Computador para áudio

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 275
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Localização: Desolation
Contacto:

Computador para áudio

Mensagempor Waltheer » quarta abr 01, 2009 10:39 am

Boas,

Estou a pensar ($$$) trocar o velhinho PIV 1.7 por algo mais potente.
Recomendações para correr um cubase artilhadíssimo de vst(i)s e aguentar com 24 pistas áudio em cima?
A placa de som não entra na equação (já estou servido).
Nail Your God Down

Avatar do Utilizador
haemonculus
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1094
Registado: sábado mai 31, 2003 10:56 pm
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Computador para áudio

Mensagempor haemonculus » quarta abr 01, 2009 11:12 am

Waltheer Escreveu:Boas,

Estou a pensar ($$$) trocar o velhinho PIV 1.7 por algo mais potente.
Recomendações para correr um cubase artilhadíssimo de vst(i)s e aguentar com 24 pistas áudio em cima?
A placa de som não entra na equação (já estou servido).


se queres continuar nos PCs, acho que a fórmula mantém-se... um processador moderno tipo dual core e muuuuita memória.

Avatar do Utilizador
Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 275
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Localização: Desolation
Contacto:

Re: Computador para áudio

Mensagempor Waltheer » quarta abr 01, 2009 12:03 pm

quanto é que é muita memória?
Nail Your God Down

Avatar do Utilizador
Rikhard
Participante
Mensagens: 25
Registado: sexta mar 27, 2009 2:01 pm

Re: Computador para áudio

Mensagempor Rikhard » quarta abr 01, 2009 12:18 pm

Na teoria tens uma boa regra...vê as especifícações recomendadas para os programas que queiras usar e duplica.Convém ter em atenção as velocidades da RAM e a velocidade de leitura e escrita do disco rígido.

Avatar do Utilizador
Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 275
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Localização: Desolation
Contacto:

Re: Computador para áudio

Mensagempor Waltheer » quarta abr 01, 2009 12:28 pm

o problema com a memória é que o xp (32 bits) aceita um máximo de 3 gigas, e comprar um sistema operativo novo não está nos meus planos próximos...
Nail Your God Down

Avatar do Utilizador
haemonculus
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1094
Registado: sábado mai 31, 2003 10:56 pm
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Computador para áudio

Mensagempor haemonculus » quarta abr 01, 2009 1:16 pm

Waltheer Escreveu:quanto é que é muita memória?

Eu estava a pensar de 3 ou 4Gigas para cima, mas se vais manter o XP 32bits, tens razão no que disseste, pois ele não conseguirá endereçar mais que isso...

como já aí disseram, um disco rápido dá jeito. Acho que neste momento isso equivale a SATA 2 (relativamente ao beneficio velocidade/preço... ). Depois uma saida/entrada firewire das grandes para certas coisas poderá vir a dar jeito...

Avatar do Utilizador
Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1385
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Re: Computador para áudio

Mensagempor Gornoth » quarta abr 01, 2009 2:21 pm

haemonculus Escreveu:como já aí disseram, um disco rápido dá jeito. Acho que neste momento isso equivale a SATA 2 (relativamente ao beneficio velocidade/preço... )


Exacto. Uma maneira relativamente barata de aumentar a largura de banda dos discos é fazer um RAID 0 (stripe)* com dois ou mais discos iguais. A maioria das boards dos últimos anos já suporta RAID, portanto não é muito complicado consegui-lo.

Para não gastar demasiado dinheiro em discos para o RAID, muitas vezes também é útil comprar vários discos pequenos (80Gb por exemplo) mas que sejam bastante rápidos, fazer um RAID só com esses que se pode usar para as operações que precisam mesmo de velocidade, e depois usar só um ou dois discos maiores - que podem perfeitamente ser mais lentos - para armazenamento.

* Note-se só um senão com os stripes, que é o problema da tolerância a falhas; se morre um único disco, perdem-se os dados do volume todo.

Avatar do Utilizador
OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5656
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
Localização: Vieira do Minho / Braga

Re: Computador para áudio

Mensagempor OrDoS » quarta abr 01, 2009 2:47 pm

Gornoth Escreveu:
haemonculus Escreveu:como já aí disseram, um disco rápido dá jeito. Acho que neste momento isso equivale a SATA 2 (relativamente ao beneficio velocidade/preço... )


Exacto. Uma maneira relativamente barata de aumentar a largura de banda dos discos é fazer um RAID 0 (stripe)* com dois ou mais discos iguais. A maioria das boards dos últimos anos já suporta RAID, portanto não é muito complicado consegui-lo.

Para não gastar demasiado dinheiro em discos para o RAID, muitas vezes também é útil comprar vários discos pequenos (80Gb por exemplo) mas que sejam bastante rápidos, fazer um RAID só com esses que se pode usar para as operações que precisam mesmo de velocidade, e depois usar só um ou dois discos maiores - que podem perfeitamente ser mais lentos - para armazenamento.

* Note-se só um senão com os stripes, que é o problema da tolerância a falhas; se morre um único disco, perdem-se os dados do volume todo.


Nada como uns Raptor de 10000 RPMs! :mrgreen:
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Avatar do Utilizador
Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1385
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Re: Computador para áudio

Mensagempor Gornoth » quarta abr 01, 2009 2:55 pm

Nada como um RAID de SSDs é o que é - mas isto já excede um bocadinho o orçamento da malta. :mrgreen:

Avatar do Utilizador
OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5656
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
Localização: Vieira do Minho / Braga

Re: Computador para áudio

Mensagempor OrDoS » quarta abr 01, 2009 3:12 pm

Gornoth Escreveu:Nada como um RAID de SSDs é o que é - mas isto já excede um bocadinho o orçamento da malta. :mrgreen:


Já agora, os SSDs quanto mais cheios mais lentos ficam, e não sei até que ponto serão mais fiáveis e duráveis do que discos físicos quando utilizados de uma forma intensiva :| E estão praí a rebentar o USB 3.0 e Firewire S3200, o que implica interfaces mais rápidos, mais informação a passar com uma latência ainda melhor... :mrgreen:
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: Computador para áudio

Mensagempor pantufa » quarta abr 01, 2009 9:38 pm


Avatar do Utilizador
Caxias
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1122
Registado: domingo jan 06, 2008 8:32 pm
Localização: Linda-a-Velha
Contacto:

Re: Computador para áudio

Mensagempor Caxias » quarta abr 01, 2009 10:12 pm

Gornoth Escreveu:Nada como um RAID de SSDs é o que é - mas isto já excede um bocadinho o orçamento da malta. :mrgreen:


:lol: lindo

n percebi.. para ter raid é preciso que os discos sejam iguais?

Avatar do Utilizador
Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 275
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Localização: Desolation
Contacto:

Re: Computador para áudio

Mensagempor Waltheer » quarta abr 01, 2009 10:47 pm

pois, mac é muito giro mas ainda anda um pouco acima do meu orçamento...

quanto aos discos, raid é já muita confusão para a minha cabeça...
já agora, o que é melhor, um disco grande ou dois mais pequenos (partindo do princípio que têm a mesma velocidade)?
Nail Your God Down

Avatar do Utilizador
OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5656
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
Localização: Vieira do Minho / Braga

Re: Computador para áudio

Mensagempor OrDoS » quarta abr 01, 2009 11:39 pm

Waltheer Escreveu:pois, mac é muito giro mas ainda anda um pouco acima do meu orçamento...

quanto aos discos, raid é já muita confusão para a minha cabeça...
já agora, o que é melhor, um disco grande ou dois mais pequenos (partindo do princípio que têm a mesma velocidade)?


Depende, o ideal até pode ser ter 1 disco pequeno rápido (tipo o Raptor que eu mencionei) e fazeres aí o teu processamento, e teres um 2º maior para armazenamento. Mas o ideal é teres 2 discos mais pequenos em RAID 0, e teres um grande para armazenar, isso é sempre o melhor e o setup mais barato para óptimo processamento em disco ;) Eu acho em que em vez de poupares no SO devias procurar se o software é compatível com XP x64 e investir num sistema com 4GB de RAM e 2 discos pequenos de 7200 RPM's em RAID 0, e uma motherboard com qualidades equilibradas e um FSB de no mínimo 1333Mhz com RAM da mesma velocidade (pelo menos).
É o setup mais em conta e performante ;)

Informação sobre RAID 0: http://en.wikipedia.org/wiki/RAID_0#RAID_0

Não é nada difícil configurar RAID 0 e se souberes de alguém que te possa ajudar melhor, normalmente o mais chato são os drivers da motherboard para o Windows gerir o RAID 0, mas isso depende da motherboard, normalmente trás sempre os drivers e as instruções explicam como configurar no PC, não é preciso ser-se um génio se souberes mexer minimamente com um PC.

A grande desvantagem do RAID 0 é que se um disco for à vida, o sistema vai todo à vida :P (daí o RAID 0+1 entre outros :mrgreen: mas deixa pra lá que isto já é geek talk :P )
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Avatar do Utilizador
Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1748
Registado: terça set 28, 2004 1:06 pm
Localização: Belas
Contacto:

Re: Computador para áudio

Mensagempor Johnny B Goode » quinta abr 02, 2009 12:36 am

Waltheer Escreveu:pois, mac é muito giro mas ainda anda um pouco acima do meu orçamento...


ao menos não ficavas limitado aos 4gb de um janelas


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 56 visitantes