Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Neburis [RIP 2010/07/17]

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » sábado mar 13, 2010 12:56 pm

Pode-se falar aqui sobre pós-produção áudio (o que também está ligado com gravar guitarra ou outro qualquer instrumento) ou ter-se-á que criar um tópico novo?

De qualquer das maneiras, se o posterior for válido, que programas em geral usam / onde arranjaram bases para trabalhar com eles / que livros ou outras fontes sobre o tema recomendam para iniciantes?

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Shore » segunda mar 15, 2010 11:43 am

Neburis Escreveu:Pode-se falar aqui sobre pós-produção áudio (o que também está ligado com gravar guitarra ou outro qualquer instrumento) ou ter-se-á que criar um tópico novo?

De qualquer das maneiras, se o posterior for válido, que programas em geral usam / onde arranjaram bases para trabalhar com eles / que livros ou outras fontes sobre o tema recomendam para iniciantes?


Podes.
Imagem

Neburis [RIP 2010/07/17]

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » segunda mar 15, 2010 8:28 pm

Já agora, estou a ter problema com alguns VSTs. Normalmente quando quero reproduzir uma sequência MIDI por um VST (como por exemplo uma linha de teclado) tem opções para escolher os presets. O que me sucede é o seguinte:

1. Ligo VST
2. Escolho Preset X
3. Carrego Play para reproduzir a sequência com o Preset X
4. Preset X volta ao Preset Default

Há alguma maneira de lockar o preset para que quando carrego play aquilo não volte ao Default? Estou a usar o REAPER para as minhas gravações.

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor CarlosC » segunda mar 15, 2010 8:48 pm

Acho que tens que desactivar midi inputs numa parte de opções em que permite editar parâmetros via midi. Pelo menos isso acontece-me com o Hypersonic 2.

Sobre audio, costumo usar o Cubase SX3, e procuro sites no google e videos no youtube sobre qualquer duvida que me vá surgindo vou tentando desenrascar-me. Perdi 1 link de um blogue bom sobre audio desde que li esse blog há 'relativamente' pouco tempo deixei de ter gravações demasiado abafadas.
Na monitorização soava-me OK mas depois de exportar o produto final ficava sempre 1 bocado abafado...

Neburis [RIP 2010/07/17]

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » sexta mar 19, 2010 7:51 pm

Ainda não consigo prevenir o VST de voltar ao default cada vez que carrego no play (O VST que estou a usar é o Chimera do Majken Hoglund). Já tentei criar um preset novo para ver se fixava as opções que queria mas continua a não dar. Nas opções de midi devices só tem isto:

[] Restrict MIDI hardware output to one thread (Normalmente eu para as tracks de diferentes VSTs meto sempre cada uma com um MIDI Channel individual, não sei se faz diferença ou se está sequer ligado a esta opção...)
On stop/play:
[] send all-notes-off (?)
[] reset pitch
[] reset CC (?)

Sendo as chavetas check boxes.

Help me. ;_;

Avatar do Utilizador
DimeSlime
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 870
Registado: sexta ago 05, 2005 12:01 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor DimeSlime » terça mar 23, 2010 5:29 pm

Boas.

Só recentemente comecei a explorar os VST's emulando pistas Midi, neste caso em especifico - Pistas de bateria. Estou a usar o Cubase SX3 e estou a encontrar um problema que, por burrice ou falta de paciência para ler manuais, não estou a conseguir resolver. A questão é a seguinte : várias pistas Midi contêm alterações de tempo ao longo do tema. Quando abro a pista midi através do Cubase essas alterações não são respeitadas e toda a pista Midi fica num único tempo . Neste caso a ferramenta "Linear - Musical" não me está a ajudar.

Alguém sabe como resolver isto?


Obrigado desde já.
We believe, so we're misled
We assume, so we're played
We confide, so we're deceived
We trust, so we're betrayed.

Neburis [RIP 2010/07/17]

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » terça mar 23, 2010 5:44 pm

DimeSlime Escreveu:Boas.

Só recentemente comecei a explorar os VST's emulando pistas Midi, neste caso em especifico - Pistas de bateria. Estou a usar o Cubase SX3 e estou a encontrar um problema que, por burrice ou falta de paciência para ler manuais, não estou a conseguir resolver. A questão é a seguinte : várias pistas Midi contêm alterações de tempo ao longo do tema. Quando abro a pista midi através do Cubase essas alterações não são respeitadas e toda a pista Midi fica num único tempo . Neste caso a ferramenta "Linear - Musical" não me está a ajudar.

Alguém sabe como resolver isto?


Obrigado desde já.


Deve haver alguma opção para meteres markers de Tempo Change num sítio à tua escolha ou algo assim...mas no Cubase não sei. Que falem os experts que assim também fico a saber. :cheers:

Avatar do Utilizador
Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1385
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Gornoth » terça mar 23, 2010 9:20 pm

DimeSlime, isto é a Transport Bar do Cubase:
Imagem

Estás a ver à direita, debaixo de "Click", onde diz "Tempo - Track 4/4"? Se aí nessa zona o teu disser Fixed, tens sempre o mesmo tempo e bpm ao longo de toda a música. Se disser Track como nessa imagem, o tempo da música rege-se por uma Tempo Track, que podes editar fazendo ctrl+t.

Se estavas a falar de ficheiros MIDI sacados da net, a gestão do tempo geralmente é automágica no Cubase, mas pode variar consoante o formato do ficheiro. Como é que estás a abri-los no Cubase, com File->Import->MIDI File?

Neburis, também não sei ajudar-te explicitamente sobre o problema com esse plugin (já pensaste fazer um post no fórum do plugin?), mas
Neburis Escreveu:[] Restrict MIDI hardware output to one thread (Normalmente eu para as tracks de diferentes VSTs meto sempre cada uma com um MIDI Channel individual, não sei se faz diferença ou se está sequer ligado a esta opção...)
On stop/play:
[] send all-notes-off (?)
[] reset pitch
[] reset CC (?)


1. "Restrict MIDI hardware output to one thread" não tem que ver com os canais MIDI, mas sim com a gestão das threads do processador. Restringir os sinais MIDI a uma única thread pode ajudar com malta que tenha problemas de dessincronização ou coisa parecida - mas o teu problema não é relacionado com isso.
2. O protocolo MIDI inclui um sinal chamado "note-off", que é despoletado cada vez que uma certa nota deixa de ser tocada. All-notes-off é um sinal parecido, mas que sinaliza que todas as notas deixaram de ser tocadas. É qualquer coisa como um mute, para garantir que não ficam notas "presas" a tocar quando na realidade já deviam estar silenciosas. Também não tem que ver com o teu problema.
3. CC quer dizer Control Channel. É um "canal" MIDI paralelo ao das notas que serve para enviar todos os sinais MIDI que não são notas - por exemplo, os valores da pitch wheel ou da mod wheel de um teclado.

Isto são tudo explicações muito simplistas, mas basicamente o moral da história é que o teu VST estar a portar-se mal dificilmente será corrigido alterando qualquer destas opções. Eu descobri facilmente o site do plugin, portanto se não o conheces também o descobres. Tenta perguntar à malta lá.

Neburis [RIP 2010/07/17]

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » terça mar 23, 2010 9:44 pm

Gornoth Escreveu:Isto são tudo explicações muito simplistas, mas basicamente o moral da história é que o teu VST estar a portar-se mal dificilmente será corrigido alterando qualquer destas opções. Eu descobri facilmente o site do plugin, portanto se não o conheces também o descobres. Tenta perguntar à malta lá.


Thanks, assim o farei. Estranho é isto acontecer-me com mais alguns quantos, mas pode ser que pra lá saibam.

Avatar do Utilizador
Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1385
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Gornoth » terça mar 23, 2010 9:58 pm

Neburis Escreveu:Thanks, assim o farei. Estranho é isto acontecer-me com mais alguns quantos, mas pode ser que pra lá saibam.


Acontece com outros VSTs? O caso muda radicalmente de figura, assim sendo. Mas o conselho não é muito diferente - já espreitaste os fóruns do Reaper? Pode ser que haja por lá alguém com o mesmo problema. E reinstalar o Reaper, já tentaste?

Neburis [RIP 2010/07/17]

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » quarta mar 24, 2010 11:41 am

Gornoth Escreveu:
Neburis Escreveu:Thanks, assim o farei. Estranho é isto acontecer-me com mais alguns quantos, mas pode ser que pra lá saibam.


Acontece com outros VSTs? O caso muda radicalmente de figura, assim sendo. Mas o conselho não é muito diferente - já espreitaste os fóruns do Reaper? Pode ser que haja por lá alguém com o mesmo problema. E reinstalar o Reaper, já tentaste?


Sim, já devo ter reinstalado umas 5 vezes, mas nada. Eu hoje trato do assunto e vou aos fóruns do Reaper. Mais do que os dos VSTs em si, eles devem ter lá a resposta pra isto.

Avatar do Utilizador
DimeSlime
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 870
Registado: sexta ago 05, 2005 12:01 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor DimeSlime » quarta mar 24, 2010 12:57 pm

Obrigado Gornoth. De facto já tinha pensado nessa ferramenta e até tentei faze-lo mas não resolveu o problema. Talvez esteja a abrir o ficheiro midi de forma errada uma vez que uso drag'n'drop. Mais logo vou tentar importar o ficheiro dessa maneira, penso que ainda não o fiz uma única vez. :roll:

Um abraço.
We believe, so we're misled
We assume, so we're played
We confide, so we're deceived
We trust, so we're betrayed.

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor CarlosC » quarta mar 24, 2010 4:22 pm

Creio que devias ir a 'file' e depois 'import' e aí seleccionavas midi, até tem opções de importação.
Por acaso agradeço a explicação Gornoth fiquei a saber como usar a tempo track para misturar divisões rítmicas diferentes e deixar o metronomo do cubase a fazer a contagem desses compassos em vez de ter que usar a bateria... não sei porquê oiço melhor o bip do metronomo. Tenho que ir exprimentar ehehehe :P

Avatar do Utilizador
JohnnyGuitar
Turista
Mensagens: 8
Registado: domingo fev 08, 2009 9:44 am

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor JohnnyGuitar » quinta abr 01, 2010 2:46 am

Eu já tinha lido isto noutro lado... bom contributo aqui pro Metal Underground :metal:
Imagem

Neburis [RIP 2010/07/17]

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » terça abr 20, 2010 6:42 pm

Mesmo nos fóruns do Reaper, analisaram a minha situação e consideraram que era um bug.

Mas agora NEM MUDANDO PARA O CUBASE ISTO PÁRA! E ainda mais, é com todos os VSTs que uso! Não há mesmo maneira nenhuma de lockar o raio do preset que se pretende pra que aquilo não mude a todos os plays? Jesus fucking christ...


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes