A Psicologia de Massas do Fascismo

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » quarta fev 02, 2005 11:14 pm

E já agora, fico admirado com tanta gente neste meio gostar de mitológia nórdica e não a conseguir relacionar com a idologia nazi que lhe foi directamente inspirada.

Não atires areia para os olhos, homem. Eu escrevi isso? Disse que quem perceber de mitologia nórdica encontra bases da ideologia nazi. Mais dúvidas lês o Mein Kampf ou um compêndizinho da dita mitologia.

Ou espero que tu indiques essas "bases". Fiquei curioso.

E essa dos saudosistas otários, fica-te mal e faz-te perder a razão, ao ser direcionada á minha pessoa.

Quem é que disse que foi para ti ? A não ser que tu sejas um desses saudosistas, algo que eu não conclui após o teu discurso.

. Se o deixaram, não terá sido porque gostavam dele?

se o Salazar foi ao início tao bem aceite pelo povo a responsabilidade foi somente dos políticos ditos liberais, quiseram a Republica e a Democracia mas afinal só queriam "poleiro"!

Em suma ... querem desculpar o regime que tivemos antes do 25 de Abril. Esquecem-se quem é que sofreu nas mãos deste. Trabalhadores, agricultores, gente inocente, sem poder ... agora, em 2004, talvez vos seja dificil perceber porquê que tamanho regime durou tanto tempo. Mas se tiveram a oportunidade de ver a série que passou recentemente na SIC, concerteza repararam o quanto dificil era organizar manifestaçoes, ou greves ou o que seja naquele tempo. Era obvio que parte da populaçao no país (a que nao estava na merda, e tinha sempre comida no prato) defendia este regime.

O que se deve criticar, não é o 25 de Abril ... mas sim no que se tornou Portugal no pós 25 de Abril. Mesmo que, obviamente, muitas coisas tenham melhorado, também é óbvio que há muita coisa que está mal neste sistema podre. [/quote]

Razor
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda set 27, 2004 9:35 pm

Mensagempor Razor » quarta fev 02, 2005 11:29 pm

Epá, eu nao quero desculpar o Salazar! Estava apenas a referir-me às circunstancias que o levaram ao poder. Eu sei que se pudessem tinham-no tirado de lá (até tentaram matá-lo com uma bomba) mas a verdade é que no início o Salazar foi bem aceite porque trouxe estabilidade política. O pior foi o que veio depois...

Morgana
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta jan 21, 2004 1:13 pm
Contacto:

Mensagempor Morgana » quinta fev 03, 2005 4:16 am

Hitler também.
«Morality is herd instinct in the Individual»

Back to the Grave e-Magazine
http://www.grave.kom.pt
http://www.backtothegrave.deviantart.com

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » quinta fev 03, 2005 9:07 am

Abracadaver Escreveu:E Svandis, nada pessoal, obviamente, mas alguns reparos ao que escreveste:
Tens portanto orgulho do 25 de Abril? Acho muito bem, mas antes desse orgulho, porque não ter vergonha? Vergonha daquilo que todos se esquecem:
Nem Salazar, nem Hitler, nem nenhum papão bicho mau que chega ao poder cai lá de pára-quedas. O povo quis Salazar como líder. O líder mudou? Tomassem medidas e não esperassem 40 anos. Para ti e muitos outros o raciocinio poderá não ser tão fácil pelo envolvimento de familiares e afins, mas a lógica é esta.

E já agora, aqui pareceste mais Nazi do que o Hitler:
O Razor diz:
"Para quem? Para nababos como o Cunhal que nunca fez nenhum e toda a vida viveu à custa da URSS? Para o Fidel e seus familiares? Para os quadros superiores do PC chines?"
Ao que respondes:
"Não, meu caro. Para mim. Que só por acaso de certeza q serei menos nababa q tu."

E com isto voltasse ao que disse sobre o Nietzsche:
Primeiro eu, e que se fodam os milhares de mortos e afins.

Abracadaver, sabes ler????? Eu tenho orgulho nesse meu familiar que entrou em Lisboa no dia 25 de Abril de 74 em cima de um tanque, com um cravo na arma, familiar esse que era completamente adverso ao comunismo, marxismo e leninismo, mas que viu e sentiu na pele q aquela revolução pacifica era a única forma de se conseguir acabar c certas. Nunca me ouviste/viste dizer q eu sentia orgulho do 25 de Abril, isso n vem ao caso, eu estava a falar de membros da minha familia que se calhar passaram na pele situações que nem te passam pela ideia, coisas que nem deves conseguir conceber (se estou errada peço desculpa). O pós revolução é outro assunto, nem vou entrar nele pois tenho pra mim que tudo foi excessivamente mal feito, por gente irresponsavel e com as ideias inflamadas.
E quem te disse a ti que eu não sou mais Nazi do que o Hitler? Quem te disse a ti que eu n sou um raio de uma xenófoba? Agora, desculpa lá mas levas tu com uns reparos:
1)NUNCA me ouviste dizer q me orgulho ou não do 25 de Abril, só me ouviste dizer que me orgulho de familiares meus que a bem ou a mal tiveram de se sujeitar a essa data e aos acontecimentos. E até te posso dizer que eu sei onde estava no 25 de Abril, e é uma das maiores e mais assustadoras memórias q tenho da minha infancia.
2) Conhecendo pessoalmente em relatos de primeira mão aquilo que a PIDE fazia, e o que se passava dentro da prisão do Tarrafal, (assim como o q se passava na Sibéria e em Gulag - estes últimos são relatos dos anos 80) não consigo deixar de me sentir ofendida com quem chama nababo a um gajo que se foi pago (a coisa funcionava em regime de salario) pela URSS, cumpriu com as suas obrigações para com a entidade pagadora. Qdo trabalhas, recebes um salario, certo? E isso foi o q se passou c o Alvaro Cunhal - trabalhou e muito (repara q n estou a concordar/discordar, apoiar/criticar) e foi pago por isso. Duvido q o dinheiro que recebeu tenha apagado ou compensado aquilo que já referi.
3)O que é que a mitologia nórdica, nomeadamente as lendas das Eddas, que é aquilo que eu aprecio (Ases e Vanirs, deuses e gigantes) têm a haver com o Hitler? Do meu ponto de vista muito pouco.
4)Em que é q eu te dei a ideia de que não era de extrema direita ou Nazi? Nunca me viste defender qq tipo de doutrina ou ideologia politica - apenas individuos.
Merci pela atenção e desculpem lá qq coisinha...

Quetzalcoatl
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta mai 16, 2003 1:36 pm

Mensagempor Quetzalcoatl » quinta fev 03, 2005 9:12 am

Tenho mais apreço pelos Homens e Mulheres que defenderam a patria na I Grande Guerra e Ultramar do que os "corajosos" soldados que fizeram o 25 de Abril...!

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » quinta fev 03, 2005 9:38 am

pá....... antes de mais, "estrema direita" é extrema direita, e "facismo" é fascismo :P

primeiro, falho em entender o q é q um austriaco tem a ver com mitologia nordica... remetes para nietzsche, e é bem sabido q muito do mein kampf foi inspirado em nietzsche, mas o q é q nietzsche tem a ver com isso tudo? salvo interpretações de arianismo q muitas bandas de black metal atribuíram à mitologia viking, acho q nem o nietzsche nem o hitler alguma vez pensaram em tais ligações... politica n tem nada a ver com mitologia, e o nietzsche nunca se preocupou muito com a defesa dos deuses. alias, ele acreditava mais no monoteismo do q no politeismo, achava era q todos os monoteismos estavam mal construidos. quem entenda de filosofia q se pronuncie, q eu entendo pouco, mas o pouco q entendo dá pra ver q as coisas não são assim.

segundo, é de facto verdade q o pós-25 de abril foi extremamente caótico e a organização politica e social esteve completamente impregnada de ideias histéricas de liberdade e comunismo. mas n era pra mais, e não creio q isso constitua vergonha pra nós. vergonha é sermos o pais mais atrasado da europa devido grandemente às politicas educativas do salazar q queria fazer de portugal um celeiro de camponeses estupidos.

terceiro, o ultramar foi uma das maiores vergonhas de portugal, e ter mandado pra lá gente só aumentou mais ainda essa vergonha. e vergonhoso é nos dias de hoje muito do q se faz pelas ex-colónias, q queriam tanto independência mas quando lhes acontece porcaria vêm-se xorar para portugal e para as suas supostas obrigações para com eles.

Quetzalcoatl
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Quetzalcoatl » quinta fev 03, 2005 9:56 am

Desculpa la bonos mas nao sei que vergonha e essa... As nossas cidades coloniais eram mais cosmopolitas e avançadas que Lisboa actualmente... A independencia so veio trazer o que ves hoje em dia nesses Paises...que temos que reconstruir e dispender dos nossos impostos para os ajudar!!
Fomos defender o que era nosso ha decadas e decadas!! Nosso territorio!! Numa epoca em que o nome de Portugal era respeitado pela grandiosidade do seu Imperio! Agora so se for respeitado no futebol ....

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » quinta fev 03, 2005 10:27 am

Tolteca Escreveu:Desculpa la bonos mas nao sei que vergonha e essa... As nossas cidades coloniais eram mais cosmopolitas e avançadas que Lisboa actualmente... A independencia so veio trazer o que ves hoje em dia nesses Paises...que temos que reconstruir e dispender dos nossos impostos para os ajudar!!
Fomos defender o que era nosso ha decadas e decadas!! Nosso territorio!! Numa epoca em que o nome de Portugal era respeitado pela grandiosidade do seu Imperio! Agora so se for respeitado no futebol ....

mais avançadas n digo, mas mais ricas, sem duvida alguma, e sim é uma vergonha realmente certas posições de portugal quanto ao ultramar. n vejo nenhum país mais a n sermos nós com coisas destas com ex-colónias.

Fomos defender ou tentar recuperar? é q tar a lutar contra os proprios habitantes do pais numa de "ah vcs sao nossos, n pensem q podem fugir ao nosso dominio" não entra bem na minha definição de "defender"

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » quinta fev 03, 2005 10:53 am

ANGOLA É NOSSA!!!!!

:lol:
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

Quetzalcoatl
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Quetzalcoatl » quinta fev 03, 2005 11:32 am

Se nao fossemos nos...ou alguem a conquistar o territorio...ainda andavam em tribos a tentarem conquistar territorio uns aos outros..é inevitavel...!!

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » quinta fev 03, 2005 12:05 pm

antes isso q acabarem como áfrica do sul. europa é europa, áfrica é áfrica

Sacred-Steel
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mai 18, 2004 6:53 pm
Contacto:

Mensagempor Sacred-Steel » quinta fev 03, 2005 3:30 pm

Tenho mais apreço pelos Homens e Mulheres que defenderam a patria na I Grande Guerra e Ultramar do que os "corajosos" soldados que fizeram o 25 de Abril...!

De relembrar que o motivo inicial da Revolução, antes de ser apropriada pelo PCP, era apenas e tão só acabar com a guerra em África.

e sim é uma vergonha realmente certas posições de portugal quanto ao ultramar

Sim, nomeadamente porque apenas 3 países queriam ser independentes: Angola, Moçambique e Guiné.
O sr. Mário Soares e o Sr. Almeida Santos, é que decidiram dar a independência a S. Tomé e Cabo Verde, sem eles nunca a terem exigido. Mais, o Mário Soares, decidiu atribuir Cabinda a Angola, quando eles não têm nada a ver com Angola, nem querem pertencer a Angola, e mais, até apresentaram recentemente uma petição para voltarem a ser uma colónia portuguesa. Quem esteve atento nas últimas semanas de certeza que ouviu falar nisso.

Para não falar da asneira que o mesmo Mário Soares fez, ao entregar o poder de Angola ao MPLA, só porque era a facção que estava em Luanda, quando se sabia, que a UNITA tinha mais poder militar, e que haviam chegado a um acordo para um governo de unidade. Claro que as tendências Estalinistas do MPLA vieram ao cimo. e logo trataram de pediro aos seus correlogionários para defender o poder que lhes caiu do céu. E depois lá foram os cubanos...
Heavy Metal He-Man vs Heavy Metal do Francisco Louçã do Metal Português

Ego Liberare [RIP]

Mensagempor Ego Liberare [RIP] » quinta fev 03, 2005 3:36 pm

Tolteca Escreveu:Tenho mais apreço pelos Homens e Mulheres que defenderam a patria na I Grande Guerra e Ultramar do que os "corajosos" soldados que fizeram o 25 de Abril...!

Hmmm. Ora bem... acho que é hora de uma lição de história.

Quanto à I Guerra Mundial:

Como sabemos, os primeiros anos da República foram uma época de grande instabilidade, não só política como económica, e portanto também social. Afonso Costa, que na altura estava no poder, viu na I GG a oportunidade de Portugal se afirmar na Europa (coisa que curiosamente ainda hoje se anda a tentar - irónico, não?). Além disso, Afonso XIII de Espanha andava a pensar anexar este rectângulo à beira mar plantado a Espanha. A Alemanha, como se sabe, desde os tempos do Mapa Cor-de-Rosa que queria as colónias portuguesas. É claro que a I GG é vista pela Alemanha como uma oportunidade para chegar a esse fim.

Ora a própria Inglaterra, com a qual Pt tinha uma aliança, não quer que Pt entre na guerra. Por motivos muito simples: a força bélica de Portugal é absolutamente ridícula quando comparada com os custos que a Inglaterra ia ter de arcar para proteger as tropas portuguesas. Portugal simplesmente não tem peso militar.

Mas enfim, o governo da altura fazia mesmo questão de entrar na guerra e através de manobras diplomáticas e da confiscação de uns barcos alemães ancorados no Tejo lá se conseguiu. (Note-se que esses barcos fizeram uma diferença abismal no peso militar de Portugal).
A Alemanha pica-se e pronto, estamos em guerra. Oh Joy.

Lá vão uns quantos desgraçados que em vez de morrer de fome num Portugal instável e empobrecido, escolheram alistar-se e morrer de fome noutras paragens. Mal preparados e equipados, ficaram meses e meses na frente sem serem rendidos por ninguém.
A Inglaterra obviamente pouco queria saber desta gente.

Entretanto, já que estávamos em guerra, arcávamos com as suas consequências. Portugal piora a sua situação de empobrecimento com as privações que dela advêm inevitavelmente.

Depois, em 1917 muda-se o governo por cá. Surge esse paladino populista e germanófilo chamado Sidónio Pais, que nem sequer quer que a guerra continue. Pretende melhores relações com a Alemanha.
Então escolhe a via mais fácil e assustadoramente típica: não faz absolutamente nada. Os portugueses que combatem na frente lá continuam, esgotados e sem serem rendidos.

Até que chega a gota de água, a batalha de La Lys. Aí as tropas portuguesas colapsam finalmente. Morrem cerca de 7500 soldados.
Os que sobram rebelam-se e recusam a lutar, chegando mesmo a abater a tiro alguns oficiais que os queriam obrigar a continuam a lutar.

Resumindo, a entrada de Portugal na I Guerra foi absolutamente escusada. Se no fim ficámos com as colónias foi porque a Inglaterra o permitiu. Até é de admirar que não tenha ficado com elas. É claro que nem por isso se aumentou o prestígio deste país, que há séculos que é mal governado.

De que te orgulhas afinal, Tolteca?

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » quinta fev 03, 2005 3:40 pm

Só mais uma coisinha:
O Mario Soares é comunista? E esta hein? N fazia ideia!!!

Quetzalcoatl
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Quetzalcoatl » quinta fev 03, 2005 5:27 pm

Obrigado pela liçao! Eu tambem li o suplemento do Jornal de NOticias! :lol:
Mas eu tinha dito que me orgulhava,e orgulho..dos soldados que deram a vida por um nome ,por uma bandeira....por um Pais....do que os Soldadinhos que nao queriam ir mais para a guerra e decidiram "combinar" um golpe de estado!!!Liberdade? Mais um pouco talvez...nao sei nao?

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 56 visitantes