Autoridades tailandesas podem ter atrasado alerta de tsunami

Quetzalcoatl
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta mai 16, 2003 1:36 pm

Mensagempor Quetzalcoatl » quinta dez 30, 2004 11:08 am

heheh!!
Se vires bem ,e comprova o que disse,as pessoas estavam a tomar banhos de sol nas calmas sem nenhum ruido anormal qd a onda surgiu de repente com uma furia tremenda.... Essas ondas gigantes q se podem ver ao longe,como uma que houve de mais de 15 metros a muitos anos nao sei onde...,sao devido as formaçoes geologicas de alguns tipo de costas..em que o maremoto sobe gradualmente...tambem tem a haver com a profundidade em que o sismo ocorre...tem a haver com o grau do sismo ,etc,etc..
Nao á nada como ler ... :P

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta dez 30, 2004 11:10 am

Tolteca Escreveu:
Svandis Escreveu:
NEUROTIC-GUITAR Escreveu:Para haver Tsunami primeiro há sismo Bronze. Acho eu :roll:

Sim mas entre o sismo acontecer e o tsunami se levantar demora um tempinho, e mais a mais um tsunami vê-se bem antes de atingir a costa. Tinham tido tempo de evitar uma catastrofe tão grande tanto na Tailandia como no Sri Lanka.
E por acaso um tsunami só se forma se houver oscilações/convulsões/movimentações nas placas da crosta terrestre - vulgo sismo. (isto ás x compensa ser casada c um fisico, muahahahahah)

Aí é que te enganas!!Um maremoto nao se ve ao longe...pois ele "corre" no fundo do mar... e so começa a formar a onda qd começa a subir com a costa... Parece que nao te adianta ser casada com um fisico ... :lol:

Nao se ve mas o equipamento sente. é a perspectiva poética.

hum, anyway, aquela frase que eu disse no meu primeiro post nao é da minha autoria, é da autoria de quem percebe do assunto e ganha a vida nisso. Se eles SABEM que não daria para minimizar os danos, eu confiio neles.
Já agora, evacuar toda a gente em uma hora para locais mais elevados? Em epoca alta?
Que locais mais elevados? Telhados.
Não sejamos ridiculos. Se eles sequer tentassem seriam crucificados por serem os culpados pelo panico e pelo numero de mortes com essa causa. É muito facil falar quando nao sabemos jack shit sobre o assunto e quando nao estamos envolvidos.

cave_machine
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta out 15, 2004 4:05 pm
Contacto:

Mensagempor cave_machine » quinta dez 30, 2004 11:14 am

Ya tab vi esta noticia ontem nos jornais...
"When the money talks, the bullshit walks"
é triste mas enfim...
A dimensão da tragédia também teve a ver com a profundidade da águas, pq aquela faixa de costa, ao contrário da nossa, tem uma profundidade máx de uns escassos 3/4metros!

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quinta dez 30, 2004 11:15 am

Tudo muito certo. Os Tsunamis no mar alto caminham bem rasteirinhos mas são perfeitamente detectáveis.

Nas 3 horas que medearam entre o sismo e a chegada das primeiras grandes vagas, era bem possível evacuar toda a região ou para locais mais altos, que os há pois eu já lá estive ou na falta deles, para os andares mais elevados de prédios e resorts.

Certamente muitos de vocês já estiveram em situações de alarme, como ameaças de bomba, ou simulações de incêndio, afundamento de barcos, etc..., e toda a gente, se for bem conduzida, raramente entra em pânico.
Última edição por Bronze [RIP] em quinta dez 30, 2004 11:20 am, editado 1 vez no total.

Quetzalcoatl
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta mai 16, 2003 1:36 pm

Mensagempor Quetzalcoatl » quinta dez 30, 2004 11:19 am

Calma otnemeM!!Eu nao disse que nao dava para detectar ou nao...Acho que qualquer trolha sabe que um sismo de 8.5 se detecta hoje em dia com alguma antecedencia.... Os meios disponiveis de aviso é que nao funcionaram,segundo os americanos....

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » quinta dez 30, 2004 11:20 am

Eu já estive... a minha mãe trabalhava na RTP e um dia eu tava lá e houve uma ameaça de bomba e tivemos de evacuar edificio. Foi de facto tudo muito ordeiro, muito calmo, silencioso até. Uma vez cá fora e a uma certa distancia do edificio é que houve ataques de pânico.

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » quinta dez 30, 2004 3:32 pm

Não existe um sistema de aviso de tsunamis no Oceano Índico como existe no Pacífico.
Logo, o provável é que ao detectar o sismo os tailandeses se tenham posto a especular se iria causar ou não um tsunami até ser tarde demais.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

MESHUGGENER
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 08, 2004 7:26 pm
Contacto:

Mensagempor MESHUGGENER » quinta dez 30, 2004 8:34 pm

Svandis Escreveu:
NEUROTIC-GUITAR Escreveu:Para haver Tsunami primeiro há sismo Bronze. Acho eu :roll:

Sim mas entre o sismo acontecer e o tsunami se levantar demora um tempinho, e mais a mais um tsunami vê-se bem antes de atingir a costa. Tinham tido tempo de evitar uma catastrofe tão grande tanto na Tailandia como no Sri Lanka.
E por acaso um tsunami só se forma se houver oscilações/convulsões/movimentações nas placas da crosta terrestre - vulgo sismo. (isto ás x compensa ser casada c um fisico, muahahahahah)

A questão não era essa Svandis. Era a resposta ao que o Bronze disse :wink:

MESHUGGENER
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 08, 2004 7:26 pm
Contacto:

Mensagempor MESHUGGENER » quinta dez 30, 2004 8:38 pm

otnemeM Escreveu:Não sejamos ridiculos. Se eles sequer tentassem seriam crucificados por serem os culpados pelo panico e pelo numero de mortes com essa causa. É muito facil falar quando nao sabemos jack shit sobre o assunto e quando nao estamos envolvidos.

Acho que aqui ninguem é entendido nesta materia portanto... Podes achar que era pior e outros podem achar quer se salvavam mais vidas.

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » sexta dez 31, 2004 3:12 am

De facto o sistema de avisos deles provou não ser o melhor. Pelo que vi, eles até detectaram bem todo o sismo e suas possíveis consequências, mas com poucas certezas da existência ou não de maremoto (ou tsunami, como preferirem). Juntando-se a essa incerteza a questão monetária, foi o que se viu...

Os maremotos só ocorrem em sismos de epicentro mais superficial na crosta terrestre, que permitam uma deslocação de energia propícia à formação de uma onda inicial gigante.

Quem pôde ver as imagens pôde facilmente comprovar que não se viram ondas muito grandes. Segundo testemunhas oculares, falaram-se de ondas de 5 metros. Se vocês forem a Bali, uma ilha da Indonésia, conhecida por ter das melhores ondas do mundo para surf e bodyboard, facilmente avistam ondas de 6 ou 7 metros.

Ao contrário do que muitos pensam, um maremoto não implica uma onda muito alta, mas sim uma onda com uma energia cinética brutal, derivada da massa gigantesca de água que vem atrás, ou seja, podem ter uma onda que começa a 100 metros da costa de 7 metros de altura e que se dissipa antes de chegar a terra, ou podem ter um colosso vindo de centenas de kilómetros de distância, composto por milhões de metros cúbidos de água (e não se esqueçam que um metro cúbico de água "só" pesa uma tonelada) que foram inicialmente movidos por energia sísmica, e que "calmamente" segue o seu caminho, destruindo tudo por onde passa. As pessoas até viram as ondas a chegar, e só tiveram real noção do que se passava quando viram que aquela rebentação medianamente forte (não mais forte que num dia de tempestade) não via a sua energia dissipada pelas barreiras naturais que encontrava...

Quanto a mim, só tenho pena de andar enterrado em exames, em vez de já estar disponível para partir para lá e fazer alguma coisa de jeito, em vez de andar a discutir tsunamis... :wink:

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » segunda jan 03, 2005 9:03 am

eu tou disponivel e n sou capaz de o fazer... sometimes I hate myself.

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » quarta jan 05, 2005 4:40 am

Svandis Escreveu:eu tou disponivel e n sou capaz de o fazer... sometimes I hate myself.

Se calhar gostas é demasiado de ti para fazeres esse sacrifício (que acaba por não ser sacríficio pela enorme recompensa pessoal) pelos outros já pensaste nisso? :wink:

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » quarta jan 05, 2005 9:01 am

Népias, n sou mesmo capaz de o fazer, fiz voluntariado no IPO,apoio a familiares de crianças com cancro (após o meu pai ter morrido de cancro achei q tinha de fazer algo) e passava o tempo todo a chorar, sinceramente n tenho arcaboiço emocional nem psicologico, acho que desajudo pq me envolvo demais e sofro demais. Se fosse pra Ásia agora tentar fazer alguma coisa acho q passava o tempo todo a chorar e n fazia nada de jeito. Prefiro contribuir financeiramente dentro do q me é possivel, eu nem consigo ver as imagens dos noticiarios, e devido a isso sometimes I do hate myself, pq é um egoismo incapaz da minha parte.

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » quarta jan 05, 2005 11:40 am

Vá lá ... até os aborígenes de umas ilhas no Índico conseguiram ler os sinais de que algo ia acontecer, fugindo pro meio das florestas. Quanto mais pessoas com aparelhos especializados.

Human
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jun 24, 2004 3:09 pm
Contacto:

Mensagempor Human » quarta jan 05, 2005 12:23 pm

NEUROTIC-GUITAR Escreveu:
Human Escreveu:

não necessariamente.

Já agora explica.

podem se provocados para alem de sismos por: deslizamentos de terras, erupções vulcanicas ou por impactos de corpos extraterrestres (meteoritos e afins)

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 52 visitantes