Métodos de Treino Pessoais

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 241
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm
Localização: Around Europe

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor c[fal] » sexta mar 06, 2009 11:05 pm

CarlosC Escreveu:a forma como SRV faz bends em cordas 0.13... achas que consegues reproduzir igual?

Não li mais nada depois disto, não podia deixar passar. Um MUSICO, se quando passei para 0.10 foi o que foi, entao com 0.13 era bonito, mas devo anunciar que em breve (quando acadar com estes 2 sets de 0.10) passarei para 0.11, o o tremolo trancado, até vai guinchar :mrgreen:
Ha que ouvir as palavras desse senhor que apesar de ser quem era, de toda a grandeza dele e da sua musica, dizia que temos que dar sempre o melhor, porque podemos não conseguir o melhor, mas ao menos demos o nosso melhor. E que apesar de ser quem era admitia que aprendia constantemente. Um músico antes de músico é uma pessoa. Uma pessoa que so pensa "I am God!" tal como não pode ser grande pessoa, não será para mim grande músico, pode na realidade ser grande, mas não para mim!

CarlosC Escreveu:realmente rápido como Shawn Lane

Passei-me com esse gajo, apesar de ser velocidade a mais para os meus ouvidos.

Off: Andas desaparecido, carlos?

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor CarlosC » sábado mar 07, 2009 9:26 pm

Indo de encontro ao tópico:
SRV! Aprendeu a tocar sacando de ouvido os licks do seu Heroi, Mr Hendrix. E tornou-se ele próprio outra lenda!
Nem sequer sou grande fan de muito blues, nem oiço muito SRV, mas ele dá uma lição muito grande a qualquer pessoa que ponha as mãos numa guitarra. Muito pela sua atitude musical e pela expressão/emoção que emana na sua musica.
Em vez de aprender tecnica com o petrucci aprendeu com o Hendrix e deixou um legado muito superior que a maioria dos shreders PE.

Shawn Lane tem um speed incrível. Mas por exemplo Bends, Vibratos, também são técnicas.
Nessas técnicas não me impressiona tanto, fico mais impressionado com 1 vibrato de SRV por exemplo.
A forma como ele desenvolveu o seu speed também foi algo diferente do comum dos mortais, truly gifted IMHO.
Desde os 16 que toca rápido, o estudo dele serviu apenas para melhorar a limpeza do picking e praticar piano é o que mais o ajudou a melhorar na guitarra.

Apesar de todo aquele shred, há uns vídeos mais fusão e um improviso de bebop 'brutal' no youtube...
Para mim, quando a maturidade musical dele estava 'no ponto' foi quando foi levado pela doença. :S RIP

Tive uns problemas com a net por isso é que apareço menos, insatisfeito com os serviços da PT mas não tenho acesso a mais nada.
Tive que parar 1 semana à pala das freiras, portanto quando alguém tiver sintomas de frieiras não ande a por cremes e a tentar 'disfarçar', o melhor mesmo é parar logo na altura para não ser pior depois, que é mesmo degradante a nível de tecnica.

Avatar do Utilizador
MikeTR
Participante
Mensagens: 25
Registado: domingo fev 15, 2009 6:54 pm
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor MikeTR » sábado mar 07, 2009 10:31 pm

CarlosC Escreveu:Lendo pelo primeiro post, isso não será ser extremamente cientifico com algo que seria supostamente, arte?
O conceito de método e treino só se pode aplicar ao lado técnico físico, e aos conhecimentos teóricos adquiridos.

Já levei alturas que praticava 8 horas por dia, com distorção e sem metronomo. Praticava licks de malmsteen.
A praticar daquela forma, se parasse 1mês, levava 2mêses a recuperar o retrocesso.
Nessa altura evoluía menos num mês que evoluo agora numa semana... é óbvia a importância de método.
Esse teu método é tão complicado e tão cheio de formulas e muito técnico, que não refere nada que eu consiga relacionar com expressão musical e em seguida a arte.

Tenho visto malta que evolui muito mais, tocando guitarra a acompanhar alguns dos seus artistas preferidos, sacando coisas de ouvido etc.
Isto tem a sua razão de ser, não é treinar para ter ouvido absoluto, é transcrever musica para obter sensibilidade musical, senso artístico.
É o 'missing point' que me aconteceu quando era novo... tal como quem nunca tiver tocado blues na vida, muito dificilmente vai fazer um solo de guitarra em que realmente se oiça a guitarra gemer, sussurrar e gritar.


Quanto a 90% empenho e 10% talento não concordo muito. Ou se calhar mesmo nada.
Herbie Hancock tocou o Concerto No. 5 in D Major de Mozart, ao vivo, com a sinfonia de Chicago, aos 11 anos. Não é talento?
Dedicou-se ao jazz e é um dos maiores pianistas do mundo dos vivos. Tem 12 Grammys e no total mais de 30 awards.
Para um musico de um género musical como JAZZ que é menos ouvido que o próprio metal, ele têm um sucesso invejável.
São feitos que só conseguem com uma elevadíssima percentagem de talento, na minha opinião.

Posso dar-te muitos mais exemplos de que empenho não é tudo... Vê Shawn Lane, numa entrevista em que afirma que aos seus 30 anos tem a mesma técnica que tinha aos 16... aos 16 já estava no ponto.


Uma questão, o que é para vocês evoluir? tocar mais rápido? mais limpo? e ser mais expressivo?
Tecnicamente evoluir deve ser, eliminar barreiras, ter menos limites, para que nos possamos expressar livremente.
Libertar a mente que está presa por trás dos dedos... (aos quais vocês dão tanta importância)#

Outra coisa, costumo praticar com a guitarra desligada, fica-se muito mais atento ao real timbre da guitarra, bem como a todos os ruídos de trastejamento e afins e tudo o que fica meio 'seco' ou seja... nota-se melhor as imperfeições :)

Resumindo, podes praticar técnicas e licks, mas pratica também musica em si, linguagem, ritmo, expressão, emoção.
E praticar não chega, estuda. E com um método que possas aplicar aquilo que aprendes na tua musica.
Depois transcreve uns licks dos teus guitarristas preferidos, e vais alterando-os ao teu gosto através do conhecimento do estudo.
Em seguida aplicas o teu lick numa musica. É sempre o resultado final que mais interessa.


#se há algo que tem que ganhar força ou resistência, é acima de tudo o cérebro e não os dedos. Deviam compreender os conceitos de Yôga, conhecer alguém que pratique, eu não pratico mas compreendo algo: os exercícios que eles fazem são sobre controlo do corpo.
Dito isto, praticar técnica na guitarra é ensinar o cérebro a controlar os dedos e pulsos.

Eu já usei "molas" e afins para "treinar" as mãos e sei bem do que falo. Quem manda nos vossos dedos é o cérebro, a prova disso é que quando tocam das primeiras vezes na guitarra os dedos tremem. Com a prática deixam de tremer, mas das primeiras vezes que tocam ao vivo e/ou com alguém, quando ficam nervosinhos, os dedos tremem um pouco. Porque? Porque estão nervosos...

O tamanho nos dedos e o músculo nos braços não interfere absolutamente nada na capacidade de tocar, já não me vale a pena fazer ginásio que agora sei que só me melhora a saúde e não na guitarra. LOLOL



Well said, disses-te tudo basicamente, mas como já foi referido e bem, é claro que é preciso sempre um esforço, estas coisas sao misturadas em talento e esforço, o esforço aperfeiçoa o talento e o talento empurra o esforço, impulsionando-o, e tudo complementado com conhecimento prévio, contudo, se não me falha a memória e espero nao estar a indusir em erro, o grande Jimmy Hendrix também nao sabia muito de teoria e no entando foi um senhor na guitarra, e mesmo que uma pessoa nao tenha tocado blues, tendo talento, "saca" um solo perfeitamente lindo em que mete a guitarra a gemer.

Quanto aos métodos de treino, o que faço é no mínimo toco durante 30min, toco musicas que gosto, e pratico exercícios de legatto e sweep e algum tapping, ou seja, right hand exercises e left hand ones.
Um optimo pra mao direita, MoP(Master of Puppets) e a Creeping Death.
E sim musica eh pra ser tocada como arte, ou seja fluída, eu ao tocar , tudo que gravo , eh na hora, pois pego na guitarra e sai-me riffs simplesmente, toco o que sinto, o que quero ouvir, o que raios me sair de cá de dentro, it's all about flowing and knowing how to then aply the flow.

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor CarlosC » domingo mar 08, 2009 1:32 am

Realmente com talento não é preciso 'estudar blues' para meter qualquer guitarra a gemer. Exagerei, mas digamos que dá muito jeito para quem tem 'menos luzes' à partida :P e a tua ultima frase descreve aquilo que para mim é uma forma 'saudável' de estar com a musica.

Gosto muito dos tappings da Fives de Guthrie Govan, o primeiro puxa coordenação com pausas em tapping de 3fingers na Mão direita, o segundo é o famoso tapping de assinatura dele, com wide streches e a fazer soar vários arpejos. Levam algum trabalho mas soam bem doidos eheh.

Avatar do Utilizador
MikeTR
Participante
Mensagens: 25
Registado: domingo fev 15, 2009 6:54 pm
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor MikeTR » segunda mar 09, 2009 5:36 pm

I see, uma música que me tenha tentado dedicar a tentar aprender em tapping eh o solo da to the rats dos Trivium, muito bom,mas de momento tou a desenvolver o sweep

Avatar do Utilizador
c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 241
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm
Localização: Around Europe

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor c[fal] » quarta mar 11, 2009 7:09 pm

CarlosC Escreveu:SRV! Aprendeu a tocar sacando de ouvido os licks do seu Heroi, Mr Hendrix.

1st point, checked... Desde que "descobri" SRV não voltei a ser o mesmo :mrgreen: ... tu é jazz mas a minha "cena" é mesmo blues... Mas curto as áreas em que o blues se funde com outros estilos... Essas zonas de fusão entre estilos sao sempre mais ricas... SRV, my hero! destiny: 0.13 strings (kidding :mrgreen: )
Estou mesmo entranhado na coisa... blues, baby, just... blues 8)

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor CarlosC » quinta mar 12, 2009 2:38 am

Os ouvidos são muito importantes para qualquer musico, o blues desenvolve uma grande sensibilidade auditiva a todas as pequenas nuances de expressão.Tenho a discografia de Eric Johnson e também te aconselho Joe Bonamassa e Robben Ford, gosto de uma certa 'originalidade' dentro de blues. (por agora fico-me nas 0.11s nas LPs)

Gosto de Jazz essencialmente 'modernizado', 'misturado', basicamente "musica prostituída para deliciar os fetiches dos meus ouvidos".
No Jazz os músicos não tocam ao mesmo tempo: tocam juntos, o jazz não impressiona: emociona, não é simples nem complexo: é expressivo.
No entanto, a razão pela qual gosto de Jazz é essencialmente cultural, é algo que já me estava 'destinado à nascença'.

Avatar do Utilizador
Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 754
Registado: quinta set 11, 2008 10:34 am

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor Riddl3 » quinta mar 12, 2009 9:22 pm

CarlosC Escreveu:Os ouvidos são muito importantes para qualquer musico, o blues desenvolve uma grande sensibilidade auditiva a todas as pequenas nuances de expressão.Tenho a discografia de Eric Johnson e também te aconselho Joe Bonamassa e Robben Ford, gosto de uma certa 'originalidade' dentro de blues. (por agora fico-me nas 0.11s nas LPs)

Gosto de Jazz essencialmente 'modernizado', 'misturado', basicamente "musica prostituída para deliciar os fetiches dos meus ouvidos".
No Jazz os músicos não tocam ao mesmo tempo: tocam juntos, o jazz não impressiona: emociona, não é simples nem complexo: é expressivo.
No entanto, a razão pela qual gosto de Jazz é essencialmente cultural, é algo que já me estava 'destinado à nascença'.



o son go ku nasceu para para salvar o universo.. tu foi para gostar de jazz xD

just kiddin'
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

Avatar do Utilizador
c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 241
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm
Localização: Around Europe

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor c[fal] » sexta mar 13, 2009 12:19 am

E tu para postares isso aqui... :mrgreen:

CarlosC Escreveu:(por agora fico-me nas 0.11s nas LPs)


Ando para experimentar uma Fender strat e uma Gibson LP que sejam da mesma gama de preços para fazer a comparação... Mas precisava mesmo era duma, isso sim, a minha menina deixou-me ficar mal :cry: .... :mrgreen:

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor CarlosC » sexta mar 13, 2009 4:16 pm

O Riddl3 compreende a minha visão do mundo xD
"It is purpose that defines us, that drives us, that guides us."

Opá parece que esta marca está na moda mas as Tokais por preços idênticos ou inferiores têm melhores madeiras que as Gibsons, e uma maior margem de confiança. Fenders também não é qualquer uma... mas no Porto deve haver lojas à farta para experimentares guitarras.
Faz como eu, procura um bacalhau velho de uma época de boa colheita, uma Americana/Japonesa dos 70s 80s. As guitarras são como o vinho.
(PS para estas conversas temos o tópico mesmo de guitarra não?)

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor Shore » sexta mar 13, 2009 5:28 pm

CarlosC Escreveu:(PS para estas conversas temos o tópico mesmo de guitarra não?)


Sim! :idea:
Imagem

Avatar do Utilizador
Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 754
Registado: quinta set 11, 2008 10:34 am

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor Riddl3 » sexta mar 13, 2009 7:34 pm

CarlosC Escreveu:O Riddl3 compreende a minha visão do mundo xD
"It is purpose that defines us, that drives us, that guides us."

Opá parece que esta marca está na moda mas as Tokais por preços idênticos ou inferiores têm melhores madeiras que as Gibsons, e uma maior margem de confiança. Fenders também não é qualquer uma... mas no Porto deve haver lojas à farta para experimentares guitarras.
Faz como eu, procura um bacalhau velho de uma época de boa colheita, uma Americana/Japonesa dos 70s 80s. As guitarras são como o vinho.
(PS para estas conversas temos o tópico mesmo de guitarra não?)


concordo com algumas opinioes por ti expressas... mas tb para isso contribui o facto de ser estudante de classicoe ter que trabalhar forçosamente muitas coisas por ti referidas. faço tb tençoes de tirar uns aninhos de jazz, quando tiver a minha formaçao classica concluida
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor CarlosC » sábado mar 14, 2009 3:36 pm

Obrigado man, eu de um certo modo invejo a tua formação. Embora não seja 100% conivente com o método de estudo clássico (pois há sempre abordagens diferentes aos mesmos tópicos) sinto muito a falta do treino auditivo: provavelmente porque foi das coisas que menos treinei por culpa das tabs/pautas/youtube. E o "payoff" de uma boa capacidade de transcrição, é gigantesco. É algo que não é fácil desenvolver mas que ajuda imenso a compreender a visão do musico que transcrevemos. Também gostava de tirar formação em Jazz mas não se avizinham cenários favoráveis... :S

Avatar do Utilizador
Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 754
Registado: quinta set 11, 2008 10:34 am

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor Riddl3 » sábado mar 14, 2009 7:23 pm

CarlosC Escreveu:Obrigado man, eu de um certo modo invejo a tua formação. Embora não seja 100% conivente com o método de estudo clássico (pois há sempre abordagens diferentes aos mesmos tópicos) sinto muito a falta do treino auditivo: provavelmente porque foi das coisas que menos treinei por culpa das tabs/pautas/youtube. E o "payoff" de uma boa capacidade de transcrição, é gigantesco. É algo que não é fácil desenvolver mas que ajuda imenso a compreender a visão do musico que transcrevemos. Também gostava de tirar formação em Jazz mas não se avizinham cenários favoráveis... :S


uma das vantagens do classico, é quando começas a solidificar a tua formação e queres compor algo és tanto capaz de o imaginar na tua cabeça e passar logo para o instrumento,ou imaginar na cabeça, transcrever numa pauta e depois experimentar no instrumento...

outra coisa muito boa tb, é a facilidade que ganhas em fazer determinadas coisas namao esquerda... como aqueles acordes com umas posições muito estranhas, alem da força que ganhas.depois de estar a estudar na guitarra classica a electrica parece-me mel(mesmo usando cordas 0.11).

e tb a verdade é uma... tdo começou no clássico xD
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor CarlosC » sábado mar 14, 2009 11:38 pm

Imaginar e tocar etc visse versa é fácil, a parte de ler/escrever é que me é difícil.

Agora acho o clássico melhor para desenvolver a mão direita, especialmente para fingerstyle jazz pois muito jazz é tocado sem palheta e no entanto certos músicos que tocam sem palheta, tocam tão ou mais rápido com tanta ou mais clareza que guitarristas de outros géneros que usam palheta.

Claro quem nunca estudou pode ter dificuldades nessas trivialidades da mão esquerda, é muito comum nos iniciantes.
Não sei o que é não saber/conseguir fazer acordes, não me ocorre esse tipo de frustração há mais de 2 anos. Acho que só na fase de iniciação é que a mão esquerda é um problema. Para mim a questão prende-se pela coordenação e sincronização das duas mãos, e a derivada coerência rítmica.

Embora a força não seja sinónimo de coordenação, temos mais resistência e ajuda sempre de certo modo, mas também tem um downside.
Economia de movimento: tocar numa clássica prejudica o treino de economizar movimento que fazemos na guitarra eléctrica.

Sinto mesmo muito pouca diferença entre eléctrica e clássica, mas tal como nas clássicas, uso a tensão mole e as cordas um pouco altas.


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes