Isolamento de Sala de Ensaios

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Mortem
Participante Compulsivo(a)
Registado: domingo dez 23, 2007 5:14 pm

Isolamento de Sala de Ensaios

Mensagempor Mortem » sábado jan 24, 2009 6:34 pm

Alguém sabe que materiais usar para isolar uma sala de ensaios ?

Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Contacto:

Re: Isolamento de Sala de Ensaios

Mensagempor Waltheer » sábado jan 24, 2009 7:34 pm

Lã de rocha

http://www.aki.pt/main.php?id=52&sid=214
Eles costumam ter tb uma espécie de esponja própria para isolamento acustíco (Espuma Polietileno) no site não encontrei.
Experimenta ver também no bricomarché, Mestre Mako, etc. que regra geral atém têm destes materias a um preço +/- em conta.

para soluções mais profissionais: http://www.sotecnisol.pt/materiais/15/i ... ustico.php
Nail Your God Down

Mortem

Mensagempor Mortem » sábado jan 24, 2009 7:48 pm

Obrigado pela informação

Eddie The Head
Registado: domingo mai 25, 2008 8:24 pm

Mensagempor Eddie The Head » sábado jan 24, 2009 7:53 pm

Eu estou a pensar tambem uma,mas no meu sotao,espuma nao serve?
"A time to keep, and a time to throw away!"

Imagem

Waltheer
Contacto:

Mensagempor Waltheer » sábado jan 24, 2009 8:28 pm

O grau de isolamento depende do "ratio" espessura/densidade. Quanto maior a densidade melhor. A espuma (e depende do tipo de espuma) regra geral é usada para absorver alguns tipos de frequências, ou seja, para melhorar a acústica de um local, não para o isolar acústicamente.

"As formas conhecidas de se obter isolamento acústico são :

- Lei da massa
Diz que quanto mais pesada a barreira acústica maior o impedimento para o som passar de uma lado para o outro desta barreira. (imaginem uma parede de betão com 1 metro de espessura)

- Lei da massa + mola + massa
Diz que quanto mais alternância de materiais com espessuras e densidades diferentes maior o isolamento acústico. (parede normal+lã de rocha+parede falsa(gesso, madeira....)"

Além disso, a espuma tb não é lá muito barata, a não ser que te saia dada, aconselho o uso de um material mais adequado, como por exemplo a lã de rocha (que é relativamente barata). Só um aviso: a lã de rocha não é grande amiga dos pulmões do pessoal, pelo que convém ser usada como revestimento interno (parede, lã de rocha, parede falsa.)
Depois convém tb não esquecer. uma sala completamente isolada acústicamente, regra geral tem um som de merda (muito abafado), o que para ensaios até é aceitável, mas para gravações...

Como em outras áreas, o isolamento/tratamento acústico de uma sala não reune consenso, pelo que dependendo do tamanho do espaço, finalidade e verba ($) disponível, as soluções são muito variadas).

Eddie The Head Escreveu:Eu estou a pensar tambem uma,mas no meu sotao,espuma nao serve?

No sótão a primeira preocupação que deves ter será o chão... lã de rocha e soalho flutuante (que não fica muito barato a não ser que saibas fazer... tb não é muito difícil, basta um bocadinho de tacto).

Qualquer coisa em que possa ajudar...
Nail Your God Down

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 28, 2004 1:06 pm
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » domingo jan 25, 2009 12:05 am

só tenho 1 pequena coisa a acrescentar...lã de rocha deverá ser colocada com máscara e luvas

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » domingo jan 25, 2009 4:46 pm

Johnny B Goode Escreveu:só tenho 1 pequena coisa a acrescentar...lã de rocha deverá ser colocada com máscara e luvas

E é dizer pouco. Aquela merda é pior que urtigas quando em contacto com a pele, respira-se com muita facilidade e fode os pulmões todos. Levei um par de rolos de lã de rocha no meu carro há um par de anos para forrar uma garagem (em que ensaiava num projecto com o Johnny B Goode, por acaso), e durante uns bons dois ou três meses não conseguia entrar no carro sem sair cheio de comichões nos braços por ainda haver fibras dentro do carro...

Moral da história: quem não for masoquista, compre e use lã de rocha sim senhor, mas com jeitinho.

Mortem

Mensagempor Mortem » domingo jan 25, 2009 5:15 pm

Obrigado a todos pelas informações . :D

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » domingo jan 25, 2009 10:53 pm

Gornoth Escreveu:
Johnny B Goode Escreveu:só tenho 1 pequena coisa a acrescentar...lã de rocha deverá ser colocada com máscara e luvas

E é dizer pouco. Aquela merda é pior que urtigas quando em contacto com a pele, respira-se com muita facilidade e fode os pulmões todos. Levei um par de rolos de lã de rocha no meu carro há um par de anos para forrar uma garagem (em que ensaiava num projecto com o Johnny B Goode, por acaso), e durante uns bons dois ou três meses não conseguia entrar no carro sem sair cheio de comichões nos braços por ainda haver fibras dentro do carro...

Moral da história: quem não for masoquista, compre e use lã de rocha sim senhor, mas com jeitinho.

tinhas era pulgas no carro :mrgreen:

CarlosC
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Contacto:

Mensagempor CarlosC » domingo jan 25, 2009 11:46 pm

Waltheer o post é excelente, no entanto ainda levanto reservas a um ponto, que passo a citar:

Numa situação 'normal': o isolamento do chão, um degrau falso, pois uma boa quantidade de frequências graves é transmitida pelo chão, nomeadamente o bombo do baterista. Já conheci um caso assim de uma sala que estava no ponto, se não fosse o chão a 'céu aberto'.
Na minha banda também foi preciso isolar o tecto apesar de todo o som escoar pelo PA o prédio deixava o som passar para a vizinhança.

Visto teres maior sapiência neste tema, consideras o ponto que frisei tão fulcral quanto eu? discerne-me uma consideração se não for pedir muito.

Waltheer
Contacto:

Mensagempor Waltheer » segunda jan 26, 2009 1:09 am

Carlos, concordo contigo na questão do chão. Ou melhor, não é só o chão... O que normalmente as pessoas pensam é nas paredes, como se o som só se propaga-se em linha recta... o tecto ou o chão são zonas normalmente ignoradas no tratamento/ isolamento acústico. O chão principalmente...

O problema aqui é que "tratar" um chão é (regra geral) mais complicado (e mais caro) que tratar das paredes e do tecto. Eu frisei a questão do chão no caso do Eddie, porque sendo um sotão, implica, regra geral, que mora alguém por baixo (e que nós não vamos querer incomodar (e que não queremos que nos incomode...). Num piso térreo, não é que o som não "fuja" também pelo chão, mas a probabilidade de incomodar o vizinho é (relativamente) menor.
Convém no entanto não esquer que, como os graves são mais difíceis de absorver, o que por vezes acontece é que tens as paredes tratadas, mas a vibração do chão (graves) é transmitida às paredes, alicerces, etc, causando ainda mais ruído.

Os graves do bombo/ baixo... as freq. graves têm uma amplitude maior (onda mais aberta/ larga) pelo que atravessam materias com maior facilidade que os agudos/ médios. É como nos concertos: se tiveres muito à frente, ouves pouco os graves (porque a onda necessita de maior espaço para se "desenvolver"), se estiveres muito atrás, deixas de ouvir agudos/médios. É por isso que se recomenda o uso de materiais com densidades diferentes no isolamento, porque a onda do som (tal como por explo a luz) é refractada ao atravessar o material.

É virtualmente impossível isolar completamente uma sala/ espaço, numa construção que não foi construída de raíz para isso. Lembro-me do caso do Johnnie Guitar, que após várias obras de isolamento, continuava a ter "fugas" simplesmente porque a estrutura do prédio não permitia um isolamento eficaz.

Posto isto.... Convém identificar os pontos mais problemáticos no espaço que se pretende isolar (paredes, tecto ou chão comum com outras habitações, janelas, tubos de ventilação,...) e gerir o orçamento para tratar com maior detalhe essas áreas...

Espero que isto não esteja muito confuso... se alguém precisar de ajuda, o meu mail está no perfil.

Um pequeno aparte: Eu não sou profissional da área. O que sei advém da experiência e de alguma investigação por força das circunstâncias... acho que não disse nenhuma barbaridade, mas se o tiver feito, creio que não faltarão users a apontá-las (é também com os erros que se aprende).
Nail Your God Down

CarlosC
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Contacto:

Mensagempor CarlosC » segunda jan 26, 2009 1:39 am

É muito pelas circunstancias que grande parte de nós aprendemos certas coisas que não têm muito a ver com o nosso instrumento de proficiência.
Agradeço a partilha de informação, penso que todos estamos aqui com o intuito de aprender algo.

"Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar e ninguém é tão grande que não possa aprender" ;)

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » quarta jan 28, 2009 12:08 pm

e é para isso que cá andamos...mesmo tendo experiencia não fica nada mal pedir uma opinião :cheers:

Eddie The Head
Registado: domingo mai 25, 2008 8:24 pm

Mensagempor Eddie The Head » quarta jan 28, 2009 12:11 pm

Alguem sabe onde se arranja aquela espuma,que até se encontra nos sofas da sala?!

De preferencia com com 5 a 10 cm de espessura.Alguem sabe o nome das casa onde se vende isso?!
"A time to keep, and a time to throw away!"

Imagem

Waltheer
Contacto:

Mensagempor Waltheer » quinta jan 29, 2009 2:35 pm

experimenta em drogarias.
Nail Your God Down

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado: