Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
valveaddicted
Participante
Mensagens: 25
Registado: segunda jun 06, 2011 10:17 pm

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor valveaddicted » sexta nov 18, 2011 2:41 pm

Obrigado pelas respostas fiquei esclarecido.
No que toca a som (tanto limpo como distorção) estou completamente satisfeito, quando falo em efeitos, refiro-me aos mais normais do tipo reverbs, delays e por ai fora.
O objectivo do post era mesmo educar-me um bocado sobre o que por ai anda no que toca a efeitos, já que a última vez que explorei alguma coisa de efeitos... foi com a minha antiga GT-6 e... sinceramente foi das coisas que vendi e que não me vai deixar saudades nenhumas, mas como se falou nisto aproveitei para tirar as dúvidas.

Avatar do Utilizador
Charles
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 70
Registado: terça set 19, 2006 7:45 pm

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor Charles » sexta nov 18, 2011 6:43 pm

Shore Escreveu:Para quem quer fazer comutação de on/on em vários efeitos em simultaneo ou troca de parametros, os pedais são mais complicados. Existem soluções (aliás todos os Profissionais de topo usam pedais ou um mix de pedais e processamento de rack [nade de pedaleiras :P]) mas essas soluções são ainda mais caras.


Encontrei este pedal Looper, mas de facto não combina com o bolso de um músico iniciante mas parece ser divertido.
http://www.youtube.com/watch?v=hmyTlbCPC_k

Shore Escreveu:Agora como cliente da loja, primeiro tentaria perceber quais os efeitos que realmente queres/precisas (por exemplo muitas vezes as pessoas falam em comprar compressores e equalizadores e na verdade não só não precisam como provavelmente ainda os vai prejudicar) e tendo isso como ponto de partida, decidiríamos em conjunto se um rig de pedais é viável ou se tinhas que partir para um Multi Efeitos.


Aproveitando esta linha de pensamento já agora, com o tal método de comotação on/on que referis-te, se eu quiser acesso directo entre vários parâmetros, o que sugerias no caso de mudar de distorção repentinamente para um clean com efeitos?

Distorção + Reverb (secção rítmica)
Distorção + Delay (para solos suponho acompanhado com um boost)
Clean + reverb + Chorus (e em certos momentos de uma música, um pouco de delay em cima do clean)

Estes são os principais, como já referi tenho um valveking com built-in reverb, por isso usá-lo-ia constantemente pois não gosto de sons secos.

Pelo que ando a ler e pelas dicas, o M13 parece engraçado. Estou à procura de alternativas

Obrigado

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor Shore » sexta nov 18, 2011 7:29 pm

Charles Escreveu:
Shore Escreveu:Para quem quer fazer comutação de on/on em vários efeitos em simultaneo ou troca de parametros, os pedais são mais complicados. Existem soluções (aliás todos os Profissionais de topo usam pedais ou um mix de pedais e processamento de rack [nade de pedaleiras :P]) mas essas soluções são ainda mais caras.


Encontrei este pedal Looper, mas de facto não combina com o bolso de um músico iniciante mas parece ser divertido.
http://www.youtube.com/watch?v=hmyTlbCPC_k


Gosto mais do material da G-Lab acho mais completo, mais robusto e mais barato também.

Shore Escreveu:Agora como cliente da loja, primeiro tentaria perceber quais os efeitos que realmente queres/precisas (por exemplo muitas vezes as pessoas falam em comprar compressores e equalizadores e na verdade não só não precisam como provavelmente ainda os vai prejudicar) e tendo isso como ponto de partida, decidiríamos em conjunto se um rig de pedais é viável ou se tinhas que partir para um Multi Efeitos.


Charles Escreveu:Aproveitando esta linha de pensamento já agora, com o tal método de comotação on/on que referis-te, se eu quiser acesso directo entre vários parâmetros, o que sugerias no caso de mudar de distorção repentinamente para um clean com efeitos?

Distorção + Reverb (secção rítmica)
Distorção + Delay (para solos suponho acompanhado com um boost)
Clean + reverb + Chorus (e em certos momentos de uma música, um pouco de delay em cima do clean)



Podes fazer um rig com um G-LAB GSC-2 onde metes esses pedais em "loops" individuais e usas um cabo para fazer um Switching do amp com o GSC-1.
Depois programas o mapa midi via USB no computador onde dizes.

Banco 1 -> [Canal 2] + [Reverb]
Banco 2 -> [Canal 2] + [Delay]
Banco 3 -> [Canal 1] + [Reverb] + [Chorus]

Talvez o esquema seja mais claro:
Imagem

Ajudei?
Imagem

Avatar do Utilizador
Charles
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 70
Registado: terça set 19, 2006 7:45 pm

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor Charles » sexta nov 18, 2011 7:38 pm

Ajudas-te pois :P
Bem, só esse brinquedo anda pelos 200 e poucos euros, ainda faltaria o resto, vou investigar

Obrigado pelo tempo!

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor Shore » domingo nov 20, 2011 2:21 pm

Charles Escreveu:Ajudas-te pois :P
Bem, só esse brinquedo anda pelos 200 e poucos euros, ainda faltaria o resto, vou investigar

Obrigado pelo tempo!


Pois, isto são cenas mesmo muito pros e específicas. Como têm pouca implementação no mercado ainda, são bastante caros.
Imagem

Avatar do Utilizador
defunctum
Metálico(a)
Mensagens: 189
Registado: sábado out 06, 2007 7:45 pm
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor defunctum » domingo nov 20, 2011 2:45 pm

Tambem á procura de algo que me controle os pedais e o midi do amp, o preço do G-LAB GSC-2 deixou-me de agua na boca, se bem
que nao atino com os switchs dos gajos nem a cacete mas isso muda-se, e eu a pensar que ia ter de vender um rim pra comprar o musicom lab

Avatar do Utilizador
tiagocunha
Participante
Mensagens: 34
Registado: quarta set 30, 2009 8:30 pm
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor tiagocunha » sábado nov 26, 2011 8:01 pm

http://www.dv247.com/guitars/zoom-g9-2t ... ply--54018

Que pensam disto? Preciso de uma pedaleira e nas minhas pesquisas apareceu esta...quantos efeitos dá para ter activos ao mesmo tempo?

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor Shore » sábado nov 26, 2011 8:08 pm

tiagocunha Escreveu:http://www.dv247.com/guitars/zoom-g9-2tt-guitar-pedal-includes-power-supply--54018

Que pensam disto? Preciso de uma pedaleira e nas minhas pesquisas apareceu esta...quantos efeitos dá para ter activos ao mesmo tempo?


Bom preço. A máquina em si não sou apreciador.
Imagem

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor spiegelman » sexta jun 15, 2012 10:28 am

Boas pessoal. Para além das loopstations da Boss, que outros pedais de outras marcas fazem coisas similares?
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor Shore » sábado jun 16, 2012 12:23 am

spiegelman Escreveu:Boas pessoal. Para além das loopstations da Boss, que outros pedais de outras marcas fazem coisas similares?


Da Digitech e nos modelos mais baixos são melhores e se calhar mais baratos

Checka Digitech Jam man Solo e Jam Man Stereo. O Stereo é uma máquina brutal!
Imagem

Avatar do Utilizador
CrazyfoX
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 796
Registado: quinta jan 10, 2008 10:31 pm
Localização: Valeta

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor CrazyfoX » terça jun 25, 2013 12:16 am

Uma pequena questão: estou a usar um Big Muff no canal lead de um 6505+ 1x12. Ando a experimentar muito dentro do Drone/Funeral Doom, daí o "peso" todo. No entanto, como podem imaginar, o feedback e o barulho indesejável é imenso. Ando então à procura de algo que equilibre um pouco melhor o som. Estava a pensar arranjar um NS-2 para amansar a fera, mas será que este pedal me vai comer um pouco o sinal no palm mute?

Já agora, aconselham o uso de um EQ, tipo o MXR 10 Band EQ, neste tipo de rig?

Obrigado pela atenção! :cheers:

Avatar do Utilizador
SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 681
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Localização: Lisboa/Portugal
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor SYNAPSYS666 » quinta jul 11, 2013 3:35 pm

ISP Decimator, tanto tens em versão pedal como rack.

E quanto a um EQ, antes de te meteres em pedais, estuda bem a equalização do amp, bem como dos pedais que usares.
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

Avatar do Utilizador
CrazyfoX
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 796
Registado: quinta jan 10, 2008 10:31 pm
Localização: Valeta

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor CrazyfoX » sábado ago 17, 2013 12:09 am

SYNAPSYS666 Escreveu:ISP Decimator, tanto tens em versão pedal como rack.

E quanto a um EQ, antes de te meteres em pedais, estuda bem a equalização do amp, bem como dos pedais que usares.

Toda a gente me fala bem desse Decimator! Está feita a escolha. Obrigado!

Avatar do Utilizador
metalguy
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 69
Registado: terça jan 27, 2009 12:51 am
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor metalguy » terça mar 18, 2014 9:35 pm

Boas, ando à procura de opção para efeitos (delay, reverb e chorus sobretudo, mas também wah/controlador volume, compressor, noise gate e EQ), seja pedaleira, rack ou pedais individuais, que me substitua os da minha actual pedaleira ME-50 - que já está ultrapassada para as minhas necessidades de tom.

Estou interessado apenas em efeitos, não em simulações de amps, porque tenho um bom amp a válvulas do qual gosto da distorção.
Uma das minhas preocupações é que alguns efeitos assentam bem no fx loop, mas outros como EQ, compressor ou wah convém ficar antes do pré.

Vi atrás neste tópico as opções da G-major + o G-Lab e confesso que fiquei interessado, mas queria saber quais são as melhores opções que tenho. Já agora fiquei também com a dúvida se essa solução resolveria o problema da ordem dos efeitos.

O investimento não seria para já, ainda estou a poupar € para tal, por isso queria medir bem as minhas opções. O orçamento seria para a volta dos 400€ max (considero equipamento usado também)

Tenho abertura à compra de pedais individuais + pedalboard, mas não sei se para o que estou habituado (ter tudo em um) não me sentiria vazio se não pudesse ter (devido a falta de orçamento para tudo) alguns efeitos que procuro (por ex. já me habituei bastante ao controlo de volume com pedal, etc).

Sugestões?

Cumprimentos malta
Última edição por metalguy em sexta mar 21, 2014 1:42 am, editado 1 vez no total.
Where is the invisible line that we must draw to create individual thought
patterns

Avatar do Utilizador
defunctum
Metálico(a)
Mensagens: 189
Registado: sábado out 06, 2007 7:45 pm
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor defunctum » terça mar 18, 2014 10:58 pm

Para delay, reverb e chorus, tens o Zoom ms70-cdr, as reviews são excelentes. No inicio do mês vem para cá um.
Quanto ao resto ia para pedais individuais, mas depende muito do tipo de som que queres


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes