Vooder Escreveu:Por acaso não!
Mas... qual a lógica disso?
Uma das minha ultimas compras foi um EP de uma banda que existe apenas em vinil. Apetece-me ouvir aquilo na rua. Como faço?
Vooder Escreveu:Por acaso não!
Grimner Escreveu:Vooder Escreveu:Por acaso não!
Uma das minha ultimas compras foi um EP de uma banda que existe apenas em vinil. Apetece-me ouvir aquilo na rua. Como faço?
Almah Perditae Escreveu:Uforia Escreveu:Almah Perditae Escreveu:E nem digo mais nada sobre isto aqui, se quiserem falar mais mandem PM's, se ainda não perceberam já não vale a pena gastar mais o meu latim
Se, para continuar a debater o assunto, somos obrigados a concordar contigo porque, como afirmas, ainda não percebemos, é óbvio que a discussão termina aqui.
one post above...
AntonioCTD Escreveu:Muito boas opiniões aqui.
Outra coisa boa que deriva dos downloads é o facto das editoras e bandas darem mais importância aos concertos. Já repararam que cada vez á mais festivais e os concertos isolados são cada vez maiores e mais arrojados.
Eu estou a adorar o facto da a industria musical estar a dar cada vez mais importância ao que eu gosto mais na musica: Tocar ao vivo!
Uforia Escreveu:Certo, se a Think Fast! Records afirma que os CDs vão desaparecer, é porque deve ser verdade.
Sobral Escreveu:AntonioCTD Escreveu:Muito boas opiniões aqui.
Outra coisa boa que deriva dos downloads é o facto das editoras e bandas darem mais importância aos concertos. Já repararam que cada vez á mais festivais e os concertos isolados são cada vez maiores e mais arrojados.
Eu estou a adorar o facto da a industria musical estar a dar cada vez mais importância ao que eu gosto mais na musica: Tocar ao vivo!
A bottomline aqui são os direitos de autor.
O que dizes é compreensivel até certo ponto, mas então que fazer com projectos paralelos, bandas que acabaram, músicos que morreram ou bandas que simplesmente não querem tocar ao vivo?!?
Não têm o direito de ter a retribuição devida, apenas porque não podem/querem tocar ao vivo?
Defendes que todo e qualquer material gravado passe imediatamente para o domínio publico? Às vezes, parece que há quem queira isso, o que ia criar o caos e degradação de todo o circuito musical (bandas/editoras/promotoras/lojas...).
AntonioCTD Escreveu:Ou seja, em mp3 eu não posso fazer as brincadeiras que costumo fazer a nível EQ para melhor apreciar os vários instrumentistas e muitas vezes para sacar melhor as cenas... Sim porque o que me dá mais prazer na musica gravada são essas brincadeiras e não apenas ouvir a cena em "flat" montes de vezes...
Almah Perditae Escreveu:Há aqui vários pormenores que t~em que ter em conta.
primeiro que tudo, e o mais importante. não façam cara de chocados, nem fiquem surpreendidos, mas se voces acreditam mesmo que comprando o Cd, ou mesmo comprando um download legal voces estão a dar dinheiro à banda, informem-se melhor. No meio de toda esta conversa, a banda e os artistas são o factor menos importante. não há, nem nunca houve em toda a história da música, um unico artista que tenha ficado rico à conta do que vendeu. já aqui li coisas como "Para a banda nem deve ir metade", o que desculpem mas demonstra um desfasamento abissal da realidade. Artistas de topo, dos tops mundiais ganham coisas como 1 euro por disco (o que em milhões já é algo palpavel, mas comparado com um concerto ou digressão é uma migalha), bandas de labels independentes e pequenas (como a esmagadora maioria das bandas metal) se tiverem muita sorte são capazes de lhes arranjar uma guitarra ou amplificador, se tiverem muita sorte... O dinheiro dos CDS não é para as bandas ou artistas, metam isso de uma vez na cabeça.
Segundo, a industria musical não corre nenhum perigo! Existe industria musical há séculos, desde sempre, sempre existiram músicos e sempre existiu quem fizesse e vivesse da Música. A industria musical não é, nem nunca viveu da venda de CDs. existem CD's há 20 anos, e a industria não começou há 20 anos, começou há séculos e séculos. As editoras grandes que existem hoje em dia, as majors, existem há décadas, muito tempo antes do CD, algumas até muito tempo antes do vinil, e sempre sobreviveram, sempre fizeram negócio.
Terceiro, o CD foi um erro. A industria musical estava de boa saude financeira com o vinil e os concertos. Em finais dos anos 70, um consórcio de algumas empresas quis desenvolver um suporte fisico para aproveitamento do cinema e do novo advento da televisão. Queriam um suporte para massificação do home cinema, e a meio da sua pesquisa, deram de caras com um novo produto incapaz de suportar um filme, mas de extrema qualidade apenas para som, e para não dar a pesquisa por perdida, lançaram o CD enquanto suporte alternativo para o vinil, que tinha várias vantagens sobre o vinil, maior suporte de dados (maior duração, e passava a ser desnecessário mudar de lado), mais duradoro, mais resistente, e muito mais barato de produzir. na altura desconheciam o factor dos 100 khz, que foi o factor que fez com que nas pistas de dança o vinil se mantivesse nestas duas decadas contra tudo e contra todos. Não fossem os meninos do Tekno, o vinil estava morto e enterrado.
Quarto, para a industria, este erro foi uma galinha dos ovos de ouro. sendo o CD muito mais barato de produzir, tendo o CD tido a aceitação que teve, as editoras passaram a ganhar muito mais dinheiro, e como se isso não fosse já de si uma negócio da China, ainda revenderam tudo o que tinha sido criado antes do CD. O nivel de negócio foi de tal forma avassalador, que permitiu à industria musical tomar conta de basicamente todo o mercado do entretenimento, da Tv, ao cinema, aos jornais, á Literatura. Tudo suportado pelo negócio da China que foi o CD. E é por isso que as editoras estão tão contra os downloads, porque os downloads não estão a prejudicar a industria musical, estão isso sim a retirar muitos milhões que essa industria usava noutros meios. A Música essa continuará de excelente saude, até melhor do que foi, porque a partir de agora o importante será a música, não nada superfulo que nada tem a ver com a musica, o pior, onde os downoads vão fazer-se sentir é noutros aspectos, mais exactamente no cinema, sem os milhões da Música, acabaram-se as megas produções e festivais de efeitos especiais.
Concluindo, estamos num limbo. Algo está a mudar. uma coisa tenho a certeza, a musica continuará a ser feita, e a musica continuará a ser consumida, seja atraves de concertos, seja atraves de downloads pagos, seja atraves de edições especiais para uns poucos, uns ficarão ricos, outros não ficarão ricos, alguem arranjará forma de ganhar dinheiro. A industria musical continuará, e os músicos continuarão a fazer musica, ainda melhor do que foi. toda esta conversa e todo o medo que têm de perderam a vossa paixão é simplesmente ridicula e patética. porque no meio disto tudo há duas coisas imutáveis, a paixão de fazer musica, e a paixão de ouvir musica. Seja como for, onde for, de que forma for. O intermediário é que está ás aranhas, porque perdeu a sua galinha dos ovos de ouro. Mas os dois factores que realmente interessam nesta equação, esses continuam imutáveis. E toda esta conversa não passa de merda!
Grimner Escreveu:Vooder Escreveu:Por acaso não!
acreditam mesmo que comprando o Cd, ou mesmo comprando um download legal voces estão a dar dinheiro à banda, informem-se melhor. No meio de toda esta conversa, a banda e os artistas são o factor menos importante. não há, nem nunca houve em toda a história da música, um unico artista que tenha ficado rico à conta do que vendeu.
coragem Escreveu:Grimner Escreveu:Vooder Escreveu:Por acaso não!
metes a aparelhagem no maximo, abres a janela e vais pra rua
paulo figueiredo Escreveu:Isto de criminalizar o consumidor e vitimizar os artistas é realmente uma bela tanga! Quem de facto está a perder dinheiro e poder são precisamente as grandes editoras e distribuidoras. Talvez isto seja o príncipio do fim das editoras, com os artistas a disponibilizarem a música directamente no site da banda e no myspace, para depois fazerem mais dinheiro nos gigs e no merch.
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes