Acabar com os subsidios da agricultura e da pesca pk a multinacional é a politica de desenvolvimento interno do país isso nao é uma posta de pescada é um atum completo.
Cardume foi o teu entendimento daquilo que eu escrevi.
A questao dos subsidios às actividades economicas em geral, e não só à agricultura e pescas, nao tem nada a ver com as multinacionais. Pelo contrario é a unica maneira de poderes ver emergir um tecido empresarial portugues verdadeiramente competitivo. Se achas que é subsidiando o pequeno/ou grande "patronato", como os sindicatos gostam de chamar, que vais ter uma economia sustentada, entao boa sorte!!
Essa mentalidade tacanha, apelidada aqui à uns anos de sindrome de Salazar, é boa parte do problema estrutural do nosso pais. Lá só porque somos portugueses temos de ser ajudados?
Eu honestamente não consigo entender como é que se criam verdadeiramente boas empresas subsidiando-as ... nao tem sentido, são artificiais e inadaptadas. Mais ve la se essas multinacionais que se piram sem pagar não são aquelas que se estabelecem cá à conta de subsidios?
Lamentavelmente ou não, não sou adepto do pensamento de lutas de classes, pelo que nao penso nuns como proletariado nem noutros como "patronato" (ou "porco capitalista"?) não nasci em berço de ouro e por isso sei que se queres fazer alguma coisa na tua vida tens de fazer por ela.
Aprecio o trabalho dos sindicatos quando lutam pela qualidade dos postos de trabalho lamentavelmente em Portugal regra geral so aparecem para manifestações politico/partidarias. Gostei especialmente da atitude do proletariado oprimido da Ford/Volkswagen qdo aderiram à greve geral nacional aqui à uns tempos (???!!!!!).
Fantastico!
Sobre o que as grandes marcas exploram ou nao noutros paises so vou dizer 5 coisas:
1. Se não se concorda não se compre.
2. Essa historia da nike nao é nenhuma novidade nem sequer antes da "terrivel" globalização.
3. Concordo que é inadmissivel o trabalho infantil
4. Uma das questões é ver se o que eles pagam é adequado para o nivel de vida delá ou não.
5. Actualmente preoucupa-me mais o nosso País
Quanto ao exemplo do sector automovel nao percebi a que prejuizos é que falas e porque razao não culpas o estado de nao ter as estradas em condições porque para isso é que servem os impostos, nao para subsidiar empresas.
[/quote]