Bandas de Metal portuguesas com influencias de música erudita?

Secção para discussão sobre bandas.

Moderador: GoncaloBCunha

Sozinho
Turista
Mensagens: 2
Registado: segunda abr 02, 2018 5:30 pm

Bandas de Metal portuguesas com influencias de música erudita?

Mensagempor Sozinho » segunda abr 02, 2018 5:59 pm

Boas!

Antes de mais, peço desculpa se isto estiver no sítio errado. Não tinha a certeza onde o tópico se encaixa cá no fórum.

Então é o seguinte:
Sou um aluno de primeiro ano em Ciências Musicais. Na disciplina de "História da Música em Portugal" temos um trabalho de grupo que consiste em elaborar um guião para um programa de rádio de 50 minutos.
O nosso tópico original era sobre "A Públicidade do Metal em Portugal" onde iriamos fazer inquéritos e fazer um estudo sobre a imagem que a população geral tinha sobre o Metal a partir da sua públicidade e até que ponto o género se dá a conhecer.
Infelizmente, já depois da data que tinhamos para estabelecer os grupos e tópicos, a professora peidou a ideia lembrou-se de acrescentar à última da hora que "pelo menos 1/3 do trabalho tem de ser sobre música erudita". Como não conseguimos contextualizar o tema original com este ultimo requerimento claramente vindo de um ser intelectualmente superior (e óbviamente não porque a professora não conhece nada para além de música erudita) tivemos de mudar o tema.
O nosso tema actual é "A Influência da música erudita no Metal português". O problema é que como as nossas bandas de metal nacionais não sejam própriamente as mais estudadas e não encontramos informação sobre tal, nenhum de nós conhece uma banda portuguesa que realmente tenha afirmado ter influências na música erudita.

Lembrei-me do fórum que visitava há coisa de 11 anos e que lugar melhor existe para fazer esta pergunta se não aqui?

Alguém conhece alguma banda de Metal portuguesa que afirme ter-se influenciado em música erudita?

Cumprimentos!

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Bandas de Metal portuguesas com influencias de música erudita?

Mensagempor aetheria » segunda abr 02, 2018 10:24 pm

Tens várias intros em que a clássica é escolhida, em várias bandas. E músicos que tocam em orquestram e com formação musical clássica em bandas de metal.
Assim, de imediato, ocorre-me o "Lamento" dos Carma (Black Metal), que se inspira claramente no Peer Gynt, de Grieg. Podes tentar contactá-los, através do facebook ou similar e perguntar-lhes diretamente pelas influências.
Penitência é outra banda que tal, mas não anda no ativo... de todo o modo, podes perguntar pelo FB.
É o que me ocorreu agora, em cima do joelho, se ainda vier a pensar no assunto e me lembrar de algo, digo.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7773
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Bandas de Metal portuguesas com influencias de música erudita?

Mensagempor Zyklon » terça abr 03, 2018 7:34 am

Não sei se isto se refere a simples samples roub..usados como fazem inumeras bandas de Black Metal especialmente aquelas ligadas ás tendências mais religiosas do estilo se a bandas em que a sonoridade é inspirada claramente nas orquestrações classicas, no uso de instrumentos ou na forma como são compostos os temas...
Assim de repente lembro-me de algumas cenas de Moonspell, Thragedium, SiriuS, The Firstborn, Thormenthor de de uma forma direta ou menos indireta encontrarás algumas coisas ligadas á musica erudita...aqueles dois ultimos exemplos talvez se aproximem mais de Jazz.
Não sei se é isto que se pretende...

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Bandas de Metal portuguesas com influencias de música erudita?

Mensagempor aetheria » terça abr 03, 2018 9:38 am

Quando referi o tema de Carma e Penitência referia-me mesmo a influência. Separei das intros emprestadas . E até no Death Metal existem dessas intros, ocorre-me o "in tabernam" da carmina burns em Sacred Sin, não apenas no BM onde será de facto mais comum.

Zyklon Escreveu:. ..aqueles dois ultimos exemplos talvez se aproximem mais de Jazz...


Não sei se a esse propósito se pode juntar o piano e saxofone do último álbum de Epping Forest.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
emperium
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 916
Registado: terça mar 23, 2004 6:15 pm
Localização: Algures entre Loures e Odivelas

Re: Bandas de Metal portuguesas com influencias de música erudita?

Mensagempor emperium » terça abr 03, 2018 6:44 pm

Talvez tambem os Fallacy (que em meu ver se enquadram na mesma categoria dos Thormenthor).
https://www.facebook.com/195654593860155/videos/295987277110403/

Eventualmente também Gonçalo Pereira a solo, apesar de ser mais rock/fusão do que música erudita.
Acho que não vais ter um trabalho fácil em achares o que procuras

e isto forgotten winter
de momento nada me ocorre, QSF
Imagem

Avatar do Utilizador
Matusalem
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2218
Registado: quarta fev 23, 2005 11:35 pm

Re: Bandas de Metal portuguesas com influencias de música erudita?

Mensagempor Matusalem » sábado abr 07, 2018 10:30 pm

Bem, tens os Destroyers Of All que misturam nesta musica fado de Coimbra com metal, mas nao é bem musica erudita.


Avatar do Utilizador
Crucifixxx
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 115
Registado: quinta jan 17, 2008 4:44 pm

Re: Bandas de Metal portuguesas com influencias de música erudita?

Mensagempor Crucifixxx » segunda abr 09, 2018 1:55 am

Se vais tentar mostrar a influencia da musica clássica no Heavy Metal a alguém que apenas ouve musica clássica,prepara a vaselina :lol:

Mais facilmente encontras bandas que fizeram a fusão entre estilos musicais portugueses(fado,folclore,música de intervenção) e Heavy Metal.



...podes sempre engana-los e colocar algumas musicas de Corvos e Luís Gil Bettencourt.Pode ser que não notem a diferença :mrgreen:

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Bandas de Metal portuguesas com influencias de música erudita?

Mensagempor aetheria » segunda abr 09, 2018 10:25 am

entretanto, o moço não dá sinal de vida... deve andar a fazer pesquisa :mrgreen:

Sendo só um terço do trabalho, basta centrar-se num ou dois casos, fazendo entrevista aos próprios, a profundidade da abordagem aumenta e cumpre o esperado. Esperar que a professora goste... se for mulher inteligente, avalia-se sempre a fundamentação, não os gostos. Se não tem elasticidade mental, não pede trabalhos
Como eu disse, isto é clássica. Por aqui não tem como não.


(já agora, jovem, publicidade não tem acento... convém que para além de conselho musical também arranjeis um revisor do português :wink: )
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Deathmask
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 55
Registado: domingo jan 29, 2017 2:29 am

Re: Bandas de Metal portuguesas com influencias de música erudita?

Mensagempor Deathmask » quinta abr 12, 2018 11:45 pm

Tens os Tarantula, que são claramente influenciados por música clássica (o refrão da "Highway To Glory" até foi baseado na Nona Sinfonia de Beethoven).




E se a tua professora disser que o heavy metal não é música, então dá-lhe um valente pontapé mesmo ali naquela zona.

Avatar do Utilizador
GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 9140
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm
Localização: Mag8

Re: Bandas de Metal portuguesas com influencias de música erudita?

Mensagempor GoncaloBCunha » sexta abr 13, 2018 8:40 pm

Deathmask Escreveu:pontapé mesmo ali naquela zona.

Fartei-me de beber isso no Bairro Alto. :P
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Sozinho
Turista
Mensagens: 2
Registado: segunda abr 02, 2018 5:30 pm

Re: Bandas de Metal portuguesas com influencias de música erudita?

Mensagempor Sozinho » terça mai 01, 2018 1:24 pm

Peço desculpa a falta de contacto até agora. Entretanto meteram-se muitos testes por cima e o trabalho ficou um bocado em segundo plano.

aetheria Escreveu:entretanto, o moço não dá sinal de vida... deve andar a fazer pesquisa :mrgreen:

Sendo só um terço do trabalho, basta centrar-se num ou dois casos, fazendo entrevista aos próprios, a profundidade da abordagem aumenta e cumpre o esperado. Esperar que a professora goste... se for mulher inteligente, avalia-se sempre a fundamentação, não os gostos. Se não tem elasticidade mental, não pede trabalhos
Como eu disse, isto é clássica. Por aqui não tem como não.


(já agora, jovem, publicidade não tem acento... convém que para além de conselho musical também arranjeis um revisor do português :wink: )


Bem, ela não é própriamente a nossa professora preferida. Hoje em dia já a maioria perdeu o interesse nas aulas delas. Ela é daquele tipo de professoras que fala muito mas não diz nada. Não se pode confiar muito no bom senso dela.

Entretanto já temos uma entrevista que foi feita por um dos membros do nosso grupo. Eu estou mais a tratar da parte de pesquisa sobre o tema em si. Aqui no tópico já me deram bastante por onde pegar, por isso agradeço imenso.

Veremos entretanto como isto ficará como produto final e o que a professora irá considerar da coisa.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Bandas de Metal portuguesas com influencias de música erudita?

Mensagempor aetheria » terça mai 01, 2018 1:55 pm

Boa sorte! :cheers:

E, pelo menos, estou a fazer um trabalho que vos pode dar gozo a vós, por isso, siga! :metal:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: Bandas de Metal portuguesas com influencias de música erudita?

Mensagempor pafg » quinta mai 03, 2018 12:09 pm

Crucifixxx Escreveu:Se vais tentar mostrar a influencia da musica clássica no Heavy Metal a alguém que apenas ouve musica clássica,prepara a vaselina :lol:


Pode ser que não, se for minimamente objectiva. Lembro-me de fazer um trabalho para uma cadeira de sociologia com uma análise ao discursos utilizados nas letras de metal. Fiz uma apresentação em sala e o feedback (discussão + nota) foi positivo. Depende como se aborda o assunto, penso eu de que.

Acrescento às sugestões os Oratory.

roadie from hell
Participante
Mensagens: 11
Registado: quarta abr 17, 2019 4:09 pm

Re: Bandas de Metal portuguesas com influencias de música erudita?

Mensagempor roadie from hell » sexta jan 31, 2020 12:27 pm

Teaser do tema Lucefécit retirado do novo álbum de Thragedium, com data prevista de lançamento para a primavera de 2020.

https://youtu.be/aX8elxzH9-Q

Aqui jaz tudo o que se sabe, de todos, de sempre.

Two Moons in Cyclical Motion
Shape the Weather and the Air

Há vinte anos atrás viu a luz da manhã a primeira versão do álbum Theatrum XXIII, então ainda em versão demo. Foi editado oficialmente no ano seguinte pela Half Beast Records em versão digipack com a faixa extra "O Espírito do Tejo".
Grande parte do trabalho materializado em Theatrum XXIII foi inspirado por material composto anos antes e recuperado de ensaios da primeira formulação dos Thragedium, sob o nome My Iced Beloved.
A junção dessas composições com a tradição e a beleza sonora da guitarra portuguesa resultou numa sonoridade única e cuja vontade de recuperar perdurou por 20 anos.

And Then We Kill Our Days
One by One They Fade

O seguimento de Theatrum XXIII viu o Espírito que foi do Tejo desaguar num período de extenso e árduo trabalho de ensaio, pré produção e também de concertos onde foram sendo criados e apresentados os temas que acabaram por surgir apenas em versão demo sob o nome Twelve Feet Under.
Entre as brumas da memória recordam-se as passagens pelo Teatro Sá da Bandeira com Lacrimosa e Faith and the Muse e pelo Garage com os Garden of Delight.
Os 12 temas de Twelve Feet Under são praticamente artigos de colecionador e somente poderão ser ouvidos atualmente em algumas plataformas digitais.

All That Is Hidden Is Revealed At Last
Now That You're Mist

O (não) último capítulo viria a ser escrito em 2003 com a designação Isolationist. O álbum foi disponibizado exclusivamente online no site da banda. Os 7 temas presentes no álbum documentam novamente as origens lusitanas e a presença de muitos momentos acústicos e da guitarra portuguesa é marcante em todo o trabalho. A banda viria a encerrar o seu caminho conjunto pouco tempo depois deste registo.
O único sinal de vida que existiu pós-Isolationist foi o rearranjo de alguns temas, com elementos orquestrais.

Aqui jaz tudo o que se sabe, de todos, de sempre.

Acedendo aos registos akashicos e lançando as caravelas do mesmo porto de onde rumaram há 20 anos atrás, os Thragedium retornam para escrever mais um canto da sua epopeia.
Ao leme os três elementos fundadores da banda (João Paulo Farinha, José Ramos e Nuno Cruz) acompanhados por João Paulo Monteiro na bateria.
Dentro em breve surgirão mais novidades.
Avé Endovélico!


Voltar para “Bandas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 16 visitantes