Bem, parece que o novo álbum de Peste Noire anda aí, lançado de maneira discreta, praticamente sem aviso. Desde que o coloquei ontem no tópico "o que estás a ouvir agora?" (coisa que já não fazia há imenso tempo, mas quando não há nada para fazer, enfim...) parece que 3 pessoas já "colaram" nele. Eu pelo menos não colei. Muito pelo contrário, descolei quase completamente do álbum.
Já vi por aí escrito nalgum lado algo do género "best modern black metal out there is the new Peste Noire", mas eu não vejo a coisa bem desta maneira. Já nem me lembrava bem de como soava o "Ballade Cuntre Lo Anemi Francor", dado que quando o ouvi não achei grande piada e nunca mais me lembrei de pegar nele. Ontem ouvi-o umas quantas vezes e apesar de se conseguir traçar de certo modo uma linha de continuidade em relação ao álbum, quer-me parecer que até o próprio "Ballade..." é melhor do que este novo "L'Ordure...".
Este quarto álbum está de facto variado, mas no meio de tanta variedade, acho que se acaba por perder muita da alma que parecia estar tão patente nos dois primeiros álbuns. Riffs alegres, secções de ska e tendências para o electrónico punts punts poderão ser do agrado de muita gente (por exemplo quem gostou do penúltimo de Nargaroth, não ouvi o último portanto não sei se segue a mesma linha) como já deu para se perceber, mas do meu não são muito, pelo menos num álbum de Peste Noire. Quem gostou que diga porquê e quem não gostou faça o mesmo.
Não me apetece alongar muito mais, talvez mais tarde fale mais dele, se houver uma discussão com pés e cabeça sobre o álbum, mas para já fica apenas esta pequena crítica. Sem querer parecer demasiado purista, creio que me vou continuar a agarrar à "Le Mort Joyeux", "Spleen", "Dueil Angoisseus" e mais umas quantas.
PS: Quem gostar muito do álbum poderá comprá-lo através da Bubonic Productions, em breve terá o CD em stock.