Trabalhar e viver no estrangeiro

Saeglopur
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça jul 01, 2008 5:15 pm

Re: Trabalhar e viver no estrangeiro

Mensagempor Saeglopur » domingo out 04, 2009 11:21 am

Alguns websites úteis (e fiáveis) de trabalho sazonal:

http://www.ninukot.is/index.php?id=266 - Islândia (au pair, trabalho de quinta, etc.)

http://www.seasonalwork.dk/mod_inc/?P=i ... kind=front - Dinamarca (farm jobs, harvesting, possibilidade de escolher trabalhar entre 4 semanas a vários meses, dependendo da colheita/altura do ano)
Imagem

lucifer
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda ago 22, 2005 2:50 pm
Contacto:

Mensagempor lucifer » segunda out 05, 2009 12:11 am

Estive uns tempos numa outra capital europeia, mas só deixarei Portugal em termos definitivos se souber de antemão que terei no local de destino uma qualidade de vida aproximada à que tenho cá. Isso implica falar a língua oficial do país, ter um clima minimamente moderado, que não seja uma colónia africana ou islâmica e onde possa ganhar o dobro do que ganho aqui.

Claro está que nem todos os nossos vizinhos nos podem dar estas garantias.

O "estrangeiro" pode ter muitas virtudes, que tem, mas digam-me em quantas cidades europeias podem jantar fora n vezes por semana, tomar um café por 0,50€ ou beber uma imperial por 1€?
.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » segunda out 05, 2009 1:43 am

lucifer Escreveu: onde possa ganhar o dobro do que ganho aqui.
O "estrangeiro" pode ter muitas virtudes, que tem, mas digam-me em quantas cidades europeias podem jantar fora n vezes por semana, tomar um café por 0,50€ ou beber uma imperial por 1€?

Acho que vai haver alguma dificuldade em conciliar esses dois pontos...
E mesmo cá já não dá propriamente para jantar fora n vezes por semana...

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » segunda out 05, 2009 4:47 am

Há basicamente duas possibilidades de ir lá para fora à procura de emprego.

1. Vocês são qualificados numa dada área profissional e vão para um sítio onde sabem, de antemão, que há um bom mercado de trabalho para pessoas como vocês. Há por essa Europa fora muitas empresas à procura de pessoas com qualificações que cá não arranjam emprego.
Se for esse o caso, há perspectivas de arranjarem bons (até para os padrões "deles") empregos lá fora.

2. Vão lá para fora à procura de "qualquer coisa". Mais complicado. Sem qualificações, vão, regra geral, acabar com os empregos pouco qualificados que os "nativos" não querem.
Preferencialmente, evitem -- qualifiquem-se. Em geral terão mais facilidades em estudar cá (apoio da família e do Estado) que lá fora, pelo que aproveitem isso se puderem.
Se não for opção, informem-se com cuidados redobrados sobre o mercado de trabalho: ofertam, salários, condições, abusos, etc.

Informem-se também sobre a conveniência de saber a língua e facilidades de aprendizagem que haja.

Em qualquer caso, qualquer país tem as suas peculiaridades capazes de dar a volta ao estômago dos estrangeiros. :wink:
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Sethlad
Moderador
Registado: segunda mai 12, 2008 5:26 pm
Contacto:

Mensagempor Sethlad » segunda out 05, 2009 7:35 am

Eu há 3 anos que vivo e trabalho em Barcelona.

Já com 3 anos de experiência em Portugal vim para cá fazer uma pos-graduação de 9 meses e acabei por ficar por cá. Foram-me oferecendo empregos (interessantes) sucessivamente e fui aproveitando...

Agora chega uma fase em que já tenho bagagem para trabalhar aquí ou para voltar para portugal, com mais experiência e portfolio, e a verdade é que cada vez me inclino mais pelo regresso.

Pelos amigos, pela familia, pelas pessoas, pela cena (pq a cena metaleira aqui é patética), pelo café a 0,50€ e a imperial a 1€ de que falava o Lucifer.

Aqui os salários são por norma melhores, mas a crise aqui também bateu muito mais forte que em Portugal e a possibilidade do meu salário aumentar consideravelmente aqui é quase nula. Em Portugal se calhar consigo um salário tão bom ou melhor, com um custo de vida muito mais baixo (barcelona é caríssima) e perto da gente que mais me importa.

Se conseguir volto. Quando mais cedo melhor. Isto não quer dizer que me arrependo de ter vindo, totalmente ao contrário, tem sido uma experiência espectacular tanto a nivel pessoal (barcelona é uma cidade como poucas) como profissional (trabalhar numa das melhores agências europeias do meio digital)... mas agora... se puder, volto.

lucifer
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda ago 22, 2005 2:50 pm
Contacto:

Mensagempor lucifer » segunda out 05, 2009 11:23 am

Cthulhu_Dawn Escreveu:
lucifer Escreveu: onde possa ganhar o dobro do que ganho aqui.

Acho que vai haver alguma dificuldade em conciliar esses dois pontos...
E mesmo cá já não dá propriamente para jantar fora n vezes por semana...

Pois, claro que vai, mas penso que me fiz entender. De qualquer das formas, em Paris p. ex., dificilmente tomas café por menos de 2€ e uma imperial ronda em média os 4/5€. Jantar, sem nada de extravagante, será praticamente impossível por menos de 25€....portanto, mesmo a ganhar o dobro - o que na maior parte dos casos não acontece - bem vês que podes não saír propriamente a ganhar...

Isto falando apenas de factores financeiros, sem contabilizar portanto as questões emocionais,etc e tal...( como também a cena metaleira, que deixa muito a desejar comparativamente ao nosso cantinho).
.

whatever
Participante Inspirado(a)
Registado: terça mar 04, 2008 10:19 pm
Contacto:

Mensagempor whatever » segunda out 05, 2009 12:13 pm

Para quem tiver interesse na suécia, nomeadamente no que confere a trabalho, eles têm disponibilizado na internet muita informação.

PDF com todo tipo de informação para quem está interessado a mudar-se para a suécia (temporário ou prolongadamente) para trabalhar ou mesmo para estudar. Juntamente com a informação tem outros sites mais detalhados. (em inglês)

http://www.sweden.se/upload/Sweden_se/english/publications/Other/pdf/lookingforwork.pdf

Site (em sueco) sobre todo o tipo de emprego existente, basta procurar pela área.

http://www.arbetsformedlingen.se/

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » segunda out 05, 2009 1:11 pm

Não sei se interessa muito para aqui, dado que foi apenas durante um mês, mas este Verão estive na Bélgica a trabalhar um mês. Fui para Gent e embora a cidade se encontre na metade flamenga do país, o que faz com que os seus habitantes tenham obviamente de falar flamengo (que é uma espécie de neerlandês), até estive muito bem por lá.

O meu trabalho era físico, estive a reconstruír uma sala bastante grande de um escritório, cortando e colocando as estruturas de metal para suportar o isolamento, fazendo um tecto falso, limpando, tirando o pó e pintando as paredes (que tinham à vontade uns bons 6 metros) e o tecto, umas 5 vezes cada secção, retirando a carpete antiga, que parecia estar colada com supercola 3 ao chão, para colocar uma nova, colocando iluminação, entre muitas outras coisas. Foi um trabalho porreiro, nunca tinha feito nada assim, só é pena as pessoas a partir dos 40 praticamente não saberem falar inglês, embora saibam francês mas aí eu já sou uma nódoa. Deram-me um contrato de estudante o que fez com que não tivesse de pagar impostos de maneira a receber 1080€ limpinhos.

A vida lá é que é bastante mais cara, dou como exemplo as imperiais merdosas, mas daquelas que sabem a água, custam 1,70€ enquanto que as cervejas boas são 3,50€, ou por exemplo o MacDonalds que por cá pago 5,50€ e por lá ficou-me a 10€. Anyway, até aquelas refeições já feitas, que é só chegar a casa e meter a aquecer 15 minutos, não custam menos de 7€.

Só não sei nada de como aquilo é em termos de ofertas de trabalho e tal, portanto não posso ajudar nesse aspecto, mas garanto que meninas loiras e de olhos azuis é o pão nosso de cada dia e cerveja divinal também, pelo que me parece um bom local para viver e trabalhar. :)

SFU
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta jun 01, 2007 8:44 am

Mensagempor SFU » segunda out 05, 2009 1:24 pm

lucifer Escreveu:Estive uns tempos numa outra capital europeia, mas só deixarei Portugal em termos definitivos se souber de antemão que terei no local de destino uma qualidade de vida aproximada à que tenho cá. Isso implica falar a língua oficial do país, ter um clima minimamente moderado, que não seja uma colónia africana ou islâmica e onde possa ganhar o dobro do que ganho aqui.

Claro está que nem todos os nossos vizinhos nos podem dar estas garantias.

Quem ganhe mais do ordenado mínimo, porque quem ganhe 400 e tal euros, não pode andar sempre a jantar fora!

Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Contacto:

Mensagempor Sanguessuga » segunda out 05, 2009 6:36 pm

eu talvez va para fora se isto ficar pior devido ao novo governo,mas se fosse para fora(se for) é mesmo para os states.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » segunda out 05, 2009 7:11 pm

Heraklyon Escreveu:Não sei se interessa muito para aqui, dado que foi apenas durante um mês, mas este Verão estive na Bélgica a trabalhar um mês. Fui para Gent e embora a cidade se encontre na metade flamenga do país, o que faz com que os seus habitantes tenham obviamente de falar flamengo (que é uma espécie de neerlandês), até estive muito bem por lá.

O meu trabalho era físico, estive a reconstruír uma sala bastante grande de um escritório, cortando e colocando as estruturas de metal para suportar o isolamento, fazendo um tecto falso, limpando, tirando o pó e pintando as paredes (que tinham à vontade uns bons 6 metros) e o tecto, umas 5 vezes cada secção, retirando a carpete antiga, que parecia estar colada com supercola 3 ao chão, para colocar uma nova, colocando iluminação, entre muitas outras coisas. Foi um trabalho porreiro, nunca tinha feito nada assim, só é pena as pessoas a partir dos 40 praticamente não saberem falar inglês, embora saibam francês mas aí eu já sou uma nódoa. Deram-me um contrato de estudante o que fez com que não tivesse de pagar impostos de maneira a receber 1080€ limpinhos.

A vida lá é que é bastante mais cara, dou como exemplo as imperiais merdosas, mas daquelas que sabem a água, custam 1,70€ enquanto que as cervejas boas são 3,50€, ou por exemplo o MacDonalds que por cá pago 5,50€ e por lá ficou-me a 10€. Anyway, até aquelas refeições já feitas, que é só chegar a casa e meter a aquecer 15 minutos, não custam menos de 7€.

Só não sei nada de como aquilo é em termos de ofertas de trabalho e tal, portanto não posso ajudar nesse aspecto, mas garanto que meninas loiras e de olhos azuis é o pão nosso de cada dia e cerveja divinal também, pelo que me parece um bom local para viver e trabalhar. :)

Tentei fazer Erasmus lá na Universidade, infelizmente não correu muito bem e voltei para cá... :roll:
A cidade em si era mesmo muito gira, mas passei a maior parte do (pouco) tempo em Bruxelas, já que era lá que tinha casa. Por acaso, a nível de capitais europeis, acho que Bruxelas é capaz de ser um dos melhores sitios para arranjar que fazer na minha área...Actualmente tanto estou à procura de qualquer coisa cá, como consulto regularmente diferentes sites de procura de emprego europeus...

SFU

Mensagempor SFU » segunda out 05, 2009 7:34 pm

metalfreak Escreveu:eu talvez va para fora se isto ficar pior devido ao novo governo,mas se fosse para fora(se for) é mesmo para os states.

Estou a ver metalfreak, Florida, right? :lol:

Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Contacto:

Mensagempor Sanguessuga » segunda out 05, 2009 8:57 pm

florida nao pa lol :mrgreen: florida e so para milionarios,tv nova york

SFU

Mensagempor SFU » segunda out 05, 2009 9:17 pm

metalfreak Escreveu:florida nao pa lol :mrgreen: florida e so para milionarios,tv nova york

Era por causa do metal. é lá de onde vêm as melhores bandas de Death metal :metal:

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes