Shining "VI - KLAGOPSALMER"

Judas_Iscariot
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça jun 26, 2007 11:18 am

Shining "VI - KLAGOPSALMER"

Mensagempor Judas_Iscariot » sábado jul 04, 2009 4:10 pm

Devo dizer que este álbum certamente vai dividir opiniões, talvez por se afastar em alguns pontos daquilo que o Halmstad nos apresentou em 2007. Por outro lado acho que isso não é do interesse da banda, e acho que este sexto lançamento provou isso mesmo. Diria que com este trabalho pegaram em algumas fórmulas e lhes deram um certo twist, o que para alguns pode vir a ser refrescante, enquanto que para outros simplesmente não dirá nada.

Passando à crítica propriamente dita. Não sei se prefiro o Halmstad a este, mas talvez seja errado querer comparar os dois álbuns. Em alguns casos, uma banda prende-se a uma única fórmula, repetindo-a e refomulando-a à medida que vão lançando novos trabalhos. Numa situação assim, diria que mais facilmente poderíamos eleger um trabalho favorito, por mais facilmente podermos destacar, no meio de tantos semelhantes, aquele que no seu todo mais nos agrada. Neste caso acho que é diferente, cada álbum que eles foram lançando tem vindo a apresentar alterações cada vez mais significativas no seu som e, por isso, torna-se (para mim) mais complicado fazer tais comparações. Talvez tudo dependa da disposição.

A maneira como eu encaro este álbum face ao Halmstad é, talvez, a de uma libertação face a tudo aquilo a que eles estiveram associados, tanto a nível das novelas como a nível musical. Penso que eles não querem estar limitados a um rótulo, querendo mesmo ir mais além e fazer algo diferente. E é assim que começo por ver este novo lançamento, que penso ser muito bem sucedido nesta matéria. Novamente encontramos presente aquela vibe mais "black'n'roll", talvez não tão depressiva mas mais agressiva e dominante, como se de um próprio manifesto se tratasse. Não me irei alongar muito mais, nem fazer críticas a cada uma das faixas. Destaco apenas a cover de Seigmen, a Ohm (que na tracklist se encontra como Fullständigt jävla död inuti), que confere ao álbum um tom bastante mais refrescante e exótico. As outras faixas possuem todas grandes momentos, acho que eles usaram e abusaram dos solos neste álbum, o que para mim é bom. Acho que o encerrar deste trabalho é sublime. Uma faixa épica, 16 minutos, cujo título significa algo como "Desolação total". Acho que eles conseguem transmitir este feeling na perfeição, o que vai um pouco contra a minha interpretação do resto do álbum. Passaram para um tom mais funerário, depressivo e desolador. Acho que aqui conseguem ir buscar as fórmulas já aplicadas no Halmstad e nos trabalhos anteriores (o III vem-me muito à mente), dando-lhe um certo twist. Com passagens esmagadoramente atmosféricas, aproxima-se por vezes de uma banda sonora. Enfim, desculpem o testamento.

Está aqui um grande álbum. Quanto ao estilo, chamem-lhe o que quiserem! Não vou descolar disto tão cedo.
The solitary dark animal and the burning black Earth.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Re: Shining "VI - KLAGOPSALMER"

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sábado jul 04, 2009 5:32 pm

Sendo eu um tipo que não gostava destes tipos, ou melhor, passavam-me ao lado, até que dei oportunidade ao V e fiquei surpreendido, acho este VI uns furos abaixo do V.

Demoniac
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 06, 2005 3:26 pm

Mensagempor Demoniac » domingo jul 05, 2009 9:41 am

Como suspeitava, está fraco!

Fraco para shining claro. Ainda outro dia estive a ouvir o IV no carro e realmente eles só têm vindo a descer desde então. Embora o V não fosse mau de todo e fosse talvez a única continuação possível(decente) para o IV.

O que aqui temos é um álbum bem tocado e com alguns bons riffs. Para uma banda que vai no 6º álbum é preciso um pouco mais!
A banda que sempre se proclamou anti-trve na 2ª música gama um riff do último álbum de Inquisition (algo estranho), mas pronto são coincidências que provavelmente sejam inevitáveis para quem brinque com as 6 cordas em Ré durante 11 anos.
Mas isto não é o que mais desanima ao ouvir este álbum. O que me desanima é ouvir riffs de outros álbuns deles aqui! Maioria das músicas parecem aguentar-se apenas com lembranças de um passado não muito distante. O que torna tudo muito repetitivo a um mau nível (se o mood não for o correcto) - Lembro-me de ter reparado nisto quando vi shining ao vivo, lá para o final do concerto nem as provocações do Niklas faziam esquecer o tédio de estar a prever as estruturas das músicas.

Um facto é que este álbum não vive só de lembranças, tem também novos ingredientes que a meu ver não funcionam muito bem. Tem solos mais a cair para o shred e alguns momentos pop. Enquanto os momentos pop até ficam engraçados e encaixam bem na banda (pelo contraste mais que necessário na discografia deles e também para se sentirem outsiders), apenas não são momentos pop memoráveis, os solos shread parecem realmente forçados e usados para dar um dinamismo que a música precisa (De facto), mas é com aquele espirito "vá avacalha ai para passarmos para a próxima etapa".

Um bom exemplo do que falo é a "Fullstandigt Jävla Död Inuti" (que por acaso até tem o momento pop mais interessante do álbum), que se aguenta com um shred "random" que nos tenta desviar a atenção para a falta de espírito deste álbum.

Claro que quem gosta de Black Metal e Metal em geral não vai achar isto um álbum fraco ou chato, tem dinâmica e detalhes bastante interessantes. Para mim não chega, não quando uma banda deste calibre tem 5 álbuns bastante interessantes e embora com falhas que este não tenha, têm alma. Aqui começa a cansar um bocado.

Também não quero dar uma visão muito fatalista (provida do meu pessimismo), este álbum não é terrível e é até bastante bom para ouvir de vez em quando. Está longe de ser memorável e um marco na carreira da banda.

Só espero que eles não se deixem levar por esta maré de banalidade. Existem bandas que não sabem quando parar. As vezes parar faz bem, ajuda-nos a ver as coisas de outro prisma.
Para mim este álbum é um sinal que deviam ter parado no V e talvez demorar o dobro do tempo para que saísse este VI.

Resumindo: "eu adorava que este álbum fosse um poço, mas não passa de um buraco do tamanho de uma m&m".

Kustu [RIP 2010/01/14]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » domingo jul 05, 2009 11:42 am

Tenho que investigar, gostei do video postado pelo Nhec, Plagoande O'Helga Plagoande.

:arrow:

Sludge
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 02, 2008 11:42 am

Mensagempor Sludge » domingo jul 05, 2009 2:04 pm

Album bem diferente do que eles tem vindo a fazer, existe por aqui muitos pormenores novos e refrescantes na sonoriedade da banda, nao é definitivamente um Halmstad part 2 e ainda bem porque gosto que as bandas evoluam.

Mas tambem é um facto que este album está mais pesado, agressivo e directo, aquelas partes mais ambientais e depressivas nao foram esquecidas mas nao aparecem tantas vezes e isso para mim é pena, alias esta é uma das caracteristicas que me faz adorar tanto a banda.

Será muito dificil vir a gostar tanto deste album como dos dois anteriores, mas de todas as formas está muito longe de ser uma desilusao, parece-me que está aqui mais um album de enporme qualidade que só está ao alcance de certas bandas, vai certamente continuar a rodar bastante nos proximos tempos.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » domingo jul 05, 2009 2:59 pm

Os solos irritam-me. Imenso.

Para já, só se destaca a Fullstandigt Jävla Död Inuti. A faixa final tem os seus momentos, mas não se absorve de uma assentada. No geral, e assim de repente, um album em que apenas metade se sobressai da mediania.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Necrophilvs
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mai 03, 2006 6:55 pm
Localização: Depois do café do Barbosa, sempre em frente...segue, segue...

Mensagempor Necrophilvs » domingo jul 05, 2009 6:37 pm

partilho da opinião do demoniac, é um bom albúm, mas tendo em conta o progresso anterior de shining, não é o que eu gostaria que estivesse. não se equipara ao V e muito menos ao IV, no entanto, só o ouvi uma vez e ainda estou a "assimilar"...

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Mensagempor p41nk1ll3r » segunda jul 06, 2009 10:55 am

bem estou a acabar de ouvir agora, não é para mim um bom álbum, no máximo um bom conjunto de músicas, acho que embora estejam todas dentro da mesma onda não existe aquele ligação metafísica que fazia os temas do halmstad p.ex.
quanto às músicas em si:

1ª - horrível, safa-se a parte "calma" do solo
2ª - bem boa, merecia um álbum melhor
3ª - nem me lembro dela
4ª - para mim a melhor fico à espera de a ouvir ao vivo
5ª - wtf!!? nem tenho nada contra instrumentais, mas achei isto demasiado monótono.
6ª - a primeira parte da música enfim, partilha do nome da primeira do halmstad, deve ter sido de propósito, no entanto a transformação do riff é irritante, o restante da música foi bastante agradável.

Inferno
Registado: domingo dez 19, 2004 7:44 pm
Contacto:

Mensagempor Inferno » segunda jul 06, 2009 3:33 pm

So far so good, mais tempo de guitarras a solo, é um pouco "diferente" do que tinham feito, mas tentar fazer algo diferente não é nada que me surpreenda em Shining, bom albúm.
Última edição por Inferno em segunda jul 06, 2009 9:33 pm, editado 1 vez no total.

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Mensagempor Wisdoom » segunda jul 06, 2009 7:52 pm

yack :?

HelS
Metálico(a)
Registado: quarta abr 19, 2006 10:53 am
Contacto:

Mensagempor HelS » quinta jul 09, 2009 2:20 pm

"Fullständigt Jävla Död Inuti" - isto é Shining? Whatever, eu gosto!! :headbanger:

Demoniac
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 06, 2005 3:26 pm

Mensagempor Demoniac » quinta jul 09, 2009 2:23 pm

Muitas pessoas escondem-se no seu ecletismo, mas não é por ser diferente que é bom!
Eu apoio muito uma banda variar e ser ecléctica, agora que faça algo bom dentro do género (ou mistura dos mesmos). Isto para mim está fraco!

Atenção não é por ser diferente é mesmo por ser um diferente a roçar o medíocre!

Inferno
Registado: domingo dez 19, 2004 7:44 pm
Contacto:

Mensagempor Inferno » quinta jul 09, 2009 4:37 pm

Demoniac Escreveu:Muitas pessoas escondem-se no seu ecletismo, mas não é por ser diferente que é bom!
Eu apoio muito uma banda variar e ser ecléctica, agora que faça algo bom dentro do género (ou mistura dos mesmos). Isto para mim está fraco!

Atenção não é por ser diferente é mesmo por ser um diferente a roçar o medíocre!

Ninguém disse que por ser diferente seria bom... ou mau :roll:
Eu no meu caso, gostei, não deixa de ser uma opinião válida como todas as outras.
Mas têm albuns melhores sim. A ver se voltam cá...que da outra vez não tive oportunidade de os ver.

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta jul 09, 2009 4:38 pm

HelS Escreveu:"Fullständigt Jävla Död Inuti" - isto é Shining? Whatever, eu gosto!! :headbanger:

Por acaso não é. É cover de uma banda chamada Seigmen. O que é outro factor "negativo" neste album, o facto de toda a gente, de forma quase invariavel apontar uma cover como a faixa de destaque no album.

Eu já vi o raxx num papo seco

Hordes of Yore webpage

HelS
Metálico(a)
Registado: quarta abr 19, 2006 10:53 am
Contacto:

Mensagempor HelS » quinta jul 09, 2009 4:54 pm

Grimner Escreveu:
HelS Escreveu:"Fullständigt Jävla Död Inuti" - isto é Shining? Whatever, eu gosto!! :headbanger:

Por acaso não é. É cover de uma banda chamada Seigmen. O que é outro factor "negativo" neste album, o facto de toda a gente, de forma quase invariavel apontar uma cover como a faixa de destaque no album.

Dai a diferença na sonoridade. Mas realmente, se ouvirmos de Shining o que é de Shining, este álbum tem pouco que o valha...
Só com o Halmstad eu perdia-me do inicio ao fim, o álbum colava como um todo. Então aquela "Neka Morgondagen" :jam:

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes