2012.03.09 - Chris&Cosey / Rafael Toral / Protótipo [432] - Teatro Maria Matos

Avatar do Utilizador
Floresta
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1462
Registado: sábado out 30, 2010 8:20 pm

2012.03.09 - Chris&Cosey / Rafael Toral / Protótipo [432] - Teatro Maria Matos

Mensagempor Floresta » terça dez 20, 2011 2:03 pm

A Pogo e a Variz.org juntam-se para organizar mais uma edição do SuperStereo DEMOnstration, um evento de periodicidade irregular que reúne diversos artistas de arte multimedia nas suas diferentes formas de expressão, como música, arte sonora, vídeo, performance e instalação. Ao longo de três dias, mostra-se um projeto artístico multidisciplinar, rico em significados, experiências e atos artísticos que refletem um quotidiano repleto de novas possibilidades, quer de leitura, quer de experimentação.

Protótipo [432]
O objeto Protótipo [432], concebido pelo arquiteto lituano Bernardas Bagdanavičius, é um complexo instrumento musical, de forma cúbica, composto por grelhas e estruturas metálicas que suportam, no total, 432 cordas de guitarra entrecruzadas. A construção desta peça teve como ponto de partida a matriz numérica do Concerto para piano e orquestra, Opus 42 de Schoenberg e permite ser simultaneamente tocada e manipulada por um número variável de músicos. O Protótipo [432] tem no SuperStereo DEMOnstration a sua estreia absoluta enquanto instrumento musical e numa performance ao vivo, servindo as diferentes perspetivas e abordagens na manipulação, modelação e processamento sonoro de Fennesz (no dia 8 ), Marco Franco ou Producers (nesta noite).


Rafael Toral
Rafael Toral tem explorado ao longo da sua carreira as relações entre os fenómenos sonoros, como a ressonância ou as frequências diferenciais e a capacidade humana da escuta criativa. Desta forma, desenvolveu um universo sonoro peculiar, integrando música ambiental, rock, improvisação e sound design em múltiplas práticas experimentais.
Fortemente interessado em phrasing, chama ao seu estilo "música eletrónica pós-free jazz", que já foi descrita como "um tipo de música eletrónica muito mais visceral e emotiva que a dos seus pares cerebrais". O inovador Space Program é uma longa pesquisa em possibilidades performativas, produzindo música cheia de clareza, articulando silêncio e som, envolvendo a fisicalidade do corpo.


Chris & Cosey
Chris & Cosey é um duo formado em 1981 por Chris Carter e Cosey Fanni Tutti depois da extinção dos seminais Throbbing Gristle, que com Peter Christopherson e Genesis P-Orridge foram os seus fundadores originais. Descolando-se do terrorismo sonoro e concetual do grupo, o duo passou a privilegiar o uso do ritmo e da pop, fazendo alguns dos álbuns eletrónicos de inspiração pós-industrial mais marcantes da década de 80. Ausentes dos concertos por mais de uma década, esta pode ser uma oportunidade única de voltar a sentir a sua música altiva e orgulhosamente atual.


Preçário

15€ / Com desconto 7,50€

Voltar para “Arquivo 2012”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes