
MEDICINA EXTREMA
Para uma edição de número redondo como a 150, a LOUD! chamou à capa uma banda também "redonda" - no nosso mundo da música extrema, pouco haverá de mais universal e reconhecido do que os britânicos CARCASS. A lenda do grind e do death metal está, como se sabe, de volta, tendo transformado a sua reunião para concertos celebratórios numa reunião mesmo a sério, e finalmente o fruto das mentes ainda bem distorcidas (mesmo ao fim destes anos todos) de Jeff Walker e Bill Steer aparece sob a forma de «Surgical Steel». Basta olhar para a capa de contornos friamente médicos mas igualmente tenebrosa e ameaçadora, tal como as letras cirurgicamente terríveis de Walker - mesmo à «Necroticism»! - para nos sentirmos novamente em casa, como se estivessemos de volta aos mágicos early 90s. Claro que para um regresso triunfal de uma banda deste calibre teríamos que fazer algo de especial, e foi por isso que fomos conversar com ambos os míticos músicos por trás desta criação - o artigo de capa engloba entrevistas reveladoras com o o Jeff e o Bill onde os músicos revelam tudo o que está por trás deste comeback e deste disco marcante.
A confirmar o ecletismo que é uma das nossas bandeiras mais importantes, na restantes páginas da LOUD! de Setembro temos ainda nomes de uma importância semelhante aos Carcass, cada um no seu raio de acção estilístico específico - nomeadamente, o grande HENRY ROLLINS, que num one on one exclusivo com o nosso Ricardo S. Amorim nos deixa uma entrevista daquelas que vai ficar na memória, os veteranos TROUBLE, que aparecem revitalizados com um disco e um vocalista (bem conhecido...) novo, e os VISTA CHINO, que mesmo com um nome que ainda pode ser pouco familiar, tratam-se nada mais nada menos do que John Garcia, Brant Bjork e Nick Oliveri acompanhados de Bruno Fevery, ou seja, os Kyuss Lives! que foram obrigados a trocar de identidade mas que mantêm toda a sua genialidade intacta no novo «Peace».
Não se esgotam aí os motivos de interesse do redondo 150, que tem ainda entrevistas aprofundadas com valores firmes da actualidade, todos já com passagens pelos palcos portugueses e a apresentarem discos novos que prometem dar que falar nas listas de final de ano - os FLESHGOD APOCALYPSE com aquele que será o seu melhor disco até à data, os A STORM OF LIGHT com mais uma mutação estilística, os TURISAS com uma viragem surpreendente e os JUCIFER com o seu "álbum russo" são todos nomes bem conhecidos do público nacional e são por isso todos presenças mandatórias num número que ainda tem os tenebrosos SARKE (cuja voz é do Nocturno Culto dos Darkthrone, lembremo-nos) e os furiosos ALL PIGS MUST DIE como outros motivos de destaque.
Em termos nacionais, voltamos novamente aos "noventas" para recordar o «Vast» dos DISAFFECTED, peça importante da história do metal nacional, e damos ainda espaço aos mais novos com os PRIMAL ATTACK e os O QUARTO FANTASMA a mostrarem-se aos nossos leitores como nomes que interessa manter no nosso radar a partir de agora. E enquanto esperamos por um novo disco dos gigantes CONCEALMENT, pusemo-los à prova no LOUD! DJ, teste de fogo que superaram com elevada distinção.
Temos ainda as nossas rubricas habituais, com o José Carlos Santos a escavar os fundos do baú dos TESOURINHOS para trazer à superfície aquele que ele continua a insistir que é o melhor disco de post rock de sempre que nunca ninguém ouviu e o José Miguel Rodrigues a escavar também os confins do Bandcamp no EM FOCO, para que fiquem todos alerta desde já em relação a bandas que vão certamente ser Tesourinhos daqui a uma década. Lembrem-se de onde as viram primeiro!
Houve ainda dois dos mais importantes festivais do ano, o português VAGOS OPEN AIR e o britânico BLOODSTOCK OPEN AIR, no mesmo fim de semana, mas conseguimos multiplicar-nos para vos trazer reportagens alargadas de ambos, para que os que foram recordem os melhores momentos lá passados e os que não foram saberem porque é que para o ano têm que ir.
Tudo isto, e mais coisas ainda, nas bancas dia 2 de Setembro, para começar a próxima semana da melhor maneira possível.