e sim é possível alcançar grandes velocidades com dois dedos, com bastante esforço. ah e ninguém ainda falou do harris
bass
-
LS [RIP]
hmm, um facto é q mesmo essa técnica do myung implica uma "inversão de marcha" o q não contradiz o q eu disse, até certo ponto
mas é uma técnica muito interessante, nem sequer sabia q era essa q ele usava
e sim é possível alcançar grandes velocidades com dois dedos, com bastante esforço. ah e ninguém ainda falou do harris
-
Svandis [RIP]
-
pjms [RIP]
tar a discutir qual a tecnica melhor ou mais rapida é irrelevante pq para mim qq uma delas é boa desde k bem aplicada....e k soe bem!!!
cada baixista usa a sua...somos todos diferentes e dai utilizar tecnicas diferentes! o Harris usa 1 tecnica k ao contrario k mta gente possa pensar ñ implica mt esforço....por isso é k ele a usa tanto.....um outro exemplo seria o Alex Webster! ele é bastante 3 dedos e a tecnica dele é incrivel....de 1994 no incrivel almadense....k foi a 1ª vez k o vi!!!
no slap por exemplo o Trujillo toca com a mão numa posição k é exactamente ao contrario de como, por exemplo o Claypool toca!!! ambos têm tecnicas incriveis!
....mas para kê 3 dedos se 1 bem usado pode ser muito util......
como em tantas coisas na vida....
cada baixista usa a sua...somos todos diferentes e dai utilizar tecnicas diferentes! o Harris usa 1 tecnica k ao contrario k mta gente possa pensar ñ implica mt esforço....por isso é k ele a usa tanto.....um outro exemplo seria o Alex Webster! ele é bastante 3 dedos e a tecnica dele é incrivel....de 1994 no incrivel almadense....k foi a 1ª vez k o vi!!!
no slap por exemplo o Trujillo toca com a mão numa posição k é exactamente ao contrario de como, por exemplo o Claypool toca!!! ambos têm tecnicas incriveis!
....mas para kê 3 dedos se 1 bem usado pode ser muito util......
como em tantas coisas na vida....
-
LS [RIP]
-
Slither [RIP]
- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
- Contacto:
Abnos Escreveu:a do harris n implica esforço? pois, implicar n implica, pq ele tem os 4 dedos bem treinados, mas se formos por ai, as tecnicas complicadas n implicam esforço pra quem as usa, pq já as dominam bem, lol
O Harris só usa 2
O 321-321 o que implica é muito treino a nível de dinamicas e acentuações já que a tendencia vai ser sempre acentuar a nota que for dada pelo anelar e em vez de acentuar-mos a 1ª de cada 4 notas vamos tar a acentuar todas as primeiras de cada 3, tipo PAM pam pam PAM pam pam ficando um conjunto de 4 notas (vou usar 8.) como: PAM pam pam PAM pam pam PAM pam... e dificilmente será esse o objectivo, á parte das tercinas/sextinas e cavalgadas.
PJMS, tas a falar muito e a nao dizer nada. Isso de "todas as tecnicas serem boas desde que bem aplicadas" e de "para kê 3 dedos se 1 bem usado pode ser muito util" é suposto ajudar o rapaz em quê?
-
LS [RIP]
oh memento, desculpa lá mas eu já vi o harris a tocar com 4 dedos (e tenho impressão q ele quase sempre toca assim). e várias músicas de maiden (tou-me a recordar por exemplo do riff do verso da flight of the icarus) necessitam quase obrigatoriamente do uso de 3 dedos.
quanto à técnica do digiorgio vs a do myung, pode realmente ter essa desvantagem q apontaste, mas é muito mais complicado estares a fazer como o myung faz, diria mesmo atrofiante. portanto não sei até q ponto será mais compensatória essa técnica do 3212, porque a do 321 é muito mais directa e natural para os dedos, o q pode resultar numa aceleração maior q com a 3212 q implica uma reviravolta de sentido a meio dum set de 3212's. não sei, com a técnica q o myung tem de certeza q resulta numa aceleração maior, mas para o "comum dos mortais" como eu, a do 321 é mais rápida e eficiente e com um bom treino nessa técnica apesar de se calhar o cansaço ser maior, o resultado é o mm a nivel de velocidade.
quanto à técnica do digiorgio vs a do myung, pode realmente ter essa desvantagem q apontaste, mas é muito mais complicado estares a fazer como o myung faz, diria mesmo atrofiante. portanto não sei até q ponto será mais compensatória essa técnica do 3212, porque a do 321 é muito mais directa e natural para os dedos, o q pode resultar numa aceleração maior q com a 3212 q implica uma reviravolta de sentido a meio dum set de 3212's. não sei, com a técnica q o myung tem de certeza q resulta numa aceleração maior, mas para o "comum dos mortais" como eu, a do 321 é mais rápida e eficiente e com um bom treino nessa técnica apesar de se calhar o cansaço ser maior, o resultado é o mm a nivel de velocidade.
- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
O que o Harris faz é usar os dedos de forma dupla como o Geddy Lee (que usa maioritariamente um só dedo). As in: dedo um ataca para cima, dedo um ataca para baixo, dedo dois para cima, dedo dois para baixo. A forma como ele posiciona a mao é que dá a impressao de que usa mais dedos mas isto ja foi discutido ad nauseum em foruns da especialidade
Quanto a 321 vs. 3212 eu proprio defendi o que tu acabaste de dizer (até referi a possibilidade teorica de aumento de 33.3333...% de velocidade), só acrescentei que requer mais treino numa fase inicial. Quanto ao cansaço a mais nao se verifica, porque no 321 os dedos sao todos usados por igual enquanto no 3212 o dedo 2 é (mais) usado vez-sim-vez-nao havendo um desiquilibrio a esse nivel. Porem esse mesmo desiquilibrio é atenuado pelo facto do dedo medio ser mais forte que o anelar.... e podia ficar nisto o dia todo que ia ter ao que disse no meu primeiro post: a melhor tecnica é aquela com que a pessoa em questão se sentir mais confortavel
Quanto a 321 vs. 3212 eu proprio defendi o que tu acabaste de dizer (até referi a possibilidade teorica de aumento de 33.3333...% de velocidade), só acrescentei que requer mais treino numa fase inicial. Quanto ao cansaço a mais nao se verifica, porque no 321 os dedos sao todos usados por igual enquanto no 3212 o dedo 2 é (mais) usado vez-sim-vez-nao havendo um desiquilibrio a esse nivel. Porem esse mesmo desiquilibrio é atenuado pelo facto do dedo medio ser mais forte que o anelar.... e podia ficar nisto o dia todo que ia ter ao que disse no meu primeiro post: a melhor tecnica é aquela com que a pessoa em questão se sentir mais confortavel
- Quetzalcoatl
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sexta mai 16, 2003 1:36 pm
[quote="otnemeM"]O que o Harris faz é usar os dedos de forma dupla como o Geddy Lee (que usa maioritariamente um só dedo). As in: dedo um ataca para cima, dedo um ataca para baixo, dedo dois para cima, dedo dois para baixo. A forma como ele posiciona a mao é que dá a impressao de que usa mais dedos mas isto ja foi discutido ad nauseum em foruns da especialidade

- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Pois, agora imagina que eu decidia dizer que essa era a melhor tecnica e que todos a deviam usar, ou o mesmo para o caso do Jack Bruce e do Geddy Lee* só usam um dedo
btw, o Harris nao usa sempre o flick flack dos dedos... depende da situação
* - nas partes mais rapidas, ele usa o segundo dedo. Já que falo no Geddy Lee, aqui aconselho a tocar Rush. É um bom desafio
Sources assim de repente:
TalkBass
Active Bass (em cache)
btw, o Harris nao usa sempre o flick flack dos dedos... depende da situação
* - nas partes mais rapidas, ele usa o segundo dedo. Já que falo no Geddy Lee, aqui aconselho a tocar Rush. É um bom desafio
Sources assim de repente:
TalkBass
Active Bass (em cache)
- Einherjer
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
- Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
- Contacto:
este tópico está a ir longe...
já falam de coisas que sao completo chinês para mim...
ainda dou um nó aos dedos sem querer...
mas obrigado...
a vossa ajuda está a ser como o anel...
preciosa.....................

já falam de coisas que sao completo chinês para mim...
ainda dou um nó aos dedos sem querer...
mas obrigado...
a vossa ajuda está a ser como o anel...
preciosa.....................
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien
-
Rune [RIP]
- Sacred-Steel
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 6:53 pm
- Contacto:
O que o Harris faz é usar os dedos de forma dupla como o Geddy Lee (que usa maioritariamente um só dedo).
A técnica do Harris é baseada na do Geddy Lee, ele próprio já disse isso.
O Alex Webster realmente é muito técnico, e precisamente no DVD que vem com o The Wretched Spawn tem lá cada cena dele...
Mas há um que ainda não falaram, e que para mim tem a melhor técnica de mão esquerda do mundo: Billy Sheehan. Uma vez vi um Workshop dele, no Cinema do Terço, no Porto, e até me passei! A força que ele tem nos dedos é incrivel, quase nem precisa da mão direita para sacar um som potente do baixo.
Heavy Metal He-Man vs Heavy Metal do Francisco Louçã do Metal Português
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 54 visitantes