Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
kualkerr
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 58
Registado: quarta jul 01, 2009 12:17 pm

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor kualkerr » domingo ago 21, 2011 8:07 pm

AngerBurst Escreveu:
Wolfheart66 Escreveu:Dudes, uma modesta dúvida :mrgreen:

Visto não haver um tópico de gravação para baixo e como gostaria de poder gravar as minhas bass lines e tal, já me tinham aconselhado a adquirir um pod da line6 que apesar de trazer mais cenas para a guitarra traz também alguns amps de baixo. Agora a minha dúvida é que programa (s) usar para efectuar a gravação. Como sou um bocado noob nessa área gostava que algum expert me desse umas dicas e tal.
Fico a aguardar, cheers!


Boas. Aconselho-te sem dúvida esse interface. http://www.youtube.com/watch?v=v9oNX6UcUZg Nesta música, voz, guitarra e baixo foram gravados com presets desse interface. O baixo não está com muito bom som por ser um baixo de fraca qualidade e pelos meus conhecimentos técnicos de mistura e gravação na altura não serem os melhores. Em relação à tua questão do programa podes optar pelo Adobe Audition (que usei nesta), mas há uma série deles.


Já agora, onde adquiriste esses "conhecimentos técnicos de mistura e gravação"?
Tenho andado à procura disso e já vi que na net há muita coisa, mas não sei bem por onde começar, com tanta informação disponível...

Avatar do Utilizador
AngerBurst
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 68
Registado: sexta abr 02, 2010 8:16 pm
Localização: Lisboa

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor AngerBurst » domingo ago 21, 2011 9:04 pm

kualkerr Escreveu:
AngerBurst Escreveu:
Wolfheart66 Escreveu:Dudes, uma modesta dúvida :mrgreen:

Visto não haver um tópico de gravação para baixo e como gostaria de poder gravar as minhas bass lines e tal, já me tinham aconselhado a adquirir um pod da line6 que apesar de trazer mais cenas para a guitarra traz também alguns amps de baixo. Agora a minha dúvida é que programa (s) usar para efectuar a gravação. Como sou um bocado noob nessa área gostava que algum expert me desse umas dicas e tal.
Fico a aguardar, cheers!


Boas. Aconselho-te sem dúvida esse interface. http://www.youtube.com/watch?v=v9oNX6UcUZg Nesta música, voz, guitarra e baixo foram gravados com presets desse interface. O baixo não está com muito bom som por ser um baixo de fraca qualidade e pelos meus conhecimentos técnicos de mistura e gravação na altura não serem os melhores. Em relação à tua questão do programa podes optar pelo Adobe Audition (que usei nesta), mas há uma série deles.


Já agora, onde adquiriste esses "conhecimentos técnicos de mistura e gravação"?
Tenho andado à procura disso e já vi que na net há muita coisa, mas não sei bem por onde começar, com tanta informação disponível...


Não te consigo indicar uma fonte específica, porque fui adquirindo de vários sítios e também através de outras pessoas. Posso dar-te uma dica simples que fará uma grande diferença.

-Grava pelo menos 4 faixas de guitarra (presumo que o mesmo se possa aplicar ao baixo) preferencialmente com distorções diferentes para dar mais cor à mistura e faz hard right a duas delas e hard left às restantes. As ligeiras imperfeições vão dar força.
-Em relação a equalizadores, o truque será experimentar muito e ter em atenção as frequências nativas de cada instrumento, mas nesta área não sei grande coisa, pelo que costumo nem mexer.

Avatar do Utilizador
Wolfheart66
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2791
Registado: segunda nov 22, 2010 9:25 pm
Localização: Lisbon, Númenor, Palace of Wisdoom, Ossus.

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Wolfheart66 » segunda ago 22, 2011 2:43 pm

AngerBurst Escreveu:
Wolfheart66 Escreveu:Dudes, uma modesta dúvida :mrgreen:

Visto não haver um tópico de gravação para baixo e como gostaria de poder gravar as minhas bass lines e tal, já me tinham aconselhado a adquirir um pod da line6 que apesar de trazer mais cenas para a guitarra traz também alguns amps de baixo. Agora a minha dúvida é que programa (s) usar para efectuar a gravação. Como sou um bocado noob nessa área gostava que algum expert me desse umas dicas e tal.
Fico a aguardar, cheers!


Boas. Aconselho-te sem dúvida esse interface. http://www.youtube.com/watch?v=v9oNX6UcUZg Nesta música, voz, guitarra e baixo foram gravados com presets desse interface. O baixo não está com muito bom som por ser um baixo de fraca qualidade e pelos meus conhecimentos técnicos de mistura e gravação na altura não serem os melhores. Em relação à tua questão do programa podes optar pelo Adobe Audition (que usei nesta), mas há uma série deles.

Thnx dude ;) já agora boa malha.
Imagem

Avatar do Utilizador
afonsoveiga
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1415
Registado: sexta ago 14, 2009 9:14 pm
Localização: Lisboa.
Contacto:

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor afonsoveiga » segunda ago 22, 2011 2:58 pm

eu uso um Line 6 POD UX1 com o POD Farm. comprei o Metal Shop pack, no site da Line 6 e tou mais que satisfeito. a qualidade é mesmo muito boa.
gravei as guitarras, o baixo e a voz da primeira malha da minha banda com o POD. fiz a captação no Reaper, e depois exportei as faixas individuais para o Adobe Audition e fiz lá o mixing. para as guitarras usei o simulador do Powerball que vem no Metal Shop pack e um simulador de um tube screamer, e para o baixo usei o simulador de um Ampeg. no entanto, o brilho do baixo vem todo da pós-equalização que fiz no Audition, porque foi a primeira vez que mexi com um baixo no POD Farm.
para quem quiser ouvir, fica aqui:


Avatar do Utilizador
AngerBurst
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 68
Registado: sexta abr 02, 2010 8:16 pm
Localização: Lisboa

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor AngerBurst » segunda ago 22, 2011 6:44 pm

Wolfheart66 Escreveu:Thnx dude ;) já agora boa malha.


Obrigado ;) :cheers:

Avatar do Utilizador
Wolfheart66
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2791
Registado: segunda nov 22, 2010 9:25 pm
Localização: Lisbon, Númenor, Palace of Wisdoom, Ossus.

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Wolfheart66 » terça ago 23, 2011 5:28 pm

afonsoveiga Escreveu:eu uso um Line 6 POD UX1 com o POD Farm. comprei o Metal Shop pack, no site da Line 6 e tou mais que satisfeito. a qualidade é mesmo muito boa.
gravei as guitarras, o baixo e a voz da primeira malha da minha banda com o POD. fiz a captação no Reaper, e depois exportei as faixas individuais para o Adobe Audition e fiz lá o mixing. para as guitarras usei o simulador do Powerball que vem no Metal Shop pack e um simulador de um tube screamer, e para o baixo usei o simulador de um Ampeg. no entanto, o brilho do baixo vem todo da pós-equalização que fiz no Audition, porque foi a primeira vez que mexi com um baixo no POD Farm.
para quem quiser ouvir, fica aqui:


Depois tens que me dar uma maozinha entao quando quiser gravar aí umas ideias que ando a ter ;) se não te importares ;)
Imagem

Avatar do Utilizador
MaD_DoG
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 268
Registado: sexta mar 09, 2007 2:05 pm
Localização: Barcelos, Portugal
Contacto:

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor MaD_DoG » terça ago 30, 2011 9:46 am

Viva cambada!!
Achei que este era o melhor sítio para perguntar, dado que estamos todos mais ou menos dentro da "Çena"...bom, é o seguinte: actualmente tenho um interface Line 6 UX2 para fazer umas brincadeirazitas com a guitarra e outras coisas que tais, através do software POD Farm 2.0. A questão é que estou a fazer isto tudo através do Reaper instalado num Eee PC (2.0 GB de RAM e processador 1.6 GHz) com o Windows 7 Starter, ou seja, em termos de performance para gravação, e mesmo para tocar, escusado será dizer que o sinal por vezes fica aquém das expectativas..vale a pena usar o Eee PC porque é pequeno e fácil de transportar para qualquer lado e, se tiver uma performance porreira, ligando a uma coluna decente, ainda se consegue improvisar um Amp jeitoso em qualquer sítio :)

Actualmente saiu uma versão do Windows, Windows 7 Thin PC que parece reduzir muito dos recursos do PC, maximizando a performance do mesmo...A questão que tenho para vos colocar é a seguinte: poderei instalar o POD Farm e mesmo os drivers do UX2 nesta versão do Windows, assim como o Reaper e todos os plugins necessários, garantindo-me que a performance irá melhorar (pois pelo que consegui apurar esta versão do Windows é muito limitada), ou é melhor não correr riscos e instalar um Windows XP artilhado para fazer melhor uso de todo este sistema?

Digam-me lá as vossas opiniões...isto se alguém souber pois, caso contrário, terei de testar eu tudo de raíz e ver no que dá :?

Abraço :cheers:

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor CarlosC » quarta set 21, 2011 1:00 pm

boas MaD_DoG,

eu uso o XP SP2 e dentro do windows não me consigo a ver usar mais nada, até porque por vezes há certos "kr4ks" de softwares essenciais para mim que não funcionam nas versões mais recentes... na minha opinião se estas mais habituado ao 7 e tens razões para preferir esse tenta a tal versão Thin embora o XP possa ser mais leve.

uso uma POD X3 Live e o meu Pc é 2,50ghz DualCore e 2gb de ram, e só sinto 'problemas de performance' quando tenho uns 6 plugins abertos em cada uma das 4 ou 5 pistas, até lá vai aguentando... creio que se arrancar usando o mínimo de recursos da memoria a coisa poderá melhorar.

creio que é normal pois até já vi PCs bem mais potentes ficarem KOs basta gravar muitas pistas, usar muita eq muitos limiters e compressores... para não falar em efeitos propriamente ditos.

Vaargseth [RIP 2012/04/25]

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Vaargseth [RIP 2012/04/25] » quinta set 22, 2011 8:38 pm

Comecei agora a usar o Ableton Live 8.0.5. Nunca tinha tocado "instrumentos virtuais" mas até me tou a sair bem... acho eu. Agora, só preciso de dicas para encontrar sons de jeito para um baixo como deve de ser (tipo John Myung) e uma distorção na guitarra (tipo John Petrucci). Não atino com estas configurações manhosas e soa-me tudo sempre mal, ou demasiado reverb, ou a frequência não está boa... não sei.
Apenas quero umas sugestões.

Thanks

Avatar do Utilizador
MaD_DoG
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 268
Registado: sexta mar 09, 2007 2:05 pm
Localização: Barcelos, Portugal
Contacto:

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor MaD_DoG » terça out 04, 2011 7:57 am

CarlosC Escreveu:boas MaD_DoG,

eu uso o XP SP2 e dentro do windows não me consigo a ver usar mais nada, até porque por vezes há certos "kr4ks" de softwares essenciais para mim que não funcionam nas versões mais recentes... na minha opinião se estas mais habituado ao 7 e tens razões para preferir esse tenta a tal versão Thin embora o XP possa ser mais leve.

uso uma POD X3 Live e o meu Pc é 2,50ghz DualCore e 2gb de ram, e só sinto 'problemas de performance' quando tenho uns 6 plugins abertos em cada uma das 4 ou 5 pistas, até lá vai aguentando... creio que se arrancar usando o mínimo de recursos da memoria a coisa poderá melhorar.

creio que é normal pois até já vi PCs bem mais potentes ficarem KOs basta gravar muitas pistas, usar muita eq muitos limiters e compressores... para não falar em efeitos propriamente ditos.


Hey Carlos,

Obrigadinhos mas já resolvi a questão. Os pc's que tinham disponíveis não são DualCores nem têm tanto de RAM daí eu ter colocado essa questão. Instalei o XP SP3 num Celeron 1.6GHz com 1,5 GB de RAM e a coisa até que rola. Estava com uns problemas de latência inicialmente mas lá resolvi nas configurações da placa de som. Eu uso o mínimo até pk não percebo lá muito da poda, mas já consigo colocar a bombar o POD Farm com o Reaper na perfeição e já dá para fazer umas coisitas engraçadas...obrigado na mesma pela dica!!

Abraço :cheers:

Avatar do Utilizador
Impaler_Blnc
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 233
Registado: quinta jun 04, 2009 5:13 am
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Impaler_Blnc » terça nov 15, 2011 5:40 pm

Jam Lab (M-Audio) com Cubase, Guitar Rig 5 e um cheirinho de GT-6 é facil, barato e quem sabe se não dá milhões :mrgreen:
Latencia praticamente nula, qualidade bem porreira por um aparelho tao barato.
Aconselho a quem não quer gastar muito dinheiro e ter uma qualidade bem razoavel para gravar em casa.
A isto junta-se um EzDr e Siga!


:jam:

Avatar do Utilizador
tiagocunha
Participante
Mensagens: 34
Registado: quarta set 30, 2009 8:30 pm
Contacto:

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor tiagocunha » domingo nov 27, 2011 2:42 pm

Uma perguntinha: eu tenho um M-Audio Fast Track e tenho-o usado apenas para tocar ligado ao PC, mas agora queria gravar algumas coisas, só a guitarra e mais nada. E o problema é que não entendo nada do software que veio junto ao Fast Track (Pro Tools) e as instruções também não ajudaram...Alguém me diz o que posso fazer? Muito obrigado desde já.

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor CarlosC » segunda nov 28, 2011 2:06 am

RTFM (read the fucking manual) eheh

agora a sério, 50% do que vês na maioria dos softwares é bastante instintivo e de fácil percepção... podes sempre procurar tutorials no google ou no youtube foi assim que aprendi a mexer no cubase (nas coisas que tive duvidas), também sei mexer no reaper foi por tentativa e erro. a maioria das tarefas comuns são bem simples só as coisitas mais avançadas é que requerem algum know how sobre os softwares.
basicamente, google it.

se não entendes nada do software, não vai ser num post que vou resumir as 200 páginas do manual...

Avatar do Utilizador
ProgressiveDemon
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 73
Registado: quarta ago 04, 2010 6:34 pm

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor ProgressiveDemon » sexta jan 20, 2012 8:52 pm

Hey pessoal, acho que é bastante provável que alguns de vocês utilizem o Guitar Rig 4 para gravar por isso pode ser que me possam ajudar...
Eu ligo a guitarra ao pc através de uma interface usb e o Guitar Rig funciona lindamente, mas quando gravo o ficheiro, o som da guitarra fica completamente clean... Já tive a falar com um amigo meu que também usa o programa e diz que também é bastante esquisito o facto da reprodução da gravação no Guitar Rig ser feita pela entrada dos phones na interface em vez das colunas no pc... Já estive a ver nas configurações e não consegui fazer nada... Provavelmente é uma dúvida estúpida mas agradecia muito uma ajudazita nisto :jam:

Avatar do Utilizador
Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1385
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Re: Grava Guitarra no Computador - Software e Hardware (Tópico Oficial)

Mensagempor Gornoth » sexta jan 20, 2012 10:18 pm

Usa o tapedeck 2 para gravar o som distorcido.


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes