As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Secção para discussão sobre bandas.

Moderador: GoncaloBCunha

Avatar do Utilizador
Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 754
Registado: quinta set 11, 2008 10:34 am

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Riddl3 » domingo out 27, 2013 3:49 pm

Zyklon Escreveu:Eu por um lado até dou mais valor as bandas que não mudaram uma palhinha áquilo que fizeram ao longo dos anos como Motorhead, AC/DC, Maiden ou até mesmo aos agora regressados Black Sabbath (por ex) que propriamente aos seus fans.
É inegavel que dentro do Metal "novo" existem boas coisas para ouvir e algumas até quase superam alguns classicos como os albuns de coisas recentes como Procession, Lost Society, In Solitude etc mas até mesmo nestas jovens bandas das duas uma ou entras no discurso purista ou então não vais a lado nenhum no meio.
E de quem é a culpa? Acho que das bandas (bem tirando o caso de uns Manowar ou Reverend Bizarre) não deve ser, não sei se me faço entender.


Acho q tocaste num ponto que eu considero bastante importante....
Não querendo atacar as "modernices" (os post qualquer coisa, etc) muitas vezes soam-me a tentativa de inventar o que já foi inventado, não sei se me faço entender... E por isso é que mantenho as minhas preferencias pelas cenas mais "tradicionais".
Não deixa de ser verdade que dentro das cenas novas (revivalistas ou não) há material muito bom (Dark Forest, Atlantean Kodex são dois grandes exemplos), mas também há muita (às vezes demasiada) palha.
Quando no meu post anterior referi Black Sabbath (ou o Iommi mais em concreto pq sempre vi o Iommi como o grande génio criativo por detrás, independentemente de mudanças de formação, tempo ou whatever, verdade é q pode haver albuns de BS dos quais se goste menos ou que sejam mais discutiveis, mas não há um mau album. seja com Ozzy, seja com Dio, Martin ou os álbuns gravados com o Gilian e o Glen Hughes respectivamente) referio-os pq, independentemente das suas influências, q as tiveram certamente, foram o ponto de viragem, foram quem abriu as portas para tudo o q veio daí em frente. Tal como os Beatles ou o Hendrix foram outros pontos de viragem. Percebem onde quero chegar? Óbvio que todas as bandas têm as suas referencias, influências, etc, mas há sempre AQUELAS bandas que por um ou outro motivo marcaram mais. BS é uma, AC/DC e Motorhead são outras duas pq, independentemente de "lançarem o mesmo álbum à 30 anos" como já li por aqui, mantem-se fieis à sonoridade por eles criadas e q os tornou no que são hoje.
Quanto às modas, vou dar um exemplo muito simples: eu lembro-me de à dois anos atrás ir a uma noite de metal no Porto. No dito bar em questão, nessa noite, não sei pq raio as conversas paralelas que eu mais ouvi foram "pq heavy tradicional é uma seca, é tudo a mma coisa, pq há q inovar no metal para a cena n morrer, pq os Manowar são uns azeiteiros da piça, pq os 80's foram uma merda, pq Manowar sucka como tudo".... Passado duas semanas, fui parar ao mesmo bar e, vejam lá vocês q, a mma malta q duas semanas antes estava com aquele discurso todo... andava a cantar a Battle Hymns a plenos pulmões, ou uma Aces High, ou uma Paranoid... Percebem? Modas vão e vêm... MAS, no meio das modas há sempre algo que fica... Não ponho em causa a qualidade de muita banda q por aqui tem sido referida... Mas, onde é que eles estarão daqui a 10, 20 ou 30 anos? Ao passo de que, BS, AC/DC, Motorhead, Mercyful Fate, Maiden, Venom, e podíamos continuar por aqui fora continuarão, certamente a ser falados... Mmo os azeiteiros dos Manowar certamente andarão por aí xD
e todo este discurso da treta para dizer q: quer se queira quer não, quer se goste quer não as bandas "velhas, mortas e defuntas" como mtos dizem são e continuaram a ser as bandas mais influentes dos últimos "X" anos.
como sempre, opinião pessoal e perfeitamente discutível.
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

Avatar do Utilizador
Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4614
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Localização: Permafrost
Contacto:

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Lapeno Enriquez » domingo out 27, 2013 5:17 pm

Isto parece aquela conversa de qual é o melhor jogador de sempre: Pelé, Maradona, Eusébio, Zidane, Messi, Ronaldo... Por um lado é verdade que o Messi e Ronaldo marcam 50 golos por época, mas por outro o Pelé marcou mil e tal e o Maradona irá sempre ser recordado pelo golaço em que fintou meia equipa (coisa que até o Messi e outros já fizeram). Não sei se me entendem :mrgreen:
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Anne [RIP 2014/03/13]

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Anne [RIP 2014/03/13] » domingo out 27, 2013 6:19 pm

Calma. Aqui raramente alguém marca golo.

JVELHAGUARDA
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1529
Registado: terça jan 13, 2009 12:42 am
Localização: Santo Tirso

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor JVELHAGUARDA » domingo out 27, 2013 11:01 pm

Imagem

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3364
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor flipknot » domingo out 27, 2013 11:13 pm

Tenho pena desses dias :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 754
Registado: quinta set 11, 2008 10:34 am

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Riddl3 » segunda out 28, 2013 7:49 am

JVELHAGUARDA Escreveu:Imagem


:metal:
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

Avatar do Utilizador
Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3131
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm
Localização: Viseu

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Old_Skull » segunda out 28, 2013 8:48 am

:metal:

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor pafg » segunda out 28, 2013 11:32 am

Já se sabia que um tópico destes invariavelmente iria cair na retórica regressiva do "quem influenciou quem" e seria uma questão de tempo até se debater "Deafheaven vs Iron Maiden" ou "true metal vs trend".... enfim :roll:

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3364
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor flipknot » segunda out 28, 2013 11:56 am

Meu amigo,acho que não percebeste mesmo o que eu quis mostrar, e está lá bem explícito, apenas tentei passar uma ideia, e não confrontar bandas, podia ter usado outros exemplos. Respeito tanto uma como a outra.

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor pafg » segunda out 28, 2013 12:09 pm

flipknot Escreveu:Meu amigo,acho que não percebeste mesmo o que eu quis mostrar, e está lá bem explícito, apenas tentei passar uma ideia, e não confrontar bandas, podia ter usado outros exemplos. Respeito tanto uma como a outra.


Não estava a falar de ti especificamente, mas do tópico em geral.

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3364
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor flipknot » segunda out 28, 2013 12:13 pm

pafg Escreveu:
flipknot Escreveu:Meu amigo,acho que não percebeste mesmo o que eu quis mostrar, e está lá bem explícito, apenas tentei passar uma ideia, e não confrontar bandas, podia ter usado outros exemplos. Respeito tanto uma como a outra.


Não estava a falar de ti especificamente, mas do tópico em geral.

Hmm, como falaste dos exemplos pensei...

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7774
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Zyklon » segunda out 28, 2013 12:40 pm

O que é o true Metal?
Qual é mesmo a formula mágica?
É ter existido á duas decadas atrás?
É usar cabelo comprido e vestir ganga e cabedal?
Usar apenas bateria, baixo e guitarra?

O Heavy Metal como estilo uno, é daquele onde se massacrava as bandas de Glam (que curiosamente hoje todos gostam aparentemente), é aquele onde os fans de Manowar falavam mal de Metallica e Sodom porque era demasiado extremo? Ou é aquele onde se enfiavam navalhadas porque o Doom-Metal ia buscar inspiração á religião cristã (ou não), ou antes aquele em que se dizia que uns Cannibal Corpse ou Obituary não eram Metal porque se falava de morte? Ou antes aquele seguido por Accept e Helloween em que já na altura soava algo apaneleirado (não vou cair na tentação Rob H.)?

Afinal o que continua a ser o Heavy Metal, enquanto estilo musical no passado e presente?
Para mim continua a ser um estilo subversivo e marginal até mesmo dentro do seu proprio universo, aquilo que se vive hoje é exatamente a mesma coisa que já se viveu apenas com a diferença das pessoas serem outras e as sonoridades terem a mesma influencia (ou não) naquilo que já vinha de trás.

Daqui a 20 anos vamos ter algum do pessoal que agora é chamado de não sei o quê a clamar que o que ouvimos hoje é que era e as sonoridades do futuro a levarem por tabela.

Acho que lá no fundo somos todos uns idiotas, quando na realidade a musica que nos diz ou faz sentir algo é que devia realmente contar seja quando ouvimos KISS ou seja quando ouvimos Wolves In The Throne Room.

Avatar do Utilizador
Mak
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1758
Registado: quinta ago 25, 2011 9:55 pm
Localização: Great Northern Hotel

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Mak » segunda out 28, 2013 12:48 pm

flipknot Escreveu:Tenho pena desses dias :mrgreen:


Eheheh concordo e discordo, desta tua afirmação :)
Coisa que me tira do sério é a necessidade de rotular as coisas - óbvio que há que separar alhos de bugalhos - o que leva a 25345589 sub-géneros dentro do black metal, por exemplo, quando não haveria necessidade e o Ser Humano não fosse um bicho tão complicado.

Quanto ao que o tópico se refere - e não querendo recuar muito para trás no tempo - considero que Neurosis é bem capaz de ser das bandas - se não mesmo a banda - que mais influenciou o espectro da música pesada; e digo música pesada porque não os considero Heavy-metal per say... mais heavy que muitos, mas não Heavy-metal como estilo musical, não sub-género deste. Uns Mastadon e uns Isis também têm o seu dedo nisto ahah

Já se falou de Portal - eu incluo Necros Christos, p.ex. - ou de Watain - mais no ramo do espiritual que musical, talvez. Eu apontava as LLN, mas se calhar estou a ser bastante vago ou incorrecto.

É, imo, uma questão/um ponto bastante vago e pessoal.

Avatar do Utilizador
Draconivs ScadinaVvs
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 399
Registado: segunda nov 22, 2010 5:30 pm
Localização: Hellmargem do Bispo, Sintra
Contacto:

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Draconivs ScadinaVvs » segunda out 28, 2013 1:53 pm

Zyklon Escreveu:Acho que lá no fundo somos todos uns idiotas, quando na realidade a musica que nos diz ou faz sentir algo é que devia realmente contar seja quando ouvimos KISS ou seja quando ouvimos Wolves In The Throne Room.


Amén! :metal:
É pena que ideias como esta custem tanto a entrar na cabeça de muitos... :|
The light of Artnis shall never dim.
Imagem

Avatar do Utilizador
Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 754
Registado: quinta set 11, 2008 10:34 am

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Riddl3 » segunda out 28, 2013 2:38 pm

Draconivs ScadinaVvs Escreveu:
Zyklon Escreveu:Acho que lá no fundo somos todos uns idiotas, quando na realidade a musica que nos diz ou faz sentir algo é que devia realmente contar seja quando ouvimos KISS ou seja quando ouvimos Wolves In The Throne Room.


Amén! :metal:
É pena que ideias como esta custem tanto a entrar na cabeça de muitos... :|


sim... mas o ser humano tem aquela tendência de "a minha pila é maior do que a tua", seja no q toca a "ser da cena", seja no q toca ao carro q conduz, a(s) gaja(s) q pina ou what so ever... Mas creio q o q está aqui em discussão é (ou acaba por ser na minha opinião) qual ou quais as bandas q mais influentes se tornaram no metal (isto olhando para o metal sob uma forma mais ampla, não limitando a este sub-género o aquele).
creio q o factor pessoal acaba por pesar pq todos (uns mais do que outros) temos dificuldades em separar os nossos gostos de contextos, ou seja, cada um vai achar q esta banda é mais influente talvez pq influecia (ou influenciou) determinado número de bandas dentro do dos estilos de sua preferência.
não deixa de ser verdade que há bandas q são transversais a qualquer género, mas, lá está, mais uma vez, acabam por entrar os nossos gostos pessoais pq mto dificilmente um indivíduo q não suporte (por exemplo) um som mais tradicional reconheça a influência que uns Black Sabbath, uns Priest, uns Maiden, etc, tiveram e têm em muitas bandas q surgiram durante a respectiva época ou ainda nos dias de hoje. pegando noutro exemplo, muitos "trvs" do "trve black metal" torcem o nariz quando se afirma q Mercyful Fate teve bastante influência, mesmo por entre bandas surgidas da vaga norueguesa e por aí adiante e poderíamos continuar com mais uma série de exemplos por aqui fora...
em jeito de conclusão, na MINHA opinião há bandas q por este ou aquele motivo são influentes de forma transversal a qualquer género (Motorhead será talvez dos exemplos mais berrantes disso) e há bandas que se tornaram influentes num estilo específico, não significando isso que não possam exercer influência num estilo diferente claro (um gajo do black n ouve só black e tudo o q ouve acaba por o influenciar de uma forma ou outra, consciente ou inconscientemente). no fim tudo se resume um bocado, quer se queira quer não, a gostos e opiniões.... é um bocado como a eterna discussão sobre o q nasceu primeiro, o ovo ou a galinha.
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you


Voltar para “Bandas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes