E se os downloads de repente "acabassem"?

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Re: E se os downloads de repente "acabassem"?

Mensagempor raxx7 » sábado jul 25, 2009 1:22 pm

Almah Perditae,

Deixa de ser paternalista. Acho que toda a gente aqui está farta de saber que os artistas recebem pouco dinheiro da venda da música. Mas, apesar disso, todos os artistas procuram assinar por uma editora. A receita da venda de música suporta um modelo de negócio à volta da música e quase todos os artistas querem entrar no jogo. Por alguma razão é.
A indústria musical, como a conhecemos, existe há muito tempo mas sempre dependeu do mesmo: das receitas geradas pela venda da música. O CD foi apenas o formato mais popular para isso desde há ~20 anos a esta parte. E é essa existência, de uma indústria baseada baseada nas receitas da venda de música, que apoia, promove e distribui artistas e fica com o grosso. E com o advento da internet e dos downloads, legais e ilegais, não é disparatado questionar o futuro dessa indústria.

E deixa de dizer disparates acerta do CD. O CD não foi desenvolvido para video. Deves estar a confundir com os LaserDisc (30 cm de diâmetro, 30 minutos de video decente).
Não existe nenhum factor de 100 KHz -- o que manteve o vinil popular junto dos DJs de controlar a rotação do disco.

AntonioCTD Escreveu:A coisa fixe aqui é que podes remasterizar a cena como gostas. Eu basicamente tento não estragar a sonoridade aberta e dinâmica do vinil. Não uso compressão e tento usar a dinâmica toda que se pode "esmifrar" dos 16 bits. Não ficam CD's "super potentes" e por isso perdiam logo a "loudness war" que está na moda, mas na minha opinião ficam o mais perto que se consegue do vinil em digital 16bit 44100hz...

A Parte gira é que eu faço isto para mim também. Ou seja, sempre que vou comprar um album que foi editado também em vinil compro sempre o vinil e depois converto para CD para ouvir no carro e etc... Na minha opinião soa melhor... Ou pelo menos livro-me daquele som ultra comprimido gerado pela "loudness war".

Amen irmão.
A maioria dos fãns de vinil nem percebe que, muitas vezes, as edições em vinil são só uma forma de sacar mais uns trocos ao consumidor, por uma indústria músical que insiste em foder a masterização das edições em CD com excessiva compressão e depois vende umas edições em vinil com outra masterização, muitas vezes feita por pessoas diferentes.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Midgard
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta ago 20, 2008 12:01 pm

Mensagempor Midgard » sábado jul 25, 2009 1:48 pm

Toretto Escreveu:
MidgardsormR Escreveu:Isso de comprar mp3 é bonito, mas é um formato ilegal, já quando compram no itunes, quem compra, vem em mp4.

O mp3, ilegal? Nâaa.
Ilegais são as cópias, sejam em mp3, mp4, wav, etc.

O formato é ilegal sim.

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » sábado jul 25, 2009 1:57 pm

Não não é.
Um formato não pode ser ilegal.
When in doubt, ban!

Midgard
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Midgard » sábado jul 25, 2009 2:00 pm

Visto que isto me foi dito por um policia acho que vou ficar na minha.

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » sábado jul 25, 2009 2:04 pm

MidgardsormR Escreveu:Visto que isto me foi dito por um policia acho que vou ficar na minha.

Claro, porque toda a polícia agora é perita em questões do foro tecnológico...

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » sábado jul 25, 2009 2:04 pm

He's an idiot.

Nada na legislação nacional permite tornar ilegal uma especificação. Na melhor das hipóteses, há questões legais relacionadas com alguns encoders de mp3 como o lame, uma vez que há um instituto francês que detém patentes.
When in doubt, ban!

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » sábado jul 25, 2009 2:06 pm

raxx7 Escreveu:há um instituto francês que detém patentes.

O Fraunhoffer Institute é alemão.

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » sábado jul 25, 2009 2:07 pm

Ooops.
Bom, podia ter chamado espanhol a um catalão. :)
When in doubt, ban!

Midgard
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Midgard » sábado jul 25, 2009 2:10 pm

Gornoth Escreveu:
MidgardsormR Escreveu:Visto que isto me foi dito por um policia acho que vou ficar na minha.

Ele é pai de um amigo meu e se visses a quantidade de merda que ele tem em casa para computadores, e afins e o que percebe daquilo, calavas-te mas visto que gostamos todos de falar sem saber a história toda. :D
Mas pronto ganharam.

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » sábado jul 25, 2009 2:24 pm

Para prevenir, vou começar a rippar os CDs em Ogg Vorbis.
When in doubt, ban!

Alvin Karpis
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado nov 03, 2007 9:23 pm

Mensagempor Alvin Karpis » sábado jul 25, 2009 2:26 pm

raxx7 Escreveu:Para prevenir, vou começar a rippar os CDs em Ogg Vorbis.

Foi o que comecei a fazer cá por casa...

AntonioCTD
Participante
Registado: quinta fev 19, 2009 4:25 pm
Contacto:

Mensagempor AntonioCTD » sábado jul 25, 2009 2:42 pm

MidgardsormR Escreveu:
Gornoth Escreveu:

Ele é pai de um amigo meu e se visses a quantidade de merda que ele tem em casa para computadores, e afins e o que percebe daquilo, calavas-te mas visto que gostamos todos de falar sem saber a história toda. :D
Mas pronto ganharam.

Com todo o respeito mas o que estás a dizer é o equivalente a dizer que o JPG ou GIF é ilegal (formatos de compressão muito usados para imagem).

Ou que é proibido ter um carro que anda a 200km/h (quase todos actualmente) porque ó limite legal de velocidade é 120km/h.

Ou seja, o formato nunca pode ser ilegal. O que pode ser ilegal é o que fazes com ele.

Toretto
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm

Mensagempor Toretto » sábado jul 25, 2009 2:49 pm

MidgardsormR Escreveu:
Gornoth Escreveu:

Mas pronto ganharam.

Pá, eu também tenho um quintal cheio de árvores de fruto e não percebo um crl daquilo, a não ser comer :lol:

Se o mp3 é ilegal, então a Amazon (só para citar um) já estava atolada de processos até aos colhões, uma vez que os tem lá para venda.

Mas de facto os polícias são uma coisa...
Eu também tenho um amigo que certo dia me disse, após se ter formado polícia, que não sacava cenas porque era ilegal. Uns meses passados perguntou-me se lhe arranjava o PES.
Imagem

Alvin Karpis
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado nov 03, 2007 9:23 pm

Mensagempor Alvin Karpis » sábado jul 25, 2009 3:08 pm

Toretto Escreveu:Eu também tenho um amigo que certo dia me disse, após se ter formado polícia, que não sacava cenas porque era ilegal. Uns meses passados perguntou-me se lhe arranjava o PES.

It's a trap. Abort! Abort!

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » sábado jul 25, 2009 5:11 pm

Eu não acho que os maus da fita sejam as editoras nem a industria musical. É óbvio que todo e qualquer negócio precise duma estrutura. Não faz sentido que de repente toda e qualquer banda que se forme tenha que ter em mãos todo o processo que envolve editar um disco ou organizar uma digressão. A começar pelas burocracias, factores legais, contactos, investimento inicial, e mil e um pormenores que envolve o negócio. Isso seria um desperdicio de tempo e dinheiro, e pouquissimas bandas teriam capacidade para se envolverem nisso tudo. A industria é necessária, o fim da industria e deixar cada banda por si seria terrível, porque deixaria as bandas sem o intermediário, e achar que sem o intermediário a ligação entre o produto e o consumidor seria mais eficiente e directa é bonito no papel, mas na prática seria um caos. O intermediário é preciso, como acho que é óbvio.

No meio desta questão toda, aquilo que me faz muita especie, é o constante atirar areia para os olhos. Como alguem disse, o vitimizar os artistas e o culpabilizar os ouvintes. O problema no meio disto tudo é a perda de controlo de mão de ferro que as editoras tinham, a partir de agora quer bandas quer os consumidores têm alternativas, as coisas já não são o caminho único que sempre foi nos ultimos anos. A industria estava baseada numa estagnação; gravação, video, rotação massiva na tv e na rádio, e as pessoas comprarem o CD. Porque não havia outra hipotese, havia o controlo de todos os meios, eles vendiam o que queriam, como queriam a quem queriam. E isso mudou. E como é óbvio, ninguem gosta de perder muito dinheiro certo, e sem grande trabalho. Nem sequer havia a prospecção das novidades, a busca da qualidade. Eles vendiam qualquer carinha laroca, através da repetição. Tinham o controlo de tudo.

A partir de agora as coisas passarão a ser como sempre foram, um mercado muito mais volátil, vários caminhos, várias opções, vários meios, várias formas de consumo, haverá a escolha de comprar mp3, comprar Cd's, comprar vinis... Qualquer consumidor passará a ter um vasto leque de opções, qualquer banda terá várias formas de se fazer divulgar, e a industria não terá um único caminho de negócio, já não terá a hipotese do negócio ser feito a velocidade de cruzeiro, terá que estar sempre atenta, sempre em busca da "next big thing" já não poderá ir atirando várias bandas até uma dar, porque basta uma pequena distracção e será ultrapassada sem apelo nem agravo pela concorrência. Ou seja, a partir de agora a industria tem que se mexer, tem que estar constantemente á procura da novidade, da nova banda, e acabou-se o controlo de todos os meios e todo o circuito por meia duzia de empresas. É óbvio que essa meia duzia de empresas não gostam desta nova perspectiva, e agarram no controlo que ainda têm e atiram areia para os olhos. Vitimizando as bandas, e culpabilizando os consumidores. Quando a realidade não é o que constantemente nos atiram para os olhos. Vendem-se menos CDs? Sim, a Britney Spears e afins vendem muito menos. Porque? Porque muitos dos Cds que seriam vendidos por ela, estão a ser vendidos por bandas, artistas e editoras que há 15 anos nunca teriam a exposição que hoje conseguem ter. E é apenas isso que se passa, o fim dum monopólio, e um monopólio não cai sem estrondo. Não é o fim da industria, nem o fim da música, nem o fim de nada além do fim dum monopólio. E isso só pode ser bom. A diversidade só trás vantagens seja no que for. Na Arte e na Musica então... nem se fala.
Imagem

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 2 visitantes