Escola de Música

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Escola de Música

Mensagempor Shore » quarta fev 04, 2009 3:31 pm

Olá Carlos

Antes de chamares ignorante alguém devias tentar perceber melhor o que se esta a falar sobre pena de passares tu por ignorante...
Senão, vou tentar explicar-te:

A ler pauta não faz de ti necessariamente um musico, assim como saber ler não faz de ti um poeta... acho que até aqui não deves ter dificuldades em acompanhar o raciocínio.

Já o Demoniac estava num campo mais filosofico da arte, em que se debate se ao saber as regras não tens tendência para as seguir.
Há quem defenda que é até necessário saber as regras para as desrespeitar, mas isto é algo que divide um pouco a comunidade artisticas que alem de fazer arte pensa a arte. O que são coisas muito diferentes. Assim deixo-te aqui uma serie de citações de pessoas que até tu concordarás não serem ignorantes nem terem tido falta de inspiração. :mrgreen:

““Our real discoveries come from chaos, from going to the place that looks wrong and stupid and foolish.””
Chuck Palahniuk

“Chaos is the score upon which reality is written.”
Henry Miller

“Chaos results when the world changes faster than people”
Will Durant
“Chaos often breeds life, when order breeds habit”
Henry Brooks Adams
“You must have chaos within you to give birth to a dancing star.”
Friedrich Nietzsche

Podia fica aqui o dia todo...


Abraço
Imagem

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Escola de Música

Mensagempor CarlosC » quarta fev 04, 2009 5:53 pm

Lamento o incomodo mas: eu não falei de pautas, nem é essa a questão que debato.

Podes ter razão em falar de arte num campo filosófico, mas algo que não percebo é onde foste buscar isso das regras? onde é que vocês vão buscar regras? acreditam mesmo que os "músicos literados" interrompem o ensaio para pegar num monte de teoria de cada vez que querem alterar uma musica? ...

e há gente que consegue ter uma abordagem muito filosófica da arte sem ter que recorrer a preconceitos...
porque é que para vocês só existe correcto e errado? não há mais nada pelo meio?... já deixou de haver TV a preto e branco há muitos anos...

regras, bem, errado, não são conciliáveis no mesmo dialogo que arte pois a arte não deve estar sujeita à influencia de preconceitos externos.
partindo deste principio fica impossível falar das tais regras, que a meu ver não existem na teoria musical que conheço.


PS- nunca tive formação clássica, e quem acredita na teoria clássica do conservatório pode acreditar em regras impostas nesses géneros musicais.
Eu não englobo qualquer classicismo quando me refiro a teoria musical, pois não concordo com alguns pontos da teoria ensinada nos conservatórios.
Como disse, há um universo de possibilidades que vai muito além das pré-concepções que vêm desde tempos remotos.

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Escola de Música

Mensagempor Shore » quarta fev 04, 2009 7:17 pm

CarlosC Escreveu:Lamento o incomodo mas: eu não falei de pautas, nem é essa a questão que debato.


Falei eu na Quote que tu foste buscar. Se calhar ainda andas a aprender a trabalhar com o software do site e dessa forma induziste-me em erro.
CarlosC Escreveu:Podes ter razão em falar de arte num campo filosófico

Eu não, as pessoas que se dedicaram estudar isso talvez, eu apenas fiz copy paste.
CarlosC Escreveu: mas algo que não percebo é onde foste buscar isso das regras? onde é que vocês vão buscar regras?

Ás aulas de música que tive, principalmente no conservatório.
CarlosC Escreveu:acreditam mesmo que os "músicos literados" interrompem o ensaio para pegar num monte de teoria de cada vez que querem alterar uma musica? ...

Duas coisas, não sei o que consideras um musico literado, como te disse eu próprio fiz questão de estudar em quanto pude, porque achei que isso me podia ajudar. Quanto ao parar um ensaio, não sei qual a tua experiência de estúdio e bandas, mas eu além de acreditar já experienciei tantos episódios e debates estupidos ao longo dos tempos que lhe perdi a conta...

CarlosC Escreveu:e há gente que consegue ter uma abordagem muito filosófica da arte sem ter que recorrer a preconceitos...

Vais me desculpar, mas o unico preconceito na minha opinião está em recusar uma opinião divergente, classificando-a imediatamente de ignorante. Apenas referi que não te tornavam necessariamente melhor e não que não te podiam tornar melhor. Da mesma forma que não acredito que alguém por questão de género, raça ou crença religiosa seja obrigatoriamente melhor ou pior. Se isso é preconceito, vou já queimar uns quantos dicionários...

CarlosC Escreveu:porque é que para vocês só existe correcto e errado? não há mais nada pelo meio?... já deixou de haver TV a preto e branco há muitos anos...

Como já referi, acho que tu é que tas a tentar ser extremista recusando logo qualquer opinião. Na opinião que dei deixei margem para outros pontos de vista. Tu não. Logo isto é uma contradição.

CarlosC Escreveu:regras, bem, errado, não são conciliáveis no mesmo dialogo que arte pois a arte não deve estar sujeita à influencia de preconceitos externos.
partindo deste principio fica impossível falar das tais regras, que a meu ver não existem na teoria musical que conheço.


Diz me la qual é a teoria musical que tu conheces e que ensinam numa escola de música (acho que deves ter lido o titulo do tópico) que não tem regras.


CarlosC Escreveu:PS- nunca tive formação clássica,
Eu sim


CarlosC Escreveu: e quem acredita na teoria clássica do conservatório pode acreditar em regras impostas nesses géneros musicais.

Eu não. Era ai que queria chegar.
CarlosC Escreveu:Eu não englobo qualquer classicismo quando me refiro a teoria musical, pois não concordo com alguns pontos da teoria ensinada nos conservatórios.

Naqueles onde nunca andaste?
CarlosC Escreveu:Como disse, há um universo de possibilidades que vai muito além das pré-concepções que vêm desde tempos remotos.


Leia-se Caos ou "Chaos" nas citações que coloquei em cima e ficas elucidado.

Abraço
Imagem

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Escola de Música

Mensagempor CarlosC » quarta fev 04, 2009 10:01 pm

Quanto ao parar um ensaio, não sei qual a tua experiência de estúdio e bandas, mas eu além de acreditar já experienciei tantos episódios e debates estupidos ao longo dos tempos que lhe perdi a conta...


Provavelmente estives-te em mais bandas, e deste-te com outros tipos de gente: a única banda que tive esse tipo de experiências foi a primeira, depois essa nunca mais tive contacto com esses episódios, espero nunca voltar a ter e conheço pouca gente que tenha. Devo considerar-me sortudo então com o pessoal que estou actualmente :)

Quando referi preconceitos, é o tal preconceito que ao usar teoria tem que haver certo e errado, regras obrigatórias. Na teoria é uma coisa na prática é outra... daí que as tais regras não me façam sentido.

Apenas referi que não te tornavam necessariamente melhor e não que não te podiam tornar melhor.

Se te referes a pautas, partilho da mesma opinião,mas não é isso que está em causa.

Como já referi, acho que tu é que tas a tentar ser extremista recusando logo qualquer opinião. Na opinião que dei deixei margem para outros pontos de vista. Tu não. Logo isto é uma contradição.
Não recusei a tua opinião mas sim levantei questões. Tal como a do Demoniac, apenas fiz a minha argumentação, não dei pontos finais. Aquilo que me repele na opinião dele é as regras, porque quando ele refere "meio termo", quando diz que serve de "ajuda", concordo. Já é a 3a vez que 'lamento' o facto de 'entrar a matar' mas é um ponto gritante(as tais regras) que nunca consegui compreender de forma rígida e pouco flexível.


Diz me la qual é a teoria musical que tu conheces e que ensinam numa escola de música (acho que deves ter lido o titulo do tópico) que não tem regras.


tenho que fazer referencia ao que escrevi no inicio, novamente... "Todo e qualquer conhecimento musical não é regra"
eu não disse que a teoria não tinha regras, eu disse que a teoria não era regras. mesmo com frases simples tenho pena de não me conseguir fazer entender :(
vou exemplificar com um exemplo o mais banal possível:
a teoria pode ter uma regra para 'formar' uma escala maior, mas usares essa escala num determinado contexto não é regra. podes usar qualquer invenção tua, mas tens essa escala no bolso como recurso, como um extra, e ainda podes misturar com as tuas ideias.

[Para além de que, o conceito de escola de musica varia muito: há muita gente que anda na escola de musica do estúdio do Manel e da loja da Joaquina e duvido que 60% ou mais dos que aqui andam, frequentem o conservatório.]

e quem acredita na teoria clássica do conservatório pode acreditar em regras impostas nesses géneros musicais.

Eu não. Era ai que queria chegar.

Se não acreditas nesse método, porque defendeste a associação de regras à teoria? Parece contraditório...

Naqueles onde nunca andaste?
Nunca ter andando é uma coisa, isso nunca me impediu de trocar ideias com quem frequenta esse ensino.

Podes chamar-lhe chaos, enquanto eu não dou nome, no entanto até podemos chegar a conclusões idênticas. Fiz demasiado alarido quando nem sequer discordo da totalidade da opinião, mas queria uma resposta que não deixasse margem para dúvidas.

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Escola de Música

Mensagempor Shore » quinta fev 05, 2009 12:59 am

CarlosC Escreveu:Provavelmente estives-te em mais bandas, e deste-te com outros tipos de gente: a única banda que tive esse tipo de experiências foi a primeira, depois essa nunca mais tive contacto com esses episódios, espero nunca voltar a ter e conheço pouca gente que tenha. Devo considerar-me sortudo então com o pessoal que estou actualmente :)

Se foi preciso a nossa conversa para te considerares sortudo com os elementos que tens na banda... :mrgreen:
CarlosC Escreveu:Quando referi preconceitos, é o tal preconceito que ao usar teoria tem que haver certo e errado, regras obrigatórias. Na teoria é uma coisa na prática é outra... daí que as tais regras não me façam sentido.

Ilumina-me, onde é que eu disse isso? E o que o Demoniac queria dizer é que ao te formatarem segundo um determinado conhecimento poderá vir daí alguma limitação artística. É o mesmo que discutir liberdade. Chegaremos à conclusão que a liberdade não existe. E logo a liberdade artística também é utópica.
Nem sequer ponho em causa se isso é bom ou mau. Acho é que estávamos em niveis diferentes de argumentação. Não és tu que não te sabes exprimir, mas sim que não estavas a interpretar o verdadeiro sentido que estávamos a abordar. Ja falei nisto antes e volto a referir. Não saber escrever não te impede de ser um poeta. E até te permitirá ignorar algumas regras que estando erradas para um uns poderão levar a um estilo teu próprio. No entanto não estou a sugerir que não aprendas Português se quiseres ser Poeta ou escritor ou seja o que for. Isso é simplesmente estúpido. Apenas estávamos a referir que se perde alguma da ingenuidade da criação com a aprendizagem. Não há nisto nada de ignorante, intolerante ou seja o que for. Tu é que estás a levar isto para um campo completamente diferente.
CarlosC Escreveu:Se te referes a pautas, partilho da mesma opinião,mas não é isso que está em causa.

O teu quote das minhas palavras foi exactamente sobre isto. Pelo menos agora já estamos de acordo.
CarlosC Escreveu: Não recusei a tua opinião mas sim levantei questões. Tal como a do Demoniac, apenas fiz a minha argumentação, não dei pontos finais. Aquilo que me repele na opinião dele é as regras, porque quando ele refere "meio termo", quando diz que serve de "ajuda", concordo. Já é a 3a vez que 'lamento' o facto de 'entrar a matar' mas é um ponto gritante(as tais regras) que nunca consegui compreender de forma rígida e pouco flexível.

Não recusaste a minha opinião, classificaste a como ignorante. intolerante, mas não a recusaste, pois recusar seria dizer que ela não era válida. Assim sendo é válida. Só que embora válida é ignorante e intolerante... Please...
A próxima vez que entrares a matar cuidado com os tiros, não acertes nos teus pés!

CarlosC Escreveu:
tenho que fazer referencia ao que escrevi no inicio, novamente... "Todo e qualquer conhecimento musical não é regra"
eu não disse que a teoria não tinha regras, eu disse que a teoria não era regras. mesmo com frases simples tenho pena de não me conseguir fazer entender :(
vou exemplificar com um exemplo o mais banal possível:
a teoria pode ter uma regra para 'formar' uma escala maior, mas usares essa escala num determinado contexto não é regra. podes usar qualquer invenção tua, mas tens essa escala no bolso como recurso, como um extra, e ainda podes misturar com as tuas ideias.

Vais me desculpar, mas discordo completamente, a mera composição de uma escala é uma regra. A definição de escala implica um regra. Os escravos negros analfabetos, desconheciam as escalas e sem saber adicionaram uma nota "Blues Note" criando uma escala completamente diferente e à sua volta um novo Género musical que revolucionaria o mundo e daria paternidade a novos géneros musicais. Criando assim novas regras. Podes não gostar da palavra regra.
Mas entendes quando se diz "as regras existem para ser quebradas".


CarlosC Escreveu:
[Para além de que, o conceito de escola de musica varia muito: há muita gente que anda na escola de musica do estúdio do Manel e da loja da Joaquina e duvido que 60% ou mais dos que aqui andam, frequentem o conservatório.]

Não fazia ideia que o conceito de escola era algo tão subjectivo e abstracto. Pensei mesmo que houvesse um dicionário onde pudesse consultar o significado dessa palavra.


CarlosC Escreveu:
e quem acredita na teoria clássica do conservatório pode acreditar em regras impostas nesses géneros musicais.

Eu não. Era ai que queria chegar.

Se não acreditas nesse método, porque defendeste a associação de regras à teoria? Parece contraditório...

Eu não as defendo, daí o inicio de tudo isto.

CarlosC Escreveu: Nunca ter andando é uma coisa, isso nunca me impediu de trocar ideias com quem frequenta esse ensino.

Ok. Pronto então baseaste a tua
entrada a matar
num "diz que disse" versus a minha experiência lá... Ainda oiço os ecos de alguém a chamar-me ignorante algures...

CarlosC Escreveu:Podes chamar-lhe chaos, enquanto eu não dou nome, no entanto até podemos chegar a conclusões idênticas. Fiz demasiado alarido quando nem sequer discordo da totalidade da opinião, mas queria uma resposta que não deixasse margem para dúvidas.

Como sabes não fui que lhe chamei Caos. Por isso as citações têm respectivo autor à frente. Por acaso fizeste algum alarido num tema que até já tinha sido compreendido por todas as partes e já estava por dizes "enterrado" e o melhor de tudo para chegar nas tuas palavras a conclusões idênticas.

Dois conselhos a titulo mais de moderador e não tanto de utilizador.
A próxima vez que quiseres uma resposta directa, faz uma pergunta!... directa!
E nunca inicies uma conversa com alguém adjectivando logo uma pessoa ou um grupo de pessoas de ignorantes, intolerantes ou seja o que for. Primeiro num forum todos têm direito à sua opinião. Ao reagires assim corres o risco de seres levado por aquilo que acusas. Depois além de não fomentar um bom ambiente entre utilizadores. É muito pouco produtivo quer em termos de dialogo que em termos de se poder chegar a uma conclusão.
Acredito que não querias insultar, mas no fundo não deixa de poder ser visto como comportamento injurioso. E tal não é tolerável à luz das REGRAS do fórum.
Fica apenas a dica para que possas ter uma passagem pelo forum mais produtiva e menos quezilenta. Quanto às entradas a matar. Já nos chega o Bruno Alves, evita, vais ver que ficas a ganhar.

Abraço
Imagem

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Escola de Música

Mensagempor CarlosC » quinta fev 05, 2009 2:50 am

Vais me desculpar, mas discordo completamente, a mera composição de uma escala é uma regra. A definição de escala implica um regra. Os escravos negros analfabetos, desconheciam as escalas e sem saber adicionaram uma nota "Blues Note" criando uma escala completamente diferente e à sua volta um novo Género musical que revolucionaria o mundo e daria paternidade a novos géneros musicais. Criando assim novas regras. Podes não gostar da palavra regra.
Mas entendes quando se diz "as regras existem para ser quebradas".

A formação da escala implica o uso de regras sim, mas a sua utilização é livre. Os negros analfabetos nunca quebraram regras a meu ver(nem mesmo que soubessem teoria), simplesmente fizeram a arte deles como achavam que devia ser feita. Esta é uma das questões centrais.

Quanto ao conceito de escola: não é o dicionário que impede meio mundo de chamar escolas de musica a estabelecimentos de carácter privado e não só. Não sabia que se estava a seguir o termo 'à risca'.

Eu não as defendo, daí o inicio de tudo isto.

Não dirigi o meu primeiro post a ti, e o quote em que apareceste não foi intencional.
Tens repetido a palavra ignorância em todos os teus posts, mas eu só a usei no primeiro.
Ninguém é ignorante lato, obviamente que a opinião que expressei é bem incisiva no seguinte: associar teoria musical a regras e deixar o assunto por aí, é não olhar o outro lado da moeda. E olhar esse conhecimento(que pode ter as suas regras lá dentro) sem o ver como pertinente, sem ver esse conhecimento como regra? Creio que o tal "Caos" também pode vir daí...
Esta opinião pode parecer paradoxal ou abstracta, mas há quem a veja como real, e não de forma tão utópica. Visões...

Tens razão e enquanto moderador fazes bem em dar uns "puxões de orelhas", pois com tanta coisa para dizer tropecei num vocábulo menos feliz, algo que não voltará a acontecer. Vou ter mais atenção ao que referiste, afinal a intenção é sempre promover o dialogo saudável e não um ambiente triste e insultuoso. Fica registada a dica.

já estava por dizes "enterrado" e o melhor de tudo para chegar nas tuas palavras a conclusões idênticas.

Questionei meios, não fins. E fica registada uma compreensão mais extensiva da conclusão :P lol
Independentemente do tom que me é dirigido, é sempre com prazer que troco opiniões. ;)
Abraço

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Escola de Música

Mensagempor Shore » quinta fev 05, 2009 10:15 am

CarlosC Escreveu:Quanto ao conceito de escola: não é o dicionário que impede meio mundo de chamar escolas de musica a estabelecimentos de carácter privado e não só. Não sabia que se estava a seguir o termo 'à risca'.

Algumas das melhores escolas deste pais são de carácter privado. E muitos dos professores do publico dão aulas em ambas as instituições. Isto não se aplica só à musica. Não estou a ver muito bem por onde queres ir aqui. Mas sinceramente também não me parece muito relevante para o resto do debate.


CarlosC Escreveu:Não dirigi o meu primeiro post a ti, e o quote em que apareceste não foi intencional.

Devias ter retirado o texto a que não se aplicava o teu comentário para não seres tão ambíguo nesse caso. Uma vez que vi a minha citação ser adjetivada por ti achei que tinha o direito de me explicar.

CarlosC Escreveu:Tens repetido a palavra ignorância em todos os teus posts, mas eu só a usei no primeiro.

Refutação
CarlosC Escreveu:associar teoria musical a regras e deixar o assunto por aí, é não olhar o outro lado da moeda.

Mas tu leste o tópico todo? O outro lado da moeda já tinha sido apresentado por outros utilizadores e bem. Não há necessidade de estar a dizer "apesar de fulano x ter razao no ponto y e u acho que o ponto z tambem se aplica"

CarlosC Escreveu:Independentemente do tom que me é dirigido, é sempre com prazer que troco opiniões. ;)
Abraço


Abraço
Imagem

jackson
Turista
Mensagens: 6
Registado: quinta fev 05, 2009 8:45 pm

Re: Escola de Música

Mensagempor jackson » sexta fev 06, 2009 12:05 am

poderiam-me disser professores ao escolas de musica de guitarra eletrica? O meu estilo é musica pesada!
Cumpz

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Escola de Música

Mensagempor Shore » sexta fev 06, 2009 8:33 pm

De que zona do país rapaz?
Imagem

jackson
Turista
Mensagens: 6
Registado: quinta fev 05, 2009 8:45 pm

Re: Escola de Música

Mensagempor jackson » sexta fev 06, 2009 8:50 pm

Shore Escreveu:De que zona do país rapaz?


Braga,

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Escola de Música

Mensagempor Shore » sexta fev 06, 2009 9:39 pm

Tens no Salão Mozart o Vitor Carvalho dos Demon Dagger. E o Pedro Mendes dos UltrasoundStudios.
Ambos excelentes e dentro da cena "pesada" como referiste.
Imagem

jackson
Turista
Mensagens: 6
Registado: quinta fev 05, 2009 8:45 pm

Re: Escola de Música

Mensagempor jackson » sexta fev 06, 2009 10:14 pm

Shore Escreveu:Tens no Salão Mozart o Vitor Carvalho dos Demon Dagger. E o Pedro Mendes dos UltrasoundStudios.
Ambos excelentes e dentro da cena "pesada" como referiste.


para ti e para o resto do pessoal qual é o melhor? Eu apreçio muito o Vitor Carvalho, eu quero mesmo aprender isto, pois musica para mim como deve ser tambem para voçes é algo fantastico é vida resumindo, e gostava mesmo imenso se tocar guitarra mas nao queria só saber umas coisinhas gostava mesmo de me exforçar e conseguir ir mais longe,
cumpz

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Escola de Música

Mensagempor Shore » sábado fev 07, 2009 1:38 am

Eu fui aluno do Vitor. Quanto ao Pedro é um guitarrista incrível. E mais na onda daquilo que gosto de tocar. Qualquer um dos dois ficas mesmo mesmo muito bem servido. Nem sei dizer bem...
Imagem

jackson
Turista
Mensagens: 6
Registado: quinta fev 05, 2009 8:45 pm

Re: Escola de Música

Mensagempor jackson » sábado fev 07, 2009 11:40 am

Shore Escreveu:Eu fui aluno do Vitor. Quanto ao Pedro é um guitarrista incrível. E mais na onda daquilo que gosto de tocar. Qualquer um dos dois ficas mesmo mesmo muito bem servido. Nem sei dizer bem...


estive a procurar na net sobre eles, e nao encontrei quase nada, pois queria saber preços, horarios e como funciona e assim mas nao consigo encontrar nada,

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Escola de Música

Mensagempor Shore » sábado fev 07, 2009 12:26 pm

:arrow: vera@salaomozart.com Horarios e preços
Imagem


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes