Mitos e Ditos Musicais

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
Callaway
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 143
Registado: domingo jul 11, 2010 2:07 pm

Mitos e Ditos Musicais

Mensagempor Callaway » domingo dez 18, 2011 1:42 pm

Pessoal
Decidi criar este tópico pois acho que é um assunto de certa forma importante. Acho que é imperativo para músicos iniciantes e não só desmistificar certas coisas que se dizem sobre a música, os instrumentos, etc, e vou abordar os assuntos de forma subjectiva, podendo cada utilizador adicionar mitos, opinar e corrigir certas opiniões.

-O baixo é mais fácil que a guitarra?
R: Isto é uma questão que já tem milénios. Muita gente, especialmente guitarristas diz que baixo é deveras mais fácil que a guitarra, mas o que envolve a resposta a esta questão é bem mais complicada que isso. Para "desenrascar", não é preciso ser-se muito virtuoso. O baixo essencialmente serve para dar uma base de tons graves à música e para fazer suporte à bateria, e para isso muitas das vezes o necessário é usar umas poucas notas, e tocá-las repetidamente de forma intercalada. Isto parece fácil, e muitas vezes é de certa forma, principalmente quando se tocam covers mais comerciais, mas não se deixem enganar pois há músicas cujas linhas de baixo estão cheias de pormenores, e além disso é precisa uma maior atenção nos tempos em relação à guitarra, e é aqui que muita gente se engana. Outro facto que faz parecer o baixo um instrumento fácil, são as tablaturas que se encontram pela net. Não se esqueçam que é preciso ter um bom sistema de som para se ouvir as linhas de baixo, e muita gente não o tem e portanto essa gente quando faz tablaturas, fá-las muitas vezes de forma a encaixar, em vez de reproduzir a versão original, ficando por vezes elementares. Além disso, o baixo é um instrumento (dependendo do equipamento que tiverem claro) pouco ergonómico, o que se torna um desafio principalmente para quem gosta de trabalhar bem rápido com a mão esquerda (ou a direita para os canhotos) e para quem é adepto de leadbass. Uma recomendação que faço é usarem fast fret (amacia cordas, melhora o som, prolonga o tempo de vida, trata a madeira) e escolherem bem o equipamento antes de o comprarem. Baixos com o braço em U como os Warwick não recomendo a iniciantes. Têm muito bom som, mas são bastante desconfortáveis. Recomendo por exemplo baixos Peavey.

-Amplicar baixo com amplificador de guitarra
R:Este é um ponto mais que debatido mas ainda assim o vou abordar. O baixo tem um som mais grave que a guitarra, ou seja trabalha com frequências baixas. Para reproduzir sons graves, são precisos equipamentos potentes e que aguentem a força que este instrumento impinge nestes. Isto acontece pois (sem entrar em grandes detalhes), sendo a potência medida através da área ocupada pela onda num período de tempo, como o período é maior para os tons graves a área ocupada pela onda irá ser bem maior, e potência irá ser maior também:

Imagem

Claro que isto não é assim tão linear, mas evitem fazer isto. Já o uso de amplificadores de baixo com guitarras não traz assim tantos problemas, mas o melhor é sempre usar o equipamento correcto. Se não têm dinheiro para amplificadores e se querem treinar mais em casa, recomendo a compra de placas midi e sistemas de som com subwoofer da Worten.


-Ser ou não ser auto didacta, eis a questão
R: Bem, para vos ser franco o orgulho aqui não vos serve de muito. Com professor, aprendem em dois meses, aquilo que muitos de vós iria estar um ano para aprender, mas sozinhos, com esforço conseguem aprender bem instrumentos como baixo e guitarra (e voz claro), desde que haja prática frequente, e esforço.

-Quero aprender, o que faço?
R: Se querem aprender bateria, o que recomendo primeiro é vocês pedirem a um amigo que vos ensine a dar uns toques, ou a um professor, e que vos diga que vale a pena e se tens jeito, pois a bateria é cara demais para uma pessoa desistir se não gostar. Fora isso, baixo e guitarra o que recomendo sempre é começarem com uma acústica com cutway. Não fica muito caro, e não vão ter tendência a cometer certos erros como tentar logo de inicio fazer tapping, shreds, e abuso de distorção, em vez de fazerem o que importa e começarem com músicas simples.

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes