Black Metal & Tolkien

Maynäh Namäh [RIP]

Mensagempor Maynäh Namäh [RIP] » quarta jun 29, 2005 10:45 pm

de facto sempre que estou a ler os livros ou a ver os filmes sempre que entrão os Nazguls em cena entro em delirio , ehehehehhe , fascina-me totalmente !

Mas de facto , este assunto da abrangençia dos fãs da obra é fenomenal ,
ja discuti isso em muitos foruns Tolkienianos, e de facto acho interesantissimo , de facto entre os + de 100.000.000 de leitores apaixonados por este mundo , a diversidade é brutal e as diferenças entre os fans é fenomenal, de factyo todos iguais todos diferentes !

portuguesas , os D.O.R. ( a 2 demo saiu agora á pouco tempo ) , cujo nome vem do black speech de mordor,

:wink:

Demoniac_LL [RIP]

Mensagempor Demoniac_LL [RIP] » quinta jun 30, 2005 3:30 am

Eu apenas encaro a relação entre o BM e o LOTR como uma coincidência, na volta uns só gostaram do nome, alguns podem apenas ter ficado inspirados depois de o lerem.......mas LOTR não é um nucleo essêncial do BM.

Também acho que a Svandis disse tudo, mas também com aquele avatar que ela tem....que iria discordar de algo que ela fosse escrever.

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » quinta jun 30, 2005 8:48 am

:oops:

Maynäh Namäh [RIP]

Mensagempor Maynäh Namäh [RIP] » quinta jun 30, 2005 9:09 am

atenção que é obvio que penso que tolkien não é parte essencial no bm , nem nada que se pareça!

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » quinta jun 30, 2005 10:19 am

http://www.doom-metal.com/bandlist_entry.php?id=62

como vêm até no doom metal há bandas dessas

eu diria q tolkien é um elemento conceptual do metal quando tenta abranger temas mais épicos, assim como a mitologia nórdica o é. não é um elemento fundamental, é apenas uma escolha temática. blind guardian também tem uns quantos temas inspirados por tolkien.

quanto ao caso summoning (de q sou um enorme fã), é de notar que nem todas as músicas deles são sobre tolkien, há algumas (2 ou 3) no "Let Mortal Heroes Sing Your Fame" baseadas noutras obras de fantasia e summoning no inicio nem sequer tinha intenção de ser uma banda de tributo a tolkien. o próprio silenius disse uma vez numa entrevista que isso apenas aconteceu, mas não limitavam o seu universo lirico a tolkien, por enquanto era assim q as coisas estavam, mas um dia provavelmente mudariam.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quinta jun 30, 2005 10:43 am

E o guardador dos 7 aneis dos Abóboras Laranja?

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » quinta jun 30, 2005 10:48 am

Tolkien inspired, of course!!!

AKM T. [RIP]

Mensagempor AKM T. [RIP] » quinta jun 30, 2005 10:04 pm

Só um reparo: Abigor não têm nada de nada que ver com Tolkien. Nem o nome já que este deriva da Goetia como um dos nomes pelo qual é conhecida a entidade Eligos. Zero a ver com Tolkien! E creio que mais meia dúzia de bandas aí citadas assim como Abigor (que conheço profundamente e admiro) não têm nada que ver com a temática de Tokien, nem de nome sequer.

Já os igualmente austriacos Summoning sim são dos mais conhecidos dentro do metal obscuro pois todo o seu conceito e sonoridade é baseado na obra de Tolkien. Curiosamente alguns dos membros de Summoning transitaram entre os Abigor. Mas creio que nem meteste aí Summoning na lista.

Fica o reparo só para haja coerência no que se discute.

Quanto ao tópico, acho que a grande maioria das bandas apelam ao lado sombrio da obra de Tolkien como que de um paradigma em relação ao que é a obscuridade na sua música se tratasse... A única banda que conheço que se baseia também na obra de Tolkien para além desse lado mais obscuro são os Summoning e o nome paradoxalmente nem deriva sequer de Tolkien. Em relação a todas essas outras bandas que usam nomes de locais emblemáticos/simbólicos (Gorgoroth, Minas Morgul, Angmar, etc...) ou de personagens (Azaghal, Sauron, Carcharoth, etc...) creio não serem influenciadas senão pelo que disse acima, em alguns casos é só nome mesmo que de concepção lírica nem perto andam da temática de Tolkien.

Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 12, 2003 8:13 pm
Contacto:

Mensagempor Aiwass » sexta jul 01, 2005 12:50 am

Esses nomes de bandas e de discos sacados de Tolkien parecem-me uma tremenda falta de imaginação. Adoptar uma obra dele e fazer um disco sobre isso, como no caso de Blind Guardian, pode ser interessante. Agora pegar nos calhamaços para procurar nomes e escolher o que ainda não foi escolhido por outro nerd norueguês não me parece muito imaginativo.

Se Tolkien os inspira tanto, porque é que não os inspira a fazerem como ele e a puxarem pela imaginação. Não digo que escrevam livros e criem mundos como ele, mas pelo menos o nome de uma banda.

Faz-me lembrar aquela malta que acampa à porta dos cinemas para ir ver os filmes no primeiro dia, seja do Tolkien, do Star Wars ou até o lançamento da nova Playstation.

Como diriam os Gorefest, get a life
Set the controls for the heart of the Sun.

http://loudmagazine.net/

Errante
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mar 05, 2004 12:54 pm

Mensagempor Errante » sexta jul 01, 2005 2:02 am

O próprio nome de Darkthrone foi baseado no senhor dos aneis. Começaram a Trend.

AKM T. [RIP]

Mensagempor AKM T. [RIP] » sexta jul 01, 2005 6:00 am

Aiwass Escreveu:Esses nomes de bandas e de discos sacados de Tolkien parecem-me uma tremenda falta de imaginação. Adoptar uma obra dele e fazer um disco sobre isso, como no caso de Blind Guardian, pode ser interessante. Agora pegar nos calhamaços para procurar nomes e escolher o que ainda não foi escolhido por outro nerd norueguês não me parece muito imaginativo.

Se Tolkien os inspira tanto, porque é que não os inspira a fazerem como ele e a puxarem pela imaginação. Não digo que escrevam livros e criem mundos como ele, mas pelo menos o nome de uma banda.

Faz-me lembrar aquela malta que acampa à porta dos cinemas para ir ver os filmes no primeiro dia, seja do Tolkien, do Star Wars ou até o lançamento da nova Playstation.

Como diriam os Gorefest, get a life

"Get a life". E se a "life" for mesmo um completo vazio e preferirem entrar em catarse e idealizarem-se no mundo de Tolkien como um Melkor, ou outro ser maléfico à escolha?

Como um qualquer diria:

"Who cares..."

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » sexta jul 01, 2005 10:02 am

Não é Black Metal mas há uma banda em que a influência de Tolkien roça o plágio... RHAPSODY.

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » sexta jul 01, 2005 10:10 am

Hekatomb Escreveu:Só um reparo: Abigor não têm nada de nada que ver com Tolkien. Nem o nome já que este deriva da Goetia como um dos nomes pelo qual é conhecida a entidade Eligos. Zero a ver com Tolkien! E creio que mais meia dúzia de bandas aí citadas assim como Abigor (que conheço profundamente e admiro) não têm nada que ver com a temática de Tokien, nem de nome sequer.

Já os igualmente austriacos Summoning sim são dos mais conhecidos dentro do metal obscuro pois todo o seu conceito e sonoridade é baseado na obra de Tolkien. Curiosamente alguns dos membros de Summoning transitaram entre os Abigor. Mas creio que nem meteste aí Summoning na lista.

só o silenius. mas há uma ligação se bem q ligeira com tolkien da parte dos abigor: o nome da primeira demo é "Ash Nazg" :wink:

Legião
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mai 03, 2004 11:50 am

Mensagempor Legião » sexta jul 01, 2005 11:41 am

Na entrevista do Varg ele fala dessa relação com o universo Tolkien, de como ele comparava os Finlandeses, loirinhos e bonitos com os Elfos e os Noruegueses, mais rudes e barbaros com os Orcs. Ele e o pessoal da black metal mafia da altura iam para a floresta á noite, faziam fogueiras e passavam a noite a lutar com espadas de pau e a correr pelo meio das florestas, tanto que os vizinhos diziam que eles faziam rituais satanicos, quando no fundo eram putos a brincar as batalhas do Tolkien.
Não tenho a certeza, mas acho que o Tolkien é que inventou este conceito de fantasia moderno, dos elfos, orcos, anões, dragões e o camandro, daí que a influencia no metal em geral é muito grande!!!

Maynäh Namäh [RIP]

Mensagempor Maynäh Namäh [RIP] » sexta jul 01, 2005 4:59 pm

sem contar com as mitologias nordicas , trolls e lá lá , Tolkien , não inventou a fantasia moderna , tolkien foi considerado O inventor da fantasia! ( antes praticamente so havia Beowulf que é um conto anglo - saxão )

Tb convem frisar que a literatura Tolkieniana , tem muito mas mesmo muito de paganismo !

Nunca me esquecerei de uma frase de tolkien , á qual eu concordo absolutamente...

" a pior coisa da historia foi a invenção do motor a combustão"

:wink:

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes