The Doors

Secção para discussão sobre bandas que não se enquadrem no género Metal e associados.

Moderador: GoncaloBCunha

Regras do Fórum
Indiquem o género músical no título do tópico.
Não se envolvam em discussões sobre o género musical das bandas.

siga

The Doors
12
50%
Strange Days
6
25%
Waiting for the Sun
0
Sem votos
The Soft Parade
0
Sem votos
Morrison Hotel
0
Sem votos
L.A. Woman
6
25%
Other Voices
0
Sem votos
Full Circle
0
Sem votos
An American Prayer
0
Sem votos
 
Total de votos: 24

Avatar do Utilizador
PhiLiz
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 366
Registado: sexta jan 14, 2005 7:43 pm
Contacto:

Re: The Doors

Mensagempor PhiLiz » quinta mai 14, 2009 2:19 am

nazgul Escreveu:Meu amigo, mas ao contrário do que se quis fazer crer, os Doors não eram só o Jim Morrison. Acho que a banda tem bastantes influências hippies até, apesar de serem marcados por alguma negritude auto-destrutiva como dizes. Mas aquilo que o Manzareck e o Krieger tocavam é bastante hippie, solos como os do Like my Fire ou do When The Music's Over são totalmente hippies... sim, psicadélicos... e afinal de contas o que era o movimento hippie senão também muito psicadelismo?


Dizes que os Doors não eram só o Morrison (que era claramente pouco aficionado de toda a "cena" hippie), usando o Krieger e o Manzarek como exemplos sendo que, curiosamente, o único realmente aficionado do movimento (ainda hoje, diga-se) foi precisamente aquele que tu não falaste: o baterista John Densmore...

Eu sinceramente não sei o que é "tocar hippie"... mas de qualquer maneira, se estás a usar o "Light My Fire" como exemplo para o que quer que isso seja, é melhor relembrar o quão incaracterística a música é no catálogo da banda e até no primeiro álbum. Voltando atrás aquilo que só me surge como hilariante, a "música hippie": a associação entre o movimento hippie e o psicadelismo pode ser feita, nunca pus e seria um erro pôr em causa isso. Tal como disse logo na primeira intervenção início, é natural que se estabeleça uma relação entre hippies e Doors porque existiam muitos hippies que gostavam de Doors. O que eu estou a defender é que isto não era mútuo (e falo sobretudo nos Doors como um todo, mas mesmo se quisermos falar individualmente apenas um membro dos Doors tinha admiração pelo movimento) e sobretudo que nem (no campo das ideias apenas: a apreciação de arte não tem nada que ser coerente com as ideias do "observador" ou do artista) faz grande sentido se formos a fundo no que os Doors são... claro que se ficarmos pela superficialidade vamos tanto dizer que eles são uma "banda hippie", como vamos fazer uma relação quase sinónima entre psicadelismo e movimento hippie... e depois "criar" algo como "música hippie" que é, seguindo esta peculiar ordem de ideias, psicadélica...
A no fundo é dizer que por serem muito psicadélicos são hippies porque o movimento hippie era muito psicadélico... sabes certamente o que é uma falácia indutiva, nomeadamente uma falácia de falsa analogia, por isso acho que não é necessário estar a elaborar mais.

Unexpect3D Escreveu:Pode-se dizer que as duas bandas eram hippies visto ambas irem beber a escritores beat diferentes e haver claramente influencia de compositores de jazz diferentes, é normal que cada uma delas tenha tenha intrepertado a sua maneira. O Kerouac nao era tambem adepto do movimento hippie mas ele contribui para a sua criaçao


Discordo com o nazgul em relação porque acho que ele está a descurar aspectos importantes e a enfatiza outros que não interessam tanto, mas defender que Velvet Underground era hippie vai para além de ser simplista: é quase achar que tudo nos anos 60 era hippie...
A questão da influência dos escritores é um assunto interessante: a geração "beat" foi tanto lida por Morrison (especialmente Kerouac) como pelos hippies com resultados muito diferentes. O mesmo para os Velvet Underground. Isto já por si mostra o óbvio (mas que me vejo "forçado" a realçar devido à tua analogia inicial): uma influência singular pode resultar muitas vezes em interpretações e consequentemente resultados distintos... e que não tem lógica dizer que são hippies por terem lido certo tipo de autores beat que a geração não quer dizer que sejam hippies. A questão dos compositores de Jazz (no caso dos Doors os dois elementos mais fãs do género eram o Ray e sobretudo o John) pode explicar diferenças musicais entre as bandas mas para além de ser algo redutor dizer que é só isso, não sei o que tem a ver com ser hippie ou não...
Imagem

Avatar do Utilizador
nazgul
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2623
Registado: quinta jan 20, 2005 12:39 pm
Localização: Lisboa

Re: The Doors

Mensagempor nazgul » quinta mai 14, 2009 12:15 pm

Poderia-te inumerar muitas muitas músicas dos Doors onde vejo influência hippie e quer tu queiras quer não queiras psicadelismo e cultura hippie andam/andaram de mãos dadas... óbvio que uma não se reduz à outra, nem foi isso que eu disse, senão teriam o mesmo nome e não nomes diferentes. Mas se quiseres entrar em pormenores estético-musicais, então podemos pegar em vários músicos da época, como por exemplo o Jimmy Hendrix, que tirando mais ou menos o visual, acho que de «hippie» das florzinhas e do peace and love tem muito pouco, tal como o próprio Jim Morrison, e é aqui concerteza que discordas que os Doors possam ser considerados hippies.

Não me parece que o Manzarek não gostasse da cultura hippie, aliás não me parece que nenhum deles não gostasse da cultura hippie...

Parece-me sim é que tu não convives bem com essa associação por questões pessoais, ou seja, gostas dos Doors mas não gostas do hippies... e estás no teu direito :D . agora não queiras é alterar factos :lol:

Abraço pá!!!

Avatar do Utilizador
PhiLiz
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 366
Registado: sexta jan 14, 2005 7:43 pm
Contacto:

Re: The Doors

Mensagempor PhiLiz » quinta mai 14, 2009 5:49 pm

nazgul Escreveu:Poderia-te inumerar muitas muitas músicas dos Doors onde vejo influência hippie e quer tu queiras quer não queiras psicadelismo e cultura hippie andam/andaram de mãos dadas... óbvio que uma não se reduz à outra, nem foi isso que eu disse, senão teriam o mesmo nome e não nomes diferentes.


O que provavelmente tu podes enumerar são inúmeras músicas de Doors com influências de Psychedelic Rock, o que eu concordo totalmente. Agora "músicas com influência hippie"; bem para já continuo sem saber o que é isso... De qualquer maneira, gostaria de saber quais são as músicas com essa influência hippie... e por favor não menciones a "Love Street".
Não tenho problemas nenhuns em reconhecer que muita gente na cultura hippie gostava de Psychedelic Rock e daí "andarem de mãos dadas". O que disse em relação a isso, é o mesmo que tu, ou seja, não são sinónimos: no entanto, apesar de dizeres isto, sempre que falas da "influência hippie" falas de psicadelismo...

nazgul Escreveu:Mas se quiseres entrar em pormenores estético-musicais, então podemos pegar em vários músicos da época, como por exemplo o Jimmy Hendrix, que tirando mais ou menos o visual, acho que de «hippie» das florzinhas e do peace and love tem muito pouco, tal como o próprio Jim Morrison, e é aqui concerteza que discordas que os Doors possam ser considerados hippies.


Antes de mais nada, acho que só a entrar em pormenores a sério é que as questões não se ficam só pelo superficial...
Não, não é só por causa do visual. Não falo do Hendrix como falo do Morrison porque não estou informado o suficiente para dizer o que ele era ou não era, como estou para o Morrison... tenho uma ideia meio dividida no que toca à relação Hendrix-Movimento Hippie, mas isso não interessa muito. Interessa sim, que não é só pela forma de vestir que digo que ele e os Doors não se enquadravam no tradicional movimento hippie. A associação é exterior, não o contrário.

nazgul Escreveu:Não me parece que o Manzarek não gostasse da cultura hippie, aliás não me parece que nenhum deles não gostasse da cultura hippie...


Nunca disse que o Manzarek (ou o Krieger) não gostavam da cultura hippie, provavelmente até eram neutros à questão ou simpatizantes ligeiros. Disse sim que falhaste em nomear precisamente aquele gostava e era adepto da mesma, o Densmore. Uma das grandes causas das discussões entre John e Jim era precisamente a atitude excessiva e auto-destrutiva de Morrison... lê o "Riders On The Storm: My Life With Jim Morrison And The Doors" e vê o que ele diz sobre o contraste do Morrison com o movimento hippie, que na banda tinha corporização nele próprio. Tu vais muito por percepções gerais por isso vou-te dar uma vinda de lá: o Morrision em concertos e ensaios tinha uma mania "engraçada" que era mandar flores para a bateria do Densmore para o obrigar a "matar as flores". Deixo a teu cargo o simbolismo disto...
Agora, para além disto, o Morrison não era de facto simpatizante: as letras dele não são indolentes e positivas, são na maioria das vezes caóticas e negras; mesmo em assuntos com opiniões iguais (Guerra do Vietname) olha a violência lírica (e musical também) de um "The Unknown Soldier" e de um "Peace Frog" e compara-a com a forma como a mensagem hippie era transmitida; a questão de não tocarem no Woodstock vai muito para além da aversão do Morrison em tocar em sítios abertos e está explicitada (num livro polémico nalgumas questões mas nunca questionado neste ponto) em "No One Here Gets Out Alive: The Biography Of Jim Morrison"; só para rematar, há uns anos houve uma reportagem da Blitz e o baterista (cito esta porque é paradigmática, porque o Manzarek também fala deste assunto) diz isto:

"Aqui estou eu nos anos 60, flower-power, paz e amor por todo o lado – e eu estou numa banda das trevas!"

Musicalmente os Doors não eram só o Morrision (aliás, até o seriam muito pouco) e como fã sempre me irritou a mistificação da figura de Jim, mas as semelhanças musicais com algo não implicam associação com um movimento maior... e o curioso é que estas supostas semelhanças musicais nem sequer fazem sentido no caso dos Doors. Som psicadélico há muito e não acho que uma banda como Grateful Dead (se há banda de referência para os hippies são eles) e um 'American Beauty' (álbum que eu até gosto consideravelmente) têm a ver com Doors e algo como o 'Strange Days' ou músicas como o "The End" (que é do primeiro, claro)...
Mas a questão de fundo é que a música da banda banda na altura passava uma determinada mensagem (que eu acho nada ter a ver com os hippies)... E se é disparatado pensar que musicalmente os Doors eram o Morrision, também é igualmente disparatado que se pense que a mensagem (sobretudo presente nas letras) era construída por todos de igual forma.

nazgul Escreveu:Parece-me sim é que tu não convives bem com essa associação por questões pessoais, ou seja, gostas dos Doors mas não gostas do hippies... e estás no teu direito :D . agora não queiras é alterar factos :lol:


Não posso dizer que não esperasse que fosses dizer uma coisa dessas...
O curioso é que eu tenho apresentado factos, citações, etc. e tu tens-te limitado a apontamentos superficiais e que têm mais a ver com a associação temporal do que exactamente com aquilo que interessa, que são as verdadeiras ideias, mensagem e som por detrás de Doors.

nazgul Escreveu:Abraço pá!!!


Para ti também. Ver se apareço dia 13 que é aqui perto. Fico à espera da cover do "Break On Through (To The Other Side) ao estilo Death Metal.
Imagem

Avatar do Utilizador
Nevoeiro
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2011
Registado: terça set 05, 2006 6:07 pm
Localização: Amarante/Mesão frio
Contacto:

Re: The Doors

Mensagempor Nevoeiro » quinta mai 14, 2009 6:37 pm


Unexpect3D
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 249
Registado: sexta nov 21, 2008 4:36 pm

Re: The Doors

Mensagempor Unexpect3D » quinta mai 14, 2009 7:01 pm

PhiLiz Escreveu:
Unexpect3D Escreveu:Pode-se dizer que as duas bandas eram hippies visto ambas irem beber a escritores beat diferentes e haver claramente influencia de compositores de jazz diferentes, é normal que cada uma delas tenha tenha intrepertado a sua maneira. O Kerouac nao era tambem adepto do movimento hippie mas ele contribui para a sua criaçao


Discordo com o nazgul em relação porque acho que ele está a descurar aspectos importantes e a enfatiza outros que não interessam tanto, mas defender que Velvet Underground era hippie vai para além de ser simplista: é quase achar que tudo nos anos 60 era hippie...
A questão da influência dos escritores é um assunto interessante: a geração "beat" foi tanto lida por Morrison (especialmente Kerouac) como pelos hippies com resultados muito diferentes. O mesmo para os Velvet Underground. Isto já por si mostra o óbvio (mas que me vejo "forçado" a realçar devido à tua analogia inicial): uma influência singular pode resultar muitas vezes em interpretações e consequentemente resultados distintos... e que não tem lógica dizer que são hippies por terem lido certo tipo de autores beat que a geração não quer dizer que sejam hippies. A questão dos compositores de Jazz (no caso dos Doors os dois elementos mais fãs do género eram o Ray e sobretudo o John) pode explicar diferenças musicais entre as bandas mas para além de ser algo redutor dizer que é só isso, não sei o que tem a ver com ser hippie ou não...


Todas as bandas dos finais de 60 e ainda 70, foram influenciadas pelo movimento hippie directa ou indirectamente. Se existiram excepçoes cita exemplos. É no contexto de contra cultura que insiro as duas bandas, independentemente das diferenças, se uma era mais politica desengane-se é apenas fachada. A influencia tem que ver sim, a escrita de Burroughs/ Kerouac e Ornette/Coltrane (falta texto)
Sabes perfeitamente que nao existe musica hippie, mas sim musica de protesto que é ja ancestral, num crescendo desde os blues passando pelo folk ate ao começo do rock e é aqui que (falta texto)

Avatar do Utilizador
PhiLiz
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 366
Registado: sexta jan 14, 2005 7:43 pm
Contacto:

Re: The Doors

Mensagempor PhiLiz » sábado mai 16, 2009 12:18 am

Unexpect3D Escreveu:Todas as bandas dos finais de 60 e ainda 70, foram influenciadas pelo movimento hippie directa ou indirectamente. Se existiram excepçoes cita exemplos.


És tu quem tem que mostrar onde está a influência nas duas bandas referidas e não pedir exemplos (o que até é um pouco surreal tendo em conta que estou a argumentar na direcção do que pedes...) quando só tens frases auto-explicativas. Já agora, podes clarificar o que queres dizer por "influência directa/indirecta"? É que se estás a usar a palavra num sentido amplo em que tanto se pode ser influenciado para fazer semelhante (o que eu discordo) como para se ir precisamente na direcção contrária, o que são coisas totalmente diferente como é fácil de perceber.

Unexpect3D Escreveu:É no contexto de contra cultura que insiro as duas bandas, independentemente das diferenças, se uma era mais politica desengane-se é apenas fachada. A influencia tem que ver sim, a escrita de Burroughs/ Kerouac e Ornette/Coltrane (falta texto)


São duas bandas inseridas no que se pode denominar de contra cultura norte-americana (na época pelo menos), de acordo. Não sei é o que é que isso tem a ver com serem hippies ou não, atendendo ao que realmente contra cultura significa sociologicamente visto que o movimento hippie foi um movimento de contra cultura dos anos 60. Foi o mais importante, o mais abrangente, o que tu queiras no sentido de superioridade quantitativa. Agora, se estás a insinuar (não o estou a dizer que estejas a fazer, mas não sei porque escreveste aquilo...) que foi o único, é um erro crasso. A tua frase sobre a política também não faz grande sentido... Não sei o que é que falar de política, por um lado, invalide que não estejam no movimento de contra cultura (isto até é irrisório se se atender à altura em que se estava) e, por outro lado, os insira no movimento hippie.
Fazes nova referência a escritores beat e a compositores importantes (no caso dos Doors outra influência, é a de Miles Davis) mas como já referi, nada disso conduz a ser integrado no movimento hippie...

Unexpect3D Escreveu:Sabes perfeitamente que nao existe musica hippie, mas sim musica de protesto que é ja ancestral, num crescendo desde os blues passando pelo folk ate ao começo do rock e é aqui que (falta texto)


Acho que estás a ler alguma coisa mal pois sempre escrevi precisamente que não existe algo chamado "música hippie"...

PS - Quanto às partes em que dizes que falta texto: quando editares eu responderei ao também o farei se achar que é caso disso.
Imagem

Avatar do Utilizador
XRicard0_GrindX
Participante
Mensagens: 13
Registado: quinta jul 10, 2008 9:43 pm

Re: The Doors

Mensagempor XRicard0_GrindX » segunda mai 18, 2009 6:52 pm

L.A Woman !
Imagem

Avatar do Utilizador
Void
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1559
Registado: domingo ago 10, 2008 8:18 pm
Localização: Almada - Margem Sul

Re: The Doors

Mensagempor Void » terça jun 23, 2009 9:13 am

Todos mais o best of. :lol:
www.myspace.com/officialtrevas

Disharmony's Den - Gore - Sex - Extreme Music

Avatar do Utilizador
Blunder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1055
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Localização: VN Gaia/Porto
Contacto:

Re: The Doors

Mensagempor Blunder » sexta out 01, 2010 11:55 pm

Para mim é a MELHOR BANDA DE SEMPRE.

Não há nada que seja abaixo de muito bom com esta banda.

Quantas vezes já me perdi na voz do Jim. Quantas vezes já pensei como seria ouvir o "The Doors" depois de consumir acid? Não há nada que supere o que está banda me transmite.

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: The Doors

Mensagempor pantufa » sábado out 02, 2010 12:24 am

pantufa Escreveu:
Pedro Lopes Escreveu:Esta é mais uma daquelas bandas onde não consigo escolher um disco!



indeciso entre o waiting for the sun e o La women....mas vá, votei no LA women.



Continuo fa ferrenho.

Trabalhos predilectos:

Strange days
Waiting for the sun.

Se bem que ha faixas magnificas fora dos albuns, como a "orange county suit".

ThrashBanger
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 230
Registado: terça ago 24, 2010 9:34 pm
Localização: Amadora

Re: The Doors

Mensagempor ThrashBanger » sábado out 02, 2010 5:40 pm

Na minha opiniao o Heavy Metal deve muito a estes senhores...sempre que se fala da herança britanica deixada para a postriora pelos Sabbath, Zeppelin etc, penso sempre na importancia que estes gajos tiveram no desenvolvimento do Hard Rock (em paralelo com o psicadelico, claro), ate porque são um pouco mais antigos que os referidos.

Votei no Strange Days, mas ADORO todos os albus, desde o The Doors até áo Full Circle, esta foi das principais bandas a despertarem-me curiosidade para a musica " a sério" e que me influenciaram a abrir horizontes e a descobrir muita coisa

Avatar do Utilizador
Blunder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1055
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Localização: VN Gaia/Porto
Contacto:

Re: The Doors

Mensagempor Blunder » quarta mai 18, 2011 10:33 pm

pantufa Escreveu:posso nao ter bebido um pingo de alcool, mas em codições bastante especiais consigo ficar bem bebado so de ouvir doors!

Aconteceu-me isto hoje, pela primeira vez.

Fodasse não consigo ter adjectivos para tudo o que os Doors representam. Que se foda o resto, hail to the LIZARD KING!

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: The Doors

Mensagempor pantufa » sexta mai 20, 2011 12:02 am

Ja me aconteceu ir no meio da rua a cantarolar a Moonlight Drive bem alto e uns estrangeiros começarem a cantar cmg.

Avatar do Utilizador
Mescaline
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 784
Registado: segunda ago 11, 2008 4:09 pm
Localização: Almada

Re: The Doors

Mensagempor Mescaline » sexta mai 20, 2011 3:08 am

pantufa Escreveu:Ja me aconteceu ir no meio da rua a cantarolar a Moonlight Drive bem alto e uns estrangeiros começarem a cantar cmg.


Melhor música de sempre.

xasthurian
Participante
Mensagens: 28
Registado: terça jul 20, 2010 11:07 am
Localização: Beira Interior

Re: The Doors

Mensagempor xasthurian » quinta jun 02, 2011 10:33 am

ola,
alguém tem as reedições de 2007, quem contêm musicas extras?
ou a Perception box, se sim agradecia que descrevessem as mesmas, e se pudessem colocar umas fotos das mesmas, agradecia, é que info interna destes itens nem no www.discogs.com .
obrigadão!


Voltar para “Bandas de outros estilos”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes