Eu tenho aulas de canto, e o "ritual" inclui:
*Muito chá que normalmente fica a aquecer durante os vocalizos
*Vocalizos esses que duram cerca de meia hora e são basicamente escalas, acompahadas pelo piano, começando pelos sons mais baixos (voz de peito), passando depois para registos mais elevados (tons intermédios) e finalizando com os sons mais agudos (voz de cabeça); depois fazem-se as mesmas escalas em sentido inverso. Para além de descontrair as cordas vocais os exercícios vocais também servem para projectar melhor a voz, e para soltar a língua e afinar o som.
Normalmente incluem bastantes vogais (daí o nome) apoiadas em consoantes, e diferem consoante a canção em questão.
*Por vezes há uma preparação prévia a nível da respiração, embora estes exercícios devam ser feitos antes da aula para poupar tempo e para se ganhar autonomia. Constituem em articular a respiração do diagrafma com a pulmunar, de modo a rentabilizar todo o ar inspirado.
Além disto, fora das aulas durante pelo menos dez minutos é preciso fazer exercícios de respiração para ganhar maior elasticidade e capacidade aeróbica.
*O treino da canção em si inclui uma parte de pronunciação, em que o texto é dito e corrigido pela professora, e por uma parte rítmica que se prende com a leitura da pauta.
*Nornalmente treina-se primeiro um compasso de cada vez, quando se tem o primeiro contacto com a canção, e depois de se ganhar familiaridade canta-se tudo, seguindo as instruções do piano e aperfeiçoando e expressividade em termos emocionais (mais piano, menos forte; já para não falar da interpretação em si)
*Por vezes, antes de começar uma sessão de canto há uma componente de ginástica de solo e/ou treino de guitarra
*Após a canção estar mais ou menos concluída é deixada "em pousio" e passa-se para outra, para depois fazer uma revisão total do repertório aprendido.
Quando eu cantava num coro chegava a ter uma hora só de aquecimento vocal, que se aplicava a todos os naipes, seguido por mais meia hora para o meu naipe específico, soprano.
Truques para manter a voz limpa...beber muita, mas mesmo muita àgua, chá (mas nunca muito qunte) ao qual se pode adicionar anis ou mel; chá de cebola (embora este tenha um sabor terrível), e claro está, o óbvio: não beber, não fumar e não gritar. Para alguém envolvido em canto lírico estes são os manadamentos a não quebrar.
E há muito mais...eu vou postando à medida que me lembro
