David Nebreda - Retratar a Dor

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » segunda out 03, 2005 12:12 pm

Ó Abnos,é obvio q a moral é inerente ao Homem mas essa moral está com cada um e nao tem nada de universal.

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » segunda out 03, 2005 12:48 pm

Lord_Phobos Escreveu:Ó Abnos,é obvio q a moral é inerente ao Homem mas essa moral está com cada um e nao tem nada de universal.

um esquizofrénico n está fora da sua sociedade nem rompe com as barreiras dela, como muita gente aqui está a deduzir, toma isso em atenção :wink:

é apenas aparente a exclusão e apenas existe na cabeça do esquizofrénico.

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » segunda out 03, 2005 1:47 pm

Fora ou dentro ... o que é que isso interessa para o caso ? É óbvio que é utópico existir alguém 100% misantropo. Mas como tu dizes .. está tudo na cabeça dele. Talvez seja essa a prisão dele .. não achas? Talvez a mente seja um dos melhores estabelecimentos prisionais alguma vez feitos. Afinal deus é perfeito. Tu fazes parte daquele conjunto de pessoas que rejeita completamente a obra dele ... e então ? É a tua perspectiva pessoal. Se calhar um dos objectivos na arte é propocionar ao ser humano a libertação do seu EU, da sua opinião, individualismo ... Não sei.

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » segunda out 03, 2005 2:17 pm

Bem para quem pode\quer perder algum tempo- http://www.reconstruction.ws/051/jones.shtml

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » segunda out 03, 2005 2:23 pm

Abnos Escreveu:e n é uma questao de coragem einherjer, tás a dizer um disparate completo. há mais de cobardia nestas pessoas do q de coragem, vão-se informar sobre a esquizofrenia e perceberão pq digo isto.

disparate é tu fazeres um diagnóstico sem teres acesso ao doente...
esquizofrénico? talvez... mas nós aqui apenas o podemos supor.
mas novamente relembro que é a sociedade que impõe ao individuo o seu conceito de normalidade e de sanidade... um exemplo?
hoje em dia fala-se do pedófilo como um doente. no entanto, na antiga grécia, tal prática não só era permitida como até era sinal de status...
em relação à moral, apenas volto a perguntar: que moral? define a moral pela qual tu reges a tua vida, por exemplo... és capaz?
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » segunda out 03, 2005 6:48 pm

Não haja dúvida que a esquizofrenia é o saco para onde se deitam uma data de doenças ainda mal balizadas pela psiquiatria moderna, e PRINCIPALMENTE pelo senso comum e conversa de café. Tem visões? É esquizofrénico? É masoquista? É esquizofrénico. É violento? É esquizofrénico!

Não tenho muito mais a acrescentar ao que já foi discutido. Já o post inicial dizia, uns detestam, e outros adoram! Tenho a acrescentar apenas que deviam colocar os vossos "diagnósticos" de lado, pois ninguém tem um diagnóstico formal sem ser detalhadamente observado por quem de direito. Os fenómenos de masoquismo observam-se em múltiplas perturbações psiquiátricas, sejam elas sob a forma de doenças especificas ou apenas como perturbações da personalidade.

YX [RIP]

Mensagempor YX [RIP] » terça out 04, 2005 12:55 am

Bem "dizido", Amphion.

A relação ética/estética, associação/dissociação do Bom e do Belo, é dos assuntos que mais me interessam e, sem dúvida, que o trabalho deste senhor abre caminho a novas discussões neste âmbito. Logo por aí, já tem mérito, e não tenho dúvidas quanto ao facto de ser Arte na verdadeira acepção da palavra.

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » terça out 04, 2005 2:00 am

(OK, O TEU AVATAR RULA!!!!)

YX [RIP]

Mensagempor YX [RIP] » terça out 04, 2005 2:21 am

( O TEU TAMBÉM NÃO ESTÁ NADA MAU!!)

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » terça out 04, 2005 9:35 am

Einherjer Escreveu:
Abnos Escreveu:e n é uma questao de coragem einherjer, tás a dizer um disparate completo. há mais de cobardia nestas pessoas do q de coragem, vão-se informar sobre a esquizofrenia e perceberão pq digo isto.

disparate é tu fazeres um diagnóstico sem teres acesso ao doente...

isso é atirar areia para os olhos das pessoas... eu só me limitei a "diagnosticar" (mais a aproveitar o diagnóstico já feito do q a diagnosticar, e falei sempre em termos de psicoses, só referi esquizofrenia quando contextualizei o q vocês falavam) baseado no q se disse aqui e no q vcs discutiram.

e se a pedofilia hoje é considerada patologia, prefiro pensar q algo para melhor mudou na mentalidade das pessoas para ter passado à condição de parafilia entretanto, com todo os problemas q se conhecem associados. mas eu pessoalmente não acho q isso tenha nada q ver para a conversa.

em relação a q moral digo q isto é imoral? em relação à dele. agora n m peçam é para definir a moral aqui porque isso é o mesmo q pedir para definir as regras de uma sociedade. creio q é mais simples descartar isso neste pequeno espaço, do q tar a defender como eu defendo q elas são importantes para o bom funcionamento dos individuos, n é? :roll:

só sei é q por ter dito uma palavra no meio da frase q nem sequer era uma ideia central do q eu dizia, instalou-se logo aqui um polémica do camandro!

venahemi
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo fev 20, 2005 8:23 pm

Pathos

Mensagempor venahemi » terça out 04, 2005 11:23 am

Que o homem é um artista não ponho em dúvida. O diagnóstico e tratamento ou a recusa deste é que são questoes mto complicadas. P.ex., quanto ao diagnóstico, um médico responsável pelo centro de tratamento de agressores sexuais na Bélgica dizia que o comportamento de dominação/ humilhação, consensual ou não, em contexto sexual, é sempre patológico (o índice de doenças mentais DSM-IV-TR traz um item B: http://www.behavenet.com/capsules/disor ... dismTR.htm). Em casos de agressão sexual, o tratamento (incluindo em alguns casos a "castração química") é obrigatório. Se alguém se dirige c idéias suicidas a um serviço de urgência, deve ser observado por um psiquiatra.

Quanto ao tratamento, as considerações morais terão lugar ao decidirmos por cirurgia, aborto ou eutanásia. Em condições ideais, transexuais, doentes terminais, apotemnofílicos (v. Pungent Stench - Ampeauty) é que discutam e decidam sobre a sua integridade física (nestes casos nem se põe a questão do conflito com interesse de terceiro como no caso do aborto e sim a oposição de consciência por parte do médico, os riscos de um procedimento caseiro por "travesti cirurgião" etc) e cheguem a uma conclusão. Mesmo se a condição resultante é irreversível, uma vez assinado o consentimento informado o problema está teoricamente resolvido e o patológico não é necessariamente algo a ser evitado por todos os meios. Também não será sempre assim: há sempre imprevistos e risco envolvido, a abordagem deve ser individualizada.

Mas se a pessoa ainda por cima resolve o seu próprio problema, satisfatoriamente para ela, the rest is silence, livre arbítrio é princípio fundamental e não nos cabe qualquer juízo de valor. http://www.thephilosophyclinic.com/whenless.html
:cheers:

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » terça out 04, 2005 12:05 pm

E quanto ao Van Gogh?O homem era doente,sera q tb nao é arte oq ele fazia?

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Mensagempor Intifada » terça out 04, 2005 12:38 pm

O senhor é doente, se lhe foi diagnosticado esquizofrenia, provavelmente, não terá noção da realidade, da dor, da moral... logo, tudo o que ele "cria" (de forma inconsciente) será fruto de uma irracionalidade e de uma alienação tal que noção de arte/estética/criação/exibicionismo não fará parte do seu processo criador, logo, não pode (na minha humilde opinião) ser considerado arte, muito menos quando o criador não o faz com tal intenção.

Porque motivo muitos o acham genial e consideram arte estas imagens fruto de estados mentais alucinatórios? Porque provavelmente reveêm nessas imagens algo muito intimo e pessoal, mas que devido à moral/medo/sociedade/cobardia/etc... não conseguem ou desejam experimentar fisicamente.

Por outro lado, se o senhor tem consciência da "arte" que produz, se o faz com uma intenção bem especifica de exibir/publicar/sobreviver com a arte... é um farçola, que se esconde numa suposta doença, numa suposta filosofia ou estilo de vida (ou negação da mesma).

Seja qual for o caso, trata-se de violência/dor/tortura gratuita, sem qualquer conteúdo, valor ou genialidade. Trata-se de bestialidade sem sentido.

(tudo isto na minha opinião e sem querer ofender alguem!)

venahemi
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo fev 20, 2005 8:23 pm

capacidades

Mensagempor venahemi » terça out 04, 2005 1:55 pm

P mim é um "nu artístico" expressivo, bem maso, com mérito próprio. Sobre a esquizofrenia, a medicação pode ser eficaz (soube de um colega psiquiatra a exercer a especialidade e nao é o único).
:cheers:

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » terça out 04, 2005 2:08 pm

O senhor é doente, se lhe foi diagnosticado esquizofrenia, provavelmente, não terá noção da realidade, da dor, da moral... logo, tudo o que ele "cria" (de forma inconsciente) será fruto de uma irracionalidade e de uma alienação tal que noção de arte/estética/criação/exibicionismo não fará parte do seu processo criador, logo, não pode (na minha humilde opinião) ser considerado arte, muito menos quando o criador não o faz com tal intenção.

Pah,se as fotos nao têm noçao estetica... D qualquer das formas a auto-mutilaçao nao toma parte na criaçao. Mais uma vez deixo o Link

http://www.reconstruction.ws/051/jones.shtml

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes