jun 20, 2008 10:09 pm

Elaryad Escreveu:otnemeM, afinal não fui só eu que reparei ali em qualquer coisa, e também se notou uma falha no tempo mas enfim, foi uma óptima performance.

Também, se bem me lembro a tal nota foi numa transição praí de 2 oitavas e naquela velocidade que sabemos... :)

Elaryad
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 283
Registado: quinta dez 22, 2005 1:15 am
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Elaryad » sábado jun 21, 2008 9:48 pm

Este vídeo costuma estar na minha lista de coisas que não consigo passar muito tempo sem ver nem ouvir. Não sei se Anne Gastinel é tão pouco conhecida ou pouco apreciada no geral, mas o que eu sinto que ela não é, é inexpressiva a tocar, como muitos dizem. A senhora não precisa de dar pulinhos e rir ou abanar a cabecinha para mostrar o que sabe... (também destaco o trabalho do pianista Roger Muraro, que não conhecia).... Esta é a sonata para violoncelo e piano de Shostakovich, Op. 40 , II Allegro. Enjoy :)


http://uk.youtube.com/watch?v=oAS1exdlqLM

----
(passado uns minutos...)
Bem, está na hora de engolir um bocadinho aquilo que disse acima sobre a "expressão" da Anne G. Encontrei este vídeo e realmente, uma alma russa a interpretar outra exibe uma extraordinária explosão de animus. O homem escava aquelas cordas como se não houvesse amanhã. E eu adoro! No minuto 2:27 acontece ali uma coisa que não sei se faz parte, mas que se lixe. Mas primeiro vejam o vídeo da Gastinel 8)

http://uk.youtube.com/watch?v=Q350N0Y9KyE&NR=1
Última edição por Elaryad em sábado jun 21, 2008 11:02 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Surtr
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1180
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm
Localização: Braga

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Surtr » sábado jun 21, 2008 11:00 pm

Esta, para mim, é uma das melhores peças de violoncelo jamais composta... Uma performance de um dos melhores da actualidade: Jean-Guihen Queyras... Enjoy..


Elaryad
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 283
Registado: quinta dez 22, 2005 1:15 am
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Elaryad » sábado jun 21, 2008 11:15 pm

Surtr Escreveu:Esta, para mim, é uma das melhores peças de violoncelo jamais composta... Uma performance de um dos melhores da actualidade: Jean-Guihen Queyras... Enjoy..




A interpretação dele deixou-me.... não tenho palavras. Excelente e obrigado!

Avatar do Utilizador
Surtr
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1180
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm
Localização: Braga

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Surtr » sábado jun 21, 2008 11:25 pm

:cheers: Na minha opinião qualquer peça de Bach para violoncelo me deixa completamente sem palavras. Acho que não houve ninguém que deixa-se tão bom legado para esse instrumento...
Última edição por Surtr em domingo jun 22, 2008 1:41 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor otnemeM » domingo jun 22, 2008 12:35 am

Bach foi basicamente O compositor.

Excelente vídeo.

samu
Turista
Mensagens: 4
Registado: domingo jun 22, 2008 2:22 am

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor samu » domingo jun 22, 2008 2:48 am

olá eu sou professor de violoncelo e estou a tirar o mestrado tambêm em violoncelo e queria deixar so alguns apontamentos acerca do que li.primeiro nunca é tarde para começar nesta fantástica arte que é a música...ainda mais sendo no violoncelo...nao te vais arrepender.eu tenho e já tive alunos a começar no violoncelo com trinta e tal anos e mais...é sempre bom fazer uma boa pesquisa no youtube acerca do violoncelo para se ter uma noção mais clara e como tal aconselho te a procurares pelo violoncelista yo-yo-ma que te vai mostrar a versatibilidade do grande músico que ele é e a versatibilidade do violoncelo em todos os estilos musicais.Ele tem optimos trabalhos fora da musica classica que podes pesquisar por exemplo por yo-yo-ma and bobby mcferrin e yo-yo-ma brasil ou yo-yo-ma /piazzola.dentro da musica classica há um enorme repertorio para violoncelo desde as sagradas suites de bach passando pelos concertos de haydn em do e re maior, concerto de dvorak, concerto de shostakovich n.1 e n.2,concerto de schumman,imensa coisa.
posso aconselhar-te acerca de instrumentos alias eu tenho 3 violoncelos para vender, se estiveres interessado em ver sera facil de combinar.

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor otnemeM » domingo jun 22, 2008 3:26 am

Ena! Onde estás a tirar o mestrado Samu? Não há muitos sítios por cá (ou havia há uns anos). Aveiro? Porto?

Elaryad
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 283
Registado: quinta dez 22, 2005 1:15 am
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Elaryad » domingo jun 22, 2008 1:07 pm

Olá samu! Obrigado pelo teu apoio e faço minhas as perguntas do otnemeM. Estudaste no conservatório de Lisboa? Não conheço muitas escolas.
Quanto a Yo-Yo Ma já conheço o seu trabalho e aprecio muito. Gosto muito da sua performance no concerto para violoncelo de Elgar. Mas tenho uma paixão pelos russos, como Natália Gutman ou Rostropovich. Adoro ouvir os concertos que falaste (o de Dvorak é excelente) e o reportório para violoncelo é o que vai mais ao encontro dos meus gostos.
No que respeita ao estudo do instrumento, já fiz muita mas muita pesquisa na net sobre afinação padrão, bowing, constituição do instrumento, e leitura das pautas na clave de fá. Estou a começar a estudar sozinho para não perder tempo.
Quanto aos violoncelos, talvez, se a vida o permitir, poderei adquirir um instrumento mais lá para o final do ano. A questão é que estava a pensar comprar numa loja de música e pagar a prestações de forma a poder optar por uma solução um pouco mais cara e melhor.

:cheers:

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor otnemeM » domingo jun 22, 2008 2:06 pm

Elaryad Escreveu:Olá samu! Obrigado pelo teu apoio e faço minhas as perguntas do otnemeM. Estudaste no conservatório de Lisboa? Não conheço muitas escolas.

Eu já não tenho a certeza mas acho que para ele ter acesso a um mestrado, tem de primeiro ter uma licenciatura num curso superior (de musica, neste caso) como o que se tira no ESMAE ou na UA. Também posso estar errado e o 8º grau num Conservatório Nacional pode equivaler a uma licenciatura, o que aliás faria todo o sentido.

Avatar do Utilizador
Maldesoada
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 277
Registado: quinta out 18, 2007 11:37 am
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Maldesoada » domingo jun 22, 2008 5:20 pm

otnemeM Escreveu:
Elaryad Escreveu:Olá samu! Obrigado pelo teu apoio e faço minhas as perguntas do otnemeM. Estudaste no conservatório de Lisboa? Não conheço muitas escolas.

Eu já não tenho a certeza mas acho que para ele ter acesso a um mestrado, tem de primeiro ter uma licenciatura num curso superior (de musica, neste caso) como o que se tira no ESMAE ou na UA. Também posso estar errado e o 8º grau num Conservatório Nacional pode equivaler a uma licenciatura, o que aliás faria todo o sentido.

O 8º grau do conservatório equivale ao 12º ano do secundário. Para ter Mestrado é preciso primeiro ter Licenciatura do curso específico, neste caso, o curso superior de violoncelo.

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor otnemeM » domingo jun 22, 2008 11:16 pm

Pois. Eu tinha essa ideia porque em tempos conheci um guitarrista clássico que já tinha o 8º grau, estava a completar a licenciatura e ia continuar por aí acima. Nunca mais me esqueci porque quando lhe perguntei em que grau estava após algum tempo de conversa, ele respondeu-me com a maior naturalidade do mundo: "não, não... já completei o conservatório há muito :)" :oops:

Avatar do Utilizador
Maldesoada
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 277
Registado: quinta out 18, 2007 11:37 am
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Instrumentos de arco

Mensagempor Maldesoada » domingo jun 22, 2008 11:30 pm

ehe :) sim, antes a Licenciatura fazia-se por anos ( do 1º ao 4º ano), mas agora é por semestres por causa do processo de Bolonha (agora são 6 semestres).


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes