Vocalistas - Técnicas e Segredos

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1385
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Re: Vocalistas - Técnicas e Segredos

Mensagempor Gornoth » sábado ago 15, 2009 2:00 am

Shore Escreveu:E de facto não é assim tão "alto" como se pode pensar.


Depende. Cheguei a ensaiar algumas vezes sem microfone e ainda se ouvia qualquer coisa. :mrgreen:

Se queres saber, o que mais me lixa no facto de fazer o gutural e o "berrado" tão alto (e nem quero fazê-lo de outro modo, por mais que poupasse no fôlego) é que depois quando quero mudar para um registo mais limpo ou recitado, ou não se ouve um boi cá fora ou lá está o técnico de som subitamente busier than a one-legged man in an ass kicking contest a tentar desenrascar a coisa...

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Vocalistas - Técnicas e Segredos

Mensagempor Shore » segunda ago 17, 2009 1:58 pm

Gornoth Escreveu:
Shore Escreveu:E de facto não é assim tão "alto" como se pode pensar.


Depende. Cheguei a ensaiar algumas vezes sem microfone e ainda se ouvia qualquer coisa. :mrgreen:

Se queres saber, o que mais me lixa no facto de fazer o gutural e o "berrado" tão alto (e nem quero fazê-lo de outro modo, por mais que poupasse no fôlego) é que depois quando quero mudar para um registo mais limpo ou recitado, ou não se ouve um boi cá fora ou lá está o técnico de som subitamente busier than a one-legged man in an ass kicking contest a tentar desenrascar a coisa...

:lol:

Curti a piada.

Só referi porque à pessoas que pensam que para se atingir aquele timbre em que parece que tás a morrer, tens de tar a morrer e não é bem..... assim! :mrgreen:
Imagem

REG [RIP 2011/01/28]

Re: Vocalistas - Técnicas e Segredos

Mensagempor REG [RIP 2011/01/28] » quarta ago 19, 2009 3:17 am

Partilhem as vossas técnicas e os vossos segredos para podermos salvaguardar a nossa saúde fazendo aquilo que mais gostamos.


[ "Chupo muitas frutas cítricas, que ajudam a limpar as cordas vocais" - César Galvão ] (eu acho que é mais o contrário :roll:, mas isso sou só eu.. )

"A maioria das pessoas esquece da prevenção e não dá atenção a sinais, como ardor, pigarro, rouquidão, irritabilidade, dor no pescoço, dificuldade em engolir e a sensação de que existe "uma bola na garganta" são os principais sintomas. A prevenção pode passar por atitudes simples como não falar alto, não beber líquidos gelados, diminuir o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas, tomar bastante água e dar pequenas pausas para as cordas vocais durante o dia. "

http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z ... de_voz.asp

Avatar do Utilizador
SolidSnake
Participante
Mensagens: 19
Registado: segunda set 07, 2009 8:15 pm

Re: Vocalistas - Técnicas e Segredos

Mensagempor SolidSnake » sábado out 10, 2009 3:42 pm

Eu apenas vou seguindo musicas de bandas k oiço, e vou aumentando o volume da musica enkuanto a canto/grito (dependendo da musica) sempre a tentar ouvir a minha voz sobre o som da musica.. claro k dps no dia seguinte la vem uma ronkidao pekenita e umas dores de tanto headbang xD
e é assim k pratico..
mas pronto, n tenho mesmo nenhum cuidado especial.

Avatar do Utilizador
Callaway
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 143
Registado: domingo jul 11, 2010 2:07 pm

Re: Vocalistas - Técnicas e Segredos

Mensagempor Callaway » quarta jul 21, 2010 9:37 am

quanto a vos nao sei, mas para fazer o growl como deve ser bebo vinho tinto :D.

Avatar do Utilizador
Sun_Crusher
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 870
Registado: domingo nov 26, 2006 11:32 pm

Re: Vocalistas - Técnicas e Segredos

Mensagempor Sun_Crusher » quarta jul 21, 2010 9:43 am

Eu bebo Yoggy. De Morango. Com palhinha.
POUCO, MUITO POUCO MESMO, ORTODOXO

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Vocalistas - Técnicas e Segredos

Mensagempor Shore » quarta jul 21, 2010 11:19 pm

Sun_Crusher Escreveu:Eu bebo Yoggy. De Morango. Com palhinha.


E muito gelo
Imagem

Avatar do Utilizador
bobby
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 145
Registado: domingo set 30, 2007 3:43 pm
Localização: povoa de varzim pvz (porto)
Contacto:

Re: Vocalistas - Técnicas e Segredos

Mensagempor bobby » quinta set 30, 2010 1:42 am

Tento nao beber nada fresco e nao ter o estomago xeio algum tempo antes de entrar em palco
incrivelmente evito fumar :lol:
ensaios etc.. ja nao ha stress ..

na MINHA opiniao
em relaçao ao alcool .. sinceramente p CANTAR .. um wysky ou uma bagaçada ajudam.. ((a alma :mrgreen: )
MAS ... p cantar distorçao pezadona ou nao qualquer alcool acho q é pessimo..
:jeroen: :cheers:

muito menus a nossa AMADA e fresquinha SuPER Bock. lol

Avatar do Utilizador
Fantasmyc
Participante
Mensagens: 39
Registado: domingo ago 01, 2010 7:32 pm

Re: Vocalistas - Técnicas e Segredos

Mensagempor Fantasmyc » segunda out 04, 2010 1:42 pm

No meu caso, ando agora com alguns problemas devido aos cuidados que NÃO tive.

Desde nova que me interesso pelo canto lírico, devido ao facto de ter começado a cantarolar uma obra clássica que uma miúda foi cantar ao Bravo Bravissimo, para aí há 10 anos atrás, tinha eu os meus 9/10 anos.
Desde essa idade, mandava umas notinhas em lírico até há cerca de dois anos atrás, quando comecei mesmo a tentar cantar e não apenas soltar notas. Como desde pequena que tinha noção de como o fazer foi uma questão de adicionar letra aos sons que emitia.

O grande problema foi que parei durante uns meses e agora noto que a minha voz já não é o que era. Sinto dores de garganta, mesmo não estando a cantar, sinto um tipo de "granulado" na voz que antes não tinha. Penso que se deixasse de fumar isto amenizava, a questão é: Toda a gente sabe que é dificil e por isso venho aqui pedir algum truquezinho para que isto passe. :\

Tenho uma dúvida relativamente a métodos de amplificação para voz.

Já fui a várias lojas de música aos quais me apenas souberam informar das seguintes possibilidades:

- Meter uma placa de som no pc para poder ligar um microfone às colunas que utilizo actualmente para ouvir música.
- Comprar umas colunas activas e uma mesa de mistura para posteriormente ligar o microfone ( Também sei da possibilidade de colunas activas já com entrada directa para microfone).

A questão é, não tenho possibilidade de comprar umas colunas activas devido ao preço ( as únicas que me pareceram decentes custavam cerca de 250 euros cada )
Relativamente à placa de som, só servem para treinar em casa já que as minhas colunas obviamente seriam abafadas pelos restantes instrumentos.

Estou um pouco perdida, será que existem outras formas?

Obrigada!

Avatar do Utilizador
bobby
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 145
Registado: domingo set 30, 2007 3:43 pm
Localização: povoa de varzim pvz (porto)
Contacto:

Re: Vocalistas - Técnicas e Segredos

Mensagempor bobby » quinta out 07, 2010 4:01 am

Fantasmyc Escreveu:
Toda a gente sabe que é dificil e por isso venho aqui pedir algum truquezinho para que isto passe. :\
_____________ _ _
Tenho uma dúvida relativamente a métodos de amplificação para voz.
Obrigada!


nao é dificl .. requer pratica.. mta! com metodos correctos.. (faz a tua peskiza sobre tipos de voz q queiras treinar..)
E nao ha_de ser por fumar q nao consigas cantar.. nao fumes é quando fores ensaiar ou seja la o q for. lol

Em relaçao a amplificares a voz.. depende bastante onde a queres amplificar..
se for p ensaiar em garagem ou sala de ensaio vais precisar no minimo de um amplificador.. é a opçao mais barata..
tens éq arranjar maneira de ligar o micro com jack normal..sei la.. inventa.. deve haver cabos para esse efeito.. ou compras daqueles micros mais foleiritos q ja tem o cabo de jack normal..
tenta ver negocios de amps baratos com alguma potencia..
Mesmo q o tenhas em csa simplesmente poes mais baixo e treinas com as musicas q quiseres á altura q quiseres. :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Vocalistas - Técnicas e Segredos

Mensagempor Shore » quinta out 07, 2010 3:52 pm

Fantasmyc Escreveu:No meu caso, ando agora com alguns problemas devido aos cuidados que NÃO tive.

Desde nova que me interesso pelo canto lírico, devido ao facto de ter começado a cantarolar uma obra clássica que uma miúda foi cantar ao Bravo Bravissimo, para aí há 10 anos atrás, tinha eu os meus 9/10 anos.
Desde essa idade, mandava umas notinhas em lírico até há cerca de dois anos atrás, quando comecei mesmo a tentar cantar e não apenas soltar notas. Como desde pequena que tinha noção de como o fazer foi uma questão de adicionar letra aos sons que emitia.

O grande problema foi que parei durante uns meses e agora noto que a minha voz já não é o que era. Sinto dores de garganta, mesmo não estando a cantar, sinto um tipo de "granulado" na voz que antes não tinha. Penso que se deixasse de fumar isto amenizava, a questão é: Toda a gente sabe que é dificil e por isso venho aqui pedir algum truquezinho para que isto passe. :\

Tenho uma dúvida relativamente a métodos de amplificação para voz.

Já fui a várias lojas de música aos quais me apenas souberam informar das seguintes possibilidades:

- Meter uma placa de som no pc para poder ligar um microfone às colunas que utilizo actualmente para ouvir música.
- Comprar umas colunas activas e uma mesa de mistura para posteriormente ligar o microfone ( Também sei da possibilidade de colunas activas já com entrada directa para microfone).

A questão é, não tenho possibilidade de comprar umas colunas activas devido ao preço ( as únicas que me pareceram decentes custavam cerca de 250 euros cada )
Relativamente à placa de som, só servem para treinar em casa já que as minhas colunas obviamente seriam abafadas pelos restantes instrumentos.

Estou um pouco perdida, será que existem outras formas?

Obrigada!


Deixa de fumar.

Compra uma coluna activa. Com entrada directa XLR Mic. Quando puderes compras a outra e vais construindo o teu PA. 250€ num crédito a 12 Meses da qualquer coisa como 22€ p/ mês. Again... deixa de fumar.

Quanto à cena de usar um amp de guitarra e um microfone foleiro. Acha que basta imaginar o cenário para perceber que é deitar dinheiro fora.

Boa sorte.
Imagem

Avatar do Utilizador
Fantasmyc
Participante
Mensagens: 39
Registado: domingo ago 01, 2010 7:32 pm

Re: Vocalistas - Técnicas e Segredos

Mensagempor Fantasmyc » domingo out 17, 2010 9:24 pm

Obrigada pelas respostas. Realmente estou a considerar a compra da coluna amplificada, pena no meu caso, não poder fazer créditos.

Horns up \m/

Avatar do Utilizador
Nyanko Yue
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 67
Registado: segunda mai 31, 2010 8:44 pm
Localização: Lusitânia Lunar
Contacto:

Re: Vocalistas - Técnicas e Segredos

Mensagempor Nyanko Yue » sexta dez 31, 2010 12:40 am

Abaddon_s Mai [RIP] Escreveu:
Eddie The Head Escreveu:
Abaddon_s Maiden Escreveu:Sempre me disseram que o mais importante é mesmo aquecer a voz... eu quando faço as minhas tentativas frustradas de gutural e depois canto qualquer coisinha mais soft a voz sai mais limpida... e vice-versa lol



Sinceramente,não aprecio muito uma mulher a cantar gutural,prefiro mais ouvi-las em canto lirico. :)

E não sei se um dia mais tarde se te quiseres dedicar só ao canto lirico,se irás ter uma voz tao apurada e limpida,por causa das tentativas fails de gutural!

Mas eu não sou a pessoa mais indicada para falar de canto!E se conseguires fazer gutural sempre já fazes mais do que eu! :mrgreen:


Quem me dera ter dinheiro para pagar a um professor para aprender canto lirico lol adorava aprender mesmo...


^That~
Imagem
...So ever mind The Law of Three...

Avatar do Utilizador
Luís Pedro Coutinho
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 60
Registado: terça mar 12, 2013 7:58 am
Localização: Rio Tinto

Re: Vocalistas - Técnicas e Segredos

Mensagempor Luís Pedro Coutinho » sábado mar 16, 2013 2:57 am

Tenho um tom bastante apreciável melódico, mas se me meterem uma letra à frente de heavy ou power melhor ainda. Não desafino. A minha família não tem antecedentes musicais e para todos é uma surpresa que eu cante como canto.

Me dêem dicas para melhorar sfv.

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: Vocalistas - Técnicas e Segredos

Mensagempor pantufa » sábado mar 16, 2013 7:01 pm

Diz que cianeto faz bem!


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes