Katatonia - Dead End Kings (2012)

Avatar do Utilizador
X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2534
Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Katatonia - Dead End Kings (2012)

Mensagempor X-FrEaK » quinta ago 30, 2012 11:45 pm

Imagem

Tracklist:

1 The Parting
2 The One You Are Looking for Is Not Here
3 Hypnone
4 The Racing Heart
5 Buildings
6 Leech
7 Ambitions
8 Undo You
9 Lethean
10 First Prayer
11 Dead Letters

Line-up:

Jonas Renkse – voz
Anders Nyström – guitarra
Daniel Liljekvist – bateria
Per Eriksson – guitarra
Niklas Sandin – baixo

Estava há espera que alguem abrisse para nao me dar ao trabalho mas pronto, dado que me apetecia bastante trocar impressões sobre o mesmo lá abri.

Antes de ouvir este album vinha muito mas mesmo muito na espectativa. O Night is the New Day(NITND) tinha sido uma das maiores desilusoes de sempre em termos musicais e eu nem nunca soube porquê, simplesmente nunca me entrou, parecia-me apenas mais um album de Katatonia. Depois de ouvir a primeira música lançada para o album, Dead Letters, as minhas espectativas subiram um bocado, mas sempre mornas. Depois de ouvir o album bastantes vezes, é para mim, e até este ponto, o album do ano.
O grande problema aqui é explicar o porque, quando se calhar nem consigo dizer se é assim tao diferente do NITND, a verdade é que as músicas entraram, consigo perfeitamente discernir um conjunto de músicas fortes que gostaria de ver ao vivo (Dead Letters, Undo You, Lethean, Hypnone e The Racing Heart). Estes meninos, desde o Discouraged Ones que não arriscam por ai alem, e não posso dizer que é mau (O NITND é audivel, ao contrario do Heritage :p), dado que a música que fazem vem sempre carregada duma atmosfera e duma melancolia absolutamente fenomenais. Eu apesar de não estar, a nivel pessoal, numa grande fase e sabendo que ouvir o album nao me ia ajudar, caguei completamente, dada a qualidade do mesmo.

Pareceu-me também que o Anders desta vez sacou uma maior quantidade de solos do que o normal ou se calhar nunca reparei muito neles em albuns anteriores. Nota-se também que a saída dos irmãos Norrman não influenciou em nada o som da banda. Conclusão, não chega ao nivel do Viva Emptiness, que é a par do Dance of December Souls (mas num contexto musical completamente diferente), o melhor album da banda e um dos meus top 3 de sempre, mas penso que estará logo a seguir.

Avatar do Utilizador
HFVM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3758
Registado: sábado out 17, 2009 2:59 pm
Localização: Oriente/MCN

Re: Katatonia - Dead End Kings (2012)

Mensagempor HFVM » sexta ago 31, 2012 10:52 am

Para mim este é um álbum mais directo e de ouvido fácil. Apesar do novo estar na linha do NITND é exactamente isso que os separa. Para mim a discografia dos Katatonia tem álbuns bons e os muito bons. Este, neste momento, está nos bons.

Já agoro discordo com o comentário de que desde o Discouraged Ones que não arriscam. Porque pego nesse álbum, num LFDGD ou num Viva Emptiness e não me parece que seguem ali uma fórmula. Se me disserem que desde o TGCD que não o fazem aí já posso concordar pois desde aí que me parece que andam a lançar álbuns dentro da mesma linha.
Proudly Member of UnWise Fvcking Group
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."

Miguel Linkin [RIP 2012/09/25]

Re: Katatonia - Dead End Kings (2012)

Mensagempor Miguel Linkin [RIP 2012/09/25] » sexta ago 31, 2012 11:04 am

O álbum é bom e tem algumas malhas muitíssimo boas, no entanto, creio que é facilmente um dos piores álbuns deles. Mas também é algo que acontece a qualquer banda.

Gostei particularmente desta:


Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5742
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: Katatonia - Dead End Kings (2012)

Mensagempor abyssum » sexta ago 31, 2012 6:03 pm

Este albúm continua na onda daquilo que têm vindo a fazer ultimamente, e achei-o demasiado monótono. Já fizeram melhores.

Avatar do Utilizador
Insomnia Asylum
Participante
Mensagens: 20
Registado: terça nov 29, 2011 10:41 am

Re: Katatonia - Dead End Kings (2012)

Mensagempor Insomnia Asylum » segunda set 03, 2012 11:30 am

Os KATATONIA prosseguem neste DEAD END KINGS, a mesma viagem sonora que iniciaram com o VIVA EMPTINESS já em 2003, e do qual o THE GREAT COLD DISTANCE se afirmou como expoente (talvez por isso, não será desfasado dizer que a viagem sonora, na realidade, parte do THE GREAT COLD DISTANCE, dada a homogeneidade sonora) no sentido em que terão chegado a um pico de criação!
A questão é que posteriormente ao COLD DISTANCE houve um NIGHT IS THE NEW DAY… onde aprimoraram ainda mais, uma fórmula que já de si parecia perfeita!
Chegados ao DEAD END KINGS, que porque direções optaram os KATATONIA? Um aperfeiçoar da mesma fórmula!
Não estou a sugerir que os KATATONIA tenham chegado a um beco criativo sem saída, onde existe um círculo de onde dificilmente escaparão…veja-se, por exemplo, o caso das 3 últimas músicas do álbum, mais pujantes, mais densas: talvez as coisas possam escapar por aí!
É inegável que estamos perante um álbum de uma singularidade sem comparação no mundo atual da música.
A perfeição e a intensidade destes temas, a escuridão inerente a esta viagem sonora, o “peso” emocional e mental do álbum… e enfim, o tal aprimorar da fórmula, são características que deviam tornar o DEAD END KINGS um álbum mais perfeito ou melhor do que o NIGHT IS THE NEW DAY ou que o COLD DISTANCE. Mas sê-lo-á?
Não creio! E porquê? Porque aqueles álbuns vieram primeiro. Mas é verdade que o DEAD END KINGS vive de pormenores… pequenos pormenores da voz do Jonas, dos teclados que se ouvem ao fundo, dos sons que assaltam as colunas!
Talvez se esperasse um pouco mais de… “arrojo”, ou um pouco mais de cedências: ou á raiva, ou à melancolia (aquilo que me parece acontecer, de um modo ténue mas nítido, nas últimas 3 músicas - e de facto concordo com a opinião de que os solos do Anders Nyström estão diferentes. Saíram um pouco daquele regime típico dele, desde o modo de tocar até à diferente escolha de “presets” de guitarra… com resultados excelentes!).
Talvez os KATATONIA tenham criado uma bolha sonora, onde agora se encerram confortavelmente, porque, é um facto, não existe banda nenhuma no planeta a criar música assim!!!
No entanto, logo ao fim da primeira música do álbum (e desde a primeira audição) ficamos com a ideia de que vem aí um álbum excelente, mas que de certo modo já conhecemos!

E a pergunta assalta-nos: será que tivemos KATATONIA em piloto automático? É que a páginas tantas, por mais brilhante que seja o caminho, a dada altura não podemos deixar de reparar que já passamos naquele lugar, que já estivemos naquele sítio.

Mas convém sublinhar: repetição de fórmula ou não, o DEAD END KINGS é uma viagem apaixonante e de uma profundidade emocional magnífica, pela escuridão e demência da alma humana, sendo um álbum que encerra momentos de uma magnificência com que muitas bandas podem apenas sonhar.

Nota: 8/10
Última edição por Insomnia Asylum em segunda set 03, 2012 1:14 pm, editado 1 vez no total.
"the price of a soul, is the cease of a heart"

Avatar do Utilizador
Sassequece
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1620
Registado: domingo jan 28, 2007 12:17 pm
Localização: Imbicta City

Re: Katatonia - Dead End Kings (2012)

Mensagempor Sassequece » segunda set 03, 2012 11:49 am

Miguel Linkin Escreveu:O álbum é bom e tem algumas malhas muitíssimo boas, no entanto, creio que é facilmente um dos piores álbuns deles. Mas também é algo que acontece a qualquer banda.

Gostei particularmente desta:



Ainda não ouvi o álbum mas esta música está fantástica.

Avatar do Utilizador
HFVM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3758
Registado: sábado out 17, 2009 2:59 pm
Localização: Oriente/MCN

Re: Katatonia - Dead End Kings (2012)

Mensagempor HFVM » segunda set 03, 2012 6:05 pm

Não sei se já ouviste mais que essa música mas está na hora de investires neles :o
Proudly Member of UnWise Fvcking Group
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."

Avatar do Utilizador
Sassequece
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1620
Registado: domingo jan 28, 2007 12:17 pm
Localização: Imbicta City

Re: Katatonia - Dead End Kings (2012)

Mensagempor Sassequece » terça set 04, 2012 8:51 am

HFVM Escreveu:Não sei se já ouviste mais que essa música mas está na hora de investires neles :o


Tenho o "The Great Cold Distance". É o único que conhece deles.

Avatar do Utilizador
Jocadiabo
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 64
Registado: segunda set 15, 2008 12:23 pm
Localização: Corroios "A Capital do Metal"

Re: Katatonia - Dead End Kings (2012)

Mensagempor Jocadiabo » terça set 04, 2012 11:07 am

Viva Pessoal,

Este Dead End Kings parece-me mais “light” que o registo anterior.

Francamente acho que tem sido a tendência natural dos Katatonia…

Em destaque a Dead Letters, as restantes musicas ficam a dever muito à criatividade…

É daqueles álbuns para preencher o silencio de uma casa quando não temos tempo/paciência para ouvir musica. :|

NOTA: 3 (0/5)
Jocadiabo

Imagem

Avatar do Utilizador
demonseed
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 488
Registado: segunda dez 21, 2009 9:23 am
Localização: Hell City
Contacto:

Re: Katatonia - Dead End Kings (2012)

Mensagempor demonseed » terça set 04, 2012 4:26 pm

Este disco cresce a cada audição, adoro a Hypnone e a Lethean ( aquele solo parece do Mickael Åkerfeldt ).
Para quem tem seguido e gostado da evolução deles vai adorar este disco, os outros... :P
A servant in heaven a king in hell

Avatar do Utilizador
Onesolo
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2561
Registado: domingo abr 11, 2004 1:52 am
Localização: Almada
Contacto:

Re: Katatonia - Dead End Kings (2012)

Mensagempor Onesolo » quarta set 05, 2012 5:06 pm

demonseed Escreveu:Este disco cresce a cada audição, adoro a Hypnone e a Lethean ( aquele solo parece do Mickael Åkerfeldt ).
Para quem tem seguido e gostado da evolução deles vai adorar este disco, os outros... :P

Evolução?!? Eu diria mais continuação...
Evolução houve entre o BMD e o DO, depois do TD pro LFDGD e do LFDGD pro VE e restantes, mas desde o VE pra cima q é tudo muito parecido uns aos outros...
O cd tá bom, mas ta muito parecido aos ultimos... pena não terem evoluido para outra coisa...
"I've tried so hard to become human but all I feel is regret
inside this empty shell we're all so afraid of what we've become"
Follow me http://twitter.com/one_solo

Avatar do Utilizador
The_MoBsTeR
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 102
Registado: sexta dez 22, 2006 12:33 am
Localização: Vale Metal

Re: Katatonia - Dead End Kings (2012)

Mensagempor The_MoBsTeR » sexta set 07, 2012 3:16 pm

Não desgostei mas, lá está, a sonoridade é "acomodada".
Imagem

Avatar do Utilizador
OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5656
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
Localização: Vieira do Minho / Braga

Re: Katatonia - Dead End Kings (2012)

Mensagempor OrDoS » sábado set 08, 2012 11:02 am

A minha crítica rápida e simples: Músicas giras e tal, mas mais do mesmo e, basicamente, booooooooooooooooooooooooring!
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: Katatonia - Dead End Kings (2012)

Mensagempor pantufa » sábado set 08, 2012 12:37 pm

OrDoS Escreveu:A minha crítica rápida e simples: Músicas giras e tal, mas mais do mesmo e, basicamente, booooooooooooooooooooooooring!


The_MoBsTeR Escreveu:(...) lá está, a sonoridade é "acomodada".



Do pouco que ouvi, é mais ou menos isso.

A banda arrisca-se a caminhar para um "Dead End".

Avatar do Utilizador
miguel101
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 504
Registado: terça abr 29, 2008 11:04 am
Localização: VN Famalicão

Re: Katatonia - Dead End Kings (2012)

Mensagempor miguel101 » terça set 11, 2012 2:24 pm

Não achei mau, na realidade até gostei bastante. Não é propriamente um álbum revolucionário. É um álbum de canções. Algumas delas muito bonitas, como estas:

The Parting
Hypnone
The Racing Heart
Ambitions
Lethean (a letra, ou parte dela, lembra um bocado a “omerta”…mas a melodia é bem agradável)
First Prayer
Dead Letters

Só uma pergunta: é a primeira vez que eles utilizam vocal feminino, certo?

Gostei de ler a tua review, Insomnia Asylum (embora não me reveja em algumas coisa nela) :cheers:

A capa do álbum (questão irrelevante, talvez) está qualquer coisa...


Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes