1999-2005: O meta-album de Dream Theater

Avatar do Utilizador
ticks
Participante
Mensagens: 28
Registado: segunda jun 10, 2013 12:19 am

1999-2005: O meta-album de Dream Theater

Mensagempor ticks » quarta jun 12, 2013 5:02 pm

Para os fãs, nada que já não soubessem. Para outros, algo interessante no ponto de vista progressivo a longo prazo.

Considerada também uma época bastante prolifera no seio do grupo (para muitos, a melhor), eis que em 1999 a banda resurge com a obra-prima "Scenes from a Memory", um clássico de metal progressivo onde se inicia então este ciclo de quatro álbuns que se interligam sem interrupção. No álbum seguinte, a primeira faixa começa onde a última do anterior termina. E assim irá acontecer sucessivamente, até à última etapa denominada "Octavarium": um álbum com oito faixas, que além de obedecer à regra pré estabelecida, também ele próprio começa e acaba com a mesma nota musical.

Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory (1999)
Imagem

Six Degrees of Inner Turbulence (2002)
Imagem

Train of Thought (2003)
Imagem

Octavarium (2005)
Imagem

"This story ends where it began.". São estas as últimas palavras que ficam na memória após termos iniciado a viagem ao som hipnotizante duns ponteiros dum relógio...
Desafio os mais corajosos e fãs do género, a ouvirem os quatro álbuns em queue e non-stop. Uma experiência única que requer alguma disponibilidade, mas que no final, vale mesmo a pena. Para quem já o fez, recomendem!


Stay tuned!

Avatar do Utilizador
Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5150
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm
Localização: Arbusto

Re: 1999-2005: O meta-album de Dream Theater

Mensagempor Sir Sardine » quarta jun 12, 2013 5:29 pm

Neste fórum há muitos haters de DT, mas o facto é que esses quatro álbuns, especialmente quando vistos como um só, são muito especiais e dão garantidamente uma grande viagem! :jam:

Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6029
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: 1999-2005: O meta-album de Dream Theater

Mensagempor Vooder » quinta jun 13, 2013 1:03 pm

Não sabia disto!

Mas eu vejo-os como álbuns diferentes. O Octavarium então para mim é mesmo o disco mais fraco da banda.
Mas vou experimentar a ouvi-los de seguida, pode ser que mude de ideias.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Avatar do Utilizador
Miguel Linkin
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 357
Registado: segunda mai 27, 2013 9:18 pm
Localização: Barcelos

Re: 1999-2005: O meta-album de Dream Theater

Mensagempor Miguel Linkin » quinta jun 13, 2013 2:36 pm

Podias ter publicado esta informação no tópico deles.

Gosto de Dream Theater, mas que não conseguiria ouvir 4 álbuns seguidos.

Avatar do Utilizador
JekBanger
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 390
Registado: domingo dez 27, 2009 7:20 pm

Re: 1999-2005: O meta-album de Dream Theater

Mensagempor JekBanger » quinta jun 13, 2013 6:20 pm

eu sou grande fã desses albuns, os bons velhos tempos de dreamtheater, em que a originalidade/diversidade reinavam...infelizmente nunca mais foram os mesmos....



PS: só espero que não sejas o ticks do fórum da BLITZ que polui o fórum com artigos sem nexo...para amealhar pontos...felizmente neste fórum não levas nada e sempre háverá quem te bloqueie...só falta aparecer aqui o almanakutbrasil e as suas notícias importantíssimas.....

Avatar do Utilizador
ticks
Participante
Mensagens: 28
Registado: segunda jun 10, 2013 12:19 am

Re: 1999-2005: O meta-album de Dream Theater

Mensagempor ticks » quinta jun 13, 2013 7:04 pm

JekBanger Escreveu:eu sou grande fã desses albuns, os bons velhos tempos de dreamtheater, em que a originalidade/diversidade reinavam...infelizmente nunca mais foram os mesmos....



PS: só espero que não sejas o ticks do fórum da BLITZ que polui o fórum com artigos sem nexo...para amealhar pontos...felizmente neste fórum não levas nada e sempre háverá quem te bloqueie...só falta aparecer aqui o almanakutbrasil e as suas notícias importantíssimas.....


O mundo é pequeno, somos o mesmo user sim.
Quanto ao fórum blitz, levo aquilo como um jogo, e como disseste e bem, dá-me um certo gozo editar artigos para inglês ver, somente para estar no topo. Penso que esse brazuca marado faz a mesma coisa, daí que gosto de competir com ele!
Mas aqui, lógico, é a sério. Lá, viva a anarquia!

Quanto ao assunto, esta época foi de ouro, visto que foi neste espaço de tempo que os vi a tocarem 3 horas no coliseu do porto em 2002 e 2003, pra já não falar na qualidade da música/espetáculo.

Avatar do Utilizador
JekBanger
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 390
Registado: domingo dez 27, 2009 7:20 pm

Re: 1999-2005: O meta-album de Dream Theater

Mensagempor JekBanger » quinta jun 13, 2013 8:33 pm

ticks Escreveu:
JekBanger Escreveu:eu sou grande fã desses albuns, os bons velhos tempos de dreamtheater, em que a originalidade/diversidade reinavam...infelizmente nunca mais foram os mesmos....



PS: só espero que não sejas o ticks do fórum da BLITZ que polui o fórum com artigos sem nexo...para amealhar pontos...felizmente neste fórum não levas nada e sempre háverá quem te bloqueie...só falta aparecer aqui o almanakutbrasil e as suas notícias importantíssimas.....


O mundo é pequeno, somos o mesmo user sim.
Quanto ao fórum blitz, levo aquilo como um jogo, e como disseste e bem, dá-me um certo gozo editar artigos para inglês ver, somente para estar no topo. Penso que esse brazuca marado faz a mesma coisa, daí que gosto de competir com ele!
Mas aqui, lógico, é a sério. Lá, viva a anarquia!

Quanto ao assunto, esta época foi de ouro, visto que foi neste espaço de tempo que os vi a tocarem 3 horas no coliseu do porto em 2002 e 2003, pra já não falar na qualidade da música/espetáculo.



és muito marado man lol aquele fórum está defunto...portanto tanto me faz...embora houve tempos em que era interessante...
quanto ao assunto a sério, eu também sou do tempo desses concertos infelizmente o octavarium foi a última obra entusiasmante dos dreamtheater...a partir dai os riffs e solos parecem tão previsiveis que metem dó...o petrucci tem de se iniciar no mundo das drogas...juro que ando a ouvir o mesmo riff de album para album...

Avatar do Utilizador
ticks
Participante
Mensagens: 28
Registado: segunda jun 10, 2013 12:19 am

Re: 1999-2005: O meta-album de Dream Theater

Mensagempor ticks » quinta jun 13, 2013 8:54 pm

JekBanger Escreveu:
ticks Escreveu:
JekBanger Escreveu:eu sou grande fã desses albuns, os bons velhos tempos de dreamtheater, em que a originalidade/diversidade reinavam...infelizmente nunca mais foram os mesmos....



PS: só espero que não sejas o ticks do fórum da BLITZ que polui o fórum com artigos sem nexo...para amealhar pontos...felizmente neste fórum não levas nada e sempre háverá quem te bloqueie...só falta aparecer aqui o almanakutbrasil e as suas notícias importantíssimas.....


O mundo é pequeno, somos o mesmo user sim.
Quanto ao fórum blitz, levo aquilo como um jogo, e como disseste e bem, dá-me um certo gozo editar artigos para inglês ver, somente para estar no topo. Penso que esse brazuca marado faz a mesma coisa, daí que gosto de competir com ele!
Mas aqui, lógico, é a sério. Lá, viva a anarquia!

Quanto ao assunto, esta época foi de ouro, visto que foi neste espaço de tempo que os vi a tocarem 3 horas no coliseu do porto em 2002 e 2003, pra já não falar na qualidade da música/espetáculo.



és muito marado man lol aquele fórum está defunto...portanto tanto me faz...embora houve tempos em que era interessante...
quanto ao assunto a sério, eu também sou do tempo desses concertos infelizmente o octavarium foi a última obra entusiasmante dos dreamtheater...a partir dai os riffs e solos parecem tão previsiveis que metem dó...o petrucci tem de se iniciar no mundo das drogas...juro que ando a ouvir o mesmo riff de album para album...


Lol, sim, a blitz já teve melhores dias, mas lá tá: faço daquilo um puro jogo de campeonato do top 15, ahah...
Eu sou grande adepto dos Dream Theater, gosto de todos os álbuns. Esta época marcou-me porque só os conheci em 2002, precisamente a ouvir a "The Glass Prison" nuns headphones duma worten... sim, nesse dia comprei o blitz, li a review e à tarde já tinha a prova do quão bom aquilo era, pois o Six Degrees tinha acabado de sair nessa semana e estava em escuta nas wortens. Meses depois, estava eu nas grades do coliseu do porto: o resto, quem lá esteve sabe do que falo, quem não esteve perdeu a fase de pico em termos de endurance deles live.

Acho que são uma banda com várias épocas, todas elas com uma identidade diferente, mas no geral, consigo compreender. Fan-boy, sem dúvida.

Avatar do Utilizador
Last Light
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6080
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Localização: Vandelay Industries
Contacto:

Re: 1999-2005: O meta-album de Dream Theater

Mensagempor Last Light » sexta jun 14, 2013 9:27 am

Estás-lhe a dar bem, Ticks.

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: 1999-2005: O meta-album de Dream Theater

Mensagempor pafg » sexta jun 14, 2013 10:00 am

Por acaso nunca ouvi o tema título do Octavarium de uma vez. :lol:

Avatar do Utilizador
Miguel Linkin
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 357
Registado: segunda mai 27, 2013 9:18 pm
Localização: Barcelos

Re: 1999-2005: O meta-album de Dream Theater

Mensagempor Miguel Linkin » sexta jun 14, 2013 10:18 am

Para mim até é a melhor música desse álbum. Apesar de o considerar um dos álbuns mais fraquinhos deles.

Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6029
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: 1999-2005: O meta-album de Dream Theater

Mensagempor Vooder » sexta jun 14, 2013 1:27 pm

Miguel Linkin Escreveu:Para mim até é a melhor música desse álbum. Apesar de o considerar um dos álbuns mais fraquinhos deles.

E não concordo com essa "falta de inspiração" nos albuns mais recentes.

O meu top 3 da banda
Metropolis pt2
Images and Words
Black Clouds & Silver Linings
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Avatar do Utilizador
Wolfheart66
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2791
Registado: segunda nov 22, 2010 9:25 pm
Localização: Lisbon, Númenor, Palace of Wisdoom, Ossus.

Re: 1999-2005: O meta-album de Dream Theater

Mensagempor Wolfheart66 » domingo jun 16, 2013 9:58 pm

Falta de inspiração lol?
Black Clouds e o Dramatic são dois colossos sonoros...
O período menos inspirado deles foi nas bandas do falling into infinity e mesmo assim esse é um grande álbum! :)
Imagem

Avatar do Utilizador
kosh
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 267
Registado: sexta mai 17, 2013 9:25 am

Re: 1999-2005: O meta-album de Dream Theater

Mensagempor kosh » segunda jun 17, 2013 12:01 am

Eu adoro todos os álbuns da banda, e já ouvi esses ditos álbuns seguidos mais que uma vez. Diria mesmo que os que menos gosto são o When Dream & Day Unite e o Black Clouds & Silver Linings. Se há músicas que adoro são a Octavarium, Trail of Tears, A Change of Seasons, Take the Time, e claro, o Scenes from a Memory inteiro... são das minhas bandas favoritas.

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2065
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: 1999-2005: O meta-album de Dream Theater

Mensagempor xtr3me » quarta jun 19, 2013 2:21 pm

Wolfheart66 Escreveu:Falta de inspiração lol?
Black Clouds e o Dramatic são dois colossos sonoros...
O período menos inspirado deles foi nas bandas do falling into infinity e mesmo assim esse é um grande álbum! :)


Por acaso discordo em absoluto. Mas, lá está, não podemos gostar todos do mesmo.

Não sei se quando disseste "nas bandas" quiseste dizer no FII em específico, naquele período (englobando álbuns para para trás e para a frente), mas antes e depois do FII estão o Awake e o SFaM e, para mim, qualquer um dos 3 é superior - de longe - ao que eles têm feito nos últimos anos.

Desde o Systematic Chaos que não encontro nada de mais. Têm grandes músicas (os temas épicos estão lá, a proficiência técnica igualmente), obviamente, mas não só não acho que tem a mesma "coesão" de álbuns passados, como não ouço nada de verdadeiramente novo. Parece-me todos um pouco "chover no molhado".

Ouço-os na mesma (embora menos vezes) e continuam a ser bons álbuns, mas mais fraquinhos em comparação. Na minha opinião, obviamente.


Voltar para “Arquivo 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes