Documentários sobre Metal e a sua relevância no contexto português.

Dico
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda fev 02, 2004 1:41 pm

Re: Documentário Brasil Metal em preparação

Mensagempor Dico » segunda jan 26, 2009 7:27 pm

JCS Escreveu: Só aqui um pequeno off-topic - é que ao ler isto lembrei-me que, entre várias outras reacções giras, já me foi prometida uma facada por ter dado 7/10 a um disco de uma banda nacional numa revista.

Bem, como se 7/10 fosse uma má nota. É incrível. Acho que as pessoas ainda não conseguiram perceber que só há um caminho para receberem excelentes críticas a discos e concertos: é gravarem excelentes discos e darem excelentes concertos. Trabalharem que nem uns mouros, evoluírem que nem uns doidos e distinguirem-se pela positiva. That's the only way! Hard work!

Dico

Re: Documentários sobre Metal e a sua relevância no contexto português.

Mensagempor Dico » segunda jan 26, 2009 7:32 pm

coragem Escreveu:um documentario sobre o heavy metal em portugal seria importante sim!! isto independentemente da qualidade ou quantidade das bandas... seja boa ou má mas história é sempre história. um documentário funciona para que a memória perdure. algo assim teria todo o meu apoio :metal:

E eu estou disponível desde já para dar o meu contributo! :headbanger:

Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 12, 2003 8:13 pm
Contacto:

Mensagempor Aiwass » segunda jan 26, 2009 7:34 pm

Tanta gente a dar opiniões, isto já parece um fórum :lol:

Resumindo e concluíndo: um documentário era giro, embora na minha opinião não seja nada de prioritário e coloco muitas reticências quanto ao seu real interesse.
Quanto à qualidade geral do Metal nacional: há bandas boas, há bandas boas para portuguesas (desculpem a farpa), e há bandas más.
Set the controls for the heart of the Sun.

http://loudmagazine.net/

jp soturno
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 10, 2005 11:37 am

Mensagempor jp soturno » segunda jan 26, 2009 8:14 pm

Deception Circus Escreveu:Eu acho que o pessoal mais velho tem tendência para hiperbolizar as bandas portuguesas dos 80's. Pegando no exemplo de Alkateya - e compreendendo o contexto da época -, sempre os achei uma banda medíocre em estúdio e, apesar de nunca os ter visto ao vivo durante aquela época, espero que as suas performances tenham sido MUITO melhores do que isto:

E foram!!!
Hail to thee! É só copiões, haha e imitações!!! Tb quero disto...e vende... Tanto carneirinho e lambe cu...

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Contacto:

Mensagempor [BR11] » segunda jan 26, 2009 9:08 pm

Os Alkateya merecem-me o estatuto - graças às suas primeiras demo tapes - da melhor banda portuguesa de Heavy Metal de SEMPRE!

Claro que esta afirmação pode soar ridícula a uma distância de 20 anos e no contexto da música actual. Mas para se classificar uma banda também é necessário ter vivido a época, sentido as diferenças e o meio envolvente. Mas a categoria daqueles 7 temas será, para mim, intemporal.

Fazer algo semelhante hoje em dia não teria qualquer nexo...

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » segunda jan 26, 2009 9:39 pm

Deception Circus Escreveu:Eu acho que o pessoal mais velho tem tendência para hiperbolizar as bandas portuguesas dos 80's. Pegando no exemplo de Alkateya - e compreendendo o contexto da época -, sempre os achei uma banda medíocre em estúdio e, apesar de nunca os ter visto ao vivo durante aquela época, espero que as suas performances tenham sido MUITO melhores do que isto:
http://www.youtube.com/watch?v=HcHd35Ljzsw

A diferença de nível comparando com Tarantula - outra banda contemporânea - é assustadora. Estes sim puderam de alguma forma comparar-se ao que outros países tinham a oferecer, particularmente a partir do Light Beyond The Dark em que não devem nada a ninguém dentro do género.

(em 1990)

vincent_moon
Participante Compulsivo(a)
Registado: terça mai 27, 2008 7:47 pm

Mensagempor vincent_moon » quarta jan 28, 2009 1:21 am

Antes de mais, tenho a dizer que estou bastante contente por ver aqui no fórum um belo debate, principalmente sendo sobre um tema pertinente e interessante.
Acho a ideia do documentário quase essencial. Pelo menos para se ter um documento que fique, que nos permita lembrar daquilo que se fez e se faz. Concordo com todos os pontos de vista aqui apresentados por todas as pessoas, mas na minha singela opinião, acho que não somos muito diferentes de qualquer outro país europeu. A nível de bandas por exemplo, comparando com uma realidade que conheço benzinho (a espanhola), posso garantir que temos tanto ou mais qualidade que o país vizinho. Poucas são as bandas que aqui sobressaem, que têm excelentes álbuns e prestações. E a nível de apoio do público, bem, igual ou pior a Portugal. Já vi concertos com 400 e também já vi concertos com 4. Em França, por exemplo, dizia-me um amigo há uns dias que já estão cansados da onda de black-metal que assola o país: tão elogiadas foram as suas bandas, que agora toda a gente quer ter uma banda de BM. E as razoáveis, são fotocópias umas das outras. Festivais apenas de metal com grandes dimensões? Explica-se bem: além de haver gente com mais dinheiro, há mais população. Logo, em proporção num país cada vez mais velho e cada vez menos populoso, temos menos gente em concertos. E muitos metaleiros de cu gordo também, mas isso é outra história :P
Cá em Portugal é certo que temos muita mediania - e mediocridade também -, mas também temos e tivemos excelentes bandas. E vamos continuar a ter durante muito tempo. Concordo com o que o Dico diz quando fala de limitações; há que não esquecer que somos um país que saiu há 30 anos de uma ditadura. E a forma como o metal cresceu (claro que com altos e baixos) é assombrosa. A qualidade e originalidade de certas pessoas por este país fora é incrível. É preciso continuar a apoiar e a fazerem-se coisas, pelo menos enquanto valer a pena. Há que ser persistente e também ter os pés muito bem assentes na terra. E cagar e andar para todas as ameaças e parvoíces resultantes de uma má review (vou começar a ter medo).
Um dia destes meto uma mochila às costas e parto para gravar este documentário. Sim, a nossa história pode ser pobre, mas da pobreza faz-se riqueza. E os pobres que temos são ricos a valer.
You've never had that genuine whaddafuck? face until you watch this!

opontoalternativo.wordpress.com

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quarta jan 28, 2009 1:45 am

Pergunto eu, um documentário não vale enquanto tal? Não é preciso ser uma coisa enciclopédica sobre o passado, presente e futuro do metal nacional, é que a nossa história não é assim tão pequena quanto isso, digam o que disserem, se quiserem meter tudo num documentário a coisa fica pesada, confusa, incompleta e apenas aflora o que realmente interessa. Os grandes documentários partem de premissas bem mais simples e com arte e talento consegue-se meter o que realmente interessa, e ser bastante perspicaz sobre aquilo que foca. Em vez dum documentário sobre A CENA, porque não um sobre UMA BANDA? Com inteligencia é possível contar toda a história sobre como era naquela altura.

Dou um exemplo muito singelo. O Rui Veloso e o Carlos Tê fizeram o Mingos & os Samurais, um disco conceptual sobre uma banda ficticia, e com esse disco conseguiram fazer um documento bastante válido sobre toda uma época, toda uma geração portuguesa. É possível contar a história do metal nacional sem complicar muito, basta pegar numa banda tipo Ferro & Fogo ou Tarantula e voilá... Uma coisa interessante e que pode cumprir o objectivo de falar sobre a evolução do metal nacional.
Imagem

Void
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo ago 10, 2008 8:18 pm

Mensagempor Void » quarta jan 28, 2009 9:48 am

Ou então em duas, uma dos anos 80 e outra mais recente, fazia-se um documentário sobre a visão do metal entre duas gerações diferentes.
www.myspace.com/officialtrevas

Disharmony's Den - Gore - Sex - Extreme Music

coragem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 01, 2008 11:56 pm

Mensagempor coragem » quinta jan 29, 2009 4:45 pm

[BR11] Escreveu:Os Alkateya merecem-me o estatuto - graças às suas primeiras demo tapes - da melhor banda portuguesa de Heavy Metal de SEMPRE!

Claro que esta afirmação pode soar ridícula a uma distância de 20 anos e no contexto da música actual. Mas para se classificar uma banda também é necessário ter vivido a época, sentido as diferenças e o meio envolvente. Mas a categoria daqueles 7 temas será, para mim, intemporal.

Fazer algo semelhante hoje em dia não teria qualquer nexo...

tiraste me as palavras da boca :cheers:

xhavokx
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 29, 2008 12:39 am

Mensagempor xhavokx » domingo fev 01, 2009 6:44 pm

Esse documentário deve estar bastante bom! É mais um a não perder...

Acho que portugal só tinha a ganhar se se fizesse uma cena tipo A Headbanger's Journey, Punk's Not Dead ou American Hardcore!

Deixo desde já aqui manifestada a minha vontade de ajudar :D

Dico

Mensagempor Dico » domingo fev 08, 2009 6:01 pm

Em suma, na minha opinião a coisa resume-se a isto: há história e material mais do que suficiente (e muito dele com bastante qualidade) para se fazer documentário de 90 ou 100 minutos (bastante completo, portanto) sobre o Metal nacional desde os primórdios, nos 70, até à actualidade. Ou seja, um DVD simples cobriria muito bem toda a cena, sem lacunas.

Dava para falar do Underground tuga em todas as suas vertentes - bandas, fanzines, revistas, concertos, progrmas de rádio, lojas de discos e merchandise, sites, blogs, newsletters, salas de espectáculos, editoras, estúdios, produtores -, para dar uma visão global e transversal a todas as áreas da cena.

Nos anos 80 tudo era feito de forma amadora? As bandas tocavam mal? As produções eram mal feitas. Certo, sem dúvida. Mas acho que temos que nos reconciliar com o nosso próprio passado, porque foi ele que nos permitiu evoluir por tentativa e erro e estar agora num patamar melhor, embora ainda haja mmuuuiiitto a fazer.

Acho triste e mesquinho ter-se vergonha daquilo que se fez há anos e se fuja disso envergonhadamente. O nosso passado deve ser aceite por nós e encarado de frente, pois só assim evoluímos. Fizemos tal coisa, ok, fizemos, não se pode voltar atrás. Aceitar isso e reconciliarmo-nos com o nosso próprio passado é uma prova de maturidade e desenvolvimento pessoal. o DVD 2 do Lusitanian Metal é uma prova disso.

A propósito de bandas nacionais com supostas más prestações (já aqui se falou dos Alkateya, banda que muito estimo): já analisaram criticamente as más prestações de bandas estrangeitas muito consideradas? Por exemplo, as VERGONHOSAS actuações ao vivo dos Metallica nos últimos anos? Vê-los in loco já é mau, mas ouvir o registo áudio posteriormente é ainda pior, porque dá para ouvir TODOS os pregos.

Os pregos do Larz são inacreditáveis (é doloroso tentar ouvi-lo tocar as partes com dois bombos mais a abrir e a fazer breaks), os solos do Kirk também (não há um solo decente), as harmonias de guitarra são horríveis (eles já nem conseguem tocar decentmente a For Whom the Bell Tolls, por exemplo). Ou seja, parece que só o Robert se safa. É notória a falta de treino individual dos músicos e a falta de ensaios consistentes. Estes gajos perderam imensas capacidades técnicas (qualquer gente vê isso), mas os velhos do Restelo só falam das bandas nacionais (aquels em que é mais fácil bater), sem referir desgraças como esta. Só porque são gigantes da Música?

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Mensagempor Wisdoom » domingo fev 08, 2009 6:41 pm

Discordo em absoluo esse discurso sobre Metallica.

coragem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 01, 2008 11:56 pm

Mensagempor coragem » domingo fev 08, 2009 10:30 pm

Dico Escreveu:Nos anos 80 tudo era feito de forma amadora? As bandas tocavam mal? As produções eram mal feitas. Certo, sem dúvida. Mas acho que temos que nos reconciliar com o nosso próprio passado, porque foi ele que nos permitiu evoluir por tentativa e erro e estar agora num patamar melhor, embora ainda haja mmuuuiiitto a fazer.

Acho triste e mesquinho ter-se vergonha daquilo que se fez há anos e se fuja disso envergonhadamente. O nosso passado deve ser aceite por nós e encarado de frente, pois só assim evoluímos. Fizemos tal coisa, ok, fizemos, não se pode voltar atrás. Aceitar isso e reconciliarmo-nos com o nosso próprio passado é uma prova de maturidade e desenvolvimento pessoal. o DVD 2 do Lusitanian Metal é uma prova disso.

sem duvida!!!

e outra :mrgreen:
antigamente havia PAIXAO!!!

agora basta ir a um concerto com casa as moscas e o pessoal ali com cara de enterro :|

bizarro

xhavokx
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 29, 2008 12:39 am

Mensagempor xhavokx » segunda fev 09, 2009 12:27 am

Dico Escreveu:Em suma, na minha opinião a coisa resume-se a isto: há história e material mais do que suficiente (e muito dele com bastante qualidade) para se fazer documentário de 90 ou 100 minutos (bastante completo, portanto) sobre o Metal nacional desde os primórdios, nos 70, até à actualidade. Ou seja, um DVD simples cobriria muito bem toda a cena, sem lacunas.

Dava para falar do Underground tuga em todas as suas vertentes - bandas, fanzines, revistas, concertos, progrmas de rádio, lojas de discos e merchandise, sites, blogs, newsletters, salas de espectáculos, editoras, estúdios, produtores -, para dar uma visão global e transversal a todas as áreas da cena.

Nos anos 80 tudo era feito de forma amadora? As bandas tocavam mal? As produções eram mal feitas. Certo, sem dúvida. Mas acho que temos que nos reconciliar com o nosso próprio passado, porque foi ele que nos permitiu evoluir por tentativa e erro e estar agora num patamar melhor, embora ainda haja mmuuuiiitto a fazer.

A propósito de bandas nacionais com supostas más prestações (já aqui se falou dos Alkateya, banda que muito estimo): já analisaram criticamente as más prestações de bandas estrangeitas muito consideradas? Por exemplo, as VERGONHOSAS actuações ao vivo dos Metallica nos últimos anos? Vê-los in loco já é mau, mas ouvir o registo áudio posteriormente é ainda pior, porque dá para ouvir TODOS os pregos.

Os pregos do Larz são inacreditáveis (é doloroso tentar ouvi-lo tocar as partes com dois bombos mais a abrir e a fazer breaks), os solos do Kirk também (não há um solo decente), as harmonias de guitarra são horríveis (eles já nem conseguem tocar decentmente a For Whom the Bell Tolls, por exemplo). Ou seja, parece que só o Robert se safa. É notória a falta de treino individual dos músicos e a falta de ensaios consistentes. Estes gajos perderam imensas capacidades técnicas (qualquer gente vê isso), mas os velhos do Restelo só falam das bandas nacionais (aquels em que é mais fácil bater), sem referir desgraças como esta. Só porque são gigantes da Música?

Concordo plenamente!
Tudo o que é feito de mau lá fora é desculpado porque são a banda X ou Y... Se for por cá, nenhum esforço é recompesado! E isso vê-se tanto com o antigamente como com o presente!

E se fosse só Metallica...

Voltar para “Arquivo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes