Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
firewallcj
Participante
Mensagens: 19
Registado: quinta ago 19, 2010 6:17 pm

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor firewallcj » sexta abr 29, 2011 3:19 pm

Entao o Eco e Delay é a mesma coisa? penso que nao será bem assim?... :roll:

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor Shore » sexta abr 29, 2011 5:52 pm

firewallcj Escreveu:Entao o Eco e Delay é a mesma coisa? penso que nao será bem assim?... :roll:


Tempo de atraso de um sinal, em reverberação, eco, ou em equipamentos eletrônicos em geral.
[editar] O delay na música

No meio musical existe um equipamento denominado Delay (ie. "atraso", em Português), que possui como função criar um atraso do som em relação ao sinal original (i.e. o sinal "real") gerado por um equipamento ou instrumento musical. Normalmente os aparelhos de marcas boas que possuem o controle do delay também possuem uma tecla para o eco (a repetição) que controla a quantia de repetições desejada no efeito. Assim o usuário pode controlar o tempo de atraso e a quantia de repetições do som após cada atraso.
Quanto ao atraso (i.e. o delay), o tempo pode ser ajustado (exemplos):

* no mínimo (i.e. a demora para o som real que for tocado ser emitido no alto-falante é mínima)--isto varia com o acessório usado, mas é questão de menos do que um segundo;
* no máximo, em geral, os acessórios variam, mas podem dar um atraso de 2 segundos, em média, para o som real ser emitido no alto-falante.

Da mesma maneira, quanto a repetição, pode-se usar (exemplos):

* com uma repetição somente---o efeito fica similar a um pedal de volume quando ativado após a emissão do som (i.e. o som sairá no alto-falante em tempo atrasado e só uma vez);
* com duas ou mais repetições---o efeito ficará mais parecido com um eco na montanha, aonde comumente se ouve várias repetições.

Logo, se o atraso for razoável, digamos um segundo, e colocarmos algumas repetições (digamos, 5), o som emitido ficará típico de um eco real que se ouve na natureza. Aparelhos de delay costumam diminuir (i.e. desenvolvimento negativo) a amplitude (i.e. volume) do som conforme cada repetição (i.e. eco); assim, a repetição, como um eco, parece ficar cada vez mais distante, criando o efeito de eco que vai se desaparecendo aos poucos ao longe em cada repetição, com o som ficando mais e mais "fraco".

Os pedais de Delay podem ser usados de várias maneiras: uma marca inferior de delay pode ser um pedal simples de um só efeito, outro de marca melhor pode estar incluso entre vários efeitos de uma pedaleira ou até imbutido como acessório em caixas amplificadas e mesas de som. O efeito pode ser conseguido muito facilmente também em aplicativos digitais (software) de gravação para uso profissional.
[editar] Delay do som na música digital

Delay é uma palavra inglesa que em português significa atraso. Este atraso é um efeito acústico muito simples que consiste em reproduzir uma réplica de um pico de ondas sonoras com um determinado tempo de atraso do pico de ondas sonoras original. Isto funciona como que um eco no som.

Na música, a aplicação deste efeito tem alguns factores que não devem ser esquecidos para uma gravação de áudio correcta. Um desses factores é o tempo entre cada réplica do delay, isto traduz-se a tempo musical, semicorcheias (1 compasso a dividir por 16). Normalmente, em músicas compostas numa velocidade considerada mais normal (entre 40 e 190 BPM), o efeito de delay é executado de 3 em 3 semicorcheias para reforçar na antecipação dos sons percutivos de alta pressão acústica. Este delay funciona como um eco, portanto, a cada réplica que é reproduzida o seu volume sonoro (dB, decibel) é reduzido até chegar ao ponto zero. A velocidade a que este é reduzido é, neste caso, designada como feedback. A forma como actua neste caso a frequência das ondas de som, em circunstâncias correctas, concentra-se na divisão da amplitude das ondas sonoras por metade, depois por um terço, por um quarto, por um quinto, e assim sucessivamente até chegar ao ponto zero, dependendo também de um factor adicional que se deve á intensidade do feedback do delay.

Para uma composição na música digital ou acústico-analógica de bom performance, costumam ser usados vários efeitos de delays. Normalmente, 2, 3 ou 4, consoante a velocidade, ambiente, nota geral e género da música.

Quando usados vários delays para um efeito de eco no ádio digital, geralmente, eles combinam panoramização e espaços de tempo diferentes. A panoramização distribui cada delay para uma posição estereofónica de -100% a 100% consoante a pressão exercida pelo som original sem delay em cada um dos canais. Os espaços de tempo de cada delay tendem em criar preenchimento na música, dependendo do ambiente que o compositor pretende dar ao que está a criar.

O delay é um efeito acústico essencial na música, independentemente do género musical. A música electrónica é uma das áreas musicais nas quais o efeito de delay é mais nocivo e necessário. Este efeito, quando reproduzido consecutivamente, sem chegar a um ponto zero de volume sonoro, em curtos espaços de tempo, como por exemplo 440Khz, cria um efeito de esquadria nas ondas sonoras que é utilizado muitas vezes para criar "vozes de robôs" ou sons semi-desafinados.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Delay
Imagem

firewallcj
Participante
Mensagens: 19
Registado: quinta ago 19, 2010 6:17 pm

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor firewallcj » sexta abr 29, 2011 6:03 pm

Muita palha.
Gostei mais da ideia que li, que o Delay é como se fosse a junção de um Echo mais um Reverb. Já tentei comprovar e chego a conclusao que se dividir o Delay consegue se obter estes dois efeitos. Se estiver errado, azar para mim, mas o que oiço é o que mais parece.

E em relaçao ao Hofner? que acham?

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor Shore » sexta abr 29, 2011 6:08 pm

firewallcj Escreveu:Muita palha.
Gostei mais da ideia que li

Ok Whatever.

firewallcj Escreveu:E em relaçao ao Hofner? que acham?

Não conheço.

Spoiler: Mostrar
Imagem
Imagem

firewallcj
Participante
Mensagens: 19
Registado: quinta ago 19, 2010 6:17 pm

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor firewallcj » sexta abr 29, 2011 6:24 pm

Eheh :jam:
Gostaria mesmo de saber mais acerca da qualidade deste hofner..

Avatar do Utilizador
Charles
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 70
Registado: terça set 19, 2006 7:45 pm

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor Charles » quarta nov 02, 2011 7:19 pm

Alguém me pode contar a sua experiência com os Line 6 m13 ou m9 ??

O m9 pareceu-me ideal pelo tamanho no entanto não tem FX Loop, o que pode ser chato caso se queira usar a distorção do Amp. novo ronda os 400€ e não existe em 2ª mão por terras lusas.

O m13 tem tudo um que uma pessoa pode precisar mas é gigantesco e certamente não iria usar todos os botões, sei que na vertical posso ter 3 efeitos distintos sem fazer sapateado (comum às pedaleiras, já tive uma GT6) e 4 na horizontal, aqui o método é como os pedais de chão, em que posso acrescentar ou retirar efeitos.
Em relação ao preço novo sai bastante caro (500€), mas em 2ª mão existem negócios a ter em conta (300...350€)


Visto eu ter uma cabeça valveking 100w + cab 4x12 framus dragon com V30's considero que o som da distorção da cabeça me agrada.

preciso de ter acesso aos seguintes efeitos

Distorção
Solo
Clean c/ chorus + reverb

São os principais, o FX Loop parece ser importante caso seja necessário tocar num concerto com amps alheios. não sei bem como funcionam essas coisas, mas tanto quanto vejo nos concertos as bandas por vezes costumam partilhar equipamento, logo creio ser de extrema importância ter algum tipo de equipamento que se adapte ao percurso.

Geralmente em casa temos as pedaleiras a simular cab's, posição de mic's e sei lá mais o que, e depois podemos tocar num amp de topo e não faz sentido usar todas esses parâmetros.

Obrigado

Avatar do Utilizador
Charles
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 70
Registado: terça set 19, 2006 7:45 pm

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor Charles » segunda nov 07, 2011 9:47 pm

Nada?

E alguém ultiliza ou já utilizou a Boss gt 6, gt 8 ou line 6 X3 Live em Loop para poder utilizar a distorção do amp?

Gostaria de saber se é fácil aplicar o método de 4 cabos e se é intuitivo alterar as definições destas pedaleiras ou se é uma dor de cabeça.

Obrigado

Avatar do Utilizador
defunctum
Metálico(a)
Mensagens: 189
Registado: sábado out 06, 2007 7:45 pm
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor defunctum » segunda nov 07, 2011 10:27 pm

Normalmente o interface das pedaleiras é relativamente semelhante e fácil...
Os 4 cabos sao simples de ligar já tive uma Me-50 e uma GT-Pro e as definiçoes eram simples
de se aplicar , agora digo-te que pelo menos a GT-Pro ligada no loop do amp come o sinal todo
e podes ter o melhor amp do mundo que fica logo a soar uma merda, daí ter desistido e começado
a comprar pedais...Quanto ao sapateado compra um looper :D

Avatar do Utilizador
Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 275
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Localização: Desolation
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor Waltheer » terça nov 08, 2011 1:11 am

Charles Escreveu:Nada?

E alguém ultiliza ou já utilizou a Boss gt 6, gt 8 ou line 6 X3 Live em Loop para poder utilizar a distorção do amp?

Gostaria de saber se é fácil aplicar o método de 4 cabos e se é intuitivo alterar as definições destas pedaleiras ou se é uma dor de cabeça.

Obrigado


Uso a GT-8 desde que saiu, não pelo método dos quatro cabos, mas sim ligada ao loop de efeitos. Não noto que me coma sinal, mas não é a pedaleira mais "user friendly". Tens sempre a opção (recomendada pela Boss) de usares os presets como base para construíres o teu som/ efeitos...
Nail Your God Down

Avatar do Utilizador
Charles
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 70
Registado: terça set 19, 2006 7:45 pm

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor Charles » terça nov 08, 2011 9:50 pm

Obrigado pela intervenção!

De momento estou a pensar na GT 8 ou Line 6 X3 Live, esta última tem entrada XLR para micro o que possibilita tocar guitarra e cantar ao mesmo tempo, o que me parece óptimo para os ensaios.

Se alguém quiser partilhar a experiência com pedaleira no FX Loop e a sua aplicação ao vivo com variadíssimos amps, agradecia.
obrigado

Avatar do Utilizador
SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 681
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Localização: Lisboa/Portugal
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor SYNAPSYS666 » quinta nov 17, 2011 11:55 am

Do que queres, a M13, que já tive, é a melhor opção a nível de efeitos apenas para guitarra. Como podes colocar o amp no loop e escolher que efeitos queres colocar antes ou depois do pré do teu amp, é muito mais flexível a nível da utilização, coisa que a M9 não é.
E o sinal da M13 é extremamente transparente, não causando coloração do som natural do amp.
A X3Live, que neste momento tenho à venda, :mrgreen: é um bicho muito diferente, permitindo no entanto a utilização em simultâneo de guitarra e voz com efeitos dedicados e saídas diferente para cada instrumento.
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

Avatar do Utilizador
valveaddicted
Participante
Mensagens: 25
Registado: segunda jun 06, 2011 10:17 pm

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor valveaddicted » quinta nov 17, 2011 4:09 pm

@SYNAPSYS666, já agora deixa me perguntar-te uma coisa, eu ando a "estudar" com calma as opções disponíveis dos processadores de efeitos que por ai andam, não tenho pressa nenhuma, mas ando a ver se me vale a pena ter uma opção dessas em vez dos pedais (não sou muito fã de sapateado lol).
Então os equipamentos que mais me tem chamado à atenção são a Nova System, M13, a Digitech dp1000.
Já que usaste a m13, deixa me perguntar-te, vendeste-a por estar insatisfeito?
Chegaste a comparar a m13 com alguma das que falei acima?
É que num futuro mais ou menos próximo pensarei em comprar uma coisa dessas, mas não queria ir para nenhum Axe-fx (demasiado caro para o que quero), andar pelos 300-500euros era óptimo, mas também não queria algo que comprometesse o som do amplificador, quanto a distorção e som estou muito satisfeito, só quero mesmo os efeitos normais (reverb, delays...), não modelações.
Já agora Shore, se puderes deixar ai a tua opinião também gostava, assim evito dar-te uma aquelas secas ao telefone ou na loja como de costume hehe.
Antes ainda tenho que tratar do assunto da guitarra, mas já que este assunto foi aqui tocado por alguém que teve a m13, aproveitei.

P.S: não tenho banda, só dou uns toques em casa (se fizer diferença saber), portanto só quero mesmo algo com a melhor qualidade possível e com a menor coloração do som do amp possível.

Avatar do Utilizador
SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 681
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Localização: Lisboa/Portugal
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor SYNAPSYS666 » sexta nov 18, 2011 12:03 pm

Eu apenas vendi a M13 porque tive um acidente que me impede de andar a carregar coisas com mais de 20Kg. A minha pedalboard pesava 22kg, pois além da M13 tinha mais pedais ainda. E tenho mesmo pena de a ter vendido. Agora mudei para equipamento de rack, que se encontra dentro dos meus limites. Não teve, como vês, nada a ver com insatisfação com a máquina.

A Nova System, embora tenha uma excelente qualidade de som, não te dá a flexibilidade de routing que a M13 dá, por exemplo, se quiseres usar compressores ou drives antes do pré do amp. A Digitech não experimentei, mas ando a usar uma GSP1101 e estou extremamente satisfeito com a qualidade de som, embora note que é menos transparente do que a M13.
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor Shore » sexta nov 18, 2011 12:49 pm

valveaddicted Escreveu:@SYNAPSYS666, já agora deixa me perguntar-te uma coisa, eu ando a "estudar" com calma as opções disponíveis dos processadores de efeitos que por ai andam, não tenho pressa nenhuma, mas ando a ver se me vale a pena ter uma opção dessas em vez dos pedais (não sou muito fã de sapateado lol).
Então os equipamentos que mais me tem chamado à atenção são a Nova System, M13, a Digitech dp1000.
Já que usaste a m13, deixa me perguntar-te, vendeste-a por estar insatisfeito?
Chegaste a comparar a m13 com alguma das que falei acima?
É que num futuro mais ou menos próximo pensarei em comprar uma coisa dessas, mas não queria ir para nenhum Axe-fx (demasiado caro para o que quero), andar pelos 300-500euros era óptimo, mas também não queria algo que comprometesse o som do amplificador, quanto a distorção e som estou muito satisfeito, só quero mesmo os efeitos normais (reverb, delays...), não modelações.
Já agora Shore, se puderes deixar ai a tua opinião também gostava, assim evito dar-te uma aquelas secas ao telefone ou na loja como de costume hehe.
Antes ainda tenho que tratar do assunto da guitarra, mas já que este assunto foi aqui tocado por alguém que teve a m13, aproveitei.

P.S: não tenho banda, só dou uns toques em casa (se fizer diferença saber), portanto só quero mesmo algo com a melhor qualidade possível e com a menor coloração do som do amp possível.


A minha opinião baseada na minha experiência de estrada e de loja. Para teres uma ideia, eu comecei com pedaleira, passei para os processadores de rack e acabei nos pedais.
Ao contrário do meu mano Synapsys, eu não sou nada fã de Line6, dos Interfaces ao som, simplesmente não me entra, já fui forçado a trabalhar com Line6 especialmente em estúdio e fico sempre com aquele sentimento de frustração quando oiço o resultado final. Not my cup of tea.
A minha preferência é de longe os pedais.
Prós, qualidade, flexibilidade, e compra progressiva. Além disso se não gostares podes sempre vender um pedal e comprar outro mantendo o resto do rig...
Contras: É mais caro, a soma total é sempre mais cara a menos que tenhas um rig pequeno. Mas também é verdade que a maior parte das pessoas não precisa de mais do que 2-3 BONS efeitos. Outro contra é a comutação. Para quem quer fazer comutação de on/on em vários efeitos em simultaneo ou troca de parametros, os pedais são mais complicados. Existem soluções (aliás todos os Profissionais de topo usam pedais ou um mix de pedais e processamento de rack [nade de pedaleiras :P]) mas essas soluções são ainda mais caras.

Para não me alongar muito...

De rack e na relação preço qualidade, gosto muito do G-Major 2. Uma excelente escolha, processamento de topo, transparente e a um preço justo. Tem o contra de precisares de um controlador Midi para fazer comutação. E não tem distorções (ninguém que seja "valve addicted" que distorções digitais e é por isso que a Tc não mete distorções digitais nos processadores deles :mrgreen: )

Em Pedaleira, o meu preferido é o RP-1000 da digitech, além de ao meu ouvido ser de longe o mais organico entre os seus concorrentes, gosto muito dos seguintes pontes:
Reverb da Lexicon (para quem não sabe o melhor do mundo e presente em mais de 60% de todos os discos gravados até hoje na história da musica!!!!!!!!!!!!)
Interface USB para gravação equivalente ao Lexicon Omega em termos de Pre e Conversores. Um Omega tem um street price a rondar os 150€...
Permite incluir no rig um Pedal (para quem tem aquele pedal essencial tipo Muff ou 808) e controlar com a pedaleira quando e onde entra na cadeia de sinal...
Além disso com a ligação de 4 cabos, esta pedaleira permite-te usufruir de vários efeitos antes e depois do pré e comutar isso ao teu gosto.
Exemplo:
[Wha] -> [Comp] ->[PRE do AMPLIFICADOR] -> [Chorus] -> [Delay]
Muito importante para quem tem um bom amp a válvulas e quer usar a distorção do amp em vez dos modelos "emulados" que também vêm incluídos neste modelo.
Acho uma excelente máquina.
Tem para mim dois contras apenas. Não sou grande fã do interface também. E não faz comutação dos canais do amp. Obrigando a usar na mesma o footswitch do amp ou a montar um rig com G-Lab.

Agora como cliente da loja, primeiro tentaria perceber quais os efeitos que realmente queres/precisas (por exemplo muitas vezes as pessoas falam em comprar compressores e equalizadores e na verdade não só não precisam como provavelmente ainda os vai prejudicar) e tendo isso como ponto de partida, decidiríamos em conjunto se um rig de pedais é viável ou se tinhas que partir para um Multi Efeitos.

Espero ter-te ajudado em vez de te ter baralhado ainda mais.

Rock on!
Imagem

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Processamento de Sinal - Pedaleiras, Pedais, etc (Tópico oficial)

Mensagempor Shore » sexta nov 18, 2011 12:50 pm

SYNAPSYS666 Escreveu:
A Nova System, embora tenha uma excelente qualidade de som, não te dá a flexibilidade de routing que a M13 dá, por exemplo, se quiseres usar compressores ou drives antes do pré do amp. A Digitech não experimentei, mas ando a usar uma GSP1101 e estou extremamente satisfeito com a qualidade de som, embora note que é menos transparente do que a M13.


GSP 1101 à beira da M13 é jurássico! :mrgreen:
Imagem


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes