ZooPedophile Escreveu:Concordo plenamente com o Messiah.
Prefiro mil vezes assistir a algo do género que passar a tarde num café ou em casa.É bom ver que o Sr Darken advoga a diversidade dultural com o seu vestuário. Capacete das estepes mongóis, espada medieval ao estilo Franco-Alemão, e Botas Village People...
Quem dera às recriações portuguesas que vi em diversas ocasiões parecerem tão reais como a fatiota de Mr. Darken. Desde trapos com sapatilhas por baixo , passando por t-shirts de nylon vermelho por baixo das armaduras romanas , conferindo a estes uma cor verdadeiramente garrida e brilhante , etc. Agora imaginemos... as companhias de teatro têm fatos assim (neo-romanos e neo-celtiberios rulam , hahah), o Rob Darken tem uma mistura de várias peças mais ou menos da mesma época ; além de que numa feira medieval ou loja de antiguidades (entre outros sitios de aquisição deste tipo de coisas) não se chega lá e se pede "Quero o equipamento de guerra dum cavaleiro eslavo da zona da actual Polónia da época medieval" e eles têm o conjunto . São coisas que se vão adquirindo e não ficam nada baratas de fazer por encomenda.
Não estou a falar da qualidade das recriações portuguesas. Já vi algumas, boas e más, e isso nem vem aqui ao caso.
Comentei dois pontos muito simples, e sem duvida irónicos. Um, é o facto de um Polaco, como Eslavo que é, pretender fazer passar-se por Viking. Tanto nacionalismo, tanto orgulho na cultura e raça, e depois tenta emular uma cultura que não a dele?
O outro ponto prende-se com o certo ridiculo da sua imagem. Os exemplos que eu dei são notórios do ridiculo, especialmente na sua fase "Mongol" por serem de culturas completamente distintas. Já para não falar que Mongóis tinham muito pouco de Ariano...
recentemente, e à Pala dos Wolin que visitou, o vestuário dele até está históricamente muito correcto... para um viking.
De salientar ainda que não tenho absolutamente nada contra as recriações históricas. Aliás, acho que já mostrei por várias vezes o meu amor à história pelas páginas do forum. Por isso mesmo é que me melindro com quem o faz à "frei João Mocho...";)