Estudar música em Portugal

Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
Contacto:

Mensagempor Ishkur » sexta fev 15, 2008 12:14 am

Já agora, aconselho a lerem a reportagem da visão desta semana sobre este tema.

E quanto aos que justificam as medidas "anti-conservatório" baseados nas condições restritivas de acesso, aconselho a informarem-se melhor, porque o que acontece é tornar-se AINDA MAIS restrito o acesso à educação musical.
Eu próprio não estava bem capacitado do alcance das medidas, que vão ainda mais além do que eu pensava.
Com estas propostas não terminam as bolsas, termina sim o ensino supletivo nos conservatórios (ou seja, o ensino extra-curricular, digamos) e quem queira seguir estudos musicais terá OBRIGATORIAMENTE de optar pelo ensino integrado (educação curricular "normal" + música num só curso).

Querem ser médicos e aprender música no conservatório? Tough luck. Só podem ser músicos. Ou então só médicos. MAKE... YOUR CHOICE!!

ORIS
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jul 19, 2005 12:52 pm
Contacto:

Mensagempor ORIS » sexta fev 15, 2008 12:20 am

Ishkur Escreveu:Já agora, aconselho a lerem a reportagem da visão desta semana sobre este tema.

E quanto aos que justificam as medidas "anti-conservatório" baseados nas condições restritivas de acesso, aconselho a informarem-se melhor, porque o que acontece é tornar-se AINDA MAIS restrito o acesso à educação musical.
Eu próprio não estava bem capacitado do alcance das medidas, que vão ainda mais além do que eu pensava.
Com estas propostas não terminam as bolsas, termina sim o ensino supletivo nos conservatórios (ou seja, o ensino extra-curricular, digamos) e quem queira seguir estudos musicais terá OBRIGATORIAMENTE de optar pelo ensino integrado (educação curricular "normal" + música num só curso).

Querem ser médicos e aprender música no conservatório? Tough luck. Só podem ser músicos. Ou então só médicos. MAKE... YOUR CHOICE!!

Disseste tudo...

Eu acho q as pessoas ñ devem estar a vêr bem como as coisas vão ser, s ñ... acho q a opinião de mta gente ia mudar...mas pronto :roll:

No comments...
Hanged by Mental Fibers Crystallized Thru Gold...At the Gates of Oblivion - Vastness Project

http://www.youtube.com/user/ProjectVastness
http://neophytus.deviantart.com/

Alvin Karpis
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado nov 03, 2007 9:23 pm

Mensagempor Alvin Karpis » sexta fev 15, 2008 10:02 pm

como disse Manuel Alegre (apesar de ter sido aplicado noutro assunto)
Isto é uma machadada na cultura Portuguesa

Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta set 11, 2008 10:34 am

Estudar música em Portugal

Mensagempor Riddl3 » sexta nov 07, 2008 8:07 pm

Sou um dos vários milhares de estudantes de música neste país. Frequento uma academia privada, visto que a diferença entre pagar a mensalidade da academia, e pagar passes + almoços e isso para frequentar um dos conservatorios perto da minha zona é (ou era) mínima e assim também evito de acordar as 6h30 da manhã :P
A minha academia recebe, como toda e qualquer academia oficial, apoios do estado por cada aluno que tem. Ora este ano, o Ministério da Educação (ME) e o Ministério da Cultura (MC) resolveram enviar uma directiva fantástica para todas as academias e conservatórios... A partir de agora o governo não disponibliza qualquer tipo de apoios para alunos com mais que 18 anos. A ministra da educação afirmou mesmo, numa reunião com representantes de vários conservatórios e academias, que quem tem mais que 18 anos não tem nada que estudar música (hmmm... lembro-me de um discurso qualquer sobre... cmo é que é mesmo.... ah! igualdade de oportunidades). Ou seja, quem estiver nessa situação (tipo eu...) a mensalidade passa quase para o dobro. Gostaria de saber o que acham sobre este assunto...
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

Awaken
Participante
Registado: segunda out 27, 2008 12:27 pm

Re: Estudar música em Portugal

Mensagempor Awaken » sexta nov 07, 2008 8:13 pm

ridículo.
Imagem

Imagem

The Earth is fine. People are fucked.

Phantom
Participante Compulsivo(a)
Registado: terça set 05, 2006 11:12 pm

Mensagempor Phantom » sexta nov 07, 2008 8:20 pm

Riddl3 Escreveu:A ministra da educação afirmou mesmo, numa reunião com representantes de vários conservatórios e academias, que quem tem mais que 18 anos não tem nada que estudar música (hmmm... lembro-me de um discurso qualquer sobre... cmo é que é mesmo.... ah! igualdade de oportunidades). Ou seja, quem estiver nessa situação (tipo eu...) a mensalidade passa quase para o dobro. Gostaria de saber o que acham sobre este assunto...

claro que não...quem tem mais de 18 anos tem mais é de trabalhar, e ganhar pra família que ja tem, pois engravidou uma rapariga com 16 anos e tem de pagar uma casa tb...
estupidez pura, verdade tb que as academias se aproveitavam desses apoios, mas a combater isso, n é com estas medidas da merda, assim quem quer mesmo estudar musica e gosta e tem vocação, mas que infelizmente n nasceu com o cu virado pra lua (e n tem tempo €), que se foda...

Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Riddl3 » sexta nov 07, 2008 8:34 pm

além de que os conservatórios vão passar a "semi publicos"... ou seja... quanto mais longe o estado estiver da educação e menos tiver a ver com ela... melhor.
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » sexta nov 07, 2008 8:51 pm

Eles podem cortar os apoios, mas não podem fazer-nos parar de tocar! :metal:

Caxias
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo jan 06, 2008 8:32 pm
Contacto:

Mensagempor Caxias » sexta nov 07, 2008 8:53 pm

Venøm Escreveu:Eles podem cortar os apoios, mas não podem fazer-nos parar de tocar! :metal:

"they can't stop us, let'em try, for heavy metal we will die" :beer:

se bem que aqui é musica em geral.
realmente é triste.

Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
Contacto:

Mensagempor Ishkur » sexta nov 07, 2008 9:07 pm

viewtopic.php?f=2&t=17524

Redirijo para esta discussão de há uns meses, quando as medidas dos conservatórios foram tomadas.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » sexta nov 07, 2008 9:30 pm

Ishkur Escreveu:http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=2&t=17524

Redirijo para esta discussão de há uns meses, quando as medidas dos conservatórios foram tomadas.

Infelizmente foi o Cavaco Silva que foi escolhido como PR, espero que o próximo seja o Manuel Alegre, para bem da sanidade cultural deste país, ou então que metam algum competente no ministério da Cultura...
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » sexta nov 07, 2008 11:22 pm

Para não ficar cada coisa para seu lado, fiz merge aos topicos. Carry on.

Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Riddl3 » sábado nov 08, 2008 1:28 pm

tks :)
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

Abaddon_s Mai [RIP]

Mensagempor Abaddon_s Mai [RIP] » domingo nov 09, 2008 2:16 pm

Pah isto para mim por agora tanto me da... eu tambem gostava de estudar musica, canto lirico e por ai fora e nao tenho € nem para o publico e muito menos para o privado... por isso... mas depois de saber os pormenores todos la me pronunciarei...

IgnotoDeo [RIP 2009/06/27]

Re:

Mensagempor IgnotoDeo [RIP 2009/06/27] » domingo nov 09, 2008 9:46 pm

Masmorra Escreveu:Agora é que disseste tudo.Ainda há uns meses atrás foi 90º aniversário do Conservatório do Porto, na casa da música.A entrada era gratuíta e só se podia levantar o bilhete no próprio dia.
Quando cheguei lá de manhã, tava já um papel a dizer que o espectaculo tava esgotado.
Interessante devem ter ido ainda mais cedo que eu umas 200 pessoas.Deve ter tido um recorde de afluência nessa manhã ,mas quando cheguei era eu e mais 4 pessoas. 8)
Por isso quero é que essas instituições se fodam e queimem ,pois querem dar a imagem de ser uma instituíção publica ,mas só deram a imagem de "encher barriga".

Nada mais a comentar

Só li isto agora e passo a explicar que os bilhetes são gratuitos mas podem ser reservados ou levantados dias antes, consoante o que fica definido. Por questões inerentes à capacidade da sala.
Acho que é um bocado ridículo estar a subentender que o Conservatório organizou um concerto para o próprio Conservatório. Para isso organizava um dentro de portas :roll: (e mesmo assim estes são sempre abertos ao público em geral).

Abbadon's, no Conservatório de Música do Porto paga-se muito pouco (é o equivalente ao ensino secundário). O problema agora é conseguir lá entrar, visto que as criancinhas do ensino integrado/articulado/wtv têm prioridade. Pessoas do regime de ensino complementar (a maior parte deles trabalhadores) estão bem lixadas, pois reprovando a uma disciplina das quatro que são agora obrigatórias, estão fora do Conservatório. E dificilmente poderão lá entrar. E devo sublinhar o facto de as classes de instrumento só funcionarem durante o dia e não em regime nocturno. Mas adiante...

E aproveitando esta questão, agora que já se viram os efeitos práticos destas mudanças, vos dou a minha palavra de que isto é um completo absurdo. Por exemplo, as criancinhas que agora lá entraram podem escolher um primeiro instrumento e um segundo instrumento. Vamos ter como exemplo piano como primeiro instrumento e canto como segundo. Se a criança em questão for marcar aula de canto com a minha professora, que só tem uma vaga, mesmo sendo segundo instrumento, ela continuará a ter prioridade sobre mim, por ter chegado primeiro. Não obstante o facto de eu ser aluna de canto... Já para não falar que os professores de canto se vêem obrigados a aceitar miúdos de 15 anos, que nem sequer têm a voz formada. E o mais ridículo: a avaliação dos professores será feita pela boa ou má prestação destes mesmos alunos.
Não tornaram o ensino artístico especializado acessível. Tornaram-no quase impossível. E tornaram-no também um capricho para quem nem sequer, na maior parte das vezes, tem talento ou vocação.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes