2013.02.05 - KEIJI HAINO - SALA DOS ESPELHOS DO PALÁCIO FOZ, LISBOA

FilhoUnico
Turista
Registado: quinta nov 22, 2012 1:06 pm

2013.02.05 - KEIJI HAINO - SALA DOS ESPELHOS DO PALÁCIO FOZ, LISBOA

Mensagempor FilhoUnico » terça jan 15, 2013 7:44 pm

"O processo de que estou consciente quando actuo é ligeiramente diferente daquele que outros empregam. Antes de fazer quaisquer sons, primeiro inspiro todo o ar no espaço da actuação. A maior parte dos performers alimenta-se do público, mas eu estou consciente de estar a entrar num relacionamento com o próprio ar do espaço, mesmo antes do público entrar. Após inspirar todo o ar, quando expiro quero embrenhar o público nesse ar; sinto-me como se me tivesse tornado deus. Isto é em essência uma blasfémia, e é a razão pela qual devolvo o ar ao seu estado original. Este é o processo de que estou sempre consciente. Isto pode parecer uma piada, mas não é – é fácil tornares-te deus, mas difícil de conseguires manter esse poder. As pessoas costumam dizer que o meu som é alto, e isso pode ser algo de negativo. Não são os sons que estão alto, sou eu. Eu torno-me os sons. As pessoas costumam falar que os cantores de ópera devem cantar não a partir da garganta mas a partir do diafragma, ou com todo o seu corpo. Mas isso apenas limita o som a ti mesmo – o que eu quero é fazer com que o próprio ar vibre. E é por isso que é alto. Eu dou o meu corpo ao ar. É isso que faz o ar vibrar. (…) No passado, quando não tinha tanto poder, não era capaz de fazer com que as pessoas se concentrassem completamente nos sons. Agora consigo, porque, de determinada maneira, eu controlo todo o espaço. E aí toda a gente alinha com aquilo que quero fazer. É assim que me torno deus. Mas porque isso é blasfémia, devolvo sempre o ar ao seu estado original. E é por fazê-lo que serei perdoado."
>> Keiji Haino entrevistado para a revista Halana por Alan Cummings

Keiji Haino (n. 1952, em Chiba, Japão) é um dos músicos e performers mais extraordinários dos nossos dias. Não conhecemos ninguém que, em palco, consiga transportar de uma maneira tão milagrosa, aparentemente impossível e forte, a experiência da actuação do artista perante o público.
Com uma carreira com mais de quatro décadas, falamos de alguém que é um dos paradigmas nas linguagens da improvisação livre e do rock mais avançado, alicerçando-se na sua devoção ao poder dos blues primordiais, que transfigura em monumentais exorcismos, que parecem ir para lá de todas as possibilidades que dizem respeito ao contexto de um concerto, de um ritual, e daquilo que parece possível. Há sempre, seja qual for a opinião de quem assistiu a estas cerimónias, um antes e um depois de vermos Haino ao vivo.
Desde 1970, quando forma a seminal banda Lost Aaraaf que abandonaria a meio da década, evoluiu para vários projectos a solo (Aihiyo e Nijiumu), em grupo (Knead, Fushitsusha – das grandes bandas da história do rock - e Vajra) e frequentes colaborações com outros músicos e grupos (Derek Bailey, Jim O’Rourke, Peter Broetzmann, Fred Frith, Faust, Boris ou Loren Mazzacane Connors, entre muitos outros) bem como com poetas, coreógrafos e bailarinos, como Min Tanaka e Kazuo Ohno. Coleccionador de instrumentos etnográficos, tem exemplos na sua extensa discografia de registos conduzidos em electrónica solista (como o theremin digital ou o ‘air synth’) e uma parcela generosa dedicada somente a um único instrumento (percussão, guitarra acústica, sanfona). O seu nome é reconhecido primordialmente como um dos mais explosivos e iconoclastas guitarristas do planeta, ao que importa sempre relevar o seu protagonismo como um dos mais inventivos vocalistas na música improvisada, com um espectro de interesses e concretizações que vão de um indescritivelmente assombrado canto melódico às suas idiossincráticas convulsões guturais a plenos pulmões.
Por influência do magnífico álbum ‘Un Autre Chemin Vers L’Ultime’ de 2011, cuja gravação central da obra o fixou em voz e reverberação natural nas profundidades de uma gruta na vila francesa de La Haye de Routot, desafiámos o mestre nipónico dos black blues para uma performance vocal a solo na Sala dos Espelhos do Palácio Foz – mesmo que nos antípodas do espaço de gravação desse registo, trata-se de uma das melhores acústicas que já ouvimos em Portugal, e que entusiasmaram o artista. Há muito tempo que queríamos voltar a mostrar-vos o Sr. Haino ao vivo; chegou o dia. Imperdível, pode parecer inacreditável, é dizer pouco.

Site não-oficial http://poisonpie.com/sounds/haino/index.html

Entrevista Time Out Tóquio, 2012 http://www.timeout.jp/en/tokyo/feature/ ... -interview

Entrevista halana, 1996 http://www.halana.com/haino.html

Editora http://www.prelerecords.net/prl007/prl007.htm

Trailer Document Haino Keiji http://youtu.be/IgVGriFcFn0

Concerto: Keiji Haino
Local: Sala dos Espelhos do Palácio Foz
Data: 5 de Fevereiro
Horário: 22:00
Entrada: 8€

Bilhetes disponíveis no Palácio Foz e nas lojas Flur e Matéria Prima

Metallic Vitor
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado jan 29, 2011 4:27 pm

Re: 2012.02.05 - KEIJI HAINO - SALA DOS ESPELHOS DO PALÁCIO FOZ, LISBOA

Mensagempor Metallic Vitor » terça jan 15, 2013 9:49 pm

Isto não é algo para os Eventos igualmente interessantes?
Última edição por Metallic Vitor em quarta jan 16, 2013 12:28 am, editado 1 vez no total.
SMSF VIII | SANTA MARIA SUMMER FEST | 8 > 9 > 10 JUNHO | BEJA, PORTUGAL
Exodus + Orphaned Land + Mão Morta + Wolfbrigade + Urfaust + Trollfest + Misþyrming + Hypothermia + Naðra + Fuse + Ranger + muitos mais...

Grind-zé
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 5:59 pm

Re: 2012.02.05 - KEIJI HAINO - SALA DOS ESPELHOS DO PALÁCIO FOZ, LISBOA

Mensagempor Grind-zé » terça jan 15, 2013 10:01 pm

Metallic Vitor Escreveu:Isto não é algo para os Eventos igualmente interessantes?

Não necessariamente...

Por acaso tenho curiosidade em ver este senhor, espero poder comparecer à chamada.
I have come here to chew bubble gum and kick ass, and I'm all out of bubble gum!

Occupy Metal.

Voltar para “Arquivo 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes