Nick Drake

Secção para discussão sobre bandas que não se enquadrem no género Metal e associados.

Moderador: GoncaloBCunha

Regras do Fórum
Indiquem o género músical no título do tópico.
Não se envolvam em discussões sobre o género musical das bandas.

Qual, para ti, é o melhor trabalho do Nick Dake?

Five Leaves Left
0
Sem votos
Bryter Layter
2
67%
Pink Moon
1
33%
 
Total de votos: 3

Avatar do Utilizador
Blunder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1055
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Localização: VN Gaia/Porto
Contacto:

Nick Drake

Mensagempor Blunder » segunda dez 06, 2010 8:48 pm

Imagem

Nicholas Rodney Drake (19 de junho de 1948 — 25 de novembro de 1974), foi um cantor e compositor britânico de música folk, nascido em Rangum, Birmânia.

A origem deve-se ao trabalho de seus pais; quando tinha cinco anos, a família de Nick mudou-se de volta para Inglaterra. Ainda criança, aprendeu a tocar piano, graças à mãe, Molly Drake, pianista, violoncelista, cantora e compositora. Filho de uma família rica, estudou nos melhores colégios da Inglaterra, entre os quais Marlborough, onde aprendeu a tocar clarinete e sax alto.

Adolescência

Em 1967, Nick foi estudar Literatura na Universidade de Cambridge. Iniciou suas apresentações em festivais, impressionava a todos com seu talento para compor e habilidade peculiar com que tocava viola, instrumento que lhe foi ensinado por um amigo de colégio. Na década de 60, a ideia de aprender viola foi repreendida pela família, que o considerava, assim como a maioria daquela geração, instrumento de mau gosto e símbolo rebelde.

Nick Drake era considerado charmoso e elegante; fazia sucesso entre as mulheres. Porém, era muito calado e introspectivo, não tinha muitos amigos e ninguém sabia nunca o que realmente se passava em sua cabeça.

Costumava ficar sozinho, na maior parte do tempo compunha e aprimorava suas técnicas com a viola. Às vezes saía a um pub, mas sempre ia embora antes de todos. Nick nunca teve um relacionamento amoroso , tal facto fez com que seus amigos suspeitassem de uma possível homossexualidade, embora isso também nunca tenha sido confirmado. Dono de uma personalidade extremamente sensível, magoava-se com bastante facilidade. Gostava muito de conduzir automóvel, sentia-se melhor quando o fazia e por diversas vezes conduzia até a gasolina do carro acabar.

Desprezava o dinheiro, tanto que nem moedas levava consigo. Por várias vezes foi obrigado pedir a amigos e aos pais que o levassem de volta para casa.

Carreira

Em Fevereiro de 1968 foi descoberto por Ashley Hutchings, baixista da banda folk inglesa Fairport Convention e teve o seu nome recomendado a Joe Boyd, famoso por produções folk, entre elas a de Pink Floyd e Jimi Hendrix.

Depressão

Apesar de não gostar de fazer shows (quando os fazia, ficava o tempo todo de cabeça baixa, olhos fechados e não se comunicava com a plateia), supria uma extrema necessidade de se tornar famoso e reconhecido, algumas vezes ligou para estranhos e perguntou se já tinham ouvido falar de um cantor chamado Nick Drake.

A família, preocupada com o estado de saúde de Nick, forçou-o a ver um psiquiatra. Foi-lhe então prescrito um antidepressivo chegando a ficar cinco semanas internado num hospital psiquiátrico. Recuperado, decidiu largar a música e tentar arranjar um emprego. Desistiu disso e no resto de seus dias fazia viagens ocasionais a Londres e à França, onde visitava amigos. Costumava aparecer sem avisar, ficava por um dia ou às vezes por uma semana e ia embora da mesma maneira que chegava. Ele, que antes era um rapaz de poucas palavras, parou de falar. Ocasionalmente conversava com a mãe ou com um de seus melhores amigos, mas eram raras as ocasiões em que ele falava algo que não fossem monossílabos ou grunhidos. Certa vez disse a sua mãe, "eu falhei em tudo que tentei fazer". A medicação que Nick tomava provocou mudanças em seu comportamento.

A Polémica Morte

Na noite de 24 de novembro de 1974, Nick foi dormir mais cedo que o normal. Costumava ter noites ruins e aparentemente levantou no meio da madrugada para tomar suas pílulas de Tryptizol. Na manhã seguinte, foi encontrado atravessado na cama por sua mãe com vários discos espalhados no chão. No prato do som, um dos concertos de Bach. Estava morto. Sua morte aconteceu por volta de 6 da manhã por overdose de Tryptizol.

Até hoje discute-se a causa da morte, se fora causada por um trágico acidente que levou-o a ter uma parada cardíaca, já que sempre apresentou uma saúde frágil, ou um suicídio. A família afirma que ele estava mais feliz na época de sua morte e que não se mataria. Gabrielle Drake, figura importantíssima para ascensão póstuma do irmão, revelou que prefere acreditar que Nick decidiu "acabar com tudo aquilo de uma vez". O juiz que investigou o caso afirmou que foi suicídio. Nick Drake está enterrado em um cemitério de Tanworth-in-Arden.

Reconhecimento da Obra

No dia 19 de junho de 2007 foi lançado Family Tree, disco com gravações da década de 1960. No total são 28 músicas, metade delas inéditas, além gravações de sua mãe, um dueto com sua irmã e participação de tios.

Em 1993, a revista TIME colocou Five Leaves Left entre os 100 melhores álbuns de todos os tempos.

Em 2007, o site gigwise selecionou Pink Moon como uma das 50 melhores capas da história. Na lista, bastante divulgada pela mídia, o disco ficou na posição 31.

Seus 3 discos estão na lista criada pela revista Rolling Stone dos 500 maiores álbuns da história. Com isso, conseguiu a décima colocação entre os músicos com maior número de álbuns.

Bryter Layter foi o primeiro da lista de álbuns alternativos criada pelo The Guardian.

Robert Smith do The Cure é um profundo admirador da obra de Nick Drake. No início da carreira o cantor quase gravou um disco solo com forte influência de Nick Drake. Numa entrevista considerou Five Leaves Left um dos cinco melhores álbuns de sempre. Acerca de Drake diria, "quando eu era novo sempre sonhei ter uma banda que fosse adorada por poucos e ignorada pelo resto do mundo, como Nick Drake".

Suas músicas já foram utilizadas como parte da trilha sonora de vários filmes.

Fruit Tree em 1979, que reúne seus 3 discos. Anos depois, vasculhando os arquivos da Island, descobriu sobras de estúdio que estavam completamente esquecidas. Em 1986, o álbum "Time Of No Reply". Em 1992 saiu a colectânea "Way To Blue" e, mais recentemente. Em 2004, saiu "Made To Love Magic", que contém versões demo de canções anteriormente gravadas. O grande boom em torno de sua obra só ocorreu mesmo quando a Volkswagen usou a canção "Pink Moon" em um comercial. Há também um livro que conta toda a sua vida, escrito pelo jornalista Patrick Humphries, e um documentário entitulado "A Skin Too Few", narrado pelo actor americano "Brad Pitt", grande admirador do cantor, e que conta com depoimentos de amigos e de Gabrielle Drake, irmã de Nick.


Bem já notei que há uns fãs do Nick aqui no fórum mas para meu grande espanto nunca houve um espaço para falar deste homem. Há poucos minutos exaltei a admiração e excitação que eu possuo pelos Joy Division... bem este tópico do Nick Drake vem no seguimento.

Tal como os Joy Division, Nick Drake criou uma coisa muito própria. É indescritível a sensação de ouvir uma música de Nick Drake. São muitas as vezes que penso o quão sortudo eu sou em conhecer e conseguir apreciar toda a magia dos trabalhos do Nick.

E vocês? O que acham da música dele?

Ah e não consigo de forma alguma escolher um álbum favorito. A poll está aí por uma mera formalidade.

Avatar do Utilizador
Pedrof
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2265
Registado: sexta mar 06, 2009 7:31 pm
Localização: Lisboa | Portimão

Re: Nick Drake

Mensagempor Pedrof » segunda dez 06, 2010 10:05 pm

Por acaso no outro dia pensei em criar tópico!

Comecei a ouvir umas coisas do Nick Drake à pouco tempo, e gostei bastante.
Os sentimentos que a música deste senhor causa é fantástico. Pura poesia.

Não consigo votar (para já) num album, talvez quando conhecer totalmente a sua obra, possa fazer uma escolha justa.

Avatar do Utilizador
Ermo
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 224
Registado: terça mar 10, 2009 6:54 pm
Localização: ()

Re: Nick Drake

Mensagempor Ermo » terça dez 07, 2010 12:37 am



I've got opium in my chimney
No other life to choose
Nightmare made of hash dreams.
Got the devil in my shoes

<3
"This is a bowel disruptor. And you are just full of shit."

Avatar do Utilizador
defunctum
Metálico(a)
Mensagens: 189
Registado: sábado out 06, 2007 7:45 pm
Contacto:

Re: Nick Drake

Mensagempor defunctum » terça dez 07, 2010 11:31 pm

Diga-se de passagem que este grande Senhor, foi/é uma enorme influencia nos trabalhos do Daniel Cavanagh (Anathema).

Avatar do Utilizador
Pedrof
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2265
Registado: sexta mar 06, 2009 7:31 pm
Localização: Lisboa | Portimão

Re: Nick Drake

Mensagempor Pedrof » quarta dez 08, 2010 12:36 am

defunctum Escreveu:Diga-se de passagem que este grande Senhor, foi/é uma enorme influencia nos trabalhos do Daniel Cavanagh (Anathema).


E do Mikael Akerfeldt (Opeth) também.
Ele na entrevista do In Live Concert... diz que o disco que tem com mais valor é o Bryter Layter.

kleber
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1340
Registado: sexta out 19, 2007 6:03 pm

Re: Nick Drake

Mensagempor kleber » quarta dez 08, 2010 3:21 pm

Gosto muito das letras.

Avatar do Utilizador
Wolfheart66
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2791
Registado: segunda nov 22, 2010 9:25 pm
Localização: Lisbon, Númenor, Palace of Wisdoom, Ossus.

Re: Nick Drake

Mensagempor Wolfheart66 » quinta jan 13, 2011 10:42 pm

Hum já me falaram mas ainda não tive tempo de ouvir, hei-de dar uma audição cuidada quando puder.
Imagem

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: Nick Drake

Mensagempor pantufa » sábado nov 05, 2011 3:35 pm

Conheci Nick Drake com este cover do Dax Riggs ( Acid Bath; Agents of Oblivions, Deadboy & the elephant man, Dax Riggs) já há bastante tempo, mas só agora vou explorar.


Avatar do Utilizador
Wolfheart66
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2791
Registado: segunda nov 22, 2010 9:25 pm
Localização: Lisbon, Númenor, Palace of Wisdoom, Ossus.

Re: Nick Drake

Mensagempor Wolfheart66 » domingo jan 29, 2012 8:03 pm

Finalmente consegui a minha cópia do Bryter Layter <3 de album!
Imagem


Voltar para “Bandas de outros estilos”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes