Home Studio - Tópico Oficial

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
allberto
Turista
Mensagens: 2
Registado: segunda jun 09, 2008 4:20 pm

Home Studio - Tópico Oficial

Mensagempor allberto » quinta fev 11, 2010 12:09 am

Boas tudo bem? Terminei a construção do meu Home Studio...tenho uma reggie como sala de produção, e tenho uma sala de captação, ambas separadas por portas de correr, de vidro duplo, duas portas devido ao espaço de caixa de ar, elas podem ser abertas de forma a criar também uma sala de ensaios...enfim, uma coisinha assim à maneira. Como devem supor gastei um balurdiozinho naquilo, tendo em conta que para além das portas, fiz um isolamento sonoro (não acustico, isso ainda está para vir), com as seguintes caracteristicas:
1: parede;
2: 5 cm's caixa de ar;
3: 4 cm's lã de rocha;
4: 2 cm's com areia de praia;
5: mais 5cm's de caixa de ar;
6: o pladur (placa de gesso)

Portanto...tudo assim à maneira, a sala é desproprocional criando ausencia de angulos mortos.

Portanto...agora vem o equipamento, e para começar estava a pensar investir bem mas não muito caro...por isso peço aqui uma ajuda essencial para as finalizações do meu sonho (ter o meu espaço :D):

Isto:
http://www.samsontech.com/products/prod ... rodID=2009

ou isto?:
http://www.zzounds.com/item--YAMMW12CX

Já trabalhei com Logic, Pro-tools e Cubase. À excepção do Logic, dos outros até entendo mais ou menos...E sinceramente o Pro-Tools foi o que foi mas já não é o que foi ;)

AJUDEM-ME POR FAVOR...se houver melhores opções, nas mesmas caracteristicas (tendo em conta obviamente os limites de preço 500€ max), uma vez que é bem perceptivel qual o meu objectivo, agradecia.

MUITO MUITO OBRIGADO...POR FAVOR...

Com os melhores cumprimentos, Luis.

\m/ õ õ \m/

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Home Studio - AJUDA MUITO IMPORTANTE

Mensagempor Shore » quinta fev 11, 2010 11:29 am

Editei o titulo para ser mais especifico e ficar o topico para o futuro. Infelizmente nesta àrea acho que não te posso ajudar muito.
A ver se algum dos Muser's te ajuda.

Boa sorte.
Imagem

Avatar do Utilizador
Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 275
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Localização: Desolation
Contacto:

Re: Home Studio - AJUDA MUITO IMPORTANTE

Mensagempor Waltheer » quinta fev 11, 2010 11:58 am

boas.
Eu escolheria a yamaha, parece-me ter mais características que a zoom... E os prés de mic deverão ser melhores...
Já agora, vê também a alesis, eles têm uns interfaces porreiros, mais na onda do Zoom.
No entanto, se fosse a ti, comprava uma mesa separada do interface áudio. Se for para montar num desktop...

Outra questão:
Na construção do estúdio mencionas a construção de caixa de ar...
Os últimos estudos em termos de acústica têm mostrado que se consegue melhor isolamento usando materiais solidos invés da caixa de ar...
Faz uma busca no google... alíás, há por aqui um tópico onde falo nisso.

Cumps e boas malhas!
Nail Your God Down

allberto
Turista
Mensagens: 2
Registado: segunda jun 09, 2008 4:20 pm

Re: Home Studio - AJUDA MUITO IMPORTANTE

Mensagempor allberto » sexta fev 12, 2010 11:49 pm

De facto falaram-me nisso, inclusive um produtor que me ajudou em muito na construção do estudio...Como tal e após as duvidas, usei tanto a caixa de ar como materiais sólidos, como foi mencionado..Devo dizer que consegui um isolamento na ordem dos 95 %...garantidamente...

A casa é por cima e não se ouve rigorosamente nada...as paredes também ajudam e o tecto principalmente. Ficou, de facto, excelente. Aliás, em casa, ouve-se muuuuuuuito pouco os 'woofs woofs' do bombo mas MUUUUUITO pouco mesmo...

Obrigado pelo conselho da Alesis, já tinha visto algumas, tenho de pesquisar o assunto mais a fundo, nomeadamente no que toca a ter um interface e uma placa separada mas, se tiver um interface separado da mesa, necessitarei dos canais igual por causa da bateria correcto? e para isso os preços são exageradamente elevados.

Por enquanto creio que vou optar pela mesa digital 2 em 1, depois futuramente logo se vê como corre todo o investimento e se vale a pena ou não...até porque me poderei safar bem com estas...não sei, de qualquer forma obrigado pelo apoio e vou pesquisar mais a fundo...AGRADEÇO, CONTUDO, MAIS AJUDAS

NOTA - vou postar qualquer dia, o dia a dia da construção do estudio...tenho imensas fotos... ;)

\m/ õ õ \m/

Avatar do Utilizador
Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1885
Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
Localização: Porto
Contacto:

Re: Home Studio - AJUDA MUITO IMPORTANTE

Mensagempor Ishkur » quarta fev 17, 2010 2:00 am

Entre a Yamaha e a Zoom, mil vezes a Yamaha. Os prés da Yamaha são melhores.
Se bem que o waltheer disse o mesmo que ia dizer, utilizar um interface sem ser mesa.
Pelo preço que estás a dar, as mesas com interface integrado nunca vão ser grande espingarda, enquanto que na ordem dos 300-500€ encontras já interfaces USB 2.0 ou Firewire com nível muito bom, com prés BONS, DSP onboard e drivers audio de boa qualidade.
A coisa que muitas vezes faz baixar radicalmente a qualidade de uma gravação e em que se pensa menos do que na qualidade dos micros e afins é a qualidade dos prés. Um neumann num pré ranhoso vai soar mal na mesma.

Em termos de qualidade é mais vantajoso comprar um bom interface e se quiseres o aspecto "táctil" da mesa, comprar um controlador midi com knobs e faders e fazer o mapping no DAW.
Se realmente quiseres mesmo uma mesa integrada, então convém gastar um pouco mais de dinheiro.

Na ordem dos 900€ tens a Mackie Onyx 1620i, com integração via firewire, 8 prés Onyx, que são uma maravilha e mais 8 canais line. Isto já deve cobrir a grande maioria das necessidades de captações em simultâneo...
http://www.mackie.com/products/onyxiseries/

Se realmente só podes gastar na ordem dos 400€ e queres uma mesa integrada, esta pode ser uma boa opção:
http://www.alesis.com/contentmgr/showde ... /1173/tt/5

Tem mais canais que a Yamaha, os prés são semelhantes em qualidade, liga por firewire, que para audio é melhor que USB (sobretudo USB 1.0, como creio que essa Yamaha usa) e tem drivers dedicados, que essa Yamaha não tem.

Hope this helps in any way.

dream_dawn
Turista
Mensagens: 9
Registado: sexta jul 16, 2010 11:31 pm

Re: Home Studio - AJUDA MUITO IMPORTANTE

Mensagempor dream_dawn » sexta jul 16, 2010 11:38 pm

Boas, como tenho uma única questão, achei que não valia a pena abrir tópico. É acerca de interfaces usb para poder fazer gravações caseiras. Encontrei dois que me interessaram: o Behringer UCG102 e o Line6 pod studio GX . A questão é se vale a pena gastar mais dinheiro, comprando o gx, terá mais qualidade de som que o UCG ou estaram quase em pé de igualdade? Quero um interface que me permita gravar com uma qualidade bastante aceitável mas também não precisa de ser qualidade de estúdio. Pelo que vi o UCG102 ronda os 50 € e o GX os 100 € . qual será a melhor opção em termos de preço/qualidade?

obrigado.


http://www.behringer.com/EN/Products/UCG102.aspx

http://line6.com/podstudiogx/

Despise The Sun
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 110
Registado: domingo nov 05, 2006 6:21 pm
Localização: Braga

Re: Home Studio - AJUDA MUITO IMPORTANTE

Mensagempor Despise The Sun » sábado jul 17, 2010 1:11 am

Entre um e outro, o Line 6 bate o Behringer aos pontos, tanto no hardware e tanto no software.

Só pelo facto de o Behringer apenas ter uma ligação de USB 1.1, em vez do USB 2.0 presente no Line 6, torna o Line 6 melhor se pretendes gravar. Nem se fala no DSP inferior do Behringer que suporta no máximo 48 Khz - 16 bit.

http://www.behringer.com/EN/downloads/p ... 8_S_EN.pdf

Acho que vi há uns tempos alguém a vender um Line 6 PodStudio GX por 50 € na secção de venda e de compra deste fórum. Se fosse a ti aproveitava esse preço. :D

dream_dawn
Turista
Mensagens: 9
Registado: sexta jul 16, 2010 11:31 pm

Re: Home Studio - AJUDA MUITO IMPORTANTE

Mensagempor dream_dawn » sábado jul 17, 2010 9:23 am

Despise The Sun Escreveu:Entre um e outro, o Line 6 bate o Behringer aos pontos, tanto no hardware e tanto no software.

Só pelo facto de o Behringer apenas ter uma ligação de USB 1.1, em vez do USB 2.0 presente no Line 6, torna o Line 6 melhor se pretendes gravar. Nem se fala no DSP inferior do Behringer que suporta no máximo 48 Khz - 16 bit.

http://www.behringer.com/EN/downloads/p ... 8_S_EN.pdf

Acho que vi há uns tempos alguém a vender um Line 6 PodStudio GX por 50 € na secção de venda e de compra deste fórum. Se fosse a ti aproveitava esse preço. :D



nem tinha reparado que só tinha USB 1.1 . lol

O GX já suporta 32 bit certo?

eu ontem vi no site da line 6 as frequências mas apareceram-me várias, consegues-me explicar?
44.1/48 kHz 16-/24-bit recording (88.2/96 kHz with sample-rate conversion)


Ah e uma última questão, as diferenças entre o GX e UX1 , são apenas as portas que o gx não tem?

Avatar do Utilizador
afonsoveiga
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1415
Registado: sexta ago 14, 2009 9:14 pm
Localização: Lisboa.
Contacto:

Re: Home Studio - AJUDA MUITO IMPORTANTE

Mensagempor afonsoveiga » sábado jul 17, 2010 10:41 am

dream_dawn Escreveu:Ah e uma última questão, as diferenças entre o GX e UX1 , são apenas as portas que o gx não tem?
[/quote]


sim, sim. o UX1 tem entrada para mic, e o GX não.
acho que o UX1 tem mais outputs, mas se é para fazer gravações em casa com o aparelho ligado ao PC os outputs não te interessam muito, porque a ligação é feita por USB.
tenho um UX1 e estou muito contente. apenas comprei UX1 porque vou precisar para gravar vocals também, se não comprava o GX.

Avatar do Utilizador
afonsoveiga
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1415
Registado: sexta ago 14, 2009 9:14 pm
Localização: Lisboa.
Contacto:

Re: Home Studio - Tópico Oficial

Mensagempor afonsoveiga » sexta jan 27, 2012 11:13 pm

Não sei se é o tópico certo para isto, mas alguém me sabe dizer onde posso arranjar uma coisa destas e quanto custa?

Imagem

Avatar do Utilizador
Brutal Thrasher
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4862
Registado: domingo jul 26, 2009 6:17 pm
Localização: Leiria

Re: Home Studio - Tópico Oficial

Mensagempor Brutal Thrasher » sábado jan 28, 2012 12:43 am

afonsoveiga Escreveu:Não sei se é o tópico certo para isto, mas alguém me sabe dizer onde posso arranjar uma coisa destas e quanto custa?

Imagem

No chineses há, mas NUNCA compres lá! Comprei uma coisa dessas lá, pus dois phones para experimentar e depois só funcionava 1 de cada.
Opa, isso arranja-se facilmente em lojas de instrumentos musicais, wortens, fnacs... Fica por volta de 1€ / 1,50€.
Vader Escreveu:em seguida agradecia que não andassem a promover a vossas ideias fake, isso trata-se de um crime de Difamação e por estar na net, e por falarem por detrás de um computador não deixa de ser menos crime.

Avatar do Utilizador
afonsoveiga
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1415
Registado: sexta ago 14, 2009 9:14 pm
Localização: Lisboa.
Contacto:

Re: Home Studio - Tópico Oficial

Mensagempor afonsoveiga » sábado jan 28, 2012 2:03 pm

Brutal Thrasher Escreveu:
afonsoveiga Escreveu:Não sei se é o tópico certo para isto, mas alguém me sabe dizer onde posso arranjar uma coisa destas e quanto custa?

Imagem

No chineses há, mas NUNCA compres lá! Comprei uma coisa dessas lá, pus dois phones para experimentar e depois só funcionava 1 de cada.
Opa, isso arranja-se facilmente em lojas de instrumentos musicais, wortens, fnacs... Fica por volta de 1€ / 1,50€.


Hmm okay! Thanks! :D

:cheers:

Avatar do Utilizador
joaonuno2009
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2181
Registado: terça jul 27, 2010 12:16 am
Localização: Serra D'El Rei/Caldas Da Rainha
Contacto:

Re: Home Studio - Tópico Oficial

Mensagempor joaonuno2009 » sábado jan 28, 2012 11:21 pm

afonsoveiga Escreveu:Não sei se é o tópico certo para isto, mas alguém me sabe dizer onde posso arranjar uma coisa destas e quanto custa?

Imagem

custa aí 1€ ou 2€, vai a uma loja de electricidade, daquelas que vendem fichas, microfones, lampadas, etc... normalmente têm isso
https://joaonvno2009.blogspot.com/

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Home Studio - Tópico Oficial

Mensagempor Shore » domingo jan 29, 2012 7:24 pm

afonsoveiga Escreveu:Não sei se é o tópico certo para isto, mas alguém me sabe dizer onde posso arranjar uma coisa destas e quanto custa?

Imagem


Se quiseres algo a sério:

http://store.daddario.com/category/1465 ... Stereo_Fem
Imagem


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes