Satyricon - Satyricon (2013)

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Satyricon - Satyricon (2013)

Mensagempor pafg » quinta set 19, 2013 11:02 am

Imagem

Celeuma. Muito celeuma. «Satyricon» estará para muito boa gente no mesmo patamar dos «St. Anger», «Cold Lake» e «Illud Divinum Insanus» desta vida. Uma atitude típica daquele conservadorismo metaloleiro de que se uma banda faz qualquer coisa diferente... vendeu-se ou não presta. A julgar pelo feedback nos youtubes e facebooks, Satyr e Frost vão levar com muito criticismo.
Não me parece que o duo esteja verdadeiramente preocupado com esse feedback, ou não teria espetado com «Phoenix» no disco, uma música que fez lembrar uns Tiamat fase «Judas Christ». Os Satyricon de 2013 são uma banda literalmente a cagar-se para o que podem ou não esperar deles. Limitam-se a compôr as músicas que lhes vão na alma e quem gostar... gosta. É tão simples quanto isso.
Mas ao contrário dos álbuns acima referidos, ninguém pode acusar os Satyricon de comporem aqui música medíocre. Ultrapassado o semi-choque de «Phoenix», uma malha ultra-viciante, oiçam as bujardas «Nekrohaven» (na linha de KING e Fuel for Hatred) e «Walker upon the Wind», ou a nostalgia sem ser retrógada de «Ageless Northern Spirit» e «The Infinity of Time and Space».
Diria que este disco reflecte a capa: do lado esquerdo as primeiras músicas, luminosas, simplistas e orientadas para riffs memoráveis; e a segunda parte do álbum do lado direito, (depois de «Phoenix») mais negra, como se os Satyricon que reconheciamos de álbuns antigos emergissem das cinzas da tal fénix.
É um álbum perfeito? Não, longe disso. Ouvir num mesmo álbum faixas tão díspares torna a experiência algo esquizo, mas convenhamos que temos aqui muitos e excelentes temas (como o grower «Our World, It Rumbles Tonight») que compensam a falta de homogeneidade.
Claro que este disco vai provocar celeuma. E ainda bem. Quem não gostar, volte lá para as bandas retro e essencialistas de que tanto gosta.



JVELHAGUARDA
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1529
Registado: terça jan 13, 2009 12:42 am
Localização: Santo Tirso

Re: Satyricon - Satyricon (2013)

Mensagempor JVELHAGUARDA » quinta set 19, 2013 1:57 pm

Nocturnal Flare, Walker Upon The Wind, Ageless Northern Spirit e para mim a melhor, Phoenix é o tema de destaque!!!

Avatar do Utilizador
HFVM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3758
Registado: sábado out 17, 2009 2:59 pm
Localização: Oriente/MCN

Re: Satyricon - Satyricon (2013)

Mensagempor HFVM » quinta set 19, 2013 2:17 pm

Para mim é o melhor álbum que lançaram desde o Volcano. "Phoenix" é o tema que se destaca quando se ouve o álbum mas para mim "The Infinity of Time and Space" é o melhor tema do álbum. Acho que o álbum "escorrega" bem e quando se dá por ela já estamos no último tema e isso para mi costuma ser um WIN. Não compreendo de todo grande parte das criticas ao álbum pois acho que os Satyricon recuperam aqui algum daquele fulgor/encanto que parecia perdido. Mas isso vai do ouvido de cada um. Por aqui --> um bom regresso.
Proudly Member of UnWise Fvcking Group
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."

Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6029
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: Satyricon - Satyricon (2013)

Mensagempor Vooder » quinta set 19, 2013 4:14 pm

Também para mim é o melhor desde Volcano, ainda que a uma distância relativa.
Como já tinha escrito, é um disco que acaba num instante, e tem aqui malhas que IMO (já vi que há quem não concorde de todo) que vão ser clássicos e presenças regulares nos gigs daqui a uns tempos. Faltava isso no últimos 2 discos da banda, músicas marcantes, que mesmo não sendo maus, eram qb, apenas cumpriam e ouvia-se porque era Satyricon. Já ouvi mais este que os outros dois juntos, só por aí dá para ter uma ideia.
Este está mais arriscado, tal como os Opeth tentaram fazer com o Heritage, mas aqui com resultados melhores, se formos comparar o estilo das bandas.

O destaque natural vai obviamente para a Phoenix, mas estão aqui momentos tristes/épicos, tal como no final do Volcano.
Melhor do disco: Nocturnal Flare!

Como pontos negativos, destaco o subaproveitamento do Frost (conscientemente ou não, mas é de lamentar), e os 2 ou 3 fillers (p. ex Walker upon the Wind), ou pelo menos não acompanham as restantes. E a presunção da banda ao dizer que isto era a 666ª essência do BM e que ia ser revolucionário. Percebem-se alguma desilução de alguns fãs por isso. Ah, e esse disco no catálogo da banda já existe, e chama-se Rebel Extravaganza!
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Avatar do Utilizador
X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2534
Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Satyricon - Satyricon (2013)

Mensagempor X-FrEaK » quinta set 19, 2013 9:52 pm

Adorei o album ;) gosto bastante dos ultimos trabalhos de Satyricon, e este aqui acho que é melhor que o The Age of Nero, mas não sei se tão bom como o Now, Diabolical.

Avatar do Utilizador
Grimner
Administrador
Mensagens: 4290
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Satyricon - Satyricon (2013)

Mensagempor Grimner » sexta set 20, 2013 11:42 am

Por acaso, se há coisa que se pode dizer deste álbum é precisamente realçar a sua mediocridade, a sua mediania, e a sua banalidade. A início, a faixa que mais me chamou a atenção foi a Tro Og Kraft, talvez por andar a puxar cordelinhos nostálgicos e andar insistentemente a piscar o olho à era Nemesis. Tudo o resto me soa desinspirado, com alguns riffs bons por aqui e ali, mas marcado por uma tremenda falta de coesão e dinâmica (aliás, diria que o mau trabalho do Frost é a coisa que mais se realça; o homem parece, boa parte das vezes, não saber como trabalhar os riffs que lhe dão). É como se Satyricon, após lançar as bases para o estilo com o Rebel Extravaganza e o Volcano, e falhando em dar seguimento, deixasse o caminho aberto à geração seguinte, na forma de uns Secrets of The Moon que vão somando e seguindo colosso atrás de colosso de um Black Metal com toques rock and roll, dinâmica e muito negrume. E que à luz desses discípulos, Satyr e Frost se tenham tornado completamente redundantes.

Aliás, é essa redundância que torna o álbum mediocre. Não há aqui nada que outras bandas não tenham já feito, e bem melhor. Não há aqui sequer, excepção feita à "Phoenix", nada que os próprios Satyricon não tenham já feito, e bem melhor. Quanto a esta, digamos que por um lado qualquer efeito choque esperado pela inclusão de vozes limpas é largamente superado pelo choque de uns Watain e o seu momentinho "ScorpionscomQuorthonWTF?" no The Wild Hunt que me preenche a quota anual de power ballads black metal, e que por outro, a mistura de vozes melódicas a riffs negros e dissonantes está bem longe de ser a invenção da roda e não é nada que, uma vez mais, outros não tenham já feito, e bem melhor; compreende-se que dada a falta de ideias demonstrada neste álbum a habitual hipérbole megalómana do Satyr tenha sentido uma qualquer necessidade de afirmação, mas nem esta faixa nem as que a rodeiam são caso para grande...


Celeuma? Não, definitivamente, não. Para causar celeuma, um álbum tem por norma de ser ou estupendo, ou péssimo. Este álbum não é certamente bom que chegue para ser elevado às alturas ( faltam os riffs, as dinâmicas e as ideias que tornem o material excelente e/ou inovador) e também não se pode dizer que seja mau (o Satyr não deixa de ir mostrando a espaços que tem ouvido para riffs), ou que quebre radicalmente com o passado estilo "St Anger", "IDI" ou "Cold Lake". É assim-assim. Um álbum que ouvi, reouvi, e que me fez concluir que não tem nada que me faça querer ouvi-lo mais vezes. No que é uma perfeita continuidade com os dois antecessores.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Avatar do Utilizador
aBisMo
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2719
Registado: quarta jun 10, 2009 7:42 pm
Localização: N41.161763 | W8.583702

Re: Satyricon - Satyricon (2013)

Mensagempor aBisMo » sexta set 20, 2013 12:15 pm

Acho que são demasiadas ideias para um álbum só. Sinto que não há coesão entre os temas, tudo me parece uma manta de retalhos, que podem e devem ser explorados, mas como o Grimmer disse, sê-lo-ao mas por outras bandas.
Onde só os mais fortes sobrevivem, Nós seremos Eternos

Compra & Venda CD, Vinil, Tapes

Venda T-Shirt's & Longsleeves

Avatar do Utilizador
Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5150
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm
Localização: Arbusto

Re: Satyricon - Satyricon (2013)

Mensagempor Sir Sardine » sexta set 20, 2013 1:00 pm

Como já tinha referido no tópico da banda este álbum é, acima de tudo, banal. Excepções feitas à "Phoenix" e à "Tro Og Kraft". Não sei se a intenção era reinventar a roda ou simplesmente fazer um tributo às várias fases da banda, o certo é que em ambos os casos acho que falharam totalmente.
É que nem na execução técnica (que nem precisa de ser muito elevada para este estilo) conseguiram acertar, o que é extremamente frustrante tendo em conta os excelentes músicos que o Satyr e o Frost são.
Preferia de longe que se mantivessem na toada black 'n' roll negro do "Age of Nero" ou do "Now Diabolical" que esta pseudo mudança...

Vou ouvir o Nemesis para relembrar porque é que gosto de Satyricon.

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5744
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: Satyricon - Satyricon (2013)

Mensagempor abyssum » sexta set 20, 2013 5:50 pm

Um albúm muito abaixo daquilo que se esperaria, de uma banda com a dimensão que Satyricon tem na cena do metau. Podiam ter feito muito melhor.

Avatar do Utilizador
Last Light
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6080
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Localização: Vandelay Industries
Contacto:

Re: Satyricon - Satyricon (2013)

Mensagempor Last Light » sexta set 20, 2013 10:09 pm

Isto está porreiro, com alguns momentos dignos de honrarem o Grande Bode 666, mas sem o fulgor e de outros tempos (Rebel Extravaganza). Está algo parecido com o anterior Age of Nero - que eu tanto gosto , soa-me melhor que o Now Diabolical e compreendo o porquê de o Satyr admirar bandas como os Celtic Frost em vez das ditas trve norwegian 666999: o rock que faz de base à composição.
Ya, não tem muito a ver com os tempos dos primeiros três discos, mas é um bom disco... e qualquer tentativa de comparação a St. Anger ou Ilol Divinus Insanus é injusta :-)

JVELHAGUARDA
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1529
Registado: terça jan 13, 2009 12:42 am
Localização: Santo Tirso

Re: Satyricon - Satyricon (2013)

Mensagempor JVELHAGUARDA » sábado set 21, 2013 1:58 pm

http://www.jornaldenegocios.pt/especiai ... _tudo.html
Spoiler: Mostrar
Desde que tudo corra bem 21 Setembro 2013, 10:00 por Germano Oliveira
Os Satyricon cumprem-se onde nem todos ambicionam ir – em território de emoções hostis. São dois em estúdio, porque ao vivo carecem de mais para sobressaltar, e vão mostrar-se em Lisboa a 19 de Novembro. Enquanto não se encaminham, há disco novo para situar e passado para recapitular.

Satyr é um norueguês de voz áspera que achou acordes diabólicos na guitarra. Frost partilha a potência nórdica, mas é na bateria que exerce o inferno. E são músicos melhores porque não são melhores um com o outro. "Parece-me saudável que nunca tenhamos sido especialmente chegados." Reflexões do primeiro a examinar como se combina com o segundo.

Em disco e em palco, Satyr e Frost são Satyricon – há filme de Fellini e narrativa de Petrónio que se evocam igual. Escrevem música há duas décadas e alcançam nas canções o que não estimulam profundamente fora delas – proximidade. "Há consideração e entendimento entre ambos, mas nunca fomos de sair juntos. Isto que há entre nós talvez fosse pior se o tivéssemos feito." Mais apreciações de Satyr, que revelou como dois que usufruem de temperamento espinhoso e frenesim imoderado se aguentam a compor canções duras. Porque é disto que se trata.

Eles iniciaram-se com música a arder em ruído e hostilidade, lacerada por sujidade e deformidades, mas sobretudo decidida a vociferar o que frequentemente subsiste silenciado – o que há de negro dentro dos que vivem. Foi em 94: um disco sobre dias umbrosos, que tinha "Dark Medieval Times" grafado na capa, vinha com sete temas para esconder nada. Não forçosamente para serem assimilados, estimados ou aconselhados, mas para evidenciar as sombras que se acham na gente inteira.

Jung falou disto: há obscuridade em todos. E falou mais: "desde que tudo corra bem", não é necessário conhecê-la. Os Satyricon não a ocultam, mas produziram uma forma de não correr bem sem correr mal – confeccionam canções extremas. E escorregadias, porque testam o quadro de vivências dos que as escutam – nuns gera catarse, noutros violência ou ambos ou nada (improvável) ou tudo (admissível). É o flanco ambíguo do black metal, que é onde os Satyricon se movimentam: é género que auxilia o corpo a desapertar tensões no sossego possível de quem ouve um disco, mas pode promover o que não deve se for baralhado com realidade – se é assim com a música toda, aparenta ser mais com esta. Mas há que ir lá, seja para lhe cuspir os procedimentos e condenar-lhe a misantropia ou para lhe consentir a provocação e contextualizar-lhe as sensações. Porque isto existe mesmo – ou se finge que não ou então percepciona-se que sim.

E depois há as canções – ainda que no black metal nunca as sejam unicamente, porque a ferocidade que palpitam ocasiona juízos além das circunscrições musicais. Os Satyricon têm 10 novas, atadas num disco homónimo que é dos álbuns salientes disto que é 2013. A brutalidade abrandou-se, a singularidade permanece: a efervescência black diluiu-se em rock, mas Satyr e Frost não retornaram afáveis. E não há que solicitá-los de outro jeito, desde que tudo corra bem.

Avatar do Utilizador
Pest
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1021
Registado: domingo abr 25, 2010 9:42 pm
Localização: Sintra

Re: Satyricon - Satyricon (2013)

Mensagempor Pest » quinta set 26, 2013 8:16 pm

Album mediano!
Nas duas primeiras audições nem sequer consegui acabar. Eventualmente acabou por crescer um pouco,mas nada de especial e cheguei ao ponto em que já não vale a pena.
Ao longo do álbum vão aparecendo uns bons riffs e algumas boas ideias, que por vezes até fazem lembrar alguns discos anteriores (p.e. o riff de introdução da música Tro Og Kraft faz-me lembrar o Shadowthrone), mas de resto parece-me que há aqui um conjunto de músicas que foram deixadas de lado noutros cds e que foram aproveitadas agora.
Não é mau, mas também não é bom. Simplesmente não chega!
"...so I drag these rusty chains. Across these burning fields of Nothingness. Struggle through the swamps of mental darkness I seek and I wait... Wait for the day to come. The day when these chains no longer pierces my flesh and limit my soul."

Avatar do Utilizador
RuySan
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 488
Registado: sexta set 19, 2003 4:01 pm

Re: Satyricon - Satyricon (2013)

Mensagempor RuySan » segunda set 30, 2013 1:43 pm

Álbum um bocado aborrecido, mas a Phoenix é cá um baladão daqueles...

Avatar do Utilizador
prla
Metálico(a)
Mensagens: 156
Registado: sábado jan 31, 2009 12:06 pm

Re: Satyricon - Satyricon (2013)

Mensagempor prla » terça out 29, 2013 10:34 am

Vivemos tempos de impaciência. 8)

Avatar do Utilizador
Grind-zé
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4457
Registado: sexta out 19, 2007 5:59 pm
Localização: Lesboa

Re: Satyricon - Satyricon (2013)

Mensagempor Grind-zé » terça out 29, 2013 5:35 pm

Os impacientes devem preferir o novo de Dissect....Quer dizer, Watain.

Só tenho um reparo ao novo de Satyricon: aos meus ouvidos as guitarras soam com pouca força. Porque de resto, não tenho nada a apontar.
I have come here to chew bubble gum and kick ass, and I'm all out of bubble gum!

Occupy Metal.


Voltar para “Arquivo 2014”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes