Estudar música em Portugal
- Ishkur
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
- Contacto:
Já agora, aconselho a lerem a reportagem da visão desta semana sobre este tema.
E quanto aos que justificam as medidas "anti-conservatório" baseados nas condições restritivas de acesso, aconselho a informarem-se melhor, porque o que acontece é tornar-se AINDA MAIS restrito o acesso à educação musical.
Eu próprio não estava bem capacitado do alcance das medidas, que vão ainda mais além do que eu pensava.
Com estas propostas não terminam as bolsas, termina sim o ensino supletivo nos conservatórios (ou seja, o ensino extra-curricular, digamos) e quem queira seguir estudos musicais terá OBRIGATORIAMENTE de optar pelo ensino integrado (educação curricular "normal" + música num só curso).
Querem ser médicos e aprender música no conservatório? Tough luck. Só podem ser músicos. Ou então só médicos. MAKE... YOUR CHOICE!!
E quanto aos que justificam as medidas "anti-conservatório" baseados nas condições restritivas de acesso, aconselho a informarem-se melhor, porque o que acontece é tornar-se AINDA MAIS restrito o acesso à educação musical.
Eu próprio não estava bem capacitado do alcance das medidas, que vão ainda mais além do que eu pensava.
Com estas propostas não terminam as bolsas, termina sim o ensino supletivo nos conservatórios (ou seja, o ensino extra-curricular, digamos) e quem queira seguir estudos musicais terá OBRIGATORIAMENTE de optar pelo ensino integrado (educação curricular "normal" + música num só curso).
Querem ser médicos e aprender música no conservatório? Tough luck. Só podem ser músicos. Ou então só médicos. MAKE... YOUR CHOICE!!
- ORIS
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça jul 19, 2005 12:52 pm
- Contacto:
Ishkur Escreveu:Já agora, aconselho a lerem a reportagem da visão desta semana sobre este tema.
Disseste tudo...
Eu acho q as pessoas ñ devem estar a vêr bem como as coisas vão ser, s ñ... acho q a opinião de mta gente ia mudar...mas pronto

No comments...
Hanged by Mental Fibers Crystallized Thru Gold...At the Gates of Oblivion - Vastness Project
http://www.youtube.com/user/ProjectVastness
http://neophytus.deviantart.com/
http://www.youtube.com/user/ProjectVastness
http://neophytus.deviantart.com/
- Alvin Karpis
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado nov 03, 2007 9:23 pm
Estudar música em Portugal
Sou um dos vários milhares de estudantes de música neste país. Frequento uma academia privada, visto que a diferença entre pagar a mensalidade da academia, e pagar passes + almoços e isso para frequentar um dos conservatorios perto da minha zona é (ou era) mínima e assim também evito de acordar as 6h30 da manhã 
A minha academia recebe, como toda e qualquer academia oficial, apoios do estado por cada aluno que tem. Ora este ano, o Ministério da Educação (ME) e o Ministério da Cultura (MC) resolveram enviar uma directiva fantástica para todas as academias e conservatórios... A partir de agora o governo não disponibliza qualquer tipo de apoios para alunos com mais que 18 anos. A ministra da educação afirmou mesmo, numa reunião com representantes de vários conservatórios e academias, que quem tem mais que 18 anos não tem nada que estudar música (hmmm... lembro-me de um discurso qualquer sobre... cmo é que é mesmo.... ah! igualdade de oportunidades). Ou seja, quem estiver nessa situação (tipo eu...) a mensalidade passa quase para o dobro. Gostaria de saber o que acham sobre este assunto...

A minha academia recebe, como toda e qualquer academia oficial, apoios do estado por cada aluno que tem. Ora este ano, o Ministério da Educação (ME) e o Ministério da Cultura (MC) resolveram enviar uma directiva fantástica para todas as academias e conservatórios... A partir de agora o governo não disponibliza qualquer tipo de apoios para alunos com mais que 18 anos. A ministra da educação afirmou mesmo, numa reunião com representantes de vários conservatórios e academias, que quem tem mais que 18 anos não tem nada que estudar música (hmmm... lembro-me de um discurso qualquer sobre... cmo é que é mesmo.... ah! igualdade de oportunidades). Ou seja, quem estiver nessa situação (tipo eu...) a mensalidade passa quase para o dobro. Gostaria de saber o que acham sobre este assunto...
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you
- Phantom
- Participante Compulsivo(a)
- Registado: terça set 05, 2006 11:12 pm
Re: Estudar música em Portugal
Riddl3 Escreveu:A ministra da educação afirmou mesmo, numa reunião com representantes de vários conservatórios e academias, que quem tem mais que 18 anos não tem nada que estudar música (hmmm... lembro-me de um discurso qualquer sobre... cmo é que é mesmo.... ah! igualdade de oportunidades). Ou seja, quem estiver nessa situação (tipo eu...) a mensalidade passa quase para o dobro. Gostaria de saber o que acham sobre este assunto...
claro que não...quem tem mais de 18 anos tem mais é de trabalhar, e ganhar pra família que ja tem, pois engravidou uma rapariga com 16 anos e tem de pagar uma casa tb...
estupidez pura, verdade tb que as academias se aproveitavam desses apoios, mas a combater isso, n é com estas medidas da merda, assim quem quer mesmo estudar musica e gosta e tem vocação, mas que infelizmente n nasceu com o cu virado pra lua (e n tem tempo €), que se foda...
além de que os conservatórios vão passar a "semi publicos"... ou seja... quanto mais longe o estado estiver da educação e menos tiver a ver com ela... melhor.
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Eles podem cortar os apoios, mas não podem fazer-nos parar de tocar! 

- Caxias
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo jan 06, 2008 8:32 pm
- Contacto:
Venøm Escreveu:Eles podem cortar os apoios, mas não podem fazer-nos parar de tocar!
"they can't stop us, let'em try, for heavy metal we will die"

se bem que aqui é musica em geral.
realmente é triste.
- Ishkur
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
- Contacto:
viewtopic.php?f=2&t=17524
Redirijo para esta discussão de há uns meses, quando as medidas dos conservatórios foram tomadas.
Redirijo para esta discussão de há uns meses, quando as medidas dos conservatórios foram tomadas.
- OrDoS
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
Ishkur Escreveu:http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=2&t=17524
Infelizmente foi o Cavaco Silva que foi escolhido como PR, espero que o próximo seja o Manuel Alegre, para bem da sanidade cultural deste país, ou então que metam algum competente no ministério da Cultura...
- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
- Contacto:
Para não ficar cada coisa para seu lado, fiz merge aos topicos. Carry on.
tks 

Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you
Pah isto para mim por agora tanto me da... eu tambem gostava de estudar musica, canto lirico e por ai fora e nao tenho € nem para o publico e muito menos para o privado... por isso... mas depois de saber os pormenores todos la me pronunciarei...
Re:
Masmorra Escreveu:Agora é que disseste tudo.Ainda há uns meses atrás foi 90º aniversário do Conservatório do Porto, na casa da música.A entrada era gratuíta e só se podia levantar o bilhete no próprio dia.
Quando cheguei lá de manhã, tava já um papel a dizer que o espectaculo tava esgotado.
Interessante devem ter ido ainda mais cedo que eu umas 200 pessoas.Deve ter tido um recorde de afluência nessa manhã ,mas quando cheguei era eu e mais 4 pessoas.![]()
Por isso quero é que essas instituições se fodam e queimem ,pois querem dar a imagem de ser uma instituíção publica ,mas só deram a imagem de "encher barriga".
Nada mais a comentar
Só li isto agora e passo a explicar que os bilhetes são gratuitos mas podem ser reservados ou levantados dias antes, consoante o que fica definido. Por questões inerentes à capacidade da sala.
Acho que é um bocado ridículo estar a subentender que o Conservatório organizou um concerto para o próprio Conservatório. Para isso organizava um dentro de portas

Abbadon's, no Conservatório de Música do Porto paga-se muito pouco (é o equivalente ao ensino secundário). O problema agora é conseguir lá entrar, visto que as criancinhas do ensino integrado/articulado/wtv têm prioridade. Pessoas do regime de ensino complementar (a maior parte deles trabalhadores) estão bem lixadas, pois reprovando a uma disciplina das quatro que são agora obrigatórias, estão fora do Conservatório. E dificilmente poderão lá entrar. E devo sublinhar o facto de as classes de instrumento só funcionarem durante o dia e não em regime nocturno. Mas adiante...
E aproveitando esta questão, agora que já se viram os efeitos práticos destas mudanças, vos dou a minha palavra de que isto é um completo absurdo. Por exemplo, as criancinhas que agora lá entraram podem escolher um primeiro instrumento e um segundo instrumento. Vamos ter como exemplo piano como primeiro instrumento e canto como segundo. Se a criança em questão for marcar aula de canto com a minha professora, que só tem uma vaga, mesmo sendo segundo instrumento, ela continuará a ter prioridade sobre mim, por ter chegado primeiro. Não obstante o facto de eu ser aluna de canto... Já para não falar que os professores de canto se vêem obrigados a aceitar miúdos de 15 anos, que nem sequer têm a voz formada. E o mais ridículo: a avaliação dos professores será feita pela boa ou má prestação destes mesmos alunos.
Não tornaram o ensino artístico especializado acessível. Tornaram-no quase impossível. E tornaram-no também um capricho para quem nem sequer, na maior parte das vezes, tem talento ou vocação.
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes