Isolamento de Sala de Ensaios

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v-shadow
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Re: Isolamento de Sala de Ensaios

Mensagempor v-shadow » domingo set 20, 2009 12:08 pm

alguem sabe como se porta uma camada de esponja com cerca de 5mm de expessura?
o orçamento é baixo e quanto menos se gastar melhor, este material é retirado de colchoes e arranjo á pala
www.myspace.com/curseth (em fase de construção)
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Waltheer
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Re: Isolamento de Sala de Ensaios

Mensagempor Waltheer » terça set 22, 2009 6:33 am

Esponja é muito porosa, logo não me parece uma solução muito eficaz... no entanto, nada como experimentares...
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Waltheer
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Re: Isolamento de Sala de Ensaios

Mensagempor Waltheer » terça set 22, 2009 6:36 am


Mesmo considerando que nos encontramos no penúltimo andar de um edifício só de garagens (os únicos prédios com habitação são à volta)?


Se deixares sair som da garagem, o problema não será só o volume do som... será de os vizinhos são ou não simpáticos...

Se estás num andar, não te esqueças: chão e tecto. (especialmente chão).
Nail Your God Down

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nazgul
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Re: Isolamento de Sala de Ensaios

Mensagempor nazgul » quinta out 08, 2009 6:55 pm

Fiz tudo mto a amador, a recolher material disperdiçado por pessoal das obras e afins. Umas dicas:

- fundamental fazer uma parede dupla, é isso que isola realmente uma garagem; o material é importante claro, mas também se torna muito dispendioso material como cortiça (que é mesmo o ideal), lá de rocha e afins (ah, mto pessoal se queixa que depois de colocada e há medida que o tempo vai passando a sala de ensaio enche-se de pequenos resíduos, como tal é necessário vedar bem o espaço onde é colocada), vidro, etc e tal;

- fundamental é tb a porta, já que por ser «deslocável» contém orifício que devem ser bem vedados para não passar grandes turbolências acústicas;

- utilizei material como madeira, espuma daquela q serve para isolar termicamente os sotãos e tal, e pladur tb - ensaiamos na garagem á noite, ás vezes até ás 2h 3h da matina e nunca houve queixas nem quaisquer problemas, e temos prédios á volta da garagem.

importante importante é mesmo a refrigeração do local!!!! eh eheh

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Shore
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Re: Isolamento de Sala de Ensaios

Mensagempor Shore » terça out 19, 2010 12:01 pm

marcocerruti Escreveu:"Neste tópico vou descrever como construimos as nossas Salas de Ensaio e a nossa Régie. As nossas salas tem sido muito bem criticadas por todos os que por lá ensaiam, devido à qualidade de som! Temos alguns segredos e vamos revela-los neste Post.

Vou fazer uma descrição prática de como o fizemos cruzando com informação teorica sobre isolamento e correcção sonora.

Óra vamos lá ver....

As nossas salas são assim:

Sala 1
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Sala 2
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Eu sei que tem bom aspecto... :) acreditem que foram feitas com muito sangue, suor e lagrimas.

Isolamento
A Teoria
Ha uma diferença crucial entre Isolamento e Correcção sonora.
As famosas caixas de ovos servem para guardar ovos, mas se forem utilizadas da forma correcta fazem um excelente trabalho na correcção sonora. Agora, se estiverem à espera de isolar o que quer que seja com caixas de ovos, tirem o cavalinho da chuva: só vão receber queixas dos vizinhos (assumindo que estamos a falar de um cenário urbano).
Bem, não ha grandes segredos para se obter um bom isolamento. Basta ter a seguinte noção: som é vibração. A partir daí é arranjar métodos e materiais para fazer com que o som, ao deslocar-se do ponto A para o ponto B encontre um obstáculo intransponivel, ou seja, um isolamento.
O material ideal para isolar não existe... :) todo e qualquer material irá deixar sempre passar algum som. O ideal mesmo é usar materiais com densidades diferentes e propriedades diferentes, até porque como sabem o som apresenta-se em espectro o que faz com que alguns materiais funcionem melhor para determinadas frequências em deterimento de outras. Para que o isolamento seja ainda mais efectivo separem o material, por forma a que não entre em contacto directo um com o outro, por exemplo, lã de rocha de diferentes densidades, ou mesmo sobras de panos entre dois paineis de lã de rocha de diferentes densidaeds. O importante é ter materiais diversos que "abafem" o som.
Na prática
As nossas salas foram construidas com um conceito room-in-room ou seja, conseguimos construir uma sala dentro da sala que já existia. O chão está levantado atraves da utilização de pneus velhos assentes em areia e recheados de entulho (genial). Esta foi a primeirissima fase de construção.
De seguida começamos construir os suportes das paredes. Estes foram feitos de madeira e não tocam na parede de alvenaria. Seguram-se uns aos outros e assentam somente no chão falso que está por cima dos pneus (estão a seguir a lógica?)De seguida é altura de fazer os paineis de isolamento que servem também como parede. Os paineis foram construídos um-a-um utilizando: uma prancha de madeira prensada, lã de rocha de alta densidade e alcatifa Petróleo. A sequencia de montagem: lã de rocha, madeira, alcatifa a forrar o todo. A face da parede é a madeira forrada por alcatifa. A alcatifa já só por si faz alguma correcção mas não se esqueçam que estamos a falar de isolamento.
Agora é altura de montar os paineis. Mais uma vez estes não tocam na parede e estão assentes à estrutura pela lã de rocha, ou seja, nem na estrutura tocam directamente!
O tecto é a última fase. Basicamente é como as paredes, mas um pouco mais trabalhoso já que trabalhamos na Horizontal.
Portanto o resultado final é uma sala de ensaio onde se pode ensaiar até... bem não ha limite já que do lado de fora não se ouve absolutamente nada! Aliás são duas salas uma ao lado da outra e acreditem que não se ouve um "piu" mesmo a altas horas da manhã.
A regie levou o mesmo tratamento. Não se esqueçam que o isolamento das salas não é somente para que o som não saia, mas também para que não entre! No meio de uma gravação não queremos que se oiça o barulho da Zundapp do vizinho a passar.


Correcção sonora
A teoria

A correcção sonora tem como objetivo eliminar todos os ecos da sala para que se torne mais surda possível... ou talvez não. Por vezes convem deixar a sala um pouco "aberta" para que depois possamos adicionar ou remover elementos de correcção, de acordo com a especificidade do projecto ou gravação. O Armazém 42 do Paulo Abelho é um excelente exemplo. As nossas salas são surdas quanto basta mas podemos adicionar elementos para as tornar mais surdas ainda. Os Corvos, quando foram gravar umas maquetes, quiseram reverb na escuta de tão surda que é a "Sala 1" (é a azul).
A correcção sonora é obtida mais pela forma do que pelo material em si. Uma das melhores salas onde ensaiei era feita de granito. Granito em bruto. Embora o granito seja duro e em termos de reflexão os valores são elevados, o facto de ser em bruto faz com que a superficie reflicta espalhando o som pela sala de forma aleatória. Lá voltamos à caixa de ovos. Devido à sua forma reflecte o som espalhando-o pela sala.
Na prática
Nas nossas salas utilizamos paineis de lã de rocha forrados a alcatifa como se vê nas fotos. Desta forma utilizamos mais a composição do material do que a forma, já que os paineis são fixos à parede por apenas 4 pontos e quando o som os atinge estes absorvem a vibração mais que o reflectir.
Temos também bass traps, mas a maioria dos elementos são amoviveis mesmo para poder ter uma elevada flexibilidade no som da sala.

E pronto... ha muito mais a dizer sobre este assunto, obviamente, mas depois o post iria tornar-se bem mais comprido e como eu também dou formação e Workshops sobre esta àrea... não posso revelar os segredos todos aqui!

Bem pessoal, toca a postar as dúvidas e comments!!

ROCK ON
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