2009.03.14 MÃO MORTA Portalegre (CAEP)

Alba
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta ago 03, 2007 1:32 am
Contacto:

Re: 2009.03.14 MÃO MORTA Portalegre (CAEP)

Mensagempor Alba » quinta mar 12, 2009 1:05 am

Cá está uma review em http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories& ... ries/41846

Mão Morta @ Teatro Sá da Bandeira 6.03.2009

"Há já muito tempo"

"Há já muito tempo" que os Mão Morta não se apresentavam na cidade do Porto; eventualmente em demasia - no entanto, mais de quatro anos não passam disso mesmo: a ausência é depurada, pelo acompanhamento de um percurso notável e, os reencontros como o do dia 6/3/2009, tornam-se com uma facilidade espantosa em concertos inauditos.

Para o lançamento da noite, os Smix Smox Smux, mostraram um humor desarmante, algumas linhas interessantes, a poder valer mais, quem sabe se passarem a levar-se mais a sério, não perdendo a sua característica base.

O Teatro Sá da Bandeira, que voltou também ele, a recebê-los, depois de percorrerem muitos locais do Porto, permite um ambiente fantástico: possui uma acústica invulgar e mais uma vez o som esteve num excelente nível.

"Ventos Animais" - que baptizam a digressão presente - soltos na abertura, em lume brando, para logo de seguida, deflagrarem o incêndio com "Budapeste".

A confirmação de todas as expectativas, sobre a forma como se apresentariam, logo ali à vista, para as ultrapassarem de forma soberba até ao final da actuação.

A entrega às "Tetas da Alienação", o primeiro de muitos temas de "Há Já Muito Tempo que Nesta Latrina o Ar se Tornou Irrespirável" - ponto altíssimo da sua obra - trabalho que privilegiaram na recolha para um alinhamento, que deambulou por uma discografia ao nível dos grande nomes que se encarregam de tornar a Música, como elemento importante dos nossos dias.

O Porto é um local especial para uma banda em estado de graça, vinda de uma cidade em que de braços abertos se toca o Gerês e o Mar; rodopiando se abraça Berlim e Nova Iorque; mergulhando se aporta em Melbourne.

A qualidade que os Mão Morta transportam comprova-se com um exemplo muito simples: alinhar "Budapeste" em sequência - exactamente por esta ordem, que comporta "Real Love" dos Swans, Mercy Seat de Nick Cave e os seus Bad Seeds e Sugar Kane dos Sonic Youth: mostra-os ao nível das suas influências e a caminhar sem dificuldade perto deles: até as comparações bem intencionadas se podem tornar injustas, para quem teima em ver que se lhes façam o merecido reconhecimento:- E quem quer saber deles?

A carga das letras das canções dos Mão Morta é um valor inestimável do que oferecem, maturada ao longo dos tempos, nunca perdendo a sua crueza, cresceu pelo que de muito bom absorveram, escrita depois com o próprio sangue, onde o "lado mitológico das cidades" é libertado por cada poro, que vislumbra o seu lado mais genuíno e orgânico.

O facto de inteligentemente por vezes, abandonarem o registo do rock, como a teatralidade, conceptualização mais formal e experimentalismo, em "Muller no Hotel Hessicher Hof" e Maldoror, faz com que incorporem robustez e abrangência a uma discografia exemplar, injectando arte, onde a brutalidade, os medos que não ousamos enfrentar, sejam entregues em bandejas de prata, expiados como no concerto deste inicio de Março.

Os Mão Morta não envelhecem: institucionalizam-se musicalmente, no que de mais, leve tem o termo, porque é de desconstrução que falamos: estão a tocar como nunca, atingindo áreas reservadas apenas aos eleitos: a secção rítmica e barragem sonora de por vezes - muitas - três guitarras e teclas produzem momentos como "É Um Jogo", "Em Directo Para a Televisão", "E Se Depois", em que Adolfo se entrega de forma única, para tudo isso ultrapassar ainda, em canções como "Arrastando O Seu Cadáver", "Quero Morder-te as Mãos", "Tu Disseste", "Lisboa" e "Cão da Morte".

Só bandas como esta geram histórias assim, apenas esta gente as sabe contar desta forma, alicerçadas numa carreira sem concessões, onde a coerência reina e, percorrendo todo país e zonas limítrofes, onde exigem a sua escuta.

Ameaçador ou esgotado - a dúvida por vezes cai tão bem - em alguns intervalos dos temas, Adolfo disserta sobre a sua génese ou pelo que lhe passa pela cabeça.

Para a selecção de um alinhamento, de uma obra intensa, escapam por entre os dedos temas que com toda a legitimidade alguns possam contrapor: como Adolfo muito bem referiu a propósito da discordância berrada "este é o mal das democracias, ninguém se entende", a reter e subscrever: o mal dos nossos tempos poderá advir do facto de não serem conduzidos por um "Anarquista Duval", que fechou o primeiro encore, depois de "Anjos de Pureza" e "Charles Manson".

Terá faltado "Aum", mas perante a sua execução a desintegração poderia andar por ali perigosamente próxima.

Perante a insistência de quem os sabe receber desde o baptismo de palco no Orfeão da Foz, assim como na primeira comunhão, num Festival de Música no Pavilhão Infante de Sagres, em que após a simulação de uma amputação de uma mão a serra-fria, as percussões servidas em bidões, típicos das obras nos anos 80, lhes cativou um lugar na devoção num ala da catedral da música.

"Oub'lá" para o fecho como constatação disso mesmo.

O alinhamento aqui fica: "gumes" apontados:

1 - Ventos Animais
2 - Budapeste
3 - As Tetas da Alienação
4 - E se Depois
5 - Arrastando o Seu Cadáver
6 - Tu Disseste
7 - É um Jogo
8 - Gnoma
9 - Em Directo para a Telvisão
10 - Penso que Penso
11 - 1º Novembro
12 - Amesterdão
13 - Barcelona
14 - Quero Morder-te as Mãos
15 - Lisboa
16 - Vamos Fugir
17 - Cão da Morte

1º encore

18 - Anjos de Pureza
19 - Charles Manson
20 - Anarquista Duval

2º encore

21 - Oub'lá

Até a extinção da cerveja, provocada por uma velha guarda que não deixa créditos por gargantas alheias, reunida em sagração, com a presença de seguidores mais recentes, outros via novas tecnologias, fez desta noite um momento imenso: no altar de nós.
Artigo escrito por Nn
VINYL * CD * DVD...@ http://albaqubra.blogspot.com/

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Mensagempor Wisdoom » quinta mar 12, 2009 2:14 am

Poe ai a setlist sff

morre Xtr3me :evil:(tiraste fotos?tive com eles na baixa e fui ao restaurante onde eles foram jantar :spit: :red: )

xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Mensagempor xtr3me » quinta mar 12, 2009 8:06 pm

A setlist já aí está no post do alba (quote da blitz).

Em relação às fotos, não tirei :(

Quando fui para cima ainda não tinha recebido resposta da organização, pelo que acabei por não levar a máquina (pensei que tinham ignorado, mas sempre com aquela sensação que poderiam apenas confirmar mais tarde). Acabaram por me confirmar a acreditação dois dias antes do concerto, mas para além de não ter net (não tendo por isso visto o mail) também não tinha máquina. Imaginei que tal situação pudesse acontecer, mas olha ...

Estou a tentar ver se me podem "transferir" a acreditação para o concerto de Lisboa.

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Wisdoom » quinta mar 12, 2009 8:18 pm

Obrigado pessoal.

Que grande fdp de set :|

Alba
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta ago 03, 2007 1:32 am
Contacto:

Mensagempor Alba » sexta mar 13, 2009 8:38 pm

xtr3me, tiveram algum merchandising à venda?
VINYL * CD * DVD...@ http://albaqubra.blogspot.com/

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Wisdoom » sexta mar 13, 2009 9:21 pm

Há anos que tou á procura duma t-shirt deles,por acaso.

Ja alguem souber onde se arranja que me diga alguma coisa pf.

xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Mensagempor xtr3me » sábado mar 14, 2009 12:35 pm

Sim malta, tiveram.

Não vi tudo mas a t-shirt que estava lá à venda tinha o boneco da tour (que está no cartaz que coloco abaixo). E tinham também a biografia. Arrependi-me de não ter investido, mas em Lisboa vou corrigir esse erro.

Imagem

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Wisdoom » sábado mar 14, 2009 9:01 pm

Es tu entao o gajo que me vai comprar a t-shirt :lol:

Voltar para “Arquivo 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes