Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor CarlosC » quinta nov 05, 2009 12:43 pm

Vou aqui deixar um pequeno post que fiz noutro lado com info básica para quem se quer iniciar nas gravações. Assim evito que as mesmas perguntas sejam repetidas várias vezes sempre que alguém se quiser iniciar no homerecording.

ora, alguns de nós usamos placas de som externas, placas audio-USB. outros microfone + placa de áudio externa. usar apenas micro ligado directamente ao PC deixa geralmente algo a desejar...

com microfone o que podes fazer é arranjar um suporte, provavelmente o som fica abafado devido à acústica. o microfone afastado do cone do amp soa mais grave, mais perto do centro do cone da(s) coluna(s) do amp fica mais agudo. ou então tens mesmo um microfone que só capta frequências graves. a qualidade do microfone e acustica do espaço vão interferir bastante no teu som para melhor ou para pior de qualquer forma gravando pela placa de som do PC prepara-te para enfrentar sempre alguma latência e claro limitações em termos de qualidade.

usas pedaleira -> placa de som do PC? aqui há um cuidado especial a ter, o volume de saída da pedaleira não pode ser demasiado elevado caso contrário pode queimar a entrada da placa do PC. este método pode não proporcionar um som tão bom quanto ter uma placa de audio externa e dispositivos com emulações(ou softwares em realtime), porque a pedaleira não vai deixar soar naturalmente as emulações de outros dispositivos, vai-se ter latência, e as pedaleiras em geral não emulam a captação do som de uma coluna (o som real, aquele que se pretendia)

uma placa de áudio externa - dispositivo de gravação - interface audio-USB, super barata e eficaz para o seu custo visto que já trás emulações de amps/colunas e efeitos, é o PODstudio GX. não gosto de fazer publicidade à toa: não sou pago para isso LOL, mas já 'aconselhei' esse dispositivo a 3 pessoas, e neste momento ambas as 3 o usam e estão-me gratas e satisfeitas com o interface que adquiriram por uma ninharia (em 2a mão fica quase ao preço da chuva) http://line6.com/podstudiogx/

(podes procurar outras mais caras, as M-audio não trazem efeitos, mas têm uma qualidade de gravação obviamente superior, mais ligações entradas/saídas, melhor desempenho, etc)

quando comecei a gravar das primeiras vezes usei o audacity (depois procuras o lame.dll que o programa te irá pedir quando quiseres exportar para mp3)

nas "lojas" da internet que vendem "torrents" podes encontrar inúmeros outros, como o que eu uso nomeadamente o Cubase SX3. este já não tem nada a ver com o audacity -> dá um pouco mais de trabalho a configurar, mas tem metronomo embutido, contagens de compassos, tempo, efeitos(rev delay drive), também funciona com midis, etc muito completo mesmo, mas se o quiseres usar para coisas simples também dá e funciona bem muito prático para gravar vários instrumentos assim de rajada.

Depois para o próprio Cubase podes arranjar VSTs que emulem instrumentos com sons reais (programáveis por midi) e também podes arranjar mais efeitos, programas para processares o teu som de guitarra, como o Amplitube podes sacar o drive através desse VST.

Avatar do Utilizador
SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 681
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Localização: Lisboa/Portugal
Contacto:

Re: Quero gravar guitarra, mas não sei como...(explicação para inciantes)

Mensagempor SYNAPSYS666 » quinta nov 05, 2009 5:41 pm

Line6 X3 Live & Nuendo FTW!

Cheers, CarlosC :beer:
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

BuckSatan
Participante
Mensagens: 17
Registado: sexta jun 02, 2006 9:06 am
Contacto:

Re: Quero gravar guitarra, mas não sei como...(explicação para inciantes)

Mensagempor BuckSatan » terça mar 09, 2010 5:50 pm

CarlosC,

Grande pedaço de texto cheio de informação preciosa para beginners (como Eu !) !!! Muito obrigado !

Já agora,

Comparando o PodX3live com o TunePort Ux2, qual aconselham?

Sei que o Podx3 está mais vocacionado para ser utilizado ao vivo, mas também funciona como placa de som e vem com software de gravação como o UX2?

Qual a vossa opinião sobre o UX-2?

Thanks in advance.

Cheers :cheers:
To make a mess, and fuck all the rest....

ratatapumparapapum
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 662
Registado: segunda abr 06, 2009 1:41 pm

Re: Quero gravar guitarra, mas não sei como...(explicação para inciantes)

Mensagempor ratatapumparapapum » terça mar 09, 2010 6:16 pm

Vem mesmo a calhar. E tenho andado a gravar guitarra com a guitarra directamente ligada ao pc. O que acontece é que quando ligo o monitor não consigo ouvir o que estou a tocar. Diz que a placa tem latencia demasiado alta. Há alguma maneira de resolver isto?

Avatar do Utilizador
defunctum
Metálico(a)
Mensagens: 189
Registado: sábado out 06, 2007 7:45 pm
Contacto:

Re: Quero gravar guitarra, mas não sei como...(explicação para inciantes)

Mensagempor defunctum » quarta mar 10, 2010 11:51 am

Se der, baixas a latencia, se nao der tens de comprar uma nova... :mrgreen: Que placa é já agora???

ratatapumparapapum
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 662
Registado: segunda abr 06, 2009 1:41 pm

Re: Quero gravar guitarra, mas não sei como...(explicação para inciantes)

Mensagempor ratatapumparapapum » quarta mar 10, 2010 8:57 pm

defunctum Escreveu:Se der, baixas a latencia, se nao der tens de comprar uma nova... :mrgreen: Que placa é já agora???


E como faço para baixar a latência? A placa acho que é uma realtek que viha com o pc.

Avatar do Utilizador
alexmgarcia
Participante
Mensagens: 43
Registado: domingo fev 07, 2010 4:10 pm
Contacto:

Re: Quero gravar guitarra, mas não sei como...(explicação para inciantes)

Mensagempor alexmgarcia » quarta mar 10, 2010 9:12 pm

ratatapumparapapum Escreveu:
defunctum Escreveu:Se der, baixas a latencia, se nao der tens de comprar uma nova... :mrgreen: Que placa é já agora???


E como faço para baixar a latência? A placa acho que é uma realtek que viha com o pc.


Experimenta com asio4all

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Quero gravar guitarra, mas não sei como...(explicação para inciantes)

Mensagempor CarlosC » quinta mar 11, 2010 4:38 am

@ratatapumparapapum

já saiu até asio4all v2, que configurado junto de um interface USB 2.0 (mesmo com processamento pesado para o caso da POD X3L) dá-me 3milisegundos de latência. 0,003 segundo de latência.

Mesmo que consigas um valor baixo ou quase nulo de latência evita usar VST's pesados para efeitos/som. Tenta usa-los como 'post' depois de gravares visto que te podem dar latência adicional não prevista.

quanto a ligares o monitor (para te ouvires penso que te referes a esses) e não sair som procura ver nas configurações da placa de som se ela deixa reproduzir o som que entra. caso o som que entre seja o som 'final'.
Caso estejas a gravar com um software de estúdio como Cubase, Nuendo, ProTools, GarageBand, Reaper, etc há milhares... e o software te altere algo para te dar o som final, muitas vezes no próprio programa tens que mexer em opções. Nomeadamente de inputs e outputs da placa que o programa usa, com que drivers e como a utiliza etc. Poderás ter que ver se o asio4all está bem configurado e fazer o teste, são 60segundos não é chato. Quanto mais não seja activar a monição num botão qualquer.

(já me aconteceu levar 1dia sem conseguir exportar porque não sabia colocar os markers com o ctrl e alt)
eehehe enfim ninguém nasce ensinado... no youtube há muitos vídeos a explicar desde as coisas mais simples às mais complexas eu fui aprendendo a lidar com algumas situações que passei.



@BuckSatan
O UX2 já é mais completo que os GX e podes gravar 2instrumentos em simultâneo bem como monitorizas ambas, tens entrada XLR com phantompower que basicamente podes usar qualquer microfone nessa placa.

Se foste para esse modelo por achares ter mais qualidade que as versões mais pequenas penso que não é grande diferença, tens é mais efeitos e versatilidade nos sons programáveis mas usando 1 pc rasoável e 1boa configuração no asio4all com latência quase nula, podes usar o som de VSTs externos.

O meu pc é um pouco fraco e consigo usar o Amplitube que por acaso não desgosto nada. O Guitar Rig já me dá latência e o Revalveler MKIII ainda não experimentei... Também não sinto necessidade estes VSTs a mim só me servem caso precise de um pequeno retoque.

Ups escrevi isto tudo percebi mal, bem em comparação com a POD X3 Live... é complicado. Porque não tens phantom power para o mic (não sei se precisas) mas tens N funções mudar de bancos um grau de "programabilidade" superior e todos os sons POD da line6. Embora tenha sido desenhada inicialmente para live a pedaleira tem fama de brilhar mais em gravação sendo que não é fácil sacares dela ao vivo o som com que gravas (por USB2.0)...
(mas muito mais seria usando o UX e outro material para live)
tens mais variedade e necessitas de mais tempo mas quando souberes mexer sentes-te nas 7quintas. não é perfeita mas gosto dela o interface é amigável e consegui settings no amp que soam muito parecidas ao som que gravo (só que melhores eheh) também estou numa fase em que já misturo alguns pedais com a pedaleira.
(Como Xotic BB preamp, Carl Martin Classic Chorus... pedais boutique, de tone por excelência) e estou satisfeito. Não é perfeita mas serve-me perfeitamente.

Não sei se com o UX podes gravar e depois aplicar os efeitos com os efeitos line6 em software VST... com a X3 ao gravares o som que gravas é logo o 'resultado final' daí que como descrevi acima posso necessitar de recorrer a outros VSTs. Mas não me queixo. Se quiser outro som gravo de novo quem corre por gosto não cansa.

Edit: Btw se tiveres já o 'teu som' feito com pedais analógicos e etc, basta-te algo como uma M-audio fast track (é 'relativamente barata') ou outra placa externa para ligares o teu rig de pedais/fx, ou micares o teu amp (aqui pode meter questões de acústica mas até se conseguem resultados). Se ligares pedais analógicos a placa no PC vais querer usar um VST a simular um amp pois o som com o amplificador é bem diferente do que gravado 'directo' sem amp.

BuckSatan
Participante
Mensagens: 17
Registado: sexta jun 02, 2006 9:06 am
Contacto:

Re: Quero gravar guitarra, mas não sei como...(explicação para inciantes)

Mensagempor BuckSatan » quinta mar 11, 2010 9:21 am

Carlos C. és o maior !!

Muito obrigado pela Info!!!

Vou ter de digerir essa quantidade de informação mas já me ajudaste a conhecer mais este assunto. :wink:


Many thanks !
To make a mess, and fuck all the rest....

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Shore » quinta mar 11, 2010 12:09 pm

Carlos editei o titulo do tópico, para que este fique como oficial.

Bom tópico e boas dicas btw! :metal:
Imagem

Avatar do Utilizador
DevilPig
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 149
Registado: quinta ago 06, 2009 1:43 am

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor DevilPig » quinta mar 11, 2010 1:56 pm

eu tenho um toneport ux-1 e tem servido bem :D
Imagem

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor CarlosC » quinta mar 11, 2010 2:51 pm

Tks Shore, boa ideia assim o fórum fica mais organizado.

DevilPig tenho 4 amigos que lhes falei destes interfaces baratos e que mais tarde ou mais cedo arranjaram (ou novo ou usado). Todos estão satisfeitos e todos melhoraram o seu som.
Algo mais exigente (pouco acima destas gamas) só mesmo uma M-audio ou Edirol com firewire e muitas entradas e saídas que permita micar também 1bateria etc, e que o preamp integrado tenha já uma qualidade que justifique a diferença.

Avatar do Utilizador
Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1385
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Gornoth » quinta mar 11, 2010 3:01 pm

Uma M-Audio Firewire 410 como a que estou a vender serve perfeitamente para esse tipo de finalidades. :)

azulejomusic
Participante
Mensagens: 12
Registado: sexta abr 04, 2008 10:23 am

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor azulejomusic » sábado mar 13, 2010 12:03 pm

Ainda sou novato nestas andanças mas pretendo gravar futuramente a minha guitarra com alguma qualidade.
Ainda estou na fase de pesquisa.Falei com algumas pessoas supostamente entendidas e sugeriram-me estes audio interfaces(ambos à volta de 100 euros):

M-Audio FastTrack

Line6 Pod Studio UX1

Qual é a vossa opinião em sobre os interfaces acima?Ou têm outras sugestões.Falaram-me ainda da marca Alesis.Isto na casa dos 100 euros,não pretendo gastar mais.Obrigado

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Shore » sábado mar 13, 2010 12:19 pm

azulejomusic Escreveu:Ainda sou novato nestas andanças mas pretendo gravar futuramente a minha guitarra com alguma qualidade.
Ainda estou na fase de pesquisa.Falei com algumas pessoas supostamente entendidas e sugeriram-me estes audio interfaces(ambos à volta de 100 euros):

M-Audio FastTrack

Line6 Pod Studio UX1

Qual é a vossa opinião em sobre os interfaces acima?Ou têm outras sugestões.Falaram-me ainda da marca Alesis.Isto na casa dos 100 euros,não pretendo gastar mais.Obrigado


Tenho tido excelente feedback deste modelo:

http://www.salaomozart.com/store/index. ... ts_id=8083
Imagem


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes